"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 31 de outubro de 2014

BLÁ... BLÁ... BLÁ DA DILMA

 
Ela continua com a conversa da campanha eleitoral.
 
Por que? Porque não tem o que mudar.
 
As  prioridades da Presidenta são:
 
· Resgatar a confiança do empresariado.
 
· “Dialogar” com todo o mundo para se chegar a acordos bi-laterais (?) que sirvam de simulacro para pseudo-consensos. (a “união” pelo desenvolvimento do Brasil...)
 
· Manter, e se possível aumentar, os benefícios sociais assistencialistas.
 
· Controlar a inflação.
· Recuperar o crescimento do PIB a partir de 2016, mas discretamente.· Negociar uma reformazinha política que não comprometa seriamente os interesses dos políticos.
 
· Ficar alerta com a investigação da Petrobrás.
 
Mais alguma coisa?
 
O Banco Central? O Ministério da Fazenda? Agora depois de eleita, fará o que o sistema exigir – ou melhor “demandar”  para assim facilitar a eleição de Lula em 2018 se  na ocasião ele tiver saúde para tanto. Lula se manteve no poder graças a Henrique Meirelles, que poderá voltar. O presidente do Bradesco também está sendo cogitado. Mas Maquiavel recomendaria um nome não tão marcadamente “sistêmico”, para acalmar as correntes esquerdistas do PT.
 
O nosso sistema político está esgotado. As reformas estruturais que o Brasil precisa serão devidamente “cozinhadas”.
Se tiver paciência (26 minutos)  para conferir o  “blá-blá-blá”,  veja a entrevista que a Presidenta deu ao jornalista Ricardo Boechat da Band:
 
 
31 de outubro de 2014
Mtnos Calil, Psicanalista, é Presidente do Instituto Mãos Limpas Brasil. Em campanha permanente contra todas as formas de engano e autoengano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário