"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

LULA PREOCUPA FAMILIARES. MAS O PAÍS SE PREOCUPA COM O BURACO NEGRO EM QUE ELE JOGOU O BRASIL...

Lula acuado e em depressão. Familiares a amigos preocupados ...Não se comenta outra coisa no ABC Paulista. Lula sempre bebeu bem, maneirou com a doença e agora voltou com tudo. Amigos próximos e familiares não escondem preocupação. Atitude se configura como suicídio homeopático. Está complicado para o Ex-homem" mais poderoso do País", conviver com realidade decadente. Pressão aumenta sobre seus ombros. Não está acima da Lei nem blindado 100%, como se imaginava. Investigações chegam até ele. Avalanche de acusações e envolvimento comprovado, nos mais diversos crimes, prometem destruir sua Biografia, colocando-o em situação, capaz de levá-lo à prisão. Nem a arma do "rabo preso" lhe adianta mais. Chantagem do "arrastar todo mundo" caiu por Terra. Ninguém enfrenta exército só. Ele sabe que não poderá sair dedurando. A reação tipo locomotiva o esmagaria. Seria um Tsunami. Atolado até a alma, nos piores escândalos da história. Não arrasta mais multidões, como viu no fracassado evento da CUT em São Paulo, no 1º de Maio. Suas mentiras não soam mais como verdade. Algo percebido claramente no Panelaço, durante programa do Partido na TV. Programa esse que mostrou o fim do PT. Como pode um Partido, tendo a Presidente do País, e não poder colocá-la em Programa em Rede Nacional, por absoluta rejeição popular? Lula, que se achava um   "deus", começa a pagar pelo sacrilégio. O final de sua vida se apresenta de forma que nem em suas mais pessimistas previsões poderia conceber. Pagará juros altos pelo roubo, pelas mentiras, devaneios e 15 anos de glória. Agora é só esperar e aplaudir. Há justiça no fim do túnel!              

03 de agosto de 2015

J. M. Kimura  .'.   

PARA QUEM JÁ PASSOU DOS CINQUENTA...

Alô... Alô! Tem alguém aí na escuta, quero dizer, na leitura, e que já tenha passado dos 50 como recomenda a crônica abaixo?
Então tá! Depois de tanta desgraceira política, vamos rir um pouco...



Para quem já passou dos 50...
   Só podia ser do Veríssimo...
     
Na semana passada estava entrando num banco para ver se tinha restado algum trocado, até o dia da "viúva" (INSS) fazer o depósito. Foi quando uma linda garota de uns quarenta anos, minissaia, entrou na fila dos caixas, imediatamente saí da fila dos idosos e também entrei na mesma fila.
Em pouco tempo ela olhou para trás e sorrindo disse:
- Porque o senhor não utiliza a fila dos idosos?
Você sabe para que lugar eu tive vontade de mandá-la, não é?
Porém, mantive a calma e usei toda minha experiência. Puxei papo e resolvi inventar, para impressionar. Falei das minhas "experiências como comandante de navio de cruzeiro" Semana passada havia lido um livro sobre um comandante de navio de turismo. Sabia tudo a respeito.
- Uau! O senhor foi comandante de transatlântico?
- Só por vinte e dois anos.
- Respondi expressando uma certa indiferença pelos anos de trabalho, mas sentindo que tinha capturado a presa, era só abater e comer.
- Nossa!!!! E com essa sua pinta o senhor deveria, certamente, agradar muito o público feminino, nas noites de jantar com o comandante.
Boquiaberto só pude responder:
- Hã? - distraído que estava de olho fixo no decote da jovem, que exibia, exuberantemente, seus lindos seios.
Ela me pegou no flagra. Eu sem graça, e ela não fez por menos!
- O senhor ficou vermelho! Ficou até mais bonito. Aliás, o senhor deveria fazer um teste na televisão.
Eu estava perplexo e apavorado, depois dos sessenta, isto acontece uma só vez antes da morte. Aquele avião pronto para decolar e eu sem condições nem mesmo de efetuar o check in. Sim, não sabia ao certo quanto teria na conta corrente...
Quanto estaria custando um Viagra?
... Onde poderia arrumar duzentão, até o dia do depósito da "viúva"?
... Quanto estariam cobrando um apê no motel?
Será que se chamar um táxi pega bem? Comecei a suar frio.
- Eu, artista de televisão?
- Sim! O senhor lembra aquele famoso galã dos anos cinqüenta, que minha avó me mostrou na revista "Rainha do Rádio". Ela tem verdadeira paixão por essas revistas. Adorava Marlene, Emilinha Borba... Deus nos livre de alguém mexer nas suas revistas. Ela guarda a sete chaves, com o maior carinho. O senhor é saudosista também?
- Sim! Mas, você ta me gozando. Galã dos anos cinqüenta?
- Verdade... Não me lembro bem o nome, só sei que ele fazia filmes para o cinema, era muito famoso. Ma.. Mário, não era. Era alguma coisa como... Ah sim, tinha dois “Z” no nome.
- Mário Gomezz (apelei)?
- Não, não era este o nome.  Ahhh lembrei... Mazzaropi? Isto Mazzaropi! Mazzaropi era um galã, não era?
Nesta hora minha auto-estima fez um buraco no chão e foi parar na terra do sol nascente.
Pô, quando ela disse que eu parecia galã dos anos cinqüenta, pensei num Paulo Gracindo, Paulo Autran, ou algum Antonio Fagundes da vida. Mas, Mazzaropi? ...PQP! Mas, até aí tudo bem, para pegar aquele avião eu ia de Mazzaropi mesmo.
O meu fabuloso programa da tarde só veio a acabar, quando ela incautamente, derrubou um livro que tinha na mão. Eu, como um verdadeiro cavalheiro, inventei de abaixar para apanhá-lo. Só que esqueci as recomendações do meu ortopedista sobre minhas artroses e artrites, que quando eu me abaixasse, o fizesse de uma forma bem vagarosa.
Enquanto o livro descia, eu mais que depressa, inventei de pegá-lo na altura dos joelhos desnudos da jovem. Só escutei a frase dela:
-Uau! Que reflexo - você parece um garotão!"
Ouvi esta frase, e mais dois sons. Um som abafado da região da minha coluna que travou no ato, e o som estridente de um prolongado peido, que além de sinalizar a frouxidão do rabo, lembrou-me da intensa dor na coluna. E quem disse que eu conseguia endireitar o corpo, nem chamando o Carvalhão.
Arcado, tentava me endireitar e peidava. Tentava, e novamente peidava. Pô, o pior, que há pouco tinha almoçado num restaurante alemão. Imagina o odor?
A jovem vendo que a situação não reverteria, tirou os dois dedos que apertavam suas narinas, apanhou o celular e discou para o SAMU. Fim de um provável romance...
Você tá rindo por que não foi com você!!!
03 de agosto de 2015

VELHOS HÁBITOS DEMORAM PARA MORRER

cumpadi1
Para a ponta de cima da pirâmide a nossa desordem regulatória, o pandemônio tributário e a ratoeira trabalhista foram, aos poucos, se transformando em sólidas barreiras de proteção do “know-how nacional” contra concorrentes incômodos. Os nossos “grandes tycoons” dos setores mais competitivos da economia globalizada com costas quentes no BNDES – que são o pouco que sobrevive da indústria nacional – passaram a adorar esse nosso labirinto. Esses “excepcionalismos” corporativo-burocráticos que matam as empresas, os negócios e os empregos da massa ignara dos “sem-canal-em-Brasília” aqui da planície, condenados a competir de peito aberto com as chinas da vida, transformam os mega-empresários do nosso “capitalismo de compadrio” nos “intérpretes” que qualquer estrangeiro treinado apenas na competência, na lógica do mercado e no bom senso precisa obrigatoriamente ter para poder operar direta ou indiretamente na ou com a “6a economia do mundo” (ou seja lá qual o posto para o qual tenhamos sido rebaixados nesta última rasteira) onde não valem as leis universais.cumpadi7
Em entrevista “gostando da Dilma” para a Folha de S. Paulo de 6 de julho passado, Rubens Ometto, da Cosan, dizia isso com todas as letras: “Somos brasileiros, fazemos a diferença porque sabemos como proceder, lutamos pelos nossos direitos politica e economicamente (…) para defender minhas empresas no Executivo e no Legislativo (sic). Claro que não se pode fazer certas coisas que acontecem por ai (especialmente nesses tempos de Lava-Jato) mas eles (os estrangeiros) precisam de alguem que more no Brasil“…
Logo abaixo dessa pontinha da pirâmide comem soltos os cínicos da especulação, para quem para cima ou para baixo pouco importa, o que interessa é o tamanho das oscilações, e se empanturram os banqueiros que recolhem os mortos e feridos e, a peso de ouro, os “adquirem e refundem” em novos frankensteins para o mundo dos mortos-vivos do empreendedorismo brasileiro enquanto nos sugam pela interposta pessoa do estado estroina a quem não interessa o tamanho do juro a ser pago, tudo que é necessário é que o dinheiro não pare de fluir.cumpadi11
Já para a grande massa descrente dos da base da pirâmide, aceitar a velha e surrada esmola corporativista de sempre quando a conta chega e a miséria aperta, ha muito que deixou de ser engodo que ainda engane alguém: é tão somente, ao fim de cinco séculos sem mudanças, a única maneira realista de salvar-se quem puder salvar-se da parte que for possível do adicional de sacrifício a ser imposto aos demais toda vez que a farsa completa mais um ciclo, ainda que à custa de ficar devendo à máfia.
Entre o suborno do “direito especial” a não pagar inteira a sua parte da conta oferecido pelo político/sindicalista de plantão a quem tiver massa eleitoral para tanto no atacado e, no varejo, a sangria sistemática dos empregadores pelos advogados “trabalhóstas” que vivem de cabalar candidatos a assaltar e dividir o produto do roubo com quem foi louco bastante para oferecer empregos no país que Getúlio Vargas condenou à danação eterna com o “matreiro” achado – “Seja canalha que a Justiça do Trabalho garante” – com que se perpetuou no poder, muito pouca coisa da moral e do orgulho nacionais restam em pé.cumpadi2
É de cima desses escombros que este Lula sempre triunfante apela pelo pior em cada um de nós com o seu proverbial: “Eu sou; mas quem não é”?
São estes – fora a pequena multidão dos “militantes” dispensados da corrida do merecimento pelo “toque de Midas” invertido dos “de dentro” que o PT multiplicou em metástese em cada célula do estado nacional, habitantes daquele mundo encantado do Planalto Central onde as marés são eternamente montantes, os salários sobem 78% em plena crise e os empregos nunca desaparecem – os únicos interessados em impedir para todo o sempre que se trate de curar as ancestrais doenças deste brasilzão onde, desde sempre, nunca tão poucos deveram tanto a tantos.cumpadi4

DUAS NOTAS ESTRIDENTES...

AI, ME APUNHALARAM DE NOVO PELAS COSTAS!

Esta segunda-feira está impagável. O Brasil da Silva é um quadrinho. Zé Dirceu dessa vez não deu aquele soco no ar, marca registrada do heroi que se entrega de pé esbravejando em tonitruante silêncio "a luta continua, companheiros!"...

É que, nesta esplendorosa manhã de segunda-feira Zé Dirceu foi preso sob a acusação da justiça de que foi ele quem montou o esquema de assalto sistemático e organizado à Petrobrás.


E mais que não socar o vento, Dirceu nem deu ainda qualquer sinal de que espera o tradicional telefonema de Lula com o código de silêncio sepulcral "tamo junto nessa, companheiro!".

Agora então, eu preciso saber só uma coisinha: pô, o Dirceu era unha e carne com Lula, a quem, diga-se de passagem, nunca chamou pelo codinome Brahma; o Dirceu era ministro-chefe da Casa Civil do governo Lula; o Dirceu é e sempre foi o segundo nome mais forte e mais representativo do PT; Dirceu foi quem mudou o PT de um jeito que fez o Lula ganhar aquela primeira eleição dele para presidente vitalício do Brasil...


Pô de novo. O Lula já era o presidente infalível de honra do PT quando Dirceu já era o mesmo Dirceu de sempre... Esse Lula, amigo, camarada,companheiro bom e batuta, não sabia de nada... É um pateta, né não?!? É sim.

É o maior pateta que já se viu na história em quadrinhos do Brasil. Mais que Pateta é o Superpateta. E ainda quer se meter a pegar o lugar da Dilma Sapiens para retomar o Brasil da Silva...

Perahê ô! Sai pra lá com essa mandioca! Esse cara não é o Pateta... Esse cara é o Pluto. Tão cachorro quanto o Pateta que tinha jeito de gente e até falava como gente nos desenhos animados, o Pluto tinha jeito de cachorro, mas não falava como gente...

Bem do jeito que o Superpateta está agora em silêncio nesse episódio, como quem não viu nada, não sabe de nada, não fez nada. Se alguém ouvir um ganido no meio dessa história em quadrinho não é o Superpateta é o Pluto que está ladrando: - Ai, me apunhalaram de novo pelas costas!




PONTOS A PONDERAR

1) PONTO - Advogados de Zé Dirceu esperneiam contra a prisão do seu inocente cliente. Alegam que "não há razão para a prisão de Dirceu. Não há nenhum sinal, nenhum indício de que ele fosse fugir do país.

1) PONDERAÇÃO - Estão confundindo serenata com retreita. A Lava Jato prendeu Dirceu para que não houvesse obstrução da justiça; para que o malfeitor não apagasse as digitais e nem raspasse as pegadas da cena dos malfeitos.

2) PONTO - Perguntado sobre Lula, procurador disse que "ninguém está isento de investigações".

2) PONDERAÇÃO - Para a Justiça rei morto, rei posto. Ainda mais que o Brahma, do Clube das Empreiteiras, não está acima da lei e nem tem foro privilegiado.

3) PONTO - Ministro Jaques Wagner, Pai das Forças Armadas Brasileiras, disse para a imprensa que a prisão de Dirceu não foi tema da reunião de Dilma.

3) PONDERAÇÃO - Claro que não. A reunião de Dilma foi só para saber dos resultados do Brasileirão e por que o Grêmio perdeu para o Sport. Mas inda que mal pergunte: se Dirceu foi preso por que a Lava Jato descobriu que ele foi o articulador do Petrolão, quem era a presidente do Conselho de Administração da Petrobras naqueles áureos tempos?

4) PONTO - Dúvidas internas e externas fazem dólar chegar como nunca antes na história desse novo país a R$ 3,50.

4) PONDERAÇÃO - Dúvidas, uma privica! Dívidas, meu! Dívidas! Dúvida aqui ninguém tem: essa Mulher Mandioca tem mais é que pedir o boné e se mandar.

5) PONTO - Acuada, Dilma agora decide cortar o número de ministérios. Ela e seus notáveis auxiliares estão divergindo entre si. Temem o desgaste com os aliados que perderiam as bocas-ricas com o enxugamento da maior máquina de lavar que qualquer governo já teve nesse mundo.

5) PONDERAÇÃO - Isso não é temor é confissão explícita. Os caras só são aliados por que foram comprados. A moeda foi em dinheiro vivo, em forma de salários e em poder de barganha disfarçado de autoridade. A saúde, educação, transporte, emprego, segurança e serviços essenciais que se explodam.


03 de agosto de 2015
in sanatório da notícia

ZÉ DIRCEU II: OS INIMIGOS AGORA SÃO OUTROS




Hoje, com a prisão de José Dirceu, encerra-se um ciclo do processo político brasileiro. A geração revolucionária da esquerda brasileira, que confrontou a ditadura militar, vê um dos seus principais líderes novamente atrás das grades, porém sem poder erguer o braço com o punho fechado, em sinal de resistência política.

O gesto cínico dos tempos do mensalão já não lhe cai bem. Não há quem possa com um mínimo de seriedade sustentar o viés político da sua prisão.

A desgraça pessoal da história de Dirceu não é o sinal da decrepitude de uma biografia apenas; trata-se do fim de uma visão hegemônica e autoritária do fazer política, apropriando-se do Estado brasileiro e usando-o a serviço de um grupo que desejava se eternizar no poder, não porque houvesse um projeto de país, porém simplesmente porque o poder era uma razão suficiente e única do agir político.

José Dirceu é o símbolo do pragmatismo oportunista: com a retórica de esquerda, as suas práticas eram típicas da... esquerda.

O aparelhamento do Estado, a destruição lenta e gradual dos mecanismos democráticos, a contaminação das instituições, a formação de uma quadrilha disposta a tudo para a conservação em suas mãos do poder político e econômico.

Se bem analisarmos os desdobramentos da Operação Lava-jato, o caminho aponta para Palocci como um dos próximos prováveis alvos.

A ser assim, os dois homens fortes do primeiro governo Lula estarão na cadeia. Acima deles, só o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. E começa a se formar aquela inelutável sensação que a prisão de Lula já não é um cenário impossível, fora da realidade que começa a se desenhar de um modo caudaloso.

Tirando o messianismo de membros do Ministério Público Federal envolvidos com as investigações da Operação Lava-Jato, o perigoso voluntarismo em nome de boas intenções que o inferno do fascismo está cheio, o fato é que o ocaso do lulopetismo vem por meio dos ventos que sopram em Curitiba e congelam a alma do mundo político nacional.



03 de agosto de 2015
Adriano Soares da Costa


NOTINHAS PITORESCAS...

Juiz Sergio Moro é o Pepto Bismol do Ministro Barroso

Moro curou Barroso de sua usual diarréia mental, finalmente dessa vez ele não soltou seu típico barrão: Luís Roberto Barroso acatou os argumentos de Sergio Moro: José Dirceu será transferido para Curitiba.

Suposto Jornalista, Turco-Fenício 171 do PT, Está Fodido mas Bem Pago, Vai Passar uma Merecida Temporada Enjaulado

Sergio Moro sabe quem é quem. Em seu despacho, o juiz da Lava Jato refere-se a Leonardo Attuch como "suposto jornalista".

A Latrina se Ilumina Quando Sibá Urra

A petista Marxilena Chauí num dos momentos mais brilhantes de sua carreira de boçal oficial do partido da bandidagem disse que o mundo se ilumina quando Lula fala. Talvez suas orelhinhas pontudas estejam entupidas de cera, ou ela não tenha capacidade para entender o que seu companheiro de partido Sibá Machado fala, pois nunca elogiou sua inteligência. Mas certamente vai aplaudi-lo dessa vez: Sibá Machado, líder do PT, diz que prisão de Dirceu mostra tentativa de 'golpe' ao partido. Para ele juiz Sérgio Moro 'persegue o PT' e faz 'aberração'.

La Garantia Soy Yo! O Que o Bancário Joaquim Levy Foi Fazer no Governo Dilma?

1)Petrobras já deve R$10 bilhões ao Bradesco. Empréstimos saltaram 12.250% em apenas dois anos; 2) Bradesco compra HSBC Brasil por US$ 5,2 bilhões; 3) Lucro do Bradesco cresce e chega a R$ 4,47 bilhões no 2º trimestre. Em relação ao mesmo período de 2014, aumento foi de 18,4%. No primeiro semestre, o lucro da instituição somou R$ 8,717 bilhões.

Pixuleco

Dirceu na Masmorra, o Vagabundo Comunista Voltou Novamente para Chafurdar Barroso em seu Barrão

Parece festa junina, com a velha musiquinha e dança de quadrilha no Brasil: a PF prende e o judiciário solta, daí a laboriosa PF, teimosa que é, prende novamente. Zédirceu, operador de Fidel Castro, sócio de Lula, foi preso outra vez. A ditadura o prendeu, a democracia insiste em prendê-lo, repetidas vezes. Sim, na selva sempre haverá juízes de porta de cadeia como os Barrosos e Tofolis para soltar e proteger gangsters comunistas como Dirceu. Sim, os militantes do PT, bando de vagabundos, otários por natureza, tentarão salvar o “herói do povo brasilero” mais uma vez. Pagarão suas contas com os adEvogados que lavam dinheiro, doando o dízimo do que roubam para ele, com aquele babaca da Globo a frente, guiando o carro alegórico da impostura. Mas dessa vez deve ser diferente. O juiz Sérgio Moro vai extirpar esse câncer, para a alegria dos pagadores de impostos cansados de serem assaltados pelo PT. Zédirceu vai apodrecer no xilindró para escrever a primorosa poesia dos patifes.

03 de agosto de 2015
in selva brasilis

FAMÍLIA PRESSIONA PEDRO CORRÊA A FAZER DELAÇÃO NA LAVA JATO



Ligado a Lula, Corrêa pode fazer delação
A família do ex-deputado Pedro Corrêa (PP-PE) tem pressionado o político para que ele faça um acordo de delação premiada e conte o que sabe sobre o esquema investigado na Operação Lava-Jato. Condenado ao regime semiaberto no mensalão, o ex-deputado está preso provisoriamente em Curitiba desde abril pelo envolvimento no escândalo que investiga desvios na Petrobras. Segundo o advogado de Corrêa, Michel Saliba, o cliente resiste à ideia e o Ministério Público Federal não foi procurado para dar início a qualquer negociação.
– A família está muito preocupada com a permanência dele porque vem emendando a prisão. Está preso desde dezembro 2013. A pressão vem principalmente da esposa e de alguns dos filhos – disse Saliba ao Globo.
TEM RESISTIDO
Segundo o advogado, Corrêa tem resistido a ideia por ser pessoalmente contra o instituto da delação premiada e por acreditar que pode ser absolvido ao final desse processo.
– Ele é um cara de muita fibra, é contrário à delação. É uma coisa pessoal dele. É contra esse instituto. É uma questão, para ele, até sociológica, que remonta às origens pernambucanas. Além do mais, acha que dentro da conduta por ele praticada é passível de se alegar a inocência – afirmou Saliba.
O advogado já avisou ao cliente que deixará a defesa, caso ele parta para a delação premiada. Saliba defende outros políticos investigados no caso, vários deles do PP, que poderiam ser citados por Corrêa em eventual colaboração com a Justiça. A filha do político, a ex-deputada Aline Corrêa, é uma das que responde a inquérito no Supremo Tribunal Federal (STF) pela suspeita de ter recebido recursos do esquema.
###[

NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Embora seja do PP, Correa era muito ligado ao então presidente Lula. Se fizer delação, vai causar um estrago enorme, ajudando a demolir o que ainda resta de Lula, do PT e do governo.(C.N.)

03 de agosto de 2015
Eduardo Bresciani
O Globo

TODOS PREPARADOS PARA O DÓLAR A 4 REAIS?

Dilma Rousseff - Joedson Alves - AP
Essa é a projeção dos corretores, segundo reportagem da Folha de São Paulo, trecho a seguir:
“Corretores e especialistas em câmbio acreditam que o dólar possa chegar a R$ 4 até o final do ano, se não ocorrer uma melhora na economia e uma trégua na crise política. Só nesse cenário os investimentos estrangeiros voltariam ao país, provocando uma apreciação do real.”
A crise econômica provocada por Dilma Rousseff parece não ter fim. E agora fica ainda mais difícil aquela lorota de que os pobres agora passeiam nos EUA. Com esse dólar e desempregados por aqui? Pois é…

03 de agosto de 2015
implicante

DIA 06 DE AGOSTO: TODOS A POSTOS!

000 5 ROQUE 6 de agosto Panelaço para o programa do PT na TV
03 DE AGOSTO DE 2015

MUITOS SÃO INVESTIGADOS, POUQUÍSSIMOS, DENUNCIADOS


Precisamos contratar, urgentemente, uma Ronda Rosey para arrasar, na base da pancada forte e certeira, com a estrutura cartorial, cartelizada e corrupta do modelo estatal de Bruzundanga. A lourona norte-americana só precisou de apenas 34 segundos para aplicar um nocaute na brasileira Bethe Correia, na tão esperada e promovida luta do UFC 190, na Arena da Barra, no Rio de Janeiro. Foi a 12a vitória da Ronda no delicado MMA. Por isso, deveríamos convocá-la para nos ajudar na 13a batalha...

Em linguagem figurada, o soco da Ronda pareceu um golpe mortal da velha guerrilheira Dilma contra a gestão pública brasileira... Por outro lado, coitada, a Dilma parece bem pior que a brava Bethe na lona. Dilma apanha muito, todo dia, mas, como a marketagem do João Santana proclamou, ela é "Coração Valente". Dilma já era - novamente em situação mais crítica que a Bethe. O problema é que, no caso, o nocauteado é o povo brasileiro. O desgoverno do crime nos mata, com juros, multas, roubalheira e muita mentira.

Ao final da luta, já tinha gente na petelândia tirando onda que a Ronda Rousey seria a única com poderes naturais e sobrenaturais para derrubar o guerreiro do povo brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Pode ser que a mesma regra valha para outros políticos tupiniquins tão (ou até mais) poderosos que o $talinácio - que sempre foi craque em derrubar, para dentro, o conteúdo de uns copos bem cheios... Afinal, cada povo tem o gladiador que merece - e que as cervejarias transnacionais podem patrocinar... Claro, sem ajuda financeira dos empreiteiros - muito derrubados no octógono da Lava Jato e da 13a Vara Federal em Curitiba, onde o sorriso de Sérgio Moro, o Homem de Gelo, lembra, não sei por que, o da Ronda, depois da vitória...

Saindo dos entretantos, vamos aos fatos objetivos que dizem respeito à grande luta imaginária do povo brasileiro contra a corrupção. Novamente, é preciso deixar claro que o problema é estrutural. Um Estado corrupto, historicamente construído para roubar recursos do cidadão, só pode ter produzido uma sociedade com alta leniência com a roubalheira. Romper o ciclo cultural da sacanagem não é tarefa para um mero soco no estilo da Ronda.

Neste sistema estatal feito para (você) roubar, empreiteiros, banqueiros e políticos corruptos fazem a festa. No caso dos eleitos por nós, não recebem vantagens irregulares diretamente. Usam laranjas ou assessores com intermediários. Em geral, a grana vai para doações de campanhas, caridosamente feitas por empreiteiros e banqueiros. Tudo feito de forma "legalizada", já que as centenas de milhares de leis em vigor no Brasil conseguem emprestar ares de "legalidade" formal a toda e qualquer safadeza profissional.

Assim funciona o (des) governo do crime institucionalizado. A corrupção, defeito estrutural e cultural, opera nos três poderes. Atinge o máximo da sem-vergonhice quando se manifesta no judiciário - que deveria ser imune para aplicar a tão sonhada Justiça no Direito. A falha da estrutura é tão gritante que, mesmo quando se pensa em fazer Justiça, as leis, normas e regras, junto com nossa subcultura autoritária, dão margens a que se cometam grandes e imperdoáveis abusos. Tragicômico é que o mesmo sistema que alterna leniência e impunidade quando lida com os "poderosos" age de forma implacável contra "ladrões de galinha".

No Brasil, o cidadão comum que é alvo da máquina de julgar corre alto risco de desmoralização imediata, sem chances de recuperação da imagem. Já quem tem aliança com o poder político-oligárquico-hegemônico sempre encontra um jeitinho de se safar. Basta contratar advogados a peso de ouro que, no final, consegue ser condenado a uma "prisão domiciliar" (com ou sem tornozeleira, tecnologia eletrônica nem sempre disponível).

Em tese, não se pode condenar ninguém por suposição. Ainda em tese, são necessárias provas e documentos objetivos. O problema é que, em Bruzundanga, o negócio não funciona bem assim. Por isso, vale a pena uns segundos de reflexão com a polêmica lançada ontem no Facebook pelo cidadão Emílio Bocha Perez, um argentino ariano e corinthiano que gosta de causar:

"Amigos, o sr Luis Inácio Lula da silva é a pessoa mais honesta deste País, junto com Sra Dilma. Até hoje não tem nada que possa incriminá-los. Por isso, digo vcs: a manifestação do dia 16 de agosto vai ser uma homenagens às figuras mais honestas deste País. Dos políticos investigados nada foi provado. Eles estão sendo difamados, execrados. Eles negam tudo veementemente. Agora, os empreiteiros, esses sim, estão pagando pela corrupção criada por eles (os políticos)? Repito: nada se fala na MÍDIA sobre Lula ou Dilma. Quero expressar aki meu apoio as pessoa mais honestas deste Pais. Sem provas, sendo citadas e difamadas... Não temos nada! Só posts mentirosos".

Aparentemente, o argentino que torce pelo mesmo time do Lula não deixa de ter lá sua razão irônica. No Brasil, muitos costumam ser investigados. Porém, poucos são denunciados. E, muitos menos acabam condenados pelos crimes que efetivamente cometeram. Aqui, a impunidade é ampla e geral. Só não é tão irrestrita porque, historicamente, sempre são escolhidos bodes expiatórios para servir de bois de piranha. Na hora do pega-pra-capar como agora, inexistem justos ou pecadores.

Vide a mais recente manobra contra-ofensiva do presidente da Câmara.  Eduardo Cunha (PMDB-RJ) anunciou ontem, via Twitter, que determinará à Procuradoria Parlamentar da Casa que acione a advogada Beatriz Catta Preta na Justiça: “A sua acusação atinge a CPI como um todo e a Câmara como um todo, devendo ela esclarecer ou ser responsabilizada por isso. Determinarei a Procuradoria Parlamentar da Câmara que ingresse com a interpelação judicial semana que vem, independente da CPI”. 

Catta Preta anunciou que abandonou a advocacia, em entrevista ao Jornal Nacional da TV Globo, após ter recebido “ameaças veladas” da CPI. Ela tomou a decisão depois de ser convocada pela comissão e um de seus clientes, o lobista Júlio Camargo, ter alterado seu depoimento em delação premiada passando a acusar Cunha de receber propina de US$ 5 milhões. O presidente da Câmara nega e afirma que Camargo foi pressionado pelo Ministério Público Federal a mudar o depoimento e acusá-lo.

Em resumo, no Brasil das injustiças, provas objetivas de crimes nem sempre se transformam em denúncias, julgamentos e condenações. Os assassinatos de reputação acontecem com a ajuda nem sempre responsável da mídia e dos discursos da politicagem. Evidentemente, o Ministério Público (a quem cabe defender a cidadania) e o judiciário acabam como vilões mais visíveis da história de impunidades e injustiças. Mas a causa estrutural do problema resulta do conluio, leniência e permissividade entre o Estado e a Sociedade.

Para mudar tal cultura, será preciso muito mais que um socão da poderosa Ronda Rosey em nossa consciência.

03 de agosto de 2015
Jorge Serrão

BRASIL GASTA BILHÕES EM CAÇAS QUE VÃO ENFERRUJAR NO PÁTIO DA FAB

Rio - Esses petistas aloprados que governam o país há mais de dez anos não passam de um bando de sindicalistas despreparados e incompetentes com mania de grandeza. Á frente de uma empresa privada esse grupo seria reprovado. Se não fossem demitidos por incompetência, certamente seriam por desonestidade, roubalheira e mau comportamento. 
O que essa corja está fazendo com o país é um crime de lesa pátria de consequências futuras imprevisíveis. Agora mesmo, o ministro da Defesa, Jaques Wagner, se vangloria de baixar os juros da compra de 36 caças suecos para Força Aérea Brasileira. Diz ter economizado 600 milhões de reais com a renegociação. E a nossa imprensa idiotizada noticia isso como um grande feito do ministro, um ato patriótico de grande envergadura.

Nós, os brasileiros, estamos tão acostumados com a rotina de aberrações desse partido que perdemos a capacidade da indignação, da contestação e da luta para evitar que o país continue indo para o fundo do poço com essa presidente caótica e inapta. 
Ora, por que o Brasil vai gastar 5,4 bilhões de dólares na compra desses aviões? Estamos em guerra contra quem? Nos últimos cem anos, a nossa soberania só esteve ameaçada pela Bolívia que expropriou a Petrobrás no seu território. Então, por que investir tanto dinheiro nesses aviões de guerra que ficarão depois enferrujando no pátio da aeronáutica até se tornarem obsoletos como ocorreu com os Mirages?

A história registra que a nossa última guerra foi contra o Paraguai há 150 anos (1864-1870). Lá, o glorioso Exército Brasileiro, montado a cavalo e a pé, desmantelou as tropas de Solano López que resistiu até ver suas mulheres grávidas, crianças e 90% dos seus jovens dizimados por nossos bravos soldados. O massacre até hoje é polêmico e gera controvérsias. 
Pois bem, de lá pra cá o Brasil nunca mais se envolveu em um conflito internacional que dependesse de uma esquadra aérea para se defender. Portanto, nada justifica que nesse momento de vacas magras, quando se aprofundam a recessão econômica, o arrocho salarial e o desemprego, que o governo torre mais de 5 bilhões de dólares para satisfazer o ego belicista de alguns brigadeiros ufanistas da FAB.

O pior de tudo isso é que a Suécia ainda pode levar um calote, já que os petistas não costumam honrar seus compromissos. Como jogam pra plateia, eles adoram criar factoides para a mídia com os escassos recursos dos contribuintes. 
No auge da popularidade, Lula trouxe para cá a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos que consomem e consumiram bilhões de reais dos cofres públicos, dinheiro que hoje faz falta. A Copa, pelos gastos, foi condenada por manifestações nas ruas e, no campo, pelos 7 a 1 sofridos da Alemanha. E os Jogos Olímpicos, por onde passam rios de dinheiro sem controle, começam no próximo ano já com ressalvas do Tribunal de Contas da União sobre os gastos.
O TCU denunciou que é possível perceber que, a exemplo do Pan-Americano e da Copa do Mundo de 2014, novamente “o nosso país falha com relação à transparência e ao planejamento, dificultando assim o controle dos recursos públicos”. Além disso, órgãos internacionais denunciam que a competição de Vela está ameaçada pela grande quantidade de dejetos que contaminam a Baia da Guanabara pondo em risco a saúde dos competidores, mesmo depois dos gastos de 10 bilhões de reais para despoluir as águas. O povo brasileiro precisa conhecer melhor a caixa preta desses Jogos Olímpicos para saber como o seu dinheiro está sendo utilizado por esse monte de aloprados.

E o Senado Federal, a quem cabe ratificar, nos próximos dias, o acordo da renegociação dos caças suecos, tem que definir quais as prioridades do país nesse momento de intranquilidade política e social.



03 de agosto de 2015
Jorge Oliveira

PIRAÇÃO INTERNA BRUTA

O início de agosto vai me colher numa viagem pelo interior do Tocantins. Precária conexão por telefone e internet. Em outros momentos, mergulhar no interior é mais fácil. Mas agora, surpresas acontecem com muita rapidez. Como será o Brasil quando voltar? Minha ligação emocional com o país não me abre alternativas. Plutão? Pequeno, redondinho, uma lua chamada Charon, mas um coração de planícies geladas. Kepler 452-B? Muito longe, e os endereços seriam complicados: Kepler 452-B, SQS, QI 4 casa 2.

Ouço entre os mais jovens e competentes que a alternativa é o aeroporto. Permitam-me lembrar que daqui a pouco os aeroportos podem estar tomados pela Polícia Federal. As concessões para sua exploração foram entregues às empresas do Lava-Jato. Imaginem o que aconteceu?

Agosto talvez coloque algumas coisas no eixo, com a volta das manifestações. Lula e Dilma estão pisando em brasas, e isso ferve seus neurônios. Lula afirmou que os petistas são perseguidos no Brasil como os judeus na Alemanha, os cristãos em Roma, os italianos sob o fascismo. E Dilma garantiu que a operação Lava-Jato é responsável pela queda de 1% no PIB. O restante foi derrubado pelo suspeito de sempre: a situação lá fora.

Não basta contestar Lula mostrando que Curitiba não é Dachau. Nem tentar ajudá-lo mostrando que os leões comiam cristãos na arena, mas aqui o leão é apenas um cara de bigode, anunciando que a Receita Federal já recuperou mais de R$ 200 milhões em impostos das empresas da Lava-Jato.

Compreendo que se sintam perseguidos e queiram buscar aliados confortantes na história: judeus, cristãos, democratas italianos. Ninguém diz abertamente: estamos sendo perseguidos como Al Capone ou a Máfia Siciliana. De um ponto de vista objetivo, gângsteres e a máfia são o melhor exemplo. Foram simultaneamente perseguidos pela polícia e fisco, dentro das normas democráticas que, por sinal, inexistiam no nazismo, no fascismo e na própria Roma antiga.

Dilma resolveu que a Lava-Jato provocou uma queda de 1% no PIB. Como calculou isso? Nunca se devolveu tanto dinheiro roubado, nem se arrecadou tanto com impostos sonegados. Ela queria bater de frente com a operação que desvendou os mistérios das campanhas milionárias. Não teve coragem.
Na opinião dela, o Brasil está devastado por juízes, procuradores e policiais que cumprem sua missão com eficácia. Se deixassem soltos e intocados os empreiteiros e políticos, a magia do crescimento, via corrupção, estaria garantida. Pelo menos 1% do PIB.

Não retomo argumentos de Lula e Dilma para criticá-los. O Lula, para mim, tem habeas-língua, pode dizer qualquer bobagem. E Dilma simplesmente não é do ramo, apesar da juventude na luta armada. Ou talvez por causa dela: muitos na luta armada desprezavam a política.

Retomo apenas para, modestamente, sugerir a mudança de foco. Eles reconhecem que são detestados, petistas se sentem perseguidos, mas são incapazes de refletir profundamente sobre as causas. Comparar militantes de um partido acusado de corrupção e incompetência com seis milhões de judeus mortos nas câmaras de gás só faz aumentar a raiva das pessoas que têm um mínimo de conhecimento do mundo. Atribuir a queda do PIB à mais séria das investigações sobre assaltos que, inclusive, arruinaram a Petrobras significa admitir que a corrupção é o dínamo do crescimento, e quanto mais bandido for o governo, mais chance tem de levar o Brasil ao seu destino glorioso.

Tanto Lula e Dilma estão preocupados com a tolerância e querem reduzir a tensão na política brasileira. No entanto, seus passos são provocativos. Quanta tinta não vai se gastar para mostrar que Dilma agiu de má fé ao atribuir a queda do PIB à operação Lava-Jato? No caso de Lula, sua frase é de uma ignorância tão contundente que ninguém vai se dar ao trabalho de escrever sobre ela.

De qualquer maneira, o essencial está aí: Dilma, Lula e o PT, através da negação do assalto e das críticas aos procuradores e PF, são uma das causas da rejeição ao governo e ao PT. O interessante é que se vestem de laranja, sujam as mãos de óleo, enrolam-se na bandeira para defender a Petrobras, mas quando se revela como ela foi aniquilada pelos saqueadores, colocam-se contra a polícia que investiga.

É difícil transmitir a eles a ideia de que truques do PT não colam mais. Dilma vai fritar ovo na televisão, sujar o avental, pedalar, beijar o netinho, abraçar Lula no dia do amigo e estranhar a rejeição a uma presidente “tão humana”. A mulher do empreiteiro talismã do PT, Marcelo Odebrecht, diz num bilhete ao marido, sobre o jantar com sindicalistas: “Espero que não suje minhas toalhas de linho. Vou pirar”.

Não se preocupe cara Odebrecht. Caiu um PIB mas aumentou um outro: Piração Interna Bruta. Vocês já piraram lá atrás, no começo de tudo.

03 de agosto de 2015
Fernando Gabeira