"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 19 de setembro de 2014

O MORDOMO

Se os britânicos têm Jeeves, nós temos Temer, o vice-presidente com cara de mordomo de filme de assassinato, mas que assassinou, além de nosso crescimento, seu próprio senso de ridículo.

Michel Temer. Fonte: Folha
Seja lá o que o ministro da Fazenda Guido Mantega tenha, só sei que deve ser contagioso. Talvez seja algo que colocam na água em Brasília. O fato é que o vice-presidente Michel Temer embarcou na mesma nave espacial e foi para o mundo da lua. Deve achar que é vice-presidente da China. Disse que o Brasil está crescendo “fantasticamente”.
Não é piada! Ou talvez seja, mas de muito mau gosto com os brasileiros vítimas das trapalhadas de seu governo. Eis o que disse o vice na chapa de Dilma, que pede mais quatro anos do eleitor para preservar tanto crescimento econômico:
“Quando eu vejo esse entusiasmo, mais do que esse entusiasmo, essa unidade absoluta que existe entre os frentistas e entre os diversos sindicalistas do país”, disse o vice-presidente durante discurso no sindicato, antes de completar: “Quando eu vejo esse entusiasmo, eu digo: nem que a gente quisesse a gente não tem condições de perder a eleição. Nós vamos ganhar.”
Entre as razões para a reeleição, segundo Temer, está o crescimento do país. “O Brasil está crescendo fantasticamente”, afirmou o candidato à reeleição, que citou o setor de shoppings centers. Enquanto os principais analistas do mercado revisam sempre para baixo suas estimativas que apontam para um crescimento de apenas 0,3% este ano, Temer garante que tudo está fantástico!
No texto que publiquei anteriormente, reclamava da falta de humor refinado no Brasil, e citei como motivo de inveja o mordomo Jeeves, personagem de Woodhouse. Se os britânicos têm Jeeves, nós temos Temer, o vice-presidente com cara de mordomo de filme de assassinato, mas que assassinou, além de nosso crescimento, seu próprio senso de ridículo. Continue a leitura aqui

19 de setembro de 2014
Rodrigo Constantino, Veja online

DEPREDAÇÕES DAS INSTITUIÇÕES E DA ORDEM

Lula e Stedile depredam instituições na Petrobras, e vagabundos disfarçados de militantes depredam a ordem em SP; estes são apenas braços operacionais daqueles

Foto de Luciano Pires.
SÃO PAULO VIVE UM DIA DE CAOS, SAQUES, VANDALISMO E VIOLÊNCIA. ERAM 7:30 DA MANHÃ E POLICIAIS COM UMA REINTEGRAÇÃO DE POSSE FORAM ATACADOS POR CERCA DE 200 FAMÍLIAS QUE HABITAVAM UM PRÉDIO NO CENTRO DE SÃO PAULO, NA AVENIDA SÃO JOÃO. OS SEM TETO TUMULTUARAM AS RUAS, QUEIMARAM ÔNIBUS E ATIRAVAM PEDRAS NOS POLICIAIS. O FATO É BEM SEMELHANTE AOS CONFLITOS SOCIAIS QUE OCORREM DIARIAMENTE NA VENEZUELA.

O comércio da região do centro de São Paulo voltou a funcionar normalmente após uma manhã de caos nesta terça-feira. No início da tarde os comerciantes voltaram a fechar as portas com um novo início de tumulto de manifestantes e invasores pertencentes à um movimento social. Uma reintegração de posse em um prédio na região da avenida São João terminou em tumulto e confronto entre sem-teto e policiais militares.

A reintegração começou por volta das 6h, quando equipes da Tropa de Choque tomaram o edifício ocupado pelo movimento FLM (Frente de Luta por Moradia).

Os sem-teto atiraram pedras e objetos contra os policias, que por sua vez revidaram com bombas de gás e balas de borracha. O tumulto tomou as ruas da região central de São Paulo e durou até, ao menos, por volta das 11h.
Confrontos também foram registrados nas ruas Barão de Itapetininga, Ipiranga, 24 de Maio e próximo a região da praça da República. Houve tumulto, correria e a todo instante a PM lançava bombas de gás para tentar dispersar a multidão.

Por volta das 10h, um ônibus foi incendiado perto do Theatro Municipal, que fica a poucos metros do prédio invadido e também da sede da prefeitura. Lojas foram atacadas. Segundo a polícia, não é possível dizer se os atos têm ligação direta com a reintegração de posse. Pessoas que cobriam o rosto com máscaras ou com a própria camisa ajudaram a incendiar o ônibus e tentaram arrombar lojas para fazer saques. Logo que começou a correria nas imediações do viaduto do Chá, lojistas fecharam os estabelecimentos nas ruas Xavier de Toledo, Sete de Abril, 24 de Maio e Barão de Itapetininga.

Durante o tumulto no centro de São Paulo, mascarados fizeram barricadas e atiraram pedras contra a polícia. A Folha flagrou diversos ataques nas ruas do centro. A PM respondia com bombas e tiros. Uma pessoa passou mal com o cheiro forte do gás e precisou de atendimento.

"Fiquei com medo. Trabalho aqui [no centro] há cerca de 4 meses. Nunca vi isso. Fechamos a porta do bar, mas a fumaça da bomba entrava do mesmo jeito. Ficamos sufocados, foi um caos", disse uma jovem que presenciou o tumulto. O subgerente Adão José de Moura, 33, afirmou que ficou com medo e por isso também fechou o restaurante onde trabalha. "Todo mundo ficou na cozinha nos fundo. Pessoal ficou com medo, pois tinha muito barulho de bomba. Já vi outras reintegrações, mas nada como essa. Não dá para entender muito bem o que aconteceu", disse.

Duas lojas de operadoras de celular foram saqueadas por volta das 11h. Cerca de dez criminoso se aglomeram em frente ao estabelecimento, arrombam a porta e furtaram celulares e computadores das lojas da Claro e da Oi que ficam no calçadão da rua Barão de Itapetininga. A PM conseguiu prender três pessoas que foram encaminhadas para o 1º DP (Liberdade). Elas responderão por suspeita de roubo, furto e depredação. Outras 70 pessoas, ligadas ao movimento de sem-teto que ocupavam o edifício do centro, foram encaminhadas para o 3º DP (Campos Elísios), foram fichadas e liberadas. Elas foram detidas, segundo a PM, por desobediência.

Essa é mais uma ação oriunda do Estado criminoso em que vivemos, onde a violência, a roubalheira, a idiotização e a corrupção tomaram conta do Brasil e de seu povo. Cenas como estas acontecem todos os dias na Venezuela e o Brasil está indo para o mesmo caminho, seguindo o mesmo processo. Ainda veremos muitos tumultos e manifestações como esta de São Paulo, pois o inferno está apenas começando e a ruptura da democracia para o socialismo já é mais do que uma realidade. Continuem votando nas quadrilhas da esquerda, nas sociais democracias, redes, e partidos que dizem representar os trabalhadores, botem LOGO fogo no país, queimem tudo e não deixem pedra sobre pedra... Não querem socialismo? Não querem mais esquerda? Se locupletem do resto de democracia que ainda existe, pois a ditadura socialista irá ressurgir para dizimar com tudo e com todos e não haverá buracos ou fendas no esgoto para se esconderem.

FONTE: http://www.portalrondon.com.br/33893

CURTA NOSSA PÁGINA: https://www.facebook.com/pages/Politicamente-Irado/1397388943838943?ref=tn_tnmn
 
Nada acontece no vácuo. Os eventos históricos se dão num determinado tempo e obedecem a seu espírito. Coisas que antes nos pareciam impensáveis acabam se naturalizando e sendo tomadas como normais. E nós vivemos dias em que vândalos, bandidos, assaltantes da democracia reivindicam o suposto direito de nos assombrar com a sua violência.
Pior: a Justiça, os políticos e, sobretudo, a imprensa acabam sendo tolerantes com os criminosos, confundindo a atuação de marginais da democracia com atos de resistência. Não aqui. Não aqui! Aqui, bandido é chamado de “bandido”; vagabundo é chamado de “vagabundo”; safado é chamado de “safado”.
Algumas horas apenas — na verdade, uma noite! — separam o ato liderado por Lula e João Pedro Stedile, em frente à Petrobras, no Rio, do caos promovido, nesta manhã, no Centro de São Paulo por supostos sem-teto, durante uma ação de reintegração de posse. O que uma coisa tem a ver com a outra?
O caso é o seguinte: a Polícia Militar tentava executar, nesta manhã,  pela terceira vez — a primeira se deu em junho — a reintegração de posse de um hotel, situado na Avenida São João, invadido por uma tal Frente de Luta por Moradia, a FLM.
Esse grupo se intitula um dos muitos “coletivos”, como se diz em “esquerdês”, que reúnem invasores de propriedades públicas e privadas. Trata-se de um dos muitos agrupamentos formados por militantes políticos de esquerda e extrema esquerda que instrumentalizam a pobreza e a ignorância para fazer política.
A Polícia Militar tentou dialogar. Observem: desocupar o prédio era uma determinação judicial. A PM não poderia deixar de cumprir a ordem ainda que quisesse. Os líderes do movimento avaliaram que não havia caminhões em número suficiente para transportar os pertences dos invasores, e teve início, então, o ataque aos PMs.
Do alto do edifício, objetos pesados os mais diversos eram lançados contra os policiais. E a corporação cumpriu, então, o seu dever, que é o dever da democracia quando veste farda: reagir e conter os atos de vandalismo. O prédio foi ocupado pelos policiais, houve conflitos, bombas de gás lacrimogêneo tiveram de ser usadas.
Foi o que bastou. Profissionais da desordem espalharam o caos pelo centro da cidade. Houve confrontos e depredações nas ruas Barão de Itapetininga, Ipiranga, 24 de Maio e nas áreas próximas à Praça da República. Na rua Xavier de Toledo, um ônibus biarticulado foi incendiado. Uma loja da Claro e outra da Oi foram saqueadas. Três pessoas foram presas em razão de atos de vandalismo, e 70 invasores foram encaminhados à Polícia para serem liberados em seguida.
Muito bem, leitores. Isso é luta por moradia? Não! O nome disso é banditismo, crime organizado, violência planejada. Note-se à margem que, na raiz do caos, já há uma decisão escandalosa da Justiça: houve a ordem de reintegração de posse, sim. Mas sabem a quem cabia a obrigação de enviar os caminhões para transportar os pertences dos invasores? Ao dono do imóvel. É estupefaciente! O proprietário tem esbulhado o seu direito, e a Justiça ainda lhe atribui uma obrigação.
Agora volto a Lula. Agora volto a João Pedro Stedile. O chefão do MST afirmou ontem, em frente à sede da Petrobras, que promoverá protestos diários caso Marina Silva vença a eleição. Lula tentou reunir milhares de pessoas — e conseguiu, no máximo, alguns gatos-pingados — para, na prática, anunciar a mesma coisa: não aceita outro resultado das urnas que não a vitória de seu partido. Esses movimentos de invasão de propriedades, no campo e nas cidades, lembrem-se, sempre operaram como braços do PT. Os grupos ditos de sem-teto constituíram, por exemplo, a linha de frente da campanha de Fernando Haddad à Prefeitura.
Esses criminosos disfarçados de líderes de movimentos sociais são, de fato, os braços operacionais de alguns chefões políticos que foram chamados de “marginais do poder” pelo ministro Celso de Mello, do STF, durante o julgamento do mensalão. Esses marginais do poder transitam em palácios e nas altas esferas, sempre ligados a negociatas bilionárias; aqueles outros, os que partem para a briga, são seus soldados informais, seus jagunços, seus mercenários.
Quando a tropa de choque chegou — e isso vocês dificilmente lerão ou ouvirão na imprensa —, a população aplaudiu. E aplaudiu porque quer ordem, disciplina, lei. E as quer para poder trabalhar, organizar a vida, ganhar o sustento com o seu trabalho.
O conflito que se viu nas ruas, leitores, não era entre polícia e sem-teto. Mas entre os que lutam para ganhar a vida, recolhendo impostos aos cofres públicos — mesmo recebendo em troca serviços de péssima qualidade — e os profissionais da desordem, que, embora não trabalhem e não produzam, exigem que a sociedade lhes dê tudo de mão beijada. Trata-se, em suma, da luta entre a população ordeira, que se reconhecia no uniforme da PM — e por isso a aplaudiu —, e a canalha que se vê representada pelas bandeiras vermelhas de baderneiros e aproveitadores.
A exemplo de qualquer trabalhador honesto, também aplaudo a PM.
 
19 de setembro de 2014
Reinaldo Azevedo, Veja online

OS ESTARRECEDORES DEPOIMENTOS DAS VÍTIMAS DE GAIEVSKI


 

Eduardo Gaievski já chegou ao Planalto com uma ficha de estuprador. E se tornou a alegria da Corte. Uma de suas vítimas tinha apenas cinco anos.
 
Gaievski e suas amigas Dilma e Gleisi.
 
Enfim,Gaievski sofre primeira condenação: 18 anos por apenas  um dos 28 estupro de menores. E pode pegar 350 anos de prisão. 
É natural  que ele espere uma palavra de conforto das amigas Dilma e Gleisi, que o abrigaram no Palácio do Planalto.
 
O pedófilo da Casa Civil cuidava para Dilma do programa de creches, infância e juventude, combate ao crack e Mais Médicos. Além disso cuidava da campanha de Gleisi Hoffmann, aliciando prefeitos do Paraná com verbas especiais. Seria o seu vice.
 
Ao ser preso, fugindo para o Paraguai, se declarou “preso político” a exemplo dos Mensaleiros de Lula. No PT, como se sabem, tudo é permitido. Roubar, estuprar, matar. Não há hierarquia no crime quando tudo é operado com um único Chefão da Organização Criminosa.
 
O ex-prefeito de Realeza, Eduardo Gaievski, do PT, foi condenado pela Justiça da Comarca do município no sudoeste do Paraná a 18 anos de prisão pelos crimes de estupro de vulnerável, estupro presumido e estupro qualificado.
 
Gaievski, que desde agosto de 2013 encontra-se preso na Penitenciária Estadual de Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná, é acusado de 28 estupros (14 deles cometidos contra vulneráveis, meninas menores de 14 anos, uma delas de apenas cinco anos).
 
As investigações sobre os crimes de Eduardo Gaievski levaram três anos. Segundo o advogado das vítimas, Natalício Farias, o pedófilo deixou de ser primário e a condenação por todos os estupros de que é acusado pode levá-lo a pegar até 350 anos de cadeia.
 
19 de setembro de 2014
in blog do mario fortes
 
*http://ucho.info/condenacao-de-ex-assessor-de-gleisi-reabre-discussao-sobre-nomeacao-do-pedofilo-para-a-casa-civil
 
 
 
 

NÃO UMA, MAS QUARENTA RAZÕES PARA NÃO VOTAR EM MARINA SILVA


1-É e sempre foi socialista
 
2-Foi criada no PT
 
3-Antes de se filiar ao PT Marina era integrante do PRC (Partido Revolucionário Comunista), uma organização política clandestina, de orientação marxista, mais extremista do que o PT
 
4-Foi fundadora da CUT no Acre
 
5-Foi ministra de Lula e conivente com diversos desmandos do PT
 
6-Marina fala muito sobre ética, mas estava no PT durante o Mensalão (2005 e 2006) e permaneceu no PT mesmo após o estouro do escândalo na mídia.
 
7-Só saiu do PT em 2009, por interesses próprios, i.e., para concorrer à presidência pelo PV em 2010
 
8-Seu partido, o PSB, cuja sigla significa Partido Socialista Brasileiro, é de extrema esquerda
 
9-O PSB é membro ativo do FORO DE SÃO PAULO, a maior desgraça presente na América Latina, depois do regime cubano, e que deseja transformar essa América num “paraíso” socialista.
 
10-O PSB historicamente foi aliado do PT, desde a década de 1980 e só “deixou” a base aliada do governo Dilma em setembro de 2013. Dando indícios de “estratégia das tesouras” com o PT para tentar diminuir os votos do PSDB
 
11-O PSB também tem condenados no Mensalão. O Deputado Romeu Queiroz (PSB – MG) é um exemplo disso.
 
12-Se diz cristã, mas quer convocar um plebiscito para discutir o ABORTO
 
13-Se diz cristã, mas quer convocar um plebiscito para discutir a legalização da maconha
 
14-Marina posa de ecologista, mas não passa de uma ECOTERRORISTA, um dos habitats naturais das viúvas do Comunismo Clássico falido, que não passa de ideologia marxista travestida de “Defesa do Meio Ambiente”
 
15-Marina apoia ONGs ecoterroristas como o Greenpeace que incute pânico nos leigos, com profecias catastróficas, apenas para forçar mais concentração de poder e recursos nas mãos do Estado e destruir o estilo de vida vigente, ou seja, o sistema capitalista
 
16-Seu marido, Fábio Vaz de Lima, continuou como secretário da SEDENS do Acre (Estado há 16 anos nas mãos do PT) mesmo após o início da campanha eleitoral e ele só pediu exoneração do cargo em 19/08/2014
 
17-Não conseguiu gente suficiente para criar o “seu” partido e agora quer administrar o Brasil?
 
18-Se diz defensora dos mais pobres, mas sua campanha é coordenada por uma das herdeiras do Banco Itaú, maior banco privado do país, e com uma dívida em impostos federais da ordem de 18 BILHÕES DE REAIS
 
19-O eleitores típicos de Marina Silva são, em sua maioria, o jovens idealistas ou o membros da elite que flerta com a esquerda “festiva” também conhecida como esquerda “caviar
 
20-Marina Silva é a personificação da esquerda “caviar”. Prega vida simples e sustentável aos outros, mas costuma voar em luxuosos (e poluentes) jatinhos de milhões de dólares.
 
21-Enquanto ministra de Lula atravancou o desenvolvimento do agronegócio
 
22-Seu marido está envolvido no caso Usimar, que envolve 40 pessoas em suposto desvio de R$ 44,2 milhões da Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia para a construção, em São Luís, no Maranhão, de uma fábrica de autopeças que nunca saiu do papel.
 
23-Marina posa de super ambientalista, mas seu marido (de novo!) está sendo investigado sobre envolvimento em um desvio milionário de madeira clandestina
 
24-Se diz cristã evangélica, mas é adepta da Teologia da Libertação, que de Evangelho não tem nada. Não passa de um sincretismo tosco entre bíblia e marxismo
 
25-É pupila de Leonardo Boff, um dos expoentes da Teologia da Libertação, que dentre tantos disparates (além de tentar conciliar Cristianismo e Marxismo, acusa Israel de usar “métodosnazistas contra os palestinos”)
 
26-O vice de Marina, Beto Albuquerque (PSB), que também se diz cristão é a favor do casamento gay.
 
27-Marina se diz ambientalista, mas seu vice, Beto Albuquerque, teve as duas últimas campanhas financiada por dois gigantes do agronegócio (Celulose Rio-grandense e a Klabin). No Congresso, ele defendeu leis que atendiam a interesses do segmento, a que Marina e outros ambientalistas tanto criticam
 
28-Marina se diz a favor do desarmamento, mas seu vice, Beto Albuquerque, teve campanha financiada pela Taurus (uma das maiores fabricantes de armas do Brasil)
 
29-Marina Silva defendeu o MARCO CIVIL DA INTERNET, que trouxe a censura à rede
 
30-Marina Silva é a favor do Decreto 8.243, o decreto bolivariano que Dilma e o PT querem fazer vigorar a todo custo e aparelhar ainda mais o Estado com pelegos do MST, MTST, CUT, Movimento Passe Livre e afins
 
31-Marina Silva apoia os bandidos do MST, que na base da violência tem como único objetivo abolir a propriedade privada rural, chamando isso de “reforma agrária”
 
32-O MST apoia a campanha de Marina Silva
 
33-Marina Silva é amada pelos ecobobos globalistas, que pregam que a “Velha Ordem Mundial” de soberania das nações é um modelo ultrapassado que deve ser substituído por um governo global, acima das nações
 
34-O “desenvolvimento sustentável” que Marina defende se trata, grosso modo, de aplicar leis supranacionais cujo conteúdo é ditado por aquilo que a ONU pensa ser melhor para o mundo. O que não passa na realidade de afrontas à soberania nacional
 
35-Marina Silva, sempre apoiou o governo de Tião Viana (PT – Acre), o mesmo envolvido em inúmeros escândalos e, mais recentemente, na “desova” em São Paulo dos refugiados haitianos que estavam no Acre
 
36-Coordenador do programa de governo de Marina e do PSB, Mauricio Rands, era parte da base aliada durante o escândalo do Mensalão. Aliás, ele foi testemunha de José Dirceu no processo do Mensalão
 
37-Marina Silva vende uma imagem de “novidade”, de “uma novo forma de fazer política” mas seu histórico mostra o oposto. Diante de todos os escândalos do PT, com os quais ela foi no mínimo conivente, Marina representa a mais lastimável e velha política brasileira
 
38-Marina Silva defende o PT contra toda e qualquer acusação de ligação com as FARC, mesmo diante da confirmação de Raúl Reyes (um dos líderes das Farc) que tinha ligações com Lula
 
39-O avião que transportava Eduardo Campos no fatídico acidente, no qual Marina viajou diversas vezes em campanha, até agora “não tem dono”
 
40-Na criação de seu partido REDE SUSTENTABILIDADE, Marina falou muito sobre ética e combate à corrupção, como o PT de antigamente, mas tem entre seus membros políticos envolvidos no escândalo do bicheiro Carlos Cachoeira. Dois exemplos disso são Elias Vaz de Andrade e Martiniano Pereira Gonçalves Neto, ambos de Goiás.
 
19 de setembro de 2014
in blog do navarro

EM QUEDA, MARINA DIZ ADEUS À CÚPULA DA ONU. A BEATA DA SELVA JÁ "SENTIU" QUE O CLIMA NO BRASIL ESTÁ COMPLICADO.


O emocionalismo papa-ovo não convence mais ninguém. Lula já esgotou a cantilena pobrista: A candidata do PSB à Presidência da República, Marina Silva, desistiu de participar da Cúpula do Clima, que será realizada na próxima semana em Nova York.

Mesmo com a possibilidade de atrair os holofotes no evento ambientalista, Marina considerou que a viagem comprometeria pelo menos três dias da agenda de campanha no Brasil. Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira aponta que a candidata do PSB continua caindo, em trajetória contrária à adversária Dilma Rousseff (PT), que oscilou positivamente.

Aécio Neves, do PSDB, tabém cresceu nas últimas semanas. Sem Marina por perto, a presidente-candidata Dilma Rousseff terá a oportunidade de reforçar sua agenda ambiental no evento que antecede a 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas.

A campanha de Marina considerou que não poderia, faltando duas semanas para o primeiro turno, "desperdiçar" tempo com uma programação no exterior. Embora não seja chefe de Estado, Marina foi convidada ao evento por ser representante da América Latina desde 2011 no Millennium Development Goals (MDG) Advocacy Group, organismo que atua na mobilização global para que os Objetivos do Milênio sejam realizados até 2015.

Em 2009, ela recebeu da Fundação Príncipe Albert 2º de Mônaco o prêmio sobre Mudança Climática (Climate Change Award), em reconhecimento aos seus projetos na área do meio ambiente e do desenvolvimento sustentável. Já a candidata petista foi convencida por seu comitê político a participar do encontro devido ao novo cenário eleitoral.

Dilma pretende fazer o tradicional discurso de abertura da Assembleia e participar da cúpula de chefes de Estado sobre mudanças do clima, em uma ação que lhe daria uma visibilidade que os concorrentes na disputa presidencial não têm.

(Veja.com).

19 de setembro de 2014
in orlando tambosi

E O BRASIL AINDA NÃO DESCOBRIU ISSO...

                      O PMDB sem vergonha.

 https://www.youtube.com/watch?v=4eiWsjLqQ48&feature=player_embedded

Assistam ao vídeo.  

O político entrevistado diz que o PMDB é “velho, antigo, mofo, clientelista e fisiologista”.

Nenhuma mentira, só verdade. É o que 99% dos brasileiros diriam sobre este partido que vende governabilidade em troca dos piores esquemas de corrupção.

Seria um depoimento louvável,  se  o político entrevistado, Dário Berger, não fosse o candidato ao Senado da República, em Santa Catarina, justamente pelo PMDB “velho, antigo, mofo, clientelista e fisiologista”.

Não é à toa que Dário Berger, deste PMDB que ele tão bem define, enfrenta, hoje, vários processos por improbidade administrativa, ações criminais e o bloqueio dos bens decretado pela Justiça.

Na remota hipótese de ser eleito, Berger não fará feio ao lado de personagens do PMDB “velho, antigo, mofo, clientelista e fisiologista” como José Sarney, Renan Calheiros, Jader Barbalho e Romero Jucá. 

Resta saber se Santa Catarina, de tantos homens públicos de alta respeitabilidade, vai eleger mais um representante deste PMDB exposto sem vergonha pelo “velho, mofo, antigo, clientelista e fisiologista” Dário Berger.

DILMA ESTOURA A META ÀS VÉSPERAS DA ELEIÇÃO E INFLAÇÃO VAI A 6,62%


 
A prévia da inflação oficial brasileira, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), ficou em 0,39% em setembro, informou o IBGE nesta sexta-feira. Em agosto, o indicador havia subido 0,14% e, em julho, 0,17% e, em setembro de 2013, de 0,27%. Em 12 meses, o IPCA-15 agora acumula alta de 6,62% e, no ano, de 4,72%.

O sistema de metas de inflação do governo é orientado pelo IPCA. A meta central é de 4,5%, podendo chegar a 6,5% no ano. Para segurar o avanço dos preços, o Banco Central fez nove elevações seguidas na taxa básica de juros, a Selic, até os 11% atuais, que vêm sendo mantidos desde maio.

Segundo o instituto, os preços dos alimentos voltaram a subir e foram para 0,28%, depois de recuarem 0,32% em agosto, puxados, principalmente, pelas carnes, que ficaram 2,30% mais caras de um mês para o outro, pela refeição fora de casa, que teve aumento de 0,90%, e pelo leite longa vida, com 1,47%.

Também o vestuário acelerou — de deflação de 0,18% para inflação de 0,17% —, além do item Despesas Pessoais (de -0,67% para 0,31%) e Comunicação (de -0,84% para 0,56%). No grupo dos Artigos de Residência (de 0,41% para 0,43%) as variações ficaram próximas de um mês para o outro.
O IBGE explica que as diárias dos hotéis, que haviam sido as responsáveis pela deflação do grupo Despesas Pessoais em agosto (com queda de 23,54%), em setembro ficaram quase estáveis, com ligeira queda de 0,09%.

Já o item empregados domésticos avançou 0,78%, mas o cálculo teve que ser adaptado diante da indisponibilidade das informações da Pesquisa Mensal de Emprego (PME) para Salvador e Porto Alegre com referência aos meses de maio, junho e julho, por causa da greve do IBGE.

PASSAGENS AÉREAS SUBIRAM 17,58%
O instituto diz que usou os últimos rendimentos disponíveis nas duas regiões, que se referem a abril, para estimar a tendência da série em setembro. Assim, foram estimados, a partir de abril, cinco meses à frente, em vez de dois, como é a metodologia corrente adotada. As demais regiões seguiram o procedimento regular.

O grupo dos Transportes também acelerou de 0,20% para 0,45% em setembro. Estão nesse grupo o principal impacto de alta do mês: as passagens aéreas, que subiram 17,58% e tiveram impacto de 0,07 ponto percentual no índice final.

Os grupos que tiveram variações abaixo das registradas em agosto foram os grupos Habitação (de 1,44% para 0,72% em setembro), Saúde e Cuidados Pessoais (de 0,55% para 0,30%) e Educação (de 0,42% para 0,20%).

Em Habitação, o IBGE destaca o resultado da energia elétrica (de 4,25% para 1,52%), do condomínio (de 1,36% para 0,35%) e da taxa de água e esgoto (de 1,37% para -0,17%). Esta última teve a queda motivada pela região metropolitana de São Paulo, cujas contas ficaram 2,52% mais baratas, em média, levando em conta a maior intensidade do efeito do Programa de Incentivo à Redução de Consumo de Água, que bonifica com 30% de redução nas contas os usuários que reduzem em 20% o consumo mensal.

Entre os índices regionais, Belém teve o maior índice (1,10%), por causa do reajuste das tarifas de energia elétrica, que subiram 34,41% em 7 de agosto. O menor índice foi o de Goiânia (0,05%).

DIFERENÇAS ENTRE IPCA-15 E IPCA
A diferença entre o IPCA-15 e o IPCA é o período de apuração dos preços e na abrangência geográfica. Neste caso, de 14 de agosto a 12 de setembro. O indicador refere-se a famílias com rendimento de 1 a 40 salários mínimos e abrange as regiões metropolitanas do Rio de Janeiro, Porto Alegre, Belo Horizonte, Recife, São Paulo, Belém, Fortaleza, Salvador e Curitiba, além de Brasília e Goiânia.

O IPCA, por sua vez, é coletado entre 1 e 30 do mês de referência. As regiões são de Belém, Fortaleza, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Curitiba, Vitória e Porto Alegre, Brasília e municípios de Goiânia e Campo Grande.

(O GLOBO)