"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

TÁ RUIM? ENTONCES... DÁ-LHE MORO!

Juiz da Lava Jato oferece transferência de empreiteiros para presídio comum. E AÍ VÃO ENCARAR?




Diante das sucessivas reclamações dos empreiteiros presos na Operação Lava Jato sobre as condições a que estão submetidos na carceragem da Polícia Federal em Curitiba (PR), o juiz Sergio Moro, responsável pelos processos do escândalo do petrolão na primeira instância, notificou nesta segunda-feira os advogados dos empresários para que eles se manifestem se preferem que seus clientes sejam transferidos para um presídio comum. A manifestação do juiz é uma espécie de contra-ataque à choraminga dos empreiteiros, que criticaram, por meio da imprensa, as condições das celas da PF.

As reclamações dos diretores de algumas das maiores empreiteiras do país incluem dormir em colchões no chão ou só terem à disposição camas de concreto, o uso de talheres plásticos e de uma latrina no mesmo ambiente, além do acesso restrito a alimentos. Formalmente, porém, nenhum dos empreiteiros encaminhou reclamação oficial sobre as condições da carceragem na Superintendência da PF em Curitiba.

Atualmente, estão presos preventivamente no local os empreiteiros Ricardo Pessôa (UTC Engenharia),
Eduardo Leite (Camargo Corrêa),
Dalton Avancini (Camargo Corrêa),
João Ricardo Auler (Camargo Correa),
José Ricardo Breghirolli (OAS),
Agenor Franklin Medeiros (OAS),
Mateus Coutinho de Sá Oliveira (OAS),
José Aldemário Pinheiro Filho (OAS),
Sergio Cunha Mendes (Mendes Júnior),
Gerson de Mello Almada (Engevix) e Erton Medeiros (Galvão Engenharia),
além do ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e do lobista Fernando Soares, conhecido como Fernando Baiano, que é apontado como operador do PMDB no escândalo do petrolão.

“As celas da carceragem da Polícia Federal têm as suas limitações, já que se trata apenas de prisão de passagem, mas entendeu-se que a permanência nelas, ao invés da transferência, era do interesse dos próprios acusados”, disse o juiz Sergio Moro em seu despacho. “Diante de supostas reclamações veiculadas não a este juízo, mas à imprensa, é o caso de consultar os defensores em questão acerca do interesse dos presos na transferência para o sistema prisional estadual, ainda que para estabelecimentos reservados a presos com direito à prisão especial”, completou o magistrado.

Os advogados terão 48 horas para informar se preferem que os empreiteiros sejam levados para um presídio do Paraná.


23 de fevereiro de 2015
Laryssa Borges, de Brasília
Veja

O QUE É HIPOCRISIA?




HIPOCRISIA ... ATO DE FINGIR POSSUIR QUALIDADES, IDÉIAS E SENTIMENTOS QUE NA VERDADE NÃO SE TEM!!
O SEGREDO DO DEMAGOGO É SE FAZER PASSAR POR TÃO ESTÚPIDO QUANTO SUA PLATÉIA ...PARA QUE ESTA IMAGINE SER TÃO ESPERTA QUANTO ELE! (Karl Kraus)

23 de fevereiro de 2015

O PRESIDENTE DA OAB ENGANAVA POBRES


Sabe o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, o eminente e iminente (quer uma vaga no ST) Marcus Vinicius Coelho? Aquele que assinou a nota da entidade em defesa dos encontros secretos do ministro José Eduardo Cardozo com advogados de empreiteiras do Petrolão?
Pois o sujeito foi acusado de embolsar honorários irregularmente, de acordo com o Conselho Nacional de Justiça. 
Deu na revista Época: "As merendeiras e os professores do Piauí, que recebiam menos de um salário mínimo nos anos 90, ganharam na Justiça indenização de 400 milhões do governo estadual. Mas um grupo de advogados, liderado por Marcus Vinicius Coelho, que nem sequer atuou no caso, estava faturando -- e antes de muitos dos trabalhadores -- 108 milhões desse total. A corregedoria do Conselho Nacional de Justiça considerou irregulares os honorários dos advogados e mandou suspender os pagamentos."
É uma história repulsiva, como disse um amigo do Antagonista. Marcus Vinicius Coelho estava enganando pobres. É petista na alma.
23 de fevereiro de 2015
o antagonista

VOTAR DEVE SER FACULTATIVO?



No ano passado, o Datafolha apontou que cresce a quantidade de brasileiros contrários ao voto obrigatório. Segundo pesquisa divulgada nesse fim de semana, 61% defendem a participação voluntária. Esse é o índice mais alto na série histórica do instituto, que, em 2006, apurou 50% dos eleitores defendendo o voto facultativo, e 48% em 2010. Há argumentos bons dos dois lados, e também são dúbias e um tanto paradoxais as informações do Datafolha que sustentam essa tendência. Ao mesmo tempo em que parece denotar desenvolvimento cívico do país, também soa como sintoma de descrença.
Para começar, 57% disseram que não compareceriam à seção eleitoral se não fossem obrigados. O dado é preocupante, já que, caso se confirmasse, governantes e representantes no Legislativo seriam chancelados pela minoria. Soma-se a essa face perigosa a informação de que a maior parte dos que pretenderiam se abster é dos pessimistas quanto à conjuntura do país e dos que reprovam o atual governo federal. Por outro lado, há também entre os simpáticos ao voto facultativo os mais instruídos (71%) e os que vivem nas grandes cidades (68%).
HÁ CONTROVÉRSIAS
Apesar dos 57% que abdicariam de seu direito, não é possível dizer que a eleição facultativa por si sempre leva a menores índices de adesão. No México, por exemplo, se dá o contrário: o voto lá é obrigatório, e a participação não passa de 60%. O dado é disponibilizado pelo “Institute for Democracy and Electoral Assistance”. Ainda segundo as informações da entidade, entre as nações com voto facultativo, a adesão nos Estados Unidos é das mais baixas entre as chamadas democracias desenvolvidas: foi de 67% na reeleição de Obama, em 2012, e está em queda. No entanto, na Alemanha e na França, os eleitores que comparecem superam 70% e 80% do total, respectivamente. Para se ter ideia, o nível de abstenção nesses dois países é o mesmo do Brasil e da Argentina, onde votar é obrigação.
Grosso modo, há uma relação entre o grau de maturidade de uma democracia e o fato de o Estado coagir o cidadão a escolher seus representantes. O último país desenvolvido a abandonar essa experiência foi a Itália, em 1992. Naquele ano, 87% dos eleitores italianos foram às urnas, e em 2013, já desobrigados, participaram 75%, o que descreve uma redução nem tão significativa assim.
Não parece ser a obrigatoriedade, portanto, que determina a participação e legitima os resultados. Explica mais, talvez, o grau de interesse do cidadão. Um dado do Datafolha confirma isso: a maior parte dos eleitores que têm uma identificação mais nítida com PT e PSDB (que vêm polarizando as disputas presidenciais) disse que votaria mesmo não sendo obrigada. Logo, pode ser bom que o sistema eleitoral mude, mas mais urgente deve ser a transformação do sistema partidário brasileiro. 

(transcrito de O Tempo)

23 de fevereiro de 2015
João Gualberto Jr.

EDUARDO CUNHA DECIDE NESTA SEMANA A CRIAÇÃO DE NOVAS CPIS
















O presidente da Câmara, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), vai decidir nesta semana, entre os oito requerimentos para a criação de comissões parlamentares de Inquérito (CPIs), quais os que têm fatos determinado e justificam a criação. Os pareceres da consultoria da Mesa Diretora da Câmara sobre os oito requerimentos serão levados ao presidente da Câmara para que ele decida que comissões podem ser criadas. Cabe ao presidente da Casa a decisão final sobre a criação de CPIs, após o parecer da Secretaria da Mesa.
Até agora, Cunha criou apenas a CPI destinada a investigar a prática de atos ilícitos e irregulares no âmbito da Petrobras, no período compreendido entre 2005 e 2015. O requerimento foi apresentado pelo líder do PSDB, deputado Carlos Sampaio (SP), e mais 181 deputados. A CPI, que deverá continuar as investigações interrompidas na CPMI do Congresso no ano passado, será instalada quinta-feira (26) ao meio-dia, quando serão eleitos o presidente e os vices e designado o relator. Os dois cargos mais importantes da comissão – a presidência e a relatoria – estão sendo disputados pelo PMDB e pelo PT, partidos que têm as maiores bancadas.
Dos oito requerimentos a serem analisados por Eduardo Cunha, dois têm pareceres favoráveis à criação de CPI, por conter as assinaturas necessárias e fato determinado para ser investigado. Na análise da Secretaria da Mesa, os outros seis têm as assinaturas, mas não têm fato determinado que justifique a criação de CPI. No entanto, ao apreciar os requerimentos e os pareceres, Eduardo Cunha pode entender que há fato determinado e criar a CPI.
PARECERES FAVORÁVEIS
A consultoria da Mesa deu parecer favorável à criação de uma CPI para investigar a divulgação de pesquisas eleitorais e seu reflexo no resultado das eleições, a partir do processo eleitoral de 2000. Embora tenha manifestado posição contrária à realização de CPI para investigar os institutos de pesquisas, Eduardo Cunha afirmou que a comissão será criada se tiver cumprido os requisitos técnicos.
Outro requerimento com parecer favorável propõe a criação da comissão para investigar a cartelização na fixação de preços e distribuição de órteses e próteses, inclusive com a criação de artificial direcionamento da demanda e captura dos serviços médicos por interesses privados – máfia das órteses e próteses no Brasil.
Pelo Regimento Interno da Câmara, só podem funcionar simultaneamente cinco CPIs. Para que uma sexta comissão funcione é necessária a aprovação de projeto de resolução para a sua criação.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Se obedecer aos pareceres técnicos, Eduardo Cunha só criará duas CPIs, deixando caminho aberto para que mais duas importantes comissões sejam formadas – a dos Fundos de Pensão e a do BNDES. Se isso acontecer, o governo entrará em estado terminal. (C.N.)

23  de fevereiro de 2015
Iolando Lourenço
Agência Brasil

INFORMANTE DO HSBC DIZ QUE AINDA HÁ MUITA CORRUPÇÃO A REVELAR



Ex-funcionário Herve Falciani revelou todo o esquema do HSBC
O ex-funcionário do HSBC em Genebra, Herve Falciani, é o homem por trás do maior vazamento de dados na história dos bancos. As informações obtidas por ele em 2007 mostravam que a filial suíça do segundo maior banco do mundo “ajudou” clientes ricos a driblar o pagamento de milhões de dólares em impostos.
Oito anos depois, ele disse, em entrevista à BBC, que se sente “vingado” e “aliviado”, já que os dados revelados por ele finalmente vieram à tona e o escândalo vem sendo investigado em várias partes do mundo.
Segundo Falciani, estamos longe do fim da história, já que ainda há muitas informações sobre o esquema do HSBC. Aliás, para ser bem preciso, há um milhão de bits em dados, afirma o ex-funcionário.Ele diz que o trabalho de análise desses dados deve começar em breve e que uma grande empresa de petróleo pode ser a próxima a sentir os efeitos de um vazamento em massa de informações.
ARTISTAS E TRAFICANTES
O esquema revelado por Falciani permitiu que, entre 2005 e 2007, centenas de bilhões de euros transitassem, em Genebra, por contas secretas de 106 mil clientes, entre eles, empresários, políticos, estrelas do showbizz e esportistas, mas também traficantes de drogas e armas e suspeitos de ligações com atividades terroristas.
Os documentos vazados por ele também incluem dados sobre 5,5 mil contas secretas de brasileiros, entre pessoas físicas e jurídicas, com um saldo total de US$ 7 bilhões (cerca de R$ 19,5 bilhões).
A BBC teve acesso a um e-mail, obtido pelo jornal francês Le Monde, que foi enviado por Falciani em 2008 ao órgão britânico que equivale à Receita Federal no Brasil (Her Majesty’s Revenue and Customs ou HMRC), no qual ele dava detalhes do esquema.
“Mas como não obtive resposta, eu também liguei para denunciar o caso para um telefone de denúncia de evasão fiscal. Também sem sucesso.”
Ainda não está claro por que o HMRC não respondeu aos contatos do ex-funcionário do HSBC e por que levou tanto tempo para que a informações se tornasse pública.
HSBC PASSOU A CONTROLAR?
O HSBC afirma que  passou por reformas e que agora há menos clientes e um controle mais rígido. Mas, para Falciani, o banco tem de ser punido de qualquer jeito. “A punição tem que ocorrer, não importa o quão grande eles são”, diz ele, acrescentando que talvez haja centenas de outros bancos envolvidos em esquemas para ajudar os ricos e fugir do pagamento de impostos.
Segundo ele, é crucial que agências europeias, americanas e asiáticas trabalhem em conjunto para combater a corrupção em bancos.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Enviada por Sergio Caldieri, essa reportagem da BBC é da maior importância. Não é por mera coincidência que no Brasil muitos empresários e operadores de esquemas de corrupção prefiram abrir contas no HSBC, porque o banco multinacional tinha setores especializados em lavagem de dinheiro e remessa para o exterior. E também não é por mera coincidência que alguns órgãos da grande mídia estejam evitando dar cobertura ao assunto, conforme já denunciamos aqui na Tribuna da Internet. (C.N.)
23 de fevereiro de 2015
Kamal AhmedDa BBC

E O CORDÃO DOS ENROLADOS CADA VEZ AUMENTA MAIS...

Petrolão: composição da CPI pode ter deputados denunciados pela PGR.


Eduardo Cunha (PMDB-RJ), presidente da Câmara, deu prazo até a próxima quinta-feira, às 12 horas, para que os partidos indiquem os seus representantes na CPI da Petrobras. É uma irresponsabilidade, sabendo-se que o procurador geral da República, Rodrigo Janot, entregará denúncia contra no mínimo 42 parlamentares do PT, PMDB e PP até o final de semana. Nada garante que denunciados pela Lava Jato tenham sido indicados pelos partidos. Com a palavra, a Oposição.

(O Globo) Esta será uma semana decisiva para a Operação Lava-Jato da Polícia Federal. Até sexta-feira, o procurador-geral Rodrigo Janot deverá apresentar ao Supremo Tribunal Federal (STF) pedido de abertura de inquérito contra políticos suspeitos de envolvimento com desvio de dinheiro na Petrobras. O grupo de trabalho, criado por Janot para fazer a análise prévia do material, já concluiu o estudo. Só falta agora a revisão de cada uma das peças a ser encaminhadas ao ministro Teori Zavascki, relator do caso no STF. O posicionamento de Janot é aguardado ansiosamente pelos parlamentares.

Ao todo, a equipe do procurador-geral analisou 42 casos de corrupção, fraude e outros crimes descritos por Youssef e por Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento da Petrobras. Para dar suporte às decisões do procurador-geral, os procuradores não se limitaram ao material produzido pelos colegas que atuam na primeira instância da Justiça Federal, em Curitiba.

A equipe chefiada pelo procurador Douglas Fischer adotou algumas providências adicionais, entre elas outros interrogatórios de Youssef e Paulo Roberto. Desta vez, para detalhar as acusações que fizeram contra políticos nos depoimentos da delação premiada.

Em depoimentos, Paulo Roberto Costa citou os nomes de 35 políticos que estariam envolvidos no esquema. Segundo ele, trata-se de integrantes do PP, PMDB e PT. A informação foi repassada pelo próprio ex-diretor da Petrobras a dois deputados e revelada pelo GLOBO no dia 2 de dezembro, quando Paulo Roberto Costa participou no Congresso de acareação com o ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró.

Ainda esta semana, também deverá ser instalada a CPI da Petrobras da Câmara. A tendência é que o presidente da comissão seja um deputado do PMDB e o relator, um do PT. Diante da dificuldade de conseguir apoio de senadores, a oposição ainda avalia se vai insistir na criação de uma CPI Mista da Petrobras, com a participação de deputados e senadores. Por enquanto, a oposição tem 23 das 27 assinaturas necessárias no Senado para pedido de abertura da comissão.

23 de fevereiro de 2015
in coroneLeaks

MENTIRAS DO PRIMEIRO MANDATO DE DILMA PODEM CUSTAR PIB DE MENOS 2%, INFLAÇÃO DE 7,3% E SELIC DE 12,75 EM 2015



Em reunião na sexta-feira com vários economistas de consultorias e instituições financeiras, o diretor de Política Econômica do Banco Central, Luiz Awazu Pereira, a deterioração de expectativas sobre a situação econômica do país de forma mais contundente.  Ele ouviu um cenário bastante pessimista para este ano, com projeções que foram de queda de 0,5% a recuo de 2% para o PIB, devido a possíveis racionamentos de água e de energia, efeitos da crise da Petrobras sobre a atividade e a perspectiva de maior aperto monetário e fiscal.  O primeiro mandato de Dilma está destruindo os próximos anos.
 
(Valor Econômico) Os analistas do mercado financeiro reduziram ainda mais suas expectativas para o desempenho do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano e novamente elevaram as projeções para a inflação diante de preços administrados mais presionados. 
 
Eles agora esperam retração de 0,50% na atividade econômica neste ano, de queda de 0,42% na semana anterior. Foi a oitava revisão consecutiva para baixo. A mediana das estimativas para 2016 seguiu em expansão de 1,50%. As projeções estão no boletim Focus, do Banco Central. As apostas para o desempenho da produção industrial em 2015 tiveram ligeira melhora, de queda de 0,43% para recuo de 0,35%, mas para o ano que vem elas foram reduzidas de crescimento de 2,45% para 2%.

Quanto à inflação, a expectativa do mercado continua a se deteriorar. Espera-se agora uma alta de 7,33% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) em 2015, de 7,27% previstos na semana anterior. A previsão para os itens administrados acompanha essa alta e agora está em 10,4%, de 10% antes.

A mediana das estimativas para fevereiro teve ligeira alta, de 1,02% para 1,04%, enquanto a expectativa para 12 meses à frente cedeu um pouco, de 6,56% para 6,55%. As apostas para a Selic continuaram as mesmas: 12,75%. Atualmente, a taxa básica de juros está em 12,25% ao ano.

23 de fevereiro de 2015
in coroneLeaks

UM ALERTA A NAÇÃO

A fraqueza física e moral do Brasil
 Caros amigos
 A mais poderosa arma de uma Nação é seu amor próprio, manifestado no orgulho de seu povo, no patriotismo, na perfeita compreensão do seu elevado valor e a certeza de que a sua vontade superará todos os obstáculos e as ameaças colocadas à conquista e à defesa dos interesses nacionais.
 O Brasil, no melancólico momento que vivemos, carente de razões que estimulem o amor próprio de seu povo e, mais ainda, de lideranças capazes de conduzir a vontade nacional a um esforço conjunto de recuperação, está vulnerável às ameaças que, permanentemente, pairam sobre suas aspirações.
 Os poderes da República estão desmoralizados. Ministros e fiscais da lei juntam-se a infratores para adaptar a lei às práticas delituosas, de forma a legitimar o ilegítimo e a privilegiar o interesse de grupos, partidos políticos, pessoas e empresas, em detrimento do interesse nacional.
Um País sem estadistas, corrompido, vítima de si mesmo, ainda que contando com Forças Armadas profissionais, preparadas e equipadas será sempre vulnerável à ação da vontade de seus adversários.
 A capacidade de mobilização das lideranças brasileiras, instrumentalizada pela demagogia própria dos falsários, se tem direcionado, basicamente, a questões de cunho ideológico que visam não mais que a sua perpetuação no poder e a dilapidação do patrimônio público.
 O Brasil está degradado e pervertido pela corrupção que, a partir dos governantes, contamina o tecido social e enfraquece o comprometimento da sociedade com os valores que deveriam ser os alicerces de sua fortaleza física e moral.
 O Exército Brasileiro, desviado de sua função principal, empenha-se para obter os meios que necessita para responder à sua imprescindibilidade perante a Nação. Para tanto tem se submetido à aceitação de missões que fogem ao enquadramento legal de seu emprego, pondo em risco a credibilidade e o prestígio que o colocam à testa da confiança da sociedade.
 A estratégia indireta de atender a uma necessidade secundária, visando a suprir, pelo menos em parte, o necessário para a principal, isto é, a busca de materiais e sistemas de emprego dual (policial e bélico) para uso em operações complementares à segurança pública, na prevenção de crimes transnacionais em áreas de fronteira e na garantia de segurança à realização de grandes eventos, esportivos ou não, está a transformar a Força em uma colcha de retalhos, sem qualquer garantia de correção, de continuidade ou de retorno à prioridade da atividade fim.
 O emprego do Exército em operações policiais, fora das condições legais, exaustivamente estudadas e estabelecidas pela Constituição Federal, potencializa o inevitável desgaste da Força, o que, por seu lado, traz consigo o aumento das possibilidades de falhas humanas, com reflexos negativos para a imperiosa obrigação de manter a instituição como líder da confiança nacional.
 Cabe ao Estado o dever e os decorrentes encargos de sua própria defesa. Equipar devidamente as FFAA faz parte desse dever e não pode ser encarado como favor ou agrado e, muito menos, ser cumprido sob a forma de escambo, trocando equipamentos pela prestação de serviços complementares!
 “A maiori, ad minus” – “quem pode o mais, pode o menos” -, as FFAA preparadas e equipadas para a guerra, são capazes de cumprir quaisquer missões; a recíproca, no entanto, não é verdadeira!
 Apesar do comprometimento, do empenho, da honestidade e da competência dos seus quadros militares e da indignação de uma parcela cada vez maior da sociedade, a segurança e a defesa do Brasil, graças à falsidade, à incompetência e à má fé de seus governantes estão vulnerabilizadas por fraqueza física e, principalmente, por fraqueza moral!
 23 de fevereiro de 2015
Gen Bda Paulo Chagas

SATÉLITE RUSSO REVELA FOTO DE FERNANDO HENRIQUE SALTANDO DE PARAQUEDAS DO SENGUNDO AVIÃO QUE ATACOU AS TORRES GÊMEAS


Com toda certeza boa parte dos estimados leitores já devem ter lido este texto do Reinaldo Azevedo. Entretanto, não resisti e estou transcrevendo aqui no blog. É Reinaldo no seu melhor estilo, sarcástico, fazendo picadinho da bandalha do PT. De quebra também afanei do post do Reinaldo a fotomontagem acima e o vídeo abaixo. A fotomontagem inspirou o título deste meu post, mas o texto inteiro é lá do blog do Reinaldo que, afinal de contas, tem razão ao concluir que o PT conseguiu o seu intento: unir o Brasil! De fato os petistas estão unindo o Brasil contra o PT!, o que é algo pra lá de bom. Leiam:
Houve um tempo em que a desculpa dos petistas para todas as bobagens que eles próprios faziam colava. Ao menor sinal de contratempo, lá vinha uma dessas frases: “Foi o FHC que começou!”; “No governo FHC era pior”; “É herança maldita do FHC”.
Pois é… O tempo passou na janela, como diria o petista Chico Buarque, e só as Carolinas Vermelhas, e com os bolsos cheios de dinheiro roubado, não viram. Essa última parte, é certo, o Chico não diria. Não deu tempo de ler o noticiário lá em Paris.
Na primeira e desastrada entrevista que concedeu depois de um adorável silêncio de 60 dias, Dilma não teve dúvida: segundo disse — e é mentira! —, a corrupção na Petrobras começou no governo FHC. A ela, coitadinha!, teria cabido a tarefa de combater a roubalheira.
Não colou!

Não só não colou como a coisa caiu no ridículo. A Internet, especialmente as redes sociais, foi invadida por uma avalanche de memes ironizando a bobagem dita pela governanta. Há o do cachorrinho que faz lambança na casa, segurando na boca uma plaquinha: “Foi o FHC”. É a resposta que um garotinho dá ao pai ao levar uma bronca por ter feito xixi no tapete. Em outro, um tiranossauro rex lamenta, ao perceber que um meteoro gigante atingiu a Terra: “Porra, FHC!”. O mesmo FHC é detectado por um satélite russo pulando de paraquedas pouco antes de o segundo avião atingir as Torres Gêmeas.
Eis aí. Acabou a condescendência. Ninguém mais tem saco para aguentar os petistas e suas desculpas. A reputação do partido se esfarelou. Há um fastio crescente nas ruas, que não distingue mais classes sociais.
Comentava a questão ontem com a minha mulher, que disparou uma frase que me parece sintetizar admiravelmente o momento: “Pois é… Uma coisa era esse papo furado no auge daquele modelo que incentivava o consumo, outra, bem diferente, é tentar essa desculpa quando o quilo do músculo está a R$ 23”. Na mosca!
E olhem que sedizentes intelectuais como Marilena Chaui (que ocaso triste vive esta senhora!), Emir Sader e Leonardo Boff (o pensador que escreve livros sobre galinhas…) se esforçam: resolveram lançar em manifesto em defesa da Petrobras, como se a empresa estivesse sob ameaça. Quer dizer: está! Mas quem corrói seu patrimônio e sua reputação é a companheirada petista. Nada mais dá certo! Se o PT passar a defender a Lei da Gravidade, haverá uma onda de desconfiança sobre a efetividade da dita-cuja.
Até este que vos escreve virou meme. No Rio, em São Paulo e em toda parte, é você entrar no táxi, e o motorista senta a pua no PT, na Dilma, na companheirada… Aí um gaiato brincou: “Acho que o Reinaldo Azevedo anda a fazer a cabeça dos motoristas de táxi…”. E eu, quem nem dirijo, apareço conduzindo um bólido, hehe…
É bem verdade que este blog e também o programa “Os Pingos nos Is”, que ancoro na Jovem Pan, fazem um sucesso danado entre os motoristas, os porteiros, os operários, os intelectuais de verdade (não entre as bruxas e suas vassouras teóricas), os empresários… O PT, finalmente, cumpre aquele que era um de seus anunciados propósitos: unir o Brasil! Os petistas estão unindo o Brasil contra o PT!

23 de fevereiro de 2015
Reinaldo Azevedo
in aluizio amorim

EMPREITEIROS PRESOS QUEREM TER DIREITO A DORMIR EM CAMAS




Cama box é uma peça única, formada pelo colchão sobre uma base e madeira. Num espaço apertado, onde quatro pessoas ficam confinadas 23 horas por dia, o utensílio pode fazer toda a diferença. Por isso, incorporar algumas camas ao mobiliário da custódia da Superintendência da Polícia Federal do Paraná, em Curitiba, se tornou uma ambição entre os 17 presos da Lava Jato encarcerados em seis celas.
Enquanto os seus advogados acumulam derrotas na tentativa de libertá-los, eles travam uma luta pessoal e silenciosa para amenizar o desconforto da rotina na cadeia.
As seis celas da carceragem da PF estão divididas em duas alas. Na primeira, ficam os dirigentes das empreiteiras, quatro por cela. Na outra, convivendo com presos comuns, vivem Nestor Cerveró ex-diretor da Área Internacional da Petrobras, o doleiro Alberto Youssef e os lobistas Fernando Antônio Falcão Soares, o Fernando Baiano, e Mário Frederico de Mendonça Goes – João Procópio de Almeida, tido como braço-direito de Youssef, está temporariamente internado em hospital penal.
Cada cela, de 12 metros quadrados, oferece uma cama beliche de cimento (dois andares) e um “boi” – vaso sanitário rente ao piso, sem divisória. Dois presos são obrigados a dormir em colchões no chão. Pelo regulamento interno, todos têm direito a uma hora diária de banho de sol.
Mas já foi pior, segundo o advogado Alberto Toron, que representa Ricardo Pessoa, da empreiteira UTC. Ele disse que, quando o grupo maior chegou, em 14 de novembro, trazido pela sétima fase da operação, os carcereiros proibiam o uso de relógios e acesso a jornais ou revistas. O contato com os advogados era feito somente no parlatório, onde cliente e defensor, separados por vidro, comunicam-se via interfone, uma vez ao dia. “O Estatuto dos Advogados garante o contato pessoal e reservado com o cliente. Portanto, o que estão fazendo é notoriamente ilegal”, queixa-se Toron.
NO PARLATÓRIO
A reclamação, embora unânime, é a máxima manifestação de descontentamento. Aconselhados pelos advogados, os presos enfrentam a situação calados. No máximo, os advogados continuam atacando o parlatório, alegando suspeitar de grampos. Com o passar do tempo, o grupo tem colhido pequenas conquistas, como a liberação do uso de relógios e jornais e revistas.
Algumas das reuniões com os advogados passaram a ser em salas sem vidros. Dos visitantes, puderam receber água mineral, material de higiene pessoal, biscoitos e chocolates, estes no limite de duas barras de 200 gramas, por semana, para cada preso.
“Uma vez, os agentes barraram uma barrinha de 50 gramas de chocolate, mandada pelo meu filho”, disse o advogado Pedro Henrique Xavier, que defende Erton Medeiros Fonseca, da Galvão Engenharia.
RESPEITO HUMANO
Mais de três meses depois, o grupo define a temporada no cárcere como dura, mas com respeito humano. Não há televisão ou rádio. É proibido fumar. As quentinhas, servidas nos horários do café, almoço e jantar, são fornecidas por uma empresa terceirizada.
Os agentes comentam que “a qualidade da marmita melhorou com a chegada do pessoal da Lava Jato”.

Outro detalhe percebido pelos policiais é a sofisticação dos carros estacionados nas proximidades da superintendência nos dias de visita de parentes, às quartas-feiras.
“O tratamento é digno, mas com a firmeza necessária”, observa o advogado Edward Carvalho, defensor dos dirigentes da Mendes Júnior.
Além das celas, a carceragem tem uma sala de visitas e outra da custódia. Presos comuns, em sua maioria traficantes, ficam pouco tempo no local. O banho de sol é oferecido numa área aberta, protegida por muros altos e arame farpado. Porém, alguns presos aproveitam a abertura das celas para limpá-las.
Os presos relatam que as negociações por melhorias são travadas com o chefe da carceragem, um agente de ascendência oriental. Caberá a ele liberar ou não a cama box nas celas.

23 de fevereiro de 2015
Deu em O Tempo

NOTA AO PÉ DO TEXTO

Deitaram e rolaram no "berço esplêndido" acolchoado das mordomias, furtado do poder público. Agora reclamam das novas acomodações que o poder público lhes deu de livre e espontânea vontade...
m.americo

OPOSIÇÃO QUER ARRASTAR DILMA PARA O CENTRO DA CRISE


Esta semana será de definições no Congresso. Deputados e senadores se reúnem com a missão de definir as presidências das comissões e debater as pautas de votações nas duas Casas. Um dos principais impasses que se arrasta desde o ano passado é o Orçamento de 2015. Para apreciá-lo, será preciso analisar primeiro os quatro vetos presidenciais que obstruem a pauta do Congresso.
A definição das comissões na Câmara está prevista para quinta-feira, quando líderes pretendem indicar os nomes dos partidos para as presidências das 22 comissões permanentes. O bloco liderado pelo PMDB, com 14 partidos, terá direito às três primeiras escolhas e a nove presidências, seguido pelo bloco do PT, com sete comissões. Essa escolha é baseada na proporcionalidade dos blocos formados na posse pelos 28 partidos que têm representação na Câmara. Os maiores presidem as principais comissões.

23 de fevereiro de 2015
Naira Trindade
Correio Braziliense

NOTA AO PÉ DO TEXTO

E precisa? Será que a circulação das informações dadas nas delações premiadas não seriam suficientes para colocá-la no epicentro do furacão?
Realmente, no Brasil de faz de conta o óbvio  fica refém das intermináveis filigranas jurídicas para preservar as aparências do iminente desastre. Fica refém dos mais reles interesses. Fica refém da hipocrisia e da mentira que campeia nas intermináveis  louvações.
Mas que as coisas não serão mais como dantes, essa é a maior obviedade, apesar das unanimidades compradas. Em algum momento da caminhada petralha, a cobiça, a vaidade, o enganoso 'permanente poder' que sempre cerca aqueles que, momentaneamente o representam, como sempre acontece, se desvanece, e os arremetem para o mundo real.
Nada é para sempre, embora nossas ilusões nos deem a certeza de que somos eternos.
m.americo

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO


CASO DE POLÍCIA

Nesse últimos 12 anos a Petrobrás ficou nas últimas. A roubalheira por lá foi uma coisa nunca antes vista na história desse país. E quem, nesse tempo todo mandou, desmandou, faz e desfaz, manda e desmanda em tudo que acontece lá dentro da Petrozona?

Deixem que eu mesmo respondo: Lula, como presidente da República e Dilma Vana como presidente do Conselho de Administração e da República também.

E então, isso quer dizer alguma coisa pra vocês? Pois, para a Lava-Jato, isso quer dizer tudo no Petrolão. Por enquanto, só no Petrolão. A Petrobrás não é coisa para CPI nenhuma; é caso de polícia.


BELCHIOR NA CAIXA

Miriam Belchior, quase ex-viúva de Celso Daniel, foi oficializada na chefia da Caixa Econômica Federal. É ex-quase viúva porque, quando ele sumiu do mapa da mina, ela acabara de se divorciar dele. De qualquer maneira, como toda mudança por melhor que seja tem sempre o seu lado bem pior, venha pra Caixa você também.

"QUEM COM PORCOS SE MISTURA, FARELO COME"

O deputado baiano, Zé Carlos Aleluia, chutou o pau da barraca neste fim de semana e disse que o Ministério Público já deveria ter pedido a prisão de Lula.

Para ele, Lula está atrapalhando as investigações da Lava-Jato. E Aleluia foi fundo: "Quem com porcos se mistura, farelo come. E Lula criou um chiqueiro na Petrobrás".

Ele acha que por isso, "não tem cabimento estarem soltos Renato Duque, João Vaccari Neto e o próprio Lula. Eles estão atrapalhando a investigação".

Aleluia está equivocado. Senão de todo, pelos em um ponto: o chiqueiro se espalhou por todas os cofres de órgãos públicos desse país. O difícil é saber qual a maior pocilga.

TROTE UNIVERSITÁRIO

Nenhuma euforia será tanta e nem tão grande a ponto de jogar no lixo a dignidade de quem quer que seja.

Nos idos de 70 passei no vestibular da então Faculdade de Direito da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Pelotas. Tinha já os meus bons 30 anos, era casado, pai de três filhos e já vinha cometendo jornalismo há muito tempo.



Fiquei entre os primeiros 40 colocados dentre os 100 candidatos, graças a minha tática infalível para superar provas escritas de qualquer natureza: 40% de estudo, 30% de sorte e 30% de cola.

Hoje, eu já não iria para uma prova com essa estratégia. Seriam 40% de estudo e 60% de sorte.

Não, por mais que eu tenha fastio por estudar convencionalmente, eu hoje não colaria, por essa luz que nos ilumina!

Mas isso até aqui é só perfumaria para atirar pedra nessa coisa primitiva, animalesca, deprimente e sem noção que é o trote de calouros.

Naquele tempo o trote universitário era uma coisa bem mais light, bem mais suave. E até mais inteligente. Tão inteligente quanto idiota e humilhante. Trote sempre foi besteira. Bolas, há milhares de calouros a cada semestre; há muito a comemorar, mas nada que possa extrapolar o respeito e a dignidade humana. Faculdade não é quartel; lá sim, antiguidade é posto.



E então, para não perder o fio da meada, relembro aqui que o primeiro dia de aula da nossa turma seria no Campus do Capão do Leão, cidade-satélite, hoje emancipada, distante uns poucos quilômetros do centro da cidade de Pelotas.

Havia ônibus da Faculdade para levar e trazer os estudantes, professores, funcionários. Entrei no ônibus. Quando escolhi um lugar para sentar, dentre os tantos vagos que havia naquele coletivo, um grandalhão me disse em tom de quem me dava uma ordem:

- Você não pode sentar aí.

- Oi, bom-dia; por que não?

- Esse lugar é meu.

- Por que esse lugar é seu?

- Por que você é calouro e eu sou veterano.

- Ah tá, desculpe. Então eu vou sentar... aqui mesmo.

E me acomodei serena e confortavelmente no lugar que havia escolhido por que estava vazio quando eu entrei no carro. O grandalhão não me tocou, mas me condenou ao que seria um desterro na Faculdade. Foi a minha primeira questão de direito no Direito.

- Você vai ser isolado; ninguém vai falar com você aqui - murmurou ameaçador o veterano.

- Tá bom. Pra mim isso não muda nada, eu não vim mesmo aqui para falar com vocês. Obrigado, isso era tudo que eu mais queria ouvir.

E ficou nisso. O tempo correu. Cursei Direito quase três anos. Depois de cinco semestres, optei pelo jornalismo. E foi então que, sem saber, estava fazendo meus votos de pobreza.

Antes de deixar a faculdade, fui atacante de um dos melhores times de futebol da Faculdade de Direito. Nesse time, sim, não escolhi o lugar para jogar; eles me escalaram na ponta-de-lança.

Quer dizer, o trote daquele veterano foi trote. Um trote. "Uma farsa" - como diria hoje qualquer mensaleiro. Nunca o levei a sério. E pelas amizades que fiz e que ganhei por lá, ninguém levava o tal de trote a sério.

Melhores, muito melhores que o trote, eram os embalos de sábado à noite, na Boate do Centro Acadêmico. Quanta amizade; quanta conversa jogada fora; quantas e quantas... Bolas fora. A turma me contava, às segundas-feiras, antes das aulas. Pois é.

RODAPÉ - Hoje, submete-se às humilhações, ofensas, brutalidades só quem quer passar por isso. Nenhuma euforia será tanta e nem tão grande a ponto de jogar no lixo a dignidade de quem quer que seja. Nenhum curso de nenhuma universidade valerá tanto quanto a desgraça de uma morte por intoxicação, um acidente irreparável, o estupro isolado ou coletivo de qualquer calouro. Entra nessa, quem quer. Em caso de abuso, basta chamar a polícia.

ENQUANTO NÃO SE GOVERNA,

CRIA-SE MAIS UM PARTIDO


Dilma Vana-2 pode até não ter movido uma palha pelo país neste governo seminovo de ideias de segunda-mão, tanto é que lá se vai o segundo mês e só o que ela faz é mexer e remexer em ministérios que já eram seus e quebrar a cabeça para distribuir mais de 110 mil cargos sem concurso para cabos-eleitorais nascidos nos partidos sócios do PT.



Lá se vai o segundo mês de 2015 e para Dilma Vana-2 o ano ainda não começou.

Não moveu uma palha até aí, porque já mexe os pauzinhos para diminuir a influência do PMDB que, nesses últimos anos, manda tanto ou mais que o PT.

O deputado Ricardo Izar, do PSD de São Paulo, já entregou mais de 50 mil assinaturas que servirão de base para a formação do novo PL, Partido Liberal.

A sigla é mais uma cria espúria de Gilberto Kassab que não é casado e não tem filhos, mas para desgosto de Marta Suplicy é um exímio inventor de partidos de médio porte, fortes o bastante para incomodar alguns e acomodar a ele próprio.

Então, licencinha gauchada, vou falar como se diz por aí: É aí que me refiro. Dilma entra em ação por baixo dos panos, como articuladora da jogada que tem por finalidade esvaziar, diminuir e até, se der no jeito, substituir o PMDB.

Nos planos de 20 anos de poder do PT, Kassab, hoje ministro das Cidades de Dilma-2 seria, em 2018, candidato a vice-presidente da República dos Calamares. O moçoilo não prega prego sem estopa.

PT NÃO GANHA EM 2018

Do jeito que a coisa vai, em 2018 o PT não vai ganhar a eleição para a Presidência da República. A oposição é que vai perder mais uma vez.

PELA MORTE DO BANDIDO

CONTRA A PENA DE MORTE

Você é favor, ou contra a pena de morte? Seja lá o que você pense a respeito, eu respeito. Eu sou a favor da morte do bandido, mas decididamente contra a pena de morte.

Parece até que não bato bem da cabeça. Mas, bato sim

Seguinte, minhas querida e meus queridos, companheiras boas e companheiros batutas: quando sou a favor da morte do bandido, me deixo contaminar pela maldade que esses criminosos repassam aos homens de boa índole quando cometem um barbarismo.

Sou, então, tomado pelo ódio, pela irracionalidade e pelo sentimento de vingança: quero que aconteça com ele - nem que eu próprio tenha que fazer isso - a mesma desgraça que ele provocou.

Fico assim, mas não por muito tempo, meio bárbaro, meio abominável, meio Talião na base do olho por olho, dente por dente. Então aí você já percebe porque sou a favor da morte do bandido.

Seja lá o que você pense a respeito, eu respeito. Sou contra a pena de morte, por uma razão muito simples: não tenho em quem confiar o poder de decidir sobre a vida e a morte dos outros.

E nem preciso ir muito longe para buscar minha convicção sobre a pena de morte institucionalizada. Basta que eu me pergunte: aqui no Brasil, quem decidiria a morte de alguém: o presidente do Senado, Renan Calheiros; o presidente da Câmara, Eduardo Cunha; o presidente do Supremo Tribunal do Governo Federal, Ricardo Lewandoski e sua corte; o governador do seu Estado; o prefeito da sua cidade; o criador da criatura; a president@ da República, Dilma Vana-2 e seu guru midiático João Santana?!?

Peralá, deu pra mim. Paro por aqui. É só por isso que sou pela morte do bandido e contra a pena de morte. Seja lá o que você pense a respeito, eu respeito.

DONO DA UTC QUER CONTAR TUDO, MAS...

Mais uma vez encanado na Vara do juiz Sérgio Moro, em Curitiba, o empreiteiro mais íntimo de Lula, Ricardo Pessoa, dono da UTC enrolada até os tubos no bunga-bunga da Petrobrás, quer contar tudo que sabe, mas o governo não deixa.

Pelo menos o governo está fazendo das tripas coração para que ele não dê com a língua nos dentes.



Verdade é que ele já deixou vazar que o esquema começou em 2003 - segundo ano do primeiro governo Lula - operado por Delúbio Soares.

Vazou também que ele bancou despesas de Zé Dirceu e que, só no ano passado, despejou a módica quantia de R$ 30 milhões de propina para dentro do PT.

Entrementes, Zé Dudu Cardozo, o mais inoperante e desastrado ministro da Justiça do governo, faz de tudo e mais um pouco para evitar que Ricardo Pessoa e genéricos celebrem com a Lava-Jato acordos de delação premiada.

RODAPÉ - Essa cretinice de usarem o Ministério da Justiça para melar a Lava-Jato é o sinal mais evidente e desesperado que políticos, governantes e seus cúmplices morrem de medo do que a lei pode fazer contra eles - gente acostumada a usar a lei a seu favor. Como só os políticos têm direito a foro privilegiado, só eles cairão nas graças do STF, a Corte de Lewandowski. Com os empreiteiros e dirigentes da Petrobrás o ar é outro: todos cairão na Vara do juiz Sérgio Moro.

A CPI DO PETROLÃO

A CPI do Petrolão está mesmo disposta a enrolar e retardar a Operação Lava-Jato. Vai chamar para depôr, Sérgio Machado ex-presidente da Transpetro e o s ex-dirigentes da Petrobrás Renato Duque, Paulo Roberto Costa e Nestor Cerveró.

Serão chamados no apito também Sérgio Gabrielli, Graça Poster e Aldemir Bendine, todos com a faixa de presidente da estatal. Quem também deve ser convocado para falar o que vai dizer que não sabe é Zé Dirceu que está com o pé que é um leque para ir morar no exterior. Antonio Palocci também vai sentar na cadeira dos depoentes em mais esta CPI. Ele é tido e havido como o operador que se ligava com os executivos da Toyo Setal com o PT.

Para o tucanato entusiasmado com essa nova chance de fustigar o governo, já está tudo muito claro: amigos íntimos a mais não poder de Lula, Zé Dirceu e Antonio Palocci aparecem como cabeças do esquema que afundou a Petrobrás. O tesoureiro do PT, João Vaccacri Neto, é apontado como o chefe do bloco operacional da roubalheira toda.

Quer dizer, esta CPI tem tudo, como todas as outras, para não dar em nada. E tem, mais ainda, tem tudo para atrapalhar a celeridade da Operação Lava-Jato. O Petrolão não é coisa para CPI nenhuma; é caso de Polícia.

SEM TEMPO PARA GOVERNAR

Dilma-2 não tem tempo para mais nada. Ela está atarantada com tanto pedido da base aliada para conquistar as bocas-ricas que estão na bolsa do segundo escalão do governo. São cabides de emprego que chegam a ter salários de R$ 30 mil por mês, fora o alho. Não é nada, não é nada, ela tem mais de 110 mil vagas para preencher do jeito que bem lhe der nas telha. Cá pra nós, é trabalho demais para uma president@. Tão cedo ela não vai ter tempo para começar a governar

PIRRAÇA FATAL


A pirraça de Dilma-2 para com o embaixador da Indonésia, tome nota, vai acelerar o fuzilamento do outro traficante brasileiro, Rodrigo Gularte, que está no corredor da morte, lá em Jacarta.

A falta de tato de Dilma-2 teve um objetivo: desviar a atenção da mídia da série de escândalos que abalam o seu governo. Sua insensibilidade não teve limites.



E a gente explica o factoide: Dilma-2 definiu para sexta-feira a entrega solene de credenciais a cinco embaixadores.

Na quinta-feira, o Itamaraty editou os convites de cada um deles, inclusive para Toto Riyanto, da Indonésia.

Dilma-2 não teve dó nem piedade, deu as costas ao diplomata da Indonésia que passou a vergonha de ser avisado que fora excluído da lista só depois que já estava no Palácio.

E assim é que as já remotas possibilidades de livrar Rodrigo Gularte da execução, foram pras cucuias. A manobra marqueteira de Dilma-2 no episódio de humilhação ao diplomata da Indonésia teve duas consequências:

1) não desviou a atenção da mídia do fato de que os empreiteiros acusados na Lava-Jato pediram proteção a Lula e não a ela; 2) empurrou definitivamente o brasileiro Rodrigo Gularte para o corredor da morte.


23 de fevereiro de 2015
sanatório da notícia