"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

OS LAÇOS QUE UNEM O PRESO POR ESTUPROS E PEDOFILIA E ZECA DIRCEU

  

Eduardo Gaievski era uma importante liderança do Partido dos Trabalhadores no Paraná. Quando Gleisi Hoffman chegou à Casa Civil, Eduardo foi junto. Tudo ia bem até se descobrir que o ex-prefeito de Realeza cometera diversos crimes sexuais.
 
Nessa semana o filho de Eduardo Gaievski e um secretário da prefeitura de Realeza foram presos por intimidarem e oferecerem dinheiro para que testemunhas e vítimas do preso alterassem seus depoimentos (leia aqui).
Os irmãos de Gaievski também estão sendo investigados e só não estão presos por não estarem na açaõ no momento do flagrante (leia aqui).  Mas as relações curiosas de Gaievski não se encerram em seu círculo familiar.
 
Eduardo Gaievski era muito próximo de Zeca Dirceu, filho de Zé Dirceu. Da mesma região do Paraná, tal como se diz dos “coronéis nordestinos”, Zeca Dirceu usava o poder de seu sobrenome para exercer uma liderança fortíssima e manter sob seu comando várias lideranças regionais.
Uma das mais próximas dessas lideranças sob sua influência era Eduardo Gaievski.
Vejam a intensidade da admiração subalterna que Gaiesvki tinha por Zeca Dirceu em sua conta do twitter, ainda ativa aqui @eduardogaievski:
 
O pedófilo e o filho do homem forte do PT
O acusado de pedofilia e o filho do homem forte do PT
 
Zeca Dirceu também lidava bem com Eduardo: https://twitter.com/zeca_dirceu/status/22946944074
 
Não era só por troca de tweets, Eduardo Gaievski era personalidade frequente em posts do site de Zeca Dirceu:

Mostrando como seus laços eram estreitos, Gaievski também prestigiou o lançamento de um livro do patriarca do clã Dirceu. Vejam a foto:
 
O preso temporariamente e o condenado
O preso temporariamente e o condenado (fonte Sudoeste Online)
 
Zeca Dirceu não tem culpa dos malfeitos que acusam agora seu amigo. Também não é culpado por tudo aquilo que levou seu pai à condenação.
O mundo da política é assim, às vezes as más companhias e seu estilo de fazer política acabam associando o nome de pessoas que, até se prove o contrário, são honestas e justas, ao de pessoas que fazem da política brasileira essa coisa vergonhosa.
 
Se não tem culpa de seus laços com essas pessoas, ao menos se espera que ele seja fiel a seus parceiros. E num futuro breve, Zeca Dirceu poderá levar quentinhas para dois presidiários próximos em apenas uma visita.
 
29 de outubro de 2013
reaçablog

NOTAS POLÍTICAS DO JORNALISTA HELIO FERNANDES

Dona Dilma insatisfeita com o leilão. O mistério da participação da Shell e da Total. E o risco de acidentes na exploração do petrosal.

O governo distribuiu notas ou comunicados, garantindo que, a partir de 2029, o campo de Libra estará produzindo 1 MILHÃO de barris por dia. Transcrevi, e na digitação houve um equívoco (não meu), saiu que Libra, dentro de 16 anos, estará produzindo 1BILHÃO de barris por dia.

Como tem muita gente cobrando, a explicação: é evidente que eu sabia e sei que é 1 MILHÃO por dia. Se fosse 1 BILHÃO, como saiu, Libra duraria apenas 12 dias. Desperdício de tempo para “cobrar” um fato que qualquer um constataria como equívoco.

DONA DILMA INSATISFEITA

Ao contrário do que diz na televisão, particularmente a presidente demonstra todo o constrangimento com os resultados. Ela sabe que não pode enganar a todos, todo o tempo (Lincoln).

SHELL E TOTAL

Em relação a essas duas empresas, principalmente a primeira, existe muita coisa inexplicável. Por que decidiram entrar no último segundo do tempo concedido para os que desejassem participar? Nem sei se a palavra é participar. E não sou apenas eu a ficar preocupado com o fato.

O MISTÉRIO DA SHELL E TOTAL

Mesmo os que são ou se julgam especialistas em petróleo e agora em petrosal, como se fossem a mesma coisa, não se manifestam. Alguns deles não saem da televisão, fazem as maiores restrições. Mas no final, para não “contrariarem” o governo, terminam por dizer, “no final foi um bom negócio”. E as restrições?

A VERDADE DA PARTILHA SURGIRÁ

Ninguém pode garantir que o próximo leilão se chamará partilha. Dona Dilma afirma: “Não mudaremos nada do que foi feito em Libra”. Ora, como acreditar? Ela também fala em “nova partilha dentro de dois anos”.
Podem esquecer a identificação como partilha, a garantia dela é apenas por causa do ano eleitoral. Quanto ao prazo, aumentem para três ou quatro anos. A aposta ou o cálculo, sem nenhum risco.

A LEI DO VAZAMENTO

No dia seguinte ao leilão ou partilha, Dona Dilma publicou um decreto a respeito dos possíveis VAZAMENTOS. Já devia estar pronto, é longo e atinge diversas possibilidades. Não podia ser redigido de uma hora para outra. Mas por que não foi publicado junto com as regras para os concorrentes, possíveis ou apenas imagináveis?

COM O PETROSAL, TUDO INCERTO

Essas coordenadas são justíssimas, só que saíram fora de ordem. É evidente que acontecerá muita coisa na extração desse petrosal, tão desconhecido e imprevisível. Hoje vou tratar apenas de um desses possíveis “vazamentos”, e portanto, justificando o decreto, mesmo atrasado.

AS 18 PLATAFORMAS

Ninguém contestou o fato. É esse o número das plataformas que terão que ser montadas no campo de Libra. Não é uma tarefa fácil ou garantida, levando-se em consideração apenas o número e o gigantismo dessas plataformas. Vejam as que existem (pelo mundo) para ir buscar o petróleo, coisa que fazem há 50 anos. (Não aqui, claro).

O campo de Libra, dados oficiais, tem por volta de 100 quilômetros, de ponta a ponta. As plataformas, repetindo, são 18. Portanto, dividindo linearmente o espaço do campo pelo número de plataformas, a distância entre um plataforma e outra ficará entre 5 e 5,5 quilômetros.

MOVIMENTAÇÃO SERÁ GIGANTESCA

Por enquanto, ainda não se sabe onde será mais eficiente e mais produtiva a concentração desse tão cobiçado e esperado petrosal. O óleo pode estar em qualquer ponto desse campo de Libra, calculado entre 5 quilômetros e 5,5 quilômetros. Lógico, as plataformas não ficarão em pontos fixos. Terão que ser movimentadas.

DESASTRES ACONTECEM

Não é nem surpreendente o que acontece de desastre habitual, no mundo do petróleo comum. (Até o gás que os americanos estão retirando do xisto, assombrando e apavorando o mundo, tem efeitos colaterais assustadores).

Imaginem então a movimentação dessas 18 plataformas enormes, tão perto uma das outras? Ninguém calcula os sustos e desastres que podem acontecer. Dessa forma sumária, numa análise apenas para lembrar: como fixar prazo para tudo?

O petrosal pode ser a oitava maravilha do mundo. Ou a primeira que não é um monumento, mas é monumental.
Com todas as considerações, não retirando uma linha do que escrevi sobre o leilão-ainda-partilha, nem precisaria afirmar: torço com toda fé e esperança, para que o pré-sal seja o que se espera, sem nenhum desperdício.
Já perdemos muito no leilão-partilha. Que então possamos recuperar toda essa riqueza.

###

PS – Brandão, pode haver vídeo com afirmações do Fernando Moraes, mas não da “prisão e resistência” dela. Isso ocorreu em 1936, Olga Benário estava bem longe, a Revolução fracassada foi em 1935.

PS2 – O que acontece é que o Fernando Moraes é comunista, e conta o que bem entender. Só para mostrar a coerência do biógrafo: apesar de comunista assumido, era intimíssimo de Orestes Quércia, mais do que notório. Lógico, Brandão, tudo invencionice de comunista para comunista.

PS3 – Rudy Rensie, você foi diretamente ao ponto e tentou corretamente responder à minha pergunta, é simples: “Por que Escola Olga Benário agora, 80 anos depois da posse de Hitler como chanceler (primeiro-ministro)?”. Só em 1936 Hitler ficou absoluto com a morte de Hindemburg, marechal presidente.

PS4 – Walter Martins, Anita Leocádia Prestes (ela, sim, tem o sobrenome, que é do pai), nada a ver com Olga Benário. Era mãe dela, lógico. Mas nem a conheceu. Quanto a Prestes, não tinha tempo para essa coisa prosaica (?) de ser pai por acaso.

PS5 – Muito mais tarde, ainda na União Soviética, casou com Dona Maria, teve muitos filhos. Anita Leocádia ficou por aqui, e não duvido que tenha sido professora respeitada e admirada.
                

O HUMOR DO ALPINO

Dona Dilma insatisfeita com o leilão. O mistério da participação da Shell e da Total. E o risco de acidentes na exploração do petrosal.
O governo distribuiu notas ou comunicados, garantindo que, a partir de 2029, o campo de Libra estará produzindo 1 MILHÃO de barris por dia. Transcrevi, e na digitação houve um equívoco (não meu), saiu que Libra, dentro de 16 anos, estará produzindo 1BILHÃO de barris por dia.

Como tem muita gente cobrando, a explicação: é evidente que eu sabia e sei que é 1 MILHÃO por dia. Se fosse 1 BILHÃO, como saiu, Libra duraria apenas 12 dias. Desperdício de tempo para “cobrar” um fato que qualquer um constataria como equívoco.

DONA DILMA INSATISFEITA

Ao contrário do que diz na televisão, particularmente a presidente demonstra todo o constrangimento com os resultados. Ela sabe que não pode enganar a todos, todo o tempo (Lincoln).

SHELL E TOTAL

Em relação a essas duas empresas, principalmente a primeira, existe muita coisa inexplicável. Por que decidiram entrar no último segundo do tempo concedido para os que desejassem participar? Nem sei se a palavra é participar. E não sou apenas eu a ficar preocupado com o fato.

O MISTÉRIO DA SHELL E TOTAL

Mesmo os que são ou se julgam especialistas em petróleo e agora em petrosal, como se fossem a mesma coisa, não se manifestam. Alguns deles não saem da televisão, fazem as maiores restrições. Mas no final, para não “contrariarem” o governo, terminam por dizer, “no final foi um bom negócio”. E as restrições?

A VERDADE DA PARTILHA SURGIRÁ

Ninguém pode garantir que o próximo leilão se chamará partilha. Dona Dilma afirma: “Não mudaremos nada do que foi feito em Libra”. Ora, como acreditar? Ela também fala em “nova partilha dentro de dois anos”.
Podem esquecer a identificação como partilha, a garantia dela é apenas por causa do ano eleitoral. Quanto ao prazo, aumentem para três ou quatro anos. A aposta ou o cálculo, sem nenhum risco.

A LEI DO VAZAMENTO

No dia seguinte ao leilão ou partilha, Dona Dilma publicou um decreto a respeito dos possíveis VAZAMENTOS. Já devia estar pronto, é longo e atinge diversas possibilidades. Não podia ser redigido de uma hora para outra. Mas por que não foi publicado junto com as regras para os concorrentes, possíveis ou apenas imagináveis?

COM O PETROSAL, TUDO INCERTO

Essas coordenadas são justíssimas, só que saíram fora de ordem. É evidente que acontecerá muita coisa na extração desse petrosal, tão desconhecido e imprevisível. Hoje vou tratar apenas de um desses possíveis “vazamentos”, e portanto, justificando o decreto, mesmo atrasado.

AS 18 PLATAFORMAS

Ninguém contestou o fato. É esse o número das plataformas que terão que ser montadas no campo de Libra. Não é uma tarefa fácil ou garantida, levando-se em consideração apenas o número e o gigantismo dessas plataformas. Vejam as que existem (pelo mundo) para ir buscar o petróleo, coisa que fazem há 50 anos. (Não aqui, claro).

O campo de Libra, dados oficiais, tem por volta de 100 quilômetros, de ponta a ponta. As plataformas, repetindo, são 18. Portanto, dividindo linearmente o espaço do campo pelo número de plataformas, a distância entre um plataforma e outra ficará entre 5 e 5,5 quilômetros.

MOVIMENTAÇÃO SERÁ GIGANTESCA

Por enquanto, ainda não se sabe onde será mais eficiente e mais produtiva a concentração desse tão cobiçado e esperado petrosal. O óleo pode estar em qualquer ponto desse campo de Libra, calculado entre 5 quilômetros e 5,5 quilômetros. Lógico, as plataformas não ficarão em pontos fixos. Terão que ser movimentadas.

DESASTRES ACONTECEM

Não é nem surpreendente o que acontece de desastre habitual, no mundo do petróleo comum. (Até o gás que os americanos estão retirando do xisto, assombrando e apavorando o mundo, tem efeitos colaterais assustadores).

Imaginem então a movimentação dessas 18 plataformas enormes, tão perto uma das outras? Ninguém calcula os sustos e desastres que podem acontecer. Dessa forma sumária, numa análise apenas para lembrar: como fixar prazo para tudo?

O petrosal pode ser a oitava maravilha do mundo. Ou a primeira que não é um monumento, mas é monumental.
Com todas as considerações, não retirando uma linha do que escrevi sobre o leilão-ainda-partilha, nem precisaria afirmar: torço com toda fé e esperança, para que o pré-sal seja o que se espera, sem nenhum desperdício.
Já perdemos muito no leilão-partilha. Que então possamos recuperar toda essa riqueza.

###

PS – Brandão, pode haver vídeo com afirmações do Fernando Moraes, mas não da “prisão e resistência” dela. Isso ocorreu em 1936, Olga Benário estava bem longe, a Revolução fracassada foi em 1935.

PS2 – O que acontece é que o Fernando Moraes é comunista, e conta o que bem entender. Só para mostrar a coerência do biógrafo: apesar de comunista assumido, era intimíssimo de Orestes Quércia, mais do que notório. Lógico, Brandão, tudo invencionice de comunista para comunista.

PS3 – Rudy Rensie, você foi diretamente ao ponto e tentou corretamente responder à minha pergunta, é simples: “Por que Escola Olga Benário agora, 80 anos depois da posse de Hitler como chanceler (primeiro-ministro)?”. Só em 1936 Hitler ficou absoluto com a morte de Hindemburg, marechal presidente.

PS4 – Walter Martins, Anita Leocádia Prestes (ela, sim, tem o sobrenome, que é do pai), nada a ver com Olga Benário. Era mãe dela, lógico. Mas nem a conheceu. Quanto a Prestes, não tinha tempo para essa coisa prosaica (?) de ser pai por acaso.

PS5 – Muito mais tarde, ainda na União Soviética, casou com Dona Maria, teve muitos filhos. Anita Leocádia ficou por aqui, e não duvido que tenha sido professora respeitada e admirada.

Datafolha: 95% desaprovam ‘black blocs’


 

O COMPORTAMENTO DOS MALCOMPORTADOS

                
Nem o governo nem os partidos, inclusive os da oposição, aprenderam o sentido das manifestações de rua que, iniciadas em junho, prosseguem com características variadas mas marcadas pela violência. Não dá para jogar tudo nas costas desses animais intitulados de Black blocs.

Cada interrupção no tráfego nas avenidas ou nas rodovias envolve pneus e lixo incendiados, pressão e agressão sobre  motoristas e transeuntes, sem falar na ocupação de prédios públicos – tudo praticado pela massa em protesto.
Destaca-se a ação  dos  vândalos nas depredação e nos roubos, sem se atentar para que em torno deles estão aglomeradas milhares senão milhões de pessoas indignadas com o padrão de vida e elas oferecida ou empenhadas numa reivindicação qualquer.
Mostram-se dispostos a demonstrar sua indignação perturbando a ordem com barricadas e passeatas com óbvio teor de violência na medida em que quebram a rotina do cidadão comum.

A pergunta que nem os partidos nem o governo ousam formular é como se comportará a massa diante das eleições. E se decidir não comparecer às urnas? Boicotar o processo? Esse é o risco maior de um fenômeno que cada vez mais se multiplica no país. Como se comportarão  os mal comportados?

Da presidente Dilma ao ex-presidente Lula, dos presidentes da Câmara e do Senado aos dirigentes partidários, tentam todos tapar o sol com a peneira, entoando loas às manifestações de rua, ditas democráticas e pacíficas, e criticando apenas a ação dos black-blocs, enganam-se. Em maioria, a multidão de revoltados será capaz de levar sua revolta aos  limites da abstenção eleitoral.

Talvez por isso ressurgido nas últimas semanas a proposta do voto facultativo, não obrigatório. As ausências seriam melhor absorvidas,  apesar do vexame.
Certas coisas, no entanto, pegam feito sarampo, ainda mais depois da descoberta das redes sociais. Não haverá propaganda partidária que dê jeito caso se espalhem exortações pelo não comparecimento às urnas.

MAIS UMA DA RAPOSA

Francisco Dornelles estava escolhido ministro da Fazendo de Tancredo Neves. Viajavam juntos. Certa feita o hoje senador levou relatório imenso para ser lido pelo futuro presidente, relativo à situação do câmbio. Com o jatinho já no alto, Tancredo pega a papelada, folheia, elogia o número de itens abordados mas se desculpa: “Não posso ler. Esqueci os óculos”.

Dornelles se irrita e fala que o tio deveria ser mais cuidadoso e ter mais de um par de óculos. Dois, três, um em casa, outro no escritório, mais um na pasta de documentos e até no bolso.
A velha raposa faz cara de condenado, desculpa-se e, como o percurso era longo, fecha os olhos e dá a impressão de procurar dormir.
O futuro ministro faz o mesmo, mas com bom mineiro, fica atento. Não se passaram dez minutos quando ele viu Tancredo tirar os óculos do bolso e pedir a um auxiliar: “passe-me os jornais”…

O APÓSTOLO DA PICARETAGEM

Igreja do Apóstolo Valdemiro pede que fiéis finjam cura para arrecadar mais dinheiro

Uma carta encontrada no templo da Igreja Mundial do Poder de Deus, em sua unidade na Avenida João Dias, zona sul de São Paulo, mostra pedido a fiéis para que eles se passem por “enfermos curados, ex-drogados e aleijados” para convencerem mais pessoas a ajudar financeiramente a igreja. A carta foi encontrada e reproduzida pelo site Notícias da TV, do portal UOL.
 
Apesar do espaço em branco na carta (leia na íntegra abaixo), ela é assinada como “um pedido feito diretamente pelo apóstolo Valdemiro Santiago a todos os seus fiéis”.

O objetivo do aumento de arrecadação é a compra do canal 32 da TV aberta. A Igreja Mundial do Poder de Deus deve mais de R$ 13 milhões para o Grupo Bandeirantes e, por isso, não tem mais espaço de 23 horas diárias na Rede 21 e de 3 horas nas madrugadas da Band.

29 de outubro de 2013
yahoo notícias

COITADO DE QUEM DEPENDE DA TECNOLOGIA!



 
“Quem avisa, amigo é.” Tenho acompanhado com interesse um debate sobre o futuro do planeta. E é impressionante como duas tendências extremamente opostas vão se posicionando com argumentos e fatos muito bem articulados.
De um lado os entusiastas da tecnologia, da robótica, da nanotecnologia; de outro os cientistas, que preveem falta de água, guerras e caos, projetando um desaquecimento apocalíptico, ou guerras tribais onde distintas religiões, cor de pele, diferenças sócio-econômicas, nacionalidades ou disputas regionais e étnicas desencadearão cenário que inviabilizaria um mundo global, interdependente, tal qual vemos hoje. Bem como projetam o desaparecimento dessa interconexão que a internet permitiu com suas vantagens e desvantagens.

Economistas de ponta são pessimistas e acham que uma falência global da economia em que cada vez mais as dívidas dos países e dos indivíduos cresce e ” bolhas”, seja imobiliária ou da bolsa de valores, levarão a dramáticas perdas que explodirão, causando um impacto de revolta jamais visto, pois nunca a ausência de lideranças foi tão grave, bem como a corrupção anda se alastrando feito a ” peste negra” e não poupa nem a democracia do estilo EUA até regimes fechadíssimos como o da China e só vai piorando nos países menos desenvolvidos.

A podridão impera nos porões dos palácios e congressos. Mas o que eu, particularmente, mais me identifico são com os futurólogos que preveem o fim dos tempos num grande apagão da internet e/ou blackout elétrico, seja por ciberterrorismo ou catástrofes como modificações de eletromagnetismo da Terra, violentas tempestades solares ou outro evento similar.
Digo isso pois me chama atenção, nas minhas leituras, a indescritível dependência da humanidade com poder aquisitivo, dos aparelhos eletrônicos, em especial aos celulares, que se tornam cada vez mais um multimeio completo, fantástico, viciante, que nos roubou tudo: tempo, afetividade, serenidade, relacionamentos “reais”, contato com a natureza, conversas divertidas em casa, no trabalho, nos barzinhos e restaurantes, na porta de casa, no colégio.

E nos trouxe a rapidez, o estresse, o mundo na palma das mãos, o conforto, a conexão com o infinito de informações sempre disponíveis e que nos adoece a alma. Nunca houve tantos suicídios, quadros de depressão, fobias, pânico. Nunca a autoestima das pessoas foi tão baixa, pois o photoshop traz padrões de beleza e exigência que beiram a loucura (20% dos coreanos fez cirurgia plástica para facilitar a obtenção de emprego).

DESCARTÁVEIS

Casamentos ou relacionamentos em geral estão cada vez mais breves e descartáveis, pois trair, cobiçar outros é uma questão de teclar aplicativos, sites e uma sensação de insatisfação, insegurança, ciúmes doentios tem sido preocupantemente relatados por homens, mulheres, jovens, adolescentes, idosos. A sensação constante de que quanto mais nos atualizamos, mais desatualizados estamos, ou quanto mais desejamos, menos nos sentimos saciados, é generalizada. Tudo muito: comida, sexo, cerveja, bens, paqueras, drogas.

Nada é suficiente! E no mundo internáutico, radicalização é o que não falta: neonazistas, punks, taras incontáveis, tráfico de tudo, games viciantes e violentos, torcida marcando briga, prostituição a rodo, aprender a fazer bombas, grupos religiosos radicais. E espalhar sexo com ex de forma viral? E fofocas graves nas redes sociais? Realmente perdemos o rumo!

Estudos mostram que nos países árabes, no leste europeu e no Brasil estão os mais perigosos do mundo. E se centenas deles somassem suas habilidades e fizessem um ataque aos principais fornecedores de eletricidade no mundo, teríamos uma apagão que em dias desorganizariam as frágeis instituições que hoje regem a organização sócio-político-econômica. E dá-lhe quebra-quebra. Quem quiser que guarde esta coluna. Pois eu, honestamente não nasci para habitar um mundo onde robôs ou seres ciborgues nos antecipava. Tudo isso me apavora.

Aos meus filhos e aos filhos de todos da geração anos 60, 70 e80, um alerta: como sobreviver a mundo sem eletricidade e internet? Estão preparados para um recomeço como caçadores e coletores? Pois grandes e médias cidades serão um caos… (transcrito de O Tempo)

NINGUÉM AGUENTA MAIS OS BLACK BLOCS, MAS ELES VIERAM PARA FICAR



Deu na Folha

Nada menos do que 95% dos paulistanos desaprovam a atuação dos chamados “black blocs” – manifestantes que praticam o confronto com as forças policiais e a destruição de agências bancárias, lojas e prédios públicos como forma de protesto.

É o que mostra pesquisa Datafolha feita na sexta-feira com 690 pessoas. A margem de erro máxima da amostra é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos para o total da amostra.

Na mesma sexta-feira, durante manifestação promovida pelo Movimento Passe Livre no centro de São Paulo, “black blocs” agrediram o coronel da Polícia Militar Reynaldo Simões Rossi -a arma dele também desapareceu.

A ação dos vândalos incluiu a destruição de caixas eletrônicos, ônibus e de cinco cabines de venda de bilhete único, além de pichações. Quanto maior a faixa etária, maior a reprovação aos métodos dos “black blocs”.

Assim, se 87% dos jovens de 16 a 24 anos os desaprovam, entre os mais velhos (60 anos e mais) o índice atinge virtualmente a totalidade dos entrevistados (98%).

VIOLÊNCIA

Quando se pergunta se as manifestações foram mais violentas do que deveriam ser, violentas na medida certa ou menos violentas do que deveriam ser, três quartos (76%) dos paulistanos cravam a primeira alternativa: mais violentas do que deveriam ser. Apenas 15% julgam que os manifestantes foram violentos na medida certa e 6%, menos violentos do que deveriam ser.

O Datafolha pediu aos entrevistados que avaliassem a atuação da PM segundo os mesmos critérios. Para 42%, a polícia se excedeu. Mas 42% consideram o grau de violência adequado e 13% dizem que a polícia foi menos violenta do que deveria.

O resultado é que o apoio dos entrevistados às manifestações de rua em São Paulo desabou. No final de junho, 89% eram favoráveis aos protestos. Em setembro, o índice já caíra para 74%. Nesta semana, são 66% os apoiadores.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGAo que parece, os black blocs vieram para ficar. São um sinal dos tempos, mostrando que o incrível avanço da tecnologia nada tem feito para eliminar as injustiças sociais. Nossos governantes são ineptos e antiéticos. Os três Poderes estão apodrecidos. A juventude (na imensa maioria) não tem perspectivas ou tem poucas perspectivas, Esta é a realidade. (C.N.)

29 de outubro de 2013

OS ÚLTIMOS PÁRIAS DA TERRA


 
(JB) – Há alguns dias, o mundo acompanha, com atenção, o drama de duas meninas. Uma, chama-se Leonarda. A outra, Maria. Leonarda, de quinze anos, foi tirada à força de dentro de um ônibus, em uma excursão escolar, e expulsa da França, junto com sua família. Maria, de quatro, foi encontrada, há alguns dias, em uma cidade no interior da Grécia, e retirada do casal com que estava por suspeita de rapto.
 
Leonarda é morena. Maria é loira. A primeira nasceu na Itália, e foi criada na França. Mas está em Kosovo, país em que nunca viveu, porque seu pai é originário dali, da antiga Iugoslávia. Seu irmão, Daniel, nasceu em, Nápoles, mas mora na Ucrânia. Sua irmã, Erina, mora na França, mas nasceu também na Itália, assim como Maria, que tem 17, Rocky, de 12, Ronaldo, de 8, e Hassan, de 5 anos. Só a caçula, Medina, nasceu na França.
 
Maria, encontrada com uma família em Farsala, na Grécia, pode ser filha – descobriu-se agora, de um casal de búlgaros que vive em um gueto da cidade de Nikolaevo.  O nome deles, curiosamente, é Rusev, quase como o da Presidente Dilma.
O casal Dibrani, pais de Leonarda, têm oito filhos. Os Rusev, pais de Maria, tem dez, e a mãe alega que teria cedido a filha a um casal na Grécia, quando morou no país, porque não tinha como dar-lhe de comer.
 
Mas como é isso, em que tempo estamos? De que continente falamos? Da Europa do Século XXI, que manda sondas ao espaço, e se orgulha de sua alta renda per capita e do seu Desenvolvimento Humano? Ou da Europa do passado, com suas enormes famílias, seus guetos, sua fome, e os milhões de miseráveis  dos séculos XVIII e XIX? Falamos, infelizmente, de agora.
Na Europa de hoje, Leonarda e Maria não são duas meninas  normais. Não têm passaporte, nem pátria, nem futuro. São ciganas. E em seu sangue carregam o destino dos últimos párias da terra.
 
OUTROS DESERDADOS
 
É certo que há outros deserdados, perseguidos por questões políticas ou religiosas, ou por serem minorias em seu próprio território. Mas todos têm sua terra. A lembrança do país onde nasceram, a esperança de um dia ter um documento, de voltar a ser alguém.
 
Em uma Europa racista, cada vez mais xenófoba, e que não reconhece o direito de jus soli, mas, na maioria dos países, apenas o de jus sanguinis (quando não basta nascer em um determinado país para adquirir a nacionalidade), os ciganos vagam, como fizeram nos últimos mil anos, sem eira nem beira, ao sabor do estado de espírito de quem manda no país em que estejam, e não podem criar raízes, nem quando deixam de agir como nômades.
 
Até o final da Segunda Guerra Mundial, os ciganos compartilhavam seu destino com os judeus. Com eles, eram expulsos, de um país para o outro. Com eles, foram espancados e roubados, desde que deixaram a índia, rumo ao Ocidente, há cerca de mil anos.
 
Em 1925, os roms passaram a sofrer, como os judeus, as restrições das Leis de Nuremberg para a Proteção do Sangue, que proibia o casamento entre alemães e “não-arianos”.
 
Em 1937, a Lei de Cidadania Nacional relegou os ciganos e os judeus à condição de cidadãos de segunda classe. E Himmler emitiu decreto que chamou de “A luta contra a praga cigana”, que solicitava que toda informação sobre ciganos fossem mandadas para o Escritório Central do Reich.
Se os judeus tiveram a Kristallnacht, com a quebra de centenas de negócios e a queima de Sinagogas, os roms tiveram a “semana de limpeza cigana” de 12 de junho e 18 de junho de 1938.Se os judeus foram sistematicamente perseguidos e mortos, aos milhões, calcula-se que, nos campos de extermínio e nas mãos dos “einzatsgruppen”, principalmente na Europa do leste, morreram um milhão e quinhentos mil roms.
 
O primeiro teste do gás Zyklon B, usado pelos alemães nas câmaras de gás, foi feito com 250 crianças ciganas, em janeiro de 1940, no campo de concentração de Buchenwald. Ao contrário dos hebreus, os ciganos, no entanto, nunca tiveram um Deus que lhes desse terra prometida. Os judeus fundaram Israel. Os roms continuam, sem pátria e sem destino, a ser discriminados, perseguidos e mortos – por doença e inanição.
 
O leitor preste atenção. Os meninos e as meninas ciganas são os únicas, na Europa, que vivem em guetos exclusivamente étnicos. Os dez irmãos de Maria Rusev dormem todas em um cômodo de chão batido em Nikolaev. Nos subúrbios de Bucarest, de Sofia, de Budapest, ou nas fotos e vídeos da internet, é fácil reconhecer as crianças ciganas. São as únicas (como mostra a foto que mostra dois dos irmãos de Maria) que trazem a barriga inchada por causa dos vermes, e sempre, na mão – devido à fome – um pedaço de pão.

O HUMOR DO DUKE


              Charge O Tempo 29/10

29 de outubro de 2013

ENTRE OS SEIS CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DO PT, CINCO ESTÃO CONTRA A CANDIDATURA DE DILMA. O SEXTO, TAMBÉM, MAS FINGE APOIÁ-LA



Deu no O Tempo

Candidatos ao cargo de presidente nacional do PT aproveitaram o último debate antes do processo de eleições diretas, para criticar o leilão do pré-sal, realizado no último dia 21 pelo governo. Eles condenaram também a atuação do Exército para garantir o processo, reprimindo os protestos.

A eleição do novo dirigente nacional e também nos Estados será no dia 10 de novembro. Participaram do debate, que foi transmitido pela internet, o atual presidente, Rui Falcão, que tenta ser reeleito, além dos cinco candidatos: Markus Sokol, Paulo Teixeira, Renato Simões, Serge Goulart e Valter Pomar.

De acordo com Markus Sokol, apesar de não ter ocorrido registro de violência mais grave “até com mortes”, a ação para intimidar os sindicatos foi condenável. “Houve intimidação. A violência começa assim”, afirmou o candidato. Já para Rui Falcão, o atual presidente do partido, as manifestações contrárias à realização do leilão foram “pequenas”. “Havia uma oposição de 400 manifestantes que estiveram lá. É uma mobilização pequena”, afirmou. Sokol rebateu e acusou Falcão de “desprezar 400 trabalhadores”.

AUTOCRÍTICA

Para Valter Pomar, é preciso ter uma postura de autocrítica em relação ao governo petista. “O nosso partido tem que estimular o governo brasileiro a não ter uma postura ambígua”, disse ele, numa referência também à participação da força de segurança durante o leilão. O debate do governo com os trabalhadores e oposicionistas do leilão do campo de Libra deveria ter acontecido antes de sua realização foi a opinião levantada pelo candidato Renato Simões.

Já Serge Goulart, que faz parte da corrente Esquerda Marxista, criticou o modelo de partilha escolhido para o leilão. “Imagina um companheiro nosso indo numa reunião dos petroleiros e dizendo que ‘vamos enganar as multinacionais, vamos vender 60% e ficar com 85%’. Eles vão dizer que a gente não saber fazer conta”, explicou. Ele defendeu, inclusive, a anulação do leilão do campo de Libra.

Outro concorrente ao comando do PT, Paulo Teixeira afirmou que “é crucial” para o partido se relacionar melhor com os movimentos sociais. “Mas o que vejo é um processo crescente de burocratização do nosso partido”, criticou ele.

CRÍTICAS ÀS ALIANÇAS

Alguns candidatos voltaram a fazer críticas às alianças do governo Dilma Rousseff. Para Goulart, é “preciso rever completamente” essas políticas.

Renato Simões ponderou que apesar de ser natural “alianças de sustentação no Parlamento”, o PT precisa esforçar-se para conseguir efetivar uma verdadeira reforma política. Ele citou nominalmente o PMDB, que para ele, muitas vezes, “faz muito mais estrago que a oposição”.

Com um bloco do debate formulado com base em perguntas enviadas por internautas, alguns candidatos comentaram sobre outros temas polêmicos, como a regulação da mídia.

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOGEntre os seis candidatos à presidência do PT, cinco estão abertamente contra o governo de Dilma Rousseff. O sexto candidato, que é favorito para ganhar a eleição, também está a favor de Lula, mas defende em público os atos do governo, para não pegar mal. Se depender do PT, o candidatura será Lula. Quanto à Dilma Rousseff, só será confirmada como candidata se em junho a economia estiver indo muito bem e as pesquisas indicarem que ela vencerá no primeiro turno. (C.N.)

29 de outubro de 2013
 

APÓS ARRUINAR A ECONOMIA E IMPULSIONAR A CORRUPÇÃO NO PAÍS, LULA É HOMENAGEADO NO CONGRESSO

 


(Foto: Sério Lima - Folhapress)

Fio trocado – Compreender o Brasil está se tornando cada vez mais difícil. Guindado à condição de salvador da humanidade, nos mesmos moldes do que ocorreu com o finado tiranete Hugo Chávez, Luiz Inácio da Silva, o agora lobista Lula, foi um dos homenageados no Senado Federal, que nesta terça-feira (29) realiza sessão especial para comemorar os 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Em seu discurso, como sempre chicaneiro e populista, Lula disparou: “Na história desse país, se a juventude lesse a biografia do Getúlio, Juscelino e outras biografias, possivelmente as pessoas não iriam desprezar a política e muito menos a imprensa não ia avacalhar a política como avacalha hoje. (…) O que aparece quando se nega a política, é uma pessoa praticando ditadura, praticando políticas que não condizem com aquilo que nós acreditamos”.

Lula e o PT têm um projeto totalitarista de poder, o qual avança perigosamente a passos largos, mas o ex-presidente consegue se superar e fingir que é contra modelos ditatoriais. Se acovarda diante do facínora Fidel Castro e ousa criticar ditaduras.

Não custa lembrar que, por ocasião da Assembleia Nacional Constituinte, o então deputado federal Lula abandonou os trabalhos parlamentares alegando que no Congresso Nacional existiam “300 picaretas”, em referência aos 306 constituintes.

Na Câmara dos Deputados, onde o governo do PT tem o controle, Lula receberá a medalha “Suprema Distinção” pelos “serviços relevantes realizados em sua atuação pública”.

Os políticos perderam o bom senso e creem que é possível atentar contra a opinião pública. É no mínimo absurda a decisão da Mesa Diretora da Câmara de render homenagens a um político que foi responsável pelo período mais corrupto da história nacional e que conseguiu a proeza de arruinar a economia em apenas uma década. São atitudes equivocadas como essa tomada pela Câmara que ajudam a reforçar a sensação de impunidade no País, algo que tem levado os brasileiros a desacreditarem no futuro.

Um dia, alguém creditou inadvertidamente a Charles de Gaulle a frase “O Brasil não é um país sério”, que acabou por irritar os brasileiros, que deveriam reconhecer que, independentemente de quem seja o autor dessa lapidar citação, o significado é o mais fiel retrato da realidade dessa barafunda em que vivemos.

29 de outubro de 2013
ucho,info

GOVERNO DO PT FINGE QUE ENTRARÁ NA GUERRA AOS BLACK BLOCS E MOVIMENTO DEVE PARAR A QUALQUER MOMENTO

 

Armadilha no caminho – Há algo de podre no reino petista. Durante os protestos que começaram em junho passado não se viu qualquer cobrança direta endereçada ao governo de Dilma Vana Rousseff. Incomodada com os manifestantes e temendo que as roucas vozes das ruas interferissem no seu projeto de reeleição, a presidente tratou de reforçar a pirotecnia palaciana para, como sempre, ludibriar a opinião pública.

Desde o primeiro protesto, encabeçado pelo Movimento Passe Livre na capital paulista, o ucho.info afirma que os baderneiros foram contratados para provocar o caos e abrir frente para que o PT consiga tomar de assalto o governo do mais importante estado da federação, São Paulo, sem o qual o projeto totalitarista coordenado por Lula não se concretiza.

Com a entrada dos Black Blocs nas manifestações realizadas em várias cidades brasileiras, principalmente em São Paulo e no Rio de Janeiro, ficou claro que o objetivo desses marginais de aluguel é criar uma onda generalizada de pânico, impedindo que os cidadãos saiam às ruas para protestar contra o desgoverno do PT.

Sem tomar pulso da situação e aplicar o que determina a legislação vigente, os governadores de São Paulo e do Rio, Geraldo Alckmin e Sérgio Cabral Filho, respectivamente, caíram na esparrela do Palácio do Planalto e aceitaram se resistência a reunião entre o ministro da Justiça, José Eduardo Martins Cardozo, e os secretários de Segurança de ambos os estados, cujo objetivo é traçar uma estratégia conjunta para coibir e punir de forma mais eficiente atos de violência e vandalismo durante os protestos.

É bom lembrar que o governo de São Paulo, por exemplo, não carece de ajuda federal para enfrentar esses criminosos. Basta aplicar o que determina a lei e liberar a Polícia Militar para agir com o rigor necessário para a manutenção da ordem. O Código Penal é muito claro em relação aos crimes cometidos por esses vândalos que estão a serviço de pessoas e partidos interessados na desestabilização social.

Com a entrada do governo federal nessa operação de enfrentamento dos atos de vandalismo, os baderneiros receberão ordens para que saiam de cena, o que dará a falsa impressão de que apenas os petistas são capazes de estabelecer a ordem.

“Não significa reprimir liberdade de manifestação, mas [fazer] análise de inteligência, investigar e aplicar punição da melhor forma possível às pessoas que transgridem a lei”, declarou o ministro José Eduardo Cardozo nesta terça-feira (29).

A intenção do governo golpista do PT fica ainda mais clara com a disposição do Palácio do Planalto de conversar com representantes dos Black Blocs, pois segundo a assessoria presidencial os palacianos ainda não conseguiam compreender as reivindicações dos bandoleiros. Essa missão, que não passa de encenação barata, está sob a responsabilidade de Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência e escolhido, há anos, para tratar com o desdém de encomenda o brutal e covarde assassinato de Celso Daniel, então prefeito de Santo André.

O governo de Dilma Rousseff fomentará uma situação deveras perigosa ao dar espaço a marginais que se dizem anarquistas, quando na verdade a cadeia é a resposta mais adequada a esses proxenetas do crime que servem com obediência remunerada aos atuais donos do poder.
A legislação brasileira não deixa dúvidas em relação aos crimes de formação de quadrilha, destruição de patrimônio público ou privado e porte de material explosivo.
Qualquer tentativa de diálogo que seja levada adiante será a confirmação de que os Black Blocs agem a mando do próprio PT, assim como fez o Movimento Passe Livre.

29 de outubro de 2013
ucho.info

PERNA CURTA

Lula abusa da mitomania ao discursar na Câmara durante solenidade em sua homenagem

Na sessão solene da Câmara dos Deputados, realizada nesta terça-feira (29) para homenagear Luiz Inácio da Silva, o ex-presidente da República foi precedido pelo líder do PT na Casa, deputado federal José Nobre Guimarães (CE), que em seu discurso exaltou as conquistas do governo do agora lobista de empreiteira.

Nada melhor do que o responsável pelo Mensalão do PT ser antecedido pelo mentor do escândalo que ficou nacionalmente conhecido como “Dólares na Cueca”.

Guimarães afirmou, em seu discurso, que Lula foi responsável por uma revolução social no País, como se não importasse o grau de endividamento dos brasileiros e os elevados níveis de inadimplência. O absurdo patrocinado por Lula ultrapassou de tal modo a seara da lógica, que a única saída encontrada pelo PT foi reinventar a classe média brasileira, que agora congrega aqueles que vivem na favela e recebem menos de dois salários mínimos mensais.

Na tribuna da Câmara, com discurso em punho, Lula iniciou seu palavrório destacando a importância da Assembleia Nacional Constituinte e as boas recordações que traz do período em que foi alinhavada a Constituição Federal vigente.

O ex-presidente é gazeteiro profissional e adepto confesso da mitomania, pois inesquecível é a decisão do Partido dos Trabalhadores de não assinar o projeto da nova Carta Magna. De igual modo a história verde-loura não apagará de seus anais a declaração de Lula ao virar as costas ao parlamento. “Há uma maioria de 300 picaretas que defendem apenas seus próprios interesses”, disse o então deputado petista.

Fingindo que o descontrolado avanço da corrupção no País não é obra de sua lavra, Lula disse, com a desfaçatez que lhe é peculiar, que nos recentes protestos, ocorridos em junho passado, a população foi às ruas de diversas cidades brasileiras apenas e tão somente porque quer mais. O ex-presidente da República é um mitômano incorrigível e tenta enganar a opinião pública com afirmações que são verdadeiros desvarios.

O que o povo brasileiro, em especial a massa pensante, quer, é que o País se livre do mal maior, a corrupção, não sem antes ter do governo a devida contrapartida da criminosa carga tributária reinante de Norte a Sul. Não foi por caso que os manifestantes adotaram o bordão “padrão FIFA” para cobrar das autoridades, em especial do governo federal, serviços públicos com qualidade.

Lula é um embusteiro conhecido e que tem uma horda de aduladores que o ajuda a manter no ar uma bolha de virtuosismo que começa a estourar, revelando em doses homeopáticas a extensão do estrago que exigirá dos brasileiros de bem pelo menos cinco décadas de esforço continuado para retomar o status anterior da economia.

29 de outubro de 2013
ucho.info

SARNEY, O DEMOCRÁTICO...

Lula discursa no Senado e exalta postura democrática de Sarney, que age como ditador no Maranhão

Jogo rasteiro – Certa feita, Otávio Mangabeira, então governador da Bahia (1947-1951) e constantemente citado por este site, balbuciou uma frase que se adaptada torna-se a mais completa tradução do Brasil atual: “Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”.
Queiram ou não os brasileiros, o Brasil tornou-se o reino dos absurdos.

Nesta terça-feira (29), ao discursar na tribuna do Senado, o ex-presidente Lula exaltou o papel do senador José Sarney, então presidente da República, durante a Assembleia Nacional Constituinte.
“Em nenhum momento, mesmo quando era afrontado no Congresso, o senhor levantou um único dedo, uma só palavra para criar qualquer dificuldade aos trabalhos da Constituinte, que certamente foi o trabalho mais extraordinário que o Congresso já viveu. (…)
Por isso presidente Sarney, já que Ulysses não está entre nós, eu quero dizer claramente que o senhor merece a minha homenagem como comportamento digno como presidente da República, de permitir que nós disséssemos aqui dentro todos os desaforos que achávamos que tínhamos direito de falar contra o senhor”, declarou Lula na sessão solene do Senado para comemorar os 25 anos da promulgação da Constituição Federal de 1988.

Há cinco décadas comandando o Maranhão com mão de ferro, o caudilho José Sarney não é a candura vociferada por Lula no plenário do Senado Federal. Sarney conseguiu aniquilar o Maranhão a ponto de o estado ser o mais miserável da federação, não sem antes ter implantado na terra do arroz de cuxá um regime de Apartheid de fazer inveja aos sul-africanos do passado.

Sarney, que de democrático nada tem, nem mesmo em sonho aceita críticas. Prova maior de seu comportamento totalitarista, algo que disseminado entre os integrantes do clã, e a forma covarde e rasteira como ataca os adversários políticos que ameaçam sua quase capitania hereditária. Uma das maiores ameaças ao clã Sarney é o ex-deputado federal Flávio Dino, atual presidente da Embratur.

O risco de a hegemonia obtusa do clã desmoronar começou a surgir nos protestos de junho passado, quando os maranhenses foram às ruas para protestar contra o grupo político que sonha em manter-se no poder.
A voz rouca das ruas ganhou eco nas recentes pesquisas eleitorais, que revelam o fraco desempenho dos candidatos da “famiglia” Sarney. Nos últimos levantamentos dos institutos de pesquisa, Flávio Dino aparece na dianteira com quase 60% de apoio dos eleitores do estado, cenário que indica que a eleição pode ser liquidada ainda no primeiro turno.

Por causa dos resultados das pesquisas de opinião o jogo sujo operado pela “famiglia” entrou em cena quase um ano antes da eleição, situação que confirma o desespero de José Sarney e sua turma, que em caso de derrota certamente serão desmascarados na primeira auditoria mais aprofundada no Maranhão.

Estafeta de luxo de José Sarney ao longo de décadas, o deputado federal Francisco Escórcio (PMDB-MA) foi escalado para atura como ponta de lança na cruzada contra Flávio Dino. Escórcio, conhecido nos bastidores como “Chiquinho de Sarney”, vem tentando promover uma devassa nas contas da Embratur, na esperança de encontrar alguma irregularidade que comprometa Dino, o candidato que tira o sono da “famiglia” da Praia do Calhau.

Há dias, Escórcio protocolou requerimento ao Ministério do Turismo cobrando explicações sobre a decisão da Embratur de abrir 13 escritórios de representação no exterior. O estafeta do senador também denunciou Dino à Comissão de Ética Pública da Presidência, acusando-o de usar o cargo para fazer campanha antecipada no Maranhão. “Dino trabalha em Brasília de segunda a quarta e viaja na quinta para o Maranhão. Quem você acha que está pagando isso?”, questiona Escórcio.

Com a experiência que amealhou na eleição de 2010, quando por pouco quase impôs uma histórica derrota a Roseana Sarney, o presidente da Embratur disse que prefere não comentar os devaneios de encomenda de Escórcio. “Todas as viagens não oficiais são pagas pelo PCdoB ou por mim”, garante Dino.

Por questões óbvias, as denúncias de Chiquinho de Sarney ganharam espaço nos veículos que fazem parte do Sistema Mirante de Comunicação, de propriedade da “famiglia” do senador. Na edição do último domingo (27), o jornal “O Estado do Maranhão” publicou reportagem sobre obras-fantasmas que teriam recebido emendas parlamentares do próprio Flávio Dino, quando era deputado federal. Foram R$ 5,6 milhões para a construção de ginásios e campos de futebol na cidade de Caxias.

Contudo, diferentemente dos muitos hospitais prometidos por Roseana, as tais obras existem e já foram inauguradas. Há dias, Dino teve de se defender de outra denúncia covarde e mentirosa, a de que recebia salário da Universidade Federal do Maranhão mesmo sem dar aula. Uma nota oficial da própria instituição desmentiu a acusação.

Os sucessivos ataques da “famiglia” Sarney levaram Flávio Dino a revidar. Em denúncias ao Ministério Público, o presidente da Embratur acusa o secretário de Infraestrutura do Maranhão e pré-candidato ao governo, Luis Fernando Silva, de usar helicóptero oficial para reuniões partidárias.
O PCdoB de Dino também questiona o que classifica como “manipulação do orçamento” por parte da governadora Roseana Sarney. “A análise da lei orçamentária mostra que Roseana cortou verbas de saneamento, educação e segurança pública, enquanto triplicou o orçamento de Infraestrutura, pasta do pré-candidato deles”, afirma o deputado estadual Rubens Júnior (PCdoB).

Diante de câmeras e microfones o senador José Sarney, assim como a filha, destila falsas pílulas de democracia, pois é sabido que o jogo sujo no Maranhão deve crescer de forma assustadora até a eleição, principalmente porque o Palácio do Planalto trabalha por Flávio Dino.

29 de outubro de 2013
ucho.info

BACTÉRIAS SUPER-RESISTENTES AMEAÇAM A BASE DA MEDICINA MODERNA

 

Muito cuidado – As bactérias super-resistentes se tornaram um problema grave para a saúde mundial. O Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estima que 23 mil pessoas morram por ano no país vítimas de bactérias resistentes aos antibióticos. Atualmente, cerca de dois milhões de pessoas estão infectadas.

A Organização Mundial da Saúde chama a atenção para o problema desde o ano 2000: a resistência aos antibióticos seria a catástrofe da saúde do futuro.
Os antibióticos – drogas que combatem bactérias que causam doenças – são a base da medicina moderna. Mas se esses remédios não surtirem mais efeito, infecções de ferimentos ou doenças como pneumonia, escarlatina ou sífilis podem se tornar novamente tão perigosas como já foram no passado.

“Perderíamos a possibilidade de oferecer tratamentos que hoje são o padrão. Transplantes, a substituição de articulações do quadril ou quimioterapias para câncer funcionam apenas quando o paciente pode ser protegido de infecções. A dimensão do problema é muito maior do que havíamos entendido antes”, alerta Otto Cars, professor da Universidade de Uppsala, na Suécia.

Sempre que um antibiótico é administrado, as bactérias a serem combatidas mudam e desenvolvem resistências para lutar contra a droga. Assim, quanto mais antibiótico é usado, mais resistência é gerada. Essa relação é conhecida desde 1940, mas a ameaça não foi levada a sério por muito tempo.
Ameaça à saúde mundial

Para Otto Cars é diretor da rede global ReAct, organização que reúne pesquisa, política, medicina e sociedade civil em um trabalho conjunto contra a resistência aos antibióticos. Na opinião de Cars, amplas informações sobre agentes patogênicos, antibióticos e a formação da resistência já foram divulgadas por institutos de pesquisa. No entanto, falta uma sequência prática.

Apesar de especialistas terem alertado há muitos anos sobre o uso excessivo de antibióticos, eles são usados largamente na criação de animais para prevenir doenças – ou para acelerar seu crescimento. Em seres humanos, o uso inadequado de antibióticos também é preocupante.
“Na China, por exemplo, crianças que tenham um simples resfriado são tratadas com antibióticos intravenosos”, conta Cars. “Naquele país, o consumo anual é de 138 gramas por pessoa. Na Suécia é em torno de sete gramas. É um excesso no uso dessas drogas”.
Diagnósticos precisam ser melhores

Nos países da União Europeia, a lei determina que antibióticos só podem ser vendidos com prescrição médica. Em farmácias da Grécia ou da Itália, no entanto, eles são comercializados livremente.
Nos Estados Unidos, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças, metade dos antibióticos prescritos é desnecessária ou usada incorreta.
Os médicos indicam geralmente os antibióticos de largo espectro que, em vez de atacarem um alvo específico, são eficientes contra vários tipos de bactérias. Isso incentiva a resistência das bactérias ao remédio.

“Suposições sobre que tipo de bactéria está causando a infecção são comuns”, critica Otto Cars.
“E quando a suposição está errada, o paciente recebe um antibiótico que não o ajuda. Por isso os pesquisadores precisam a todo custo desenvolver métodos de diagnóstico mais rápidos.”

Atualmente, testes em laboratórios são feitos para determinar a natureza exata dos agentes patogênicos. São necessários de dois a três dias para determinar precisamente qual o tipo de bactéria, um prazo longo demais para pacientes que precisam de ajuda. Embora existam testes que avaliam o genoma dos agentes infecciosos e possam trazer resultados em menos tempo, ainda são exames caros e por isso pouco usados por clínicos gerais.

Faltam novas opções

A pesquisa de novos antibióticos que possam ter efeito contra essas variantes das bactérias avança lentamente. Para o diretor do programa de Saúde Global e Acesso à Tecnologia da Escola de Políticas Públicas de Sanford, Anthony So, a indústria farmacêutica falha nos incentivos.

“Os investimentos na pesquisa são altos e o sucesso é incerto. Antibióticos de largo espectro, por exemplo, prometem um rendimento maior que um remédio contra um agente patogênico específico, que pode não ser tão frequente”, argumenta So. Além disso, antibióticos são geralmente administrados por um curto período, diferente de remédios para a pressão alta, diabetes ou HIV, que podem ser usados por vários anos e, por isso, são significantemente mais lucrativos.
Arte para divulgar o problema

Arturo Quizphe, da Universidade de Cuenca, no Equador, quer difundir o entendimento de que as bactérias super-resistentes representam um problema social e ambiental. Ele acredita que o uso responsável e com propósito dos antibióticos só vai acontecer quando as pessoas tiverem consciência de que as bactérias são uma parte importante da natureza.

“Sempre falamos de bactérias associadas a doenças e queremos nos livrar delas o quanto antes. Mas apenas uma parte delas causa doenças e muitas outras são importantes e necessárias para as pessoas. No intestino, na boca, no estômago. E ainda sabemos muito pouco sobre elas. Sabemos quase nada, por exemplo, sobre como reagem à poluição ambiental”, discute Quizphe.

Ele reuniu seus alunos e artistas para um projeto de educação e arte sobre bactérias. Os estudantes devem difundir informações sobre os microorganismos através de concursos de fotos ou teatro de rua. Em 2014, pesquisadores britânicos querem implementar um projeto parecido. Com o lema “Tome cuidado e não antibióticos”, planejam educar estudantes sobre micróbios, higiene e remédios.
“Bactérias são organismos vivos e estão na terra há muito mais tempo que nós, humanos”, afirma Quizphe. “Se são atacadas, elas vão resistir. E têm o direito de resistir”, completa.

(Deutsche Welle)

29 de outubro de 2013
in ucho.info

WONDERFUL WORLD

FOTOS DE VER PARA CRER:

http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=E2VCwBzGdPM

novo blog mostra jovens mimados e milionários torrando dinheiro e exibindo luxo alucinante


Uma conta de restaurante em St Tropez, na França, de mais de 100 mil euros!!!!!

Uma conta de restaurante em St Tropez, na França: quase 300 mil reaizinhos. "Mathu", exibida no ticket, é abreviatura de Mathusalem, uma garrafa de champenha Dom Pérignon que, como se pode ver ali, custou 50 mil euros (126 mil reais). "Jero" é Jeroboam, garrafa de 3 litros. Talvez pela safra, custou proporcionalmente mais -- 40 mil euros

Publicado originalmente em 20 de agosto de 2012.



Amigas e amigos do blog, o que vocês estão vendo na foto acima não é invenção, nem nada: é uma conta de restaurante no valor de espantosos 107.524 euros — algo perto de 270 mil reais.
A turma de 16 jovens que foi ao caríssimo Nikki Beach de Saint-Tropez, na Côte d’Azur francesa, se espalhou mesmo: só de caviar russo, mais de 36 mil reais; uma unica garrafa de champanhe Dom Pérignon certamente de exclusivíssima safra, 125 mil reais, quase a metade da conta. E por aí vai.

Essas e outras loucuras extravagantes, de jovens que torram dinheiro de forma alucinada — e, em plena crise econômica que afeta centenas de milhões de pessoas, mostram sem qualquer pudor o que possuem e o que gastam –, estão num blog recém-iniciado, que á uma das últimas febres da web, e está dando o que falar: o Rich Kids of Instagram.
Percorram-no, passem da home page e vejam com seus próprios olhos. Nem preciso comentar mais nada.

Confiram algumas das fotos de exibição de luxo e riqueza:
Para os amigos do blog que lêem inglês, é interessante ver pelo menos uma das matérias que vêm sendo publicadas sobre o fenômeno — esta, da CNN.
A dica deste post é do amigão do blog Hugo Sterman Filho, de São Paulo.

Festinha na piscina
Festinha na piscina da mansão
-
Até a metralhadora é de ouro
Este exibicionista revestiu de ouro até um fuzil -- e postou no Instagram
-
Farra na Ferrari
Farra na Ferrari conversível
-
Lazer no iate
A dona do iate postou no Instagram seu roteiro -- todinho ele na Côte d'Azur
-
Pulseirinhas da Hermès
Pulseirinhas da Hermès: seu valor, somado, daria para comprar um bom apartamento
-
Voo exclusivo
Esses vão passear no jato particular de um deles
-
Um pequeno closet, com milhares de peças
O closet da ricaça, com milhares de peças, é tão grande que, dentro dele, cabem até um sofá, cadeiras e puffs
-
Vidão
O tatuado mostra a mãnsão em que leva uma vida mansa
-
Continência, sim senhor
O Rolls-Royce é baratinho: por que não pisar no capô do carrão para a foto?
-
Ostentação
Uma fotinha para postar no Instagram antes de embarcar no iate
-
Quando chega o tédio
Na casa desse garoto não falta nada, nem a cabeça de um elefante africano empalhada -- mas que tédio, não?
-
Leia também
Com crise e tudo, vejam os caríssimos artigos de superluxo que os muito ricos continuam comprando
Utilitários esportivos: luxuosos e no tamanho certo
Esta Europa não tem crise nenhuma: a Europa da indústria do superluxo. Confira os números incríveis
Vídeo deslumbrante — e milionário: a grife Cartier comemora 165 anos
Esqueça tudo o que você sabe ou pensa sobre iates — e fique boquiaberto com esses projetos. Num deles, o iate tem até vulcão próprio

29 de outubro de 2013
in Ricardo Setti