"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

O NÚMERO DA SORTE: 2.000.000

2.000.000 é o número da sorte da família Lula - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=o4si0A1J5cI
19 de out de 2015 - Vídeo enviado por Revista Veja Fans Videos
... para melhorar de vida. Entenda no '1 minuto com Augusto Nunes'. ... Revista Veja Fans Videos ...


18 de novembro de 2015
m.americo

OCIDENTE, TERRORISMO E MARXISMO CULTURAL


O Ocidente é o alvo comum. O fundamentalismo e o terrorismo islâmico almejam sua destruição. O marxismo cultural quer abolir da vida sociopolítica ocidental os resistentes princípios e valores que, sustentando sua civilização, impedem-no de se propagar.

O marxismo cultural não existiria sem o conhecimento teórico e o domínio do papel estratégico dos símbolos e da linguagem. Por isso, ele cria e difunde expressões que se tornam instrumentos eficientes de intervenção no ambiente sócio-político. Essas palavras, com o significado que lhes é atribuído, servem, entre outros fins, para danificar a imagem daquilo que os manipuladores da linguagem querem destruir e, também, para apresentar como bom algo que a sociedade habitualmente rejeita.
É o que acontece, de um lado, entre muitas outras, com enrolações tipo direito de decidir, educação cidadã, criminalização dos movimentos sociais, e com as contraposições "incluído-excluído" e "oprimido-opressor". De outro com os vocábulos neoliberal, conservador, mercado, capital, e por aí vai.
Outro caso típico de manipulação da linguagem é o que vem ocorrendo com o substantivo "fobia". Como se sabe, esse é um termo da psicopatologia. No entanto, de uns tempos para cá, qualquer objeção a teses esquerdistas vem sendo apontada como "fóbica". Outro exemplo, de impressionante eficácia, é a imposição de conteúdos empacotados com o rótulo de "politicamente corretos". Na maior parte das vezes, o rótulo encobre, de modo fraudulento, graves incorreções políticas.
Exagero? Não. O objetivo essencial do politicamente correto é o regramento da opinião pública, certo? Então, pergunto: como pode ser correta a pretensão de submeter a uma geometria, como se fossem rodas de automóvel, os pensamentos e as palavras alheias? O politicamente correto é o pensamento único marxista, cheio de si.
******
O Ocidente é o alvo comum. O fundamentalismo e o terrorismo islâmico almejam sua destruição. O marxismo cultural quer abolir da vida sociopolítica ocidental os resistentes princípios e valores que, sustentando sua civilização, impedem-no de se propagar. É o sonho de Gramsci e da Escola de Frankfurt. Eis aí o motivo pelo qual, diante dos atentados de Paris, ficaram tão nítidos os esforços da esquerda mundial no sentido de retificar as reações da sociedade mediante imposições do "politicamente correto". Assim, surgem de toda parte opiniões que, traduzidas em linguagem comum, despidas das sutilezas de que se revestem, estão a nos advertir como fazem em relação aos crimes do cotidiano: a culpa é da vítima. E acrescentam: "Condene os atentados, senhor, se o aborrecem, mas não a matriz que os promove". Quem a condenar, quem insuflar o peito nos ares da liberdade de dizer o que pensa diante do que vê, expõe-se a execração que acompanha os "fóbicos", sujeito a ser retaliado e retalhado pelos pedagogos da opinião alheia.
Esperar que a sociedade, diante do que tem acontecido nas últimas décadas, e na extensão em que isso ocorre, reaja com ponderações benevolentes é insidiosa pretensão. Como reduzir a gravidade do momento? Devemos encobrir os ouvidos com potentes headphones para não escutar as ameaças feitas ao Ocidente por uma dúzia ou mais de organizações terroristas? Não é sensato alimentar com alienação e imprudência os genocídios de amanhã.

18 de novembro de 2015
Percival Puggina

DO DIÁRIO FILOSÓFICO DE OLAVO

No momento em que escrevo essas linhas, o Exército Brasileiro está ensinando suas táticas de guerra na selva ao exército bolivariano da Venezuela — o mesmo que se prepara para matar brasileiros caso o PT caia do poder.

Isso não basta para que eu chame de traidor o comandante da instituição?
*
Lembrem-se: da sua lista de ameaças externas ao Brasil o general Villas-Boas OMITIU O FORO DE SÃO PAULO. Depois afirmou claramente que suas idéias sobre a defesa nacional são as mesmas do sr. Aldo Rebelo, as quais são as mesmas do seu partido, as quais são as mesmas do Foro de São Paulo. Por fim, declarou que o Exército está preparado para combater NÃO O GOVERNO COMUNISTA E LADRÃO, mas A CRISE SOCIAL, ISTO É, O PROTESTO POPULAR. É de estranhar que essa criatura faça favores com dinheiro público a um governo estrangeiro que ameaça invadir o Brasil?
*
“Atira aí, machão!” — o povo desafiando os soldados armados foi a cena mais honrosa dos últimos tempos. Que sirva de advertência aos Vidas-Boas.

*
Nunca esperei ver o Exército atacando civis desarmados para defender ladrões e comunistas. Estou vendo.
*
Se um governo estrangeiro ameaça invadir o seu país e em resposta você o afaga com lições gratuitas de tática militar, você está praticando guerra assimétrica contra o seu próprio país.
*
Não existe NENHUMA desculpa aceitável para o Exército Brasileiro fazer favores a uma nação vizinha que acaba de ameaçar invadir o nosso país. Isso é uma atitude absolutamente intolerável. Mais intolerável ainda é que o responsável por ela permaneça no comando do Exército.
*
Se as Forças Armadas, a pretexto de “estabilidade das nossas instituições”, persistirem em defender o governo ladrão contra o povo brasileiro, serão HUMILHADAS PELO POVO E NUNCA MAIS SEU PRESTÍGIO SE REERGUERÁ. Esses generais irresponsáveis estão brincando com fogo. Acordem, imbecis!
*
Não adianta dizer que a Venezuela não é legalmente, oficialmente inimiga do Brasil, pois a ameaça de invasão já é, em si, um ato de guerra, ainda que não definido em lei, porque está definido na lógica e na natureza das coisas. Nossas leis também não definem o crime de traição, mas usar uma lacuna da lei para camuflar um ato objetivamente criminoso é somar ao crime um insulto à vítima.
*
A Rede Globo e a Folha são organizações criminosas empenhadas em ludibriar o povo brasileiro para favorecer o esquema comunolarápio. NUNCA mais devem ser aceitas como fontes de informação. NUNCA. A palhaçada já passou dos limites do tolerável.
*
Os inimigos do Brasil são:

a) O Foro de São Paulo
b) O esquema comunolarápio
c) A falsa oposição
d) As quinze famílias mais ricas do país
e) Banqueiros em geral
f) Mídia
g) A classe dos professores universitários praticamente inteira
h) Os comandantes das três Forças Armadas e todos os seus puxa-sacos fardados ou à paisana.
Somem toda essa putada e verão que não chega a dez mil pessoas. Acuadas como ratos na toca, mostram os dentes, mas, contra uma nação inteira, não têm autoridade nem poder.
*
Os que se queixam da inércia do povo brasileiro são injustos. Espalhada num território do tamanho de um continente, picotada em milhares de comunidades isoladas do centro, desprovida de meios de informação e submetida a MEIO SÉCULO de manipulação comunista, a sociedade brasileira está demonstrando uma vitalidade e uma capacidade de mobilização que, se ainda estão abaixo do necessário, estão muito acima de tudo aquilo que, ainda alguns anos atrás, pareceria possível.
*
Não sou doutrinariamente um monarquista (aliás não sou doutrinariamente coisa nenhuma), mas uma verdade óbvia é que, numa monarquia parlamentar, a roubalheira petista não duraria duas semanas.
*
Os liberais deste país são MUITO culpados da situação a que chegamos. Desde a década de 90 fiz o diabo para alertá-los da necessidade de um trabalho de esclarecimento junto às Forças Armadas. Seu preconceito antimilitar fez com que ignorassem o apelo e deixassem os militares, por vinte anos, à mercê dos agentes comunistas, que ali plantaram não sei quantos Vilas-Boas. Gente de mentalidade doutrinária SÓ FAZ MERDA.

*
O povo está muito consciente e ativo. As elites falantes, comunopetistas ou anticomunopetistas, é que são lerdas, estão intoxicadas de fórmulas doutrinais e não têm humildade para aprender com os fatos.

*
O livro do Heitor de Paola, “O Eixo do Mal Latino-Americano” é indispensável para quem deseje entender como foi montado, com muita ajuda internacional, o esquema comunolarápio. Não deixem de ler.
*
Francis Lauer escreve:
“Católicas pelo Direito de Decidir são a prova que o Catolicismo (ou o Cristianismo) é abortista?”

As “Católicas pelo Direito de Decidir” são declaradamente satanistas. Já expliquei isso DEZ anos atrás: “CFFC e entidades associadas não constituem um movimento católico, nem cristão no sentido mais elástico do termo, e sim satanista. Publicam odes a Lúcifer e se derretem de adoração explícita ao ídolo bíblico Baal, chamando-o ‘o Senhor’.” (v.http://www.olavodecarvalho.org/semana/050430globo.htm)

Usar essa analogia porca para argumentar que o ISIS não é islâmico é desonesto e imbecil, pois o chefe do ISIS é um Ph. D. em estudos islâmicos e um pregador reconhecido.

Veja https://www.youtube.com/watch?v=QxzOVSMUrGM

Siga a religião que quiser, mas não minta em favor dela. Especialmente se for meu aluno.
*
É PRATICAMENTE IMPOSSÍVEL que os serviços secretos do Exército, da Marinha e da Aeronáutica não tenham informações cabais sobre cada um dos deputados e senadores que têm o rabo preso no esquema de corrupção comunopetista e que, por isso mesmo, não votam nem impeachment, nem cassação de mandatos nem coisa nenhuma que possa prejudicar o esquema. E se, tendo essas informações, se omitem de agir em função delas, preferindo em vez disso brincar de “estabilidade das instituições”, então SÃO CÚMPLICES da cachorrada toda.
*
Os caminhoneiros são criminosos: infringiram o artigo da Constituição Federal que assegura ao MST o monopólio do direito de bloquear estradas.

*
Ao solidarizar-se oficialmente com o sr. Mauro Iasi, a UFRJ comprovou que o analfabetismo funcional não é só dele, mas da instituição como um todo. Essa miserável fábrica de diplomas tem de ser FECHADA

*
NÃO É coincidência que Dona Dilma mobilize a Força Nacional para atacar os caminhoneiros e, na mesma semana, o STF assegure à polícia o direito de invadir casas sem mandado judicial, enquanto a UFRJ aplaude o pretendente a genocida que prega a matança geral de direitistas e o comandante do Exército anuncia que a tropa está preparada para reprimir não a roubalheira e o comunismo, mas “a crise social”, isto é, a revolta popular. O Estado policial vai tomando forma bem diante dos nossos olhos

*
Não sou contra o impeachment, a cassação de mandatos, a intervenção militar, a resistência popular ou qualquer outra coisa que se faça contra o governo ladrão, mas asseguro: enquanto o poder da Folha, do Globo e de algumas dúzias de cátedras universitárias não for totalmente destruído, não haverá esperança de dias melhores para o Brasil, com ou sem PT.

*
É preciso trocar os deputados e senadores por políticos mais honestos? Sim, porém antes disso é preciso uma transfusão de pessoal nas redações de jornais e nas cátedras universitárias.

18 de novembro de 2015
Olavo de Carvalho

O POVO NÃO TEM JEITO! ENSINOU A PETRALHADA A ROUBAR!

Para ministro de Dilma, o povo é culpado pela corrupção

O PT não “errou” porque quis, mas sim porque reproduziu o que é feito pela “sociedade” – essa é a tese defendida por Edinho Silva, que foi tesoureiro da última campanha de Dilma e agora é Ministro da Comunicação Social. Ele foi citado na delação de Ricardo Pessoa (UTC), segundo a qual teria coagido o empresário a fazer doações eleitorais.

Talvez ele diga isso, agora, mais para tirar a si próprio da reta, mas ainda assim chama atenção o fato de o discurso ser alinhado ideologicamente a uma das maiores imbecilidades doutrinárias da esquerda: culpar toda a sociedade por crimes de indivíduos.
Ora, a “sociedade” é o todo, são/somos todos nós, e isso inclui até mesmo as vítimas (especialmente quando se generaliza a culpa por coisas como corrupção). Mas esquerdista é assim e vale para (quase) todo crime: a culpa é do SISTEMA, não do criminoso – que tão-somente agiu seguindo um padrão, foi “forçado” pelas circunstâncias etc.
Sim, a conta não fecha. Criminoso é minoria, bem minoria, então o padrão obviamente é NÃO cometer crime. Enfim, nessa toada de culpar a sociedade, acabamos por descobrir que a culpa é nossa até mesmo quando se trata de desvio de bilhões dos nossos próprios bolsos.
18 de novembro de 2015
implicante

VIETNÃ: OS ARQUIVOS PERDIDOS

Vietnã - Os Arquivos Perdidos -Episodios: 1 e 2 - Dublado ...

www.youtube.com/watch?v=4lO5ckWKMTU
13 de jun de 2015 - Vídeo enviado por Documentarios em HD
Vietnã - Os Arquivos Perdidos -Episodios: 1 e 2 - Dublado - HD720p ... Arquivos Perdidos Ep.2 ..


18 de novembro de 2015
m.americo

A HISTÓRIA DAS DROGAS. DOCUMENTÁRIO

A História das Drogas Documentário Completo - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=4bbZ7e0qmk0
17 de jun de 2015 - Vídeo enviado por Timothy Reeves
Documentários Completo em Português: A Historia Da Cocaina Coca é ... A História da Maconha Dublado .


18 de novembro de 2015
m.americo

A HISTÓRIA DA MACONHA

A História da Maconha Dublado HD Completo ... - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=N8VNH3HAfEY
17 de mai de 2015 - Vídeo enviado por Joan Collier
History Channel - A História da Maconha - Dublado HD 720pHistory Channel - A Historia da ..


18 de novembro de 2015
m.americo

DOCUMENTÁRIO. HISTÓRIA DA INFLAÇÃO NO BRASIL

Documentário. História da inflação no Brasil. Economia ...

https://www.youtube.com/watch?v=AXVVodQLE14
15 de jan de 2013 - Vídeo enviado por Sérgio Silva
documentário Laboratório Brasil aborda um tema desconhecido pela nova geração de brasileiros ...


18 de novembro de 2015
m.americo

EI! LEITOR! VOCÊ, COMO LULA, CONHECE O FERNANDO BAIANO E MAURO MARCONDES, QUE ESTÃO NA CADEIA?


Se todos estamos a meros seis círculos de qualquer pessoa, o PT está sempre a um ou dois de boa parte dos bandidos



Oi, Fernando Baiano, muito prazer!

Você já se encontrou com Fernando Baiano, leitor?

Eike Batista já!

Sérgio Machado, ex-presidente da Transpetro e homem de Renan Calheiros, no bom sentido (ou mau, segundo a metafísica influente de Jean Wyllys), já.

José Carlos Bumlai, amigão de Lula, já.

O próprio Lula já.

Renato Duque já.

Paulo Roberto Costa já.

Nestor Picasso Cerveró já.

Você, que é trouxa como eu, provavelmente não conhece Fernando Baiano. A gente está aqui para pagar a conta da festa brega que “eles” promovem, não é?

Por essa razão, não conhecemos Fernando Baiano.

Vamos ver. O tal diz que trabalhava como lobista da OSX, uma das empresas falidas de Eike Batista, e que este lhe pediu que mobilizasse Lula para que o Babalorixá de Banânia arrumasse um contrato entre a OSX e a Sete Brasil, a empresa dos navios-sonda, de que a Petrobras é sócia majoritária. E que está quebrada.

O negócio não saiu, mas, segundo Baiano, Bumlai cobrou R$ 2 milhões pelo esforço de Lula. A destinação do dinheiro teria sido uma das noras do Apedeuta.

Era um lobby do setor de petróleo. O que Lula fazia naquele meio? E o pecuarista Bumlai?

A coisa começa a assumir um ar farsesco.

Sempre acho impressionante como as biografias de certos patriotas se cruzam, não é mesmo?

Querem um outro exemplo? Em depoimento à Polícia Federal, Gilberto Carvalho, que foi ministro de Lula e de Dilma, diz que, com efeito, intermediou reuniões — no plural!!! — entre Lula e o lobista Mauro Marcondes, que foi preso pela Operação Zelotes, acusado de envolvimento com a máfia do Carf, aquele órgão da Receita Federal encarregado de reavaliar a multa de sonegadores.

Mauro é sócio do escritório Marcondes & Mautoni, que pagou alguns milhões para lobistas pressionarem em favor de uma Medida Provisória que acabou sendo assinada por Lula. Esse mesmo escritório, ora vejam, contratou a empresa de marketing esportivo LFT, que pertence a Luís Cláudio, filho mais novo do Apedeuta.

Por que um escritório de lobby do setor automotivo contrataria uma empresa de marketing esportivo, justamente do filho de Lula? A LFT, diga-se, teve dois clientes na vida: um deles é justamente o escritório Marcondes & Mautoni.

Volto a fazer perguntas, leitor amigo.

Você, que não conhece Fernando Baiano, conhece ao menos Mauro Marcondes, que está preso?

Lula conhece.

Gilberto Carvalho conhece.

O filho mais novo de Lula conhece.

Os políticos brasileiros, os petistas em especial, deveriam parar de brincar com o povo, tratando-o ou como crianças inocentes ou como adultos imbecis.

Consta que todos estamos, no máximo, a seis círculos de distância de qualquer pessoa que tenha existido, viva ou morta, seja nossa contemporânea ou não.

O problema do PT é que seus chefões estão sempre a um ou dois círculos de criminosos. E isso não deve ser por acaso.



18 de novembro de 2015
Reinaldo Azevedo, Veja

O TROGLODITA JEAN WYLLYS, O INQUISIDOR NADA SANTO, QUEBRA A CARA EM CPI DOS CRIMES CIBERNÉTICOS

Representante do MBL expõe sua hipocrisia e suas declarações criminosas, que ele pretende protegidas pela imunidade parlamentar


O deputado Jean Wyllys (RJ), do PSOL, é autoritário, ignorante e truculento. Como o cidadão Jean Wyllys é gay, o deputado Jean Wyllys acredita que pode posar de vítima para sair por aí intimidando as pessoas. Acha que ainda está no Big Brother: saiu do armário em rede nacional, choramingou, levou R$ 500 mil e virou deputado.

Este senhor apresentou um requerimento pedindo para ouvir um representante do MBL na CPI dos Crimes Cibernéticos. Rubens Nunes, como se verá no vídeo abaixo, estava lá como “convidado”, não como testemunha ou como acusado do que quer que fosse.

O jovem representante do MBL humilhou o militante político hipócrita Jean Wyllys, que tem a cara de pau de ser a estrela de um programa na Internet chamado “Conexão Havana” — Havana, como se sabe, é a capital de Cuba, onde gays, como Jean Wyllys, são encarcerados apenas por serem… gays!

O deputado tenta, desde o princípio, intimidar Nunes, numa evidência clara de que persegue o MBL por sua posição em favor do impeachment de Dilma. Vejam o vídeo:

Se a CPI é de crimes cibernéticos, nada, então, como expor o que o próprio Jean Wyllys andou postando nas redes sociais. E Nunes leu para a comissão declarações de Wyllys, o respeitoso:

Sobre o papa Bento 16:
“Espero que os estados laicos do Ocidente não cedam à pressão desse genocida em potencial; respeitem suas constituições e os direitos humanos”.

Sobre religiões cristãs:
“No Brasil, ao fundamentalismo neopentecostal, soma-se a aterrorizante direita católica, fanática e dada a campanhas difamatórias sujas”.

Sobre alguém que o contestou:
“Um negro gordo se opondo a um projeto antidiscriminação de minorias é mais do que burrice, é o fim do mundo”.

Sabem o que Wyllys, todo nervosinho, respondeu? 
Exigiu que o presidente da mesa calasse o convidado: 
“Cobre dele que não entre em ilações acerca de declarações protegidas pela imunidade parlamentar e pela minha atuação política”.

Este senhor acha que sua “imunidade parlamentar” e que sua “atuação política” lhe dão o direito de chamar um papa de “genocida”, de vituperar contra religiões sem nem dizer o motivo e de combater uma opinião diferente da sua chamando seu autor de “negro gordo”.

Pior: Wyllys tentou sair em defesa de correligionários seus acusados de irregularidades. Como perdeu nos argumentos, levantou-se e foi embora.

A atuação deste senhor é um vergonha. Hoje, empresas estatais financiam os chamados blogs sujos, que existem para defender o governo, atacar as oposições, o Poder Judiciário e a imprensa independente. 
E o senhor Wyllys pretendem se colocar como inquisidor do… MBL.

Nunes lhe deu uma lição de clareza e coerência.

PS – Mais uma coisa: “você” uma ova, senhor Wyllys. Um convidado da CPI é “senhor” ou “Vossa Senhoria”. 
Ou Vossa Excelência, que se diz contra a discriminação de gays (não em Cuba, claro!), acredita que se deva desrespeitar o tratamento adequado a um convidado porque ele é jovem ou porque não partilha de suas taras autoritárias?

18 de novembro de 2015
Reinado Azevedo 

THE NEW YORK TIMES PUBLICA CRÍTICA PESADA CONTRA TV GLOGO


No último dia 10, a jornalista brasileira Vanessa Barbara utilizou sua coluna no jornal norte-americano The New York Times para criticar a Rede Globo. Segundo Barbara, que também escreve para o jornal O Estado de S. Paulo, “assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas”. 
Sobre as novelas da emissora, diz que “foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês”. “Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar – assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas”, finaliza.
Leia, a seguir, a íntegra do texto, traduzida para o português pelo portal UOL:
###
A “TV IRREALIDADE” QUE ILUDE O BRASIL
No ano passado, a revista “The Economist” publicou um artigo sobre a Rede Globo, a maior emissora do Brasil. Ela relatou que “91 milhões de pessoas, pouco menos da metade da população, a assistem todo dia: o tipo de audiência que, nos Estados Unidos, só se tem uma vez por ano, e apenas para a emissora detentora dos direitos naquele ano de transmitir a partida do Super Bowl, a final do futebol americano”.
Esse número pode parecer exagerado, mas basta andar por uma quadra para que pareça conservador. Em todo lugar aonde vou há um televisor ligado, geralmente na Globo, e todo mundo a está assistindo hipnoticamente.
Sem causar surpresa, um estudo de 2011 apoiado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) apontou que o percentual de lares com um aparelho de televisão em 2011 (96,9) era maior do que o percentual de lares com um refrigerador (95,8) e que 64% tinham mais de um televisor. 

Outros pesquisadores relataram que os brasileiros assistem em média quatro horas e 31 minutos de TV por dia útil, e quatro horas e 14 minutos nos fins de semana; 73% assistem TV todo dia e apenas 4% nunca assistem televisão regularmente (eu sou uma destes últimos).
EM DECLÍNIO
Entre eles, a Globo é ubíqua. Apesar de sua audiência estar em declínio há décadas, sua fatia ainda é de cerca de 34%. Sua concorrente mais próxima, a Record, tem 15%.
Assim, o que essa presença onipenetrante significa? Em um país onde a educação deixa a desejar (a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico classificou o Brasil recentemente em 60º lugar entre 76 países em desempenho médio nos testes internacionais de avaliação de estudantes), implica que um conjunto de valores e pontos de vista sociais é amplamente compartilhado. 
Além disso, por ser a maior empresa de mídia da América Latina, a Globo pode exercer influência considerável sobre nossa política.
Um exemplo: há dois anos, em um leve pedido de desculpas, o grupo Globo confessou ter apoiado a ditadura militar do Brasil entre 1964 e 1985. “À luz da História, contudo”, o grupo disse, “não há por que não reconhecer, hoje, explicitamente, que o apoio foi um erro, assim como equivocadas foram outras decisões editoriais do período que decorreram desse desacerto original”.
VALORES E IDEIAS
Com esses riscos em mente, e em nome do bom jornalismo, eu assisti a um dia inteiro de programação da Globo em uma terça-feira recente, para ver o que podia aprender sobre os valores e ideias que ela promove.
A primeira coisa que a maioria das pessoas assiste toda manhã é o noticiário local, depois o noticiário nacional. A partir desses, é possível inferir que não há nada mais importante na vida do que o clima e o trânsito. 
O fato de nossa presidente, Dilma Rousseff, enfrentar um sério risco de impeachment e que seu principal oponente político, Eduardo Cunha, o presidente da Câmara, está sendo investigado por receber propina, recebe menos tempo no ar do que os detalhes dos congestionamentos. Esses boletins são atualizados pelo menos seis vezes por dia, com os âncoras conversando amigavelmente, como tias velhas na hora do chá, sobre o calor ou a chuva.
TODO MUNDO SORRI
A partir dos talk shows matinais e outros programas, eu aprendi que o segredo da vida é ser famoso, rico, vagamente religioso e “do bem”. Todo mundo no ar ama todo mundo e sorri o tempo todo. 
Histórias maravilhosas foram contadas de pessoas com deficiência que tiveram a força de vontade para serem bem-sucedidas em seus empregos. Especialistas e celebridades discutiam isso e outros assuntos com notável superficialidade.
Eu decidi pular os programas da tarde – a maioria reprises de novelas e filmes de Hollywood – e ir direto ao noticiário do horário nobre.
Há dez anos, um âncora da Globo, William Bonner, comparou o telespectador médio do noticiário “Jornal Nacional” a Homer Simpson –incapaz de entender notícias complexas. 
Pelo que vi, esse padrão ainda se aplica. Um segmento sobre a escassez de água em São Paulo, por exemplo, foi destacado por um repórter, presente no jardim zoológico local, que disse ironicamente “É possível ver a expressão preocupada do leão com a crise da água”.
FÓRMULAS CANSADAS
Assistir à Globo significa se acostumar a chavões e fórmulas cansadas: muitos textos de notícias incluem pequenos trocadilhos no final ou uma futilidade dita por um transeunte. “Dunga disse que gosta de sorrir”, disse um repórter sobre o técnico da seleção brasileira. 

Com frequência, alguns poucos segundos são dedicados a notícias perturbadoras, como a revelação de que São Paulo manteria dados operacionais sobre a gestão de águas do Estado em segredo por 25 anos, enquanto minutos inteiros são gastos em assuntos como “o resgate de um homem que se afogava causa espanto e surpresa em uma pequena cidade”.
O restante da noite foi preenchido com novelas, a partir das quais se pode aprender que as mulheres sempre usam maquiagem pesada, brincos enormes, unhas esmaltadas, saias justas, salto alto e cabelo liso. (Com base nisso, acho que não sou uma mulher.) 
As personagens femininas são boas ou ruins, mas unanimemente magras. Elas lutam umas com as outras pelos homens. Seu propósito supremo na vida é vestir um vestido de noiva, dar à luz a um bebê loiro ou aparecer na televisão, ou todas as opções anteriores. Pessoas normais têm mordomos em suas casas, que são visitadas por encanadores atraentes que seduzem donas de casa entediadas.
FAVELAS IRREAIS
Duas das três atuais novelas falam sobre favelas, mas há pouca semelhança com a realidade. Politicamente, elas têm uma inclinação conservadora. “A Regra do Jogo”, por exemplo, tem um personagem que, em um episódio, alega ser um advogado de direitos humanos que trabalha para a Anistia Internacional visando contrabandear para dentro dos presídios materiais para fabricação de bombas para os presos. 
A organização de defesa se queixou publicamente disso, acusando a Globo de tentar difamar os trabalhadores de direitos humanos por todo o Brasil.
Apesar do nível técnico elevado da produção, as novelas foram dolorosas de assistir, com suas altas doses de preconceito, melodrama, diálogo ruim e clichês.
Mas elas tiveram seu efeito. Ao final do dia, eu me senti menos preocupada com a crise da água ou com a possibilidade de outro golpe militar – assim como o leão apático e as mulheres vazias das novelas.

18 de novembro de 2015
Vanessa BarbaraThe New York Times