"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2016

UM TIRO NO CORAÇÃO DO PT

gl

O Globo iniciou neste domingo uma série de reportagens sobre os fundos de pensão das estatais que são o coração e os músculos do projeto de poder do PT.
Começa a ser contada a história de como o Partido dos Trabalhadores roubou os trabalhadores para se lançar ao movimento decisivo de tomada do poder sob a batuta de um agente da "esquerda ilustrada" trotskista - Luis Gushiken - que vê em Lula e sua tropa de sindicalistas o veículo ideal e põe a "esquerda bandida" na captura do tesouro acumulado pelo esquema estatizante da ditadura militar que lhes daria condições de comprar o Brasil.
abgu1

O golpe começa a andar a partir de 1991 quando a ocupação dos fundos de pensão é discutida pela primeira vez dentro do PT como instrumento de tomada do poder. Em 1992 começa a invasão e o aparelhamento. Em 2002, com tudo dominado, a arma é usada pela primeira vez maciçamente numa eleição.
Não sei até onde irá a equipe de O Globo mas é, sem dúvida, pela tomada e aparelhamento dos fundos de pensão das estatais que se escreve a história real da grande conspiração que pôs o partido onde está agora.
abpetros-logo

A conta do desvio dos fundos de suas funções está chegando -- o prejuízo mensal só de Petros, Funcef e Postalis cresce R$ 3,7 bi ao mês, por enquanto -- mas o que esse prejuízo comprou ainda está firme nas mãos do PT.
Esse golpe, que custará as aposentadorias de milhões de "protegidos"  do partido como já custou as economias dos bancários enganados no caso Bancoop, uma das gazuas usadas para roubar dinheiro dos fundos de pensão para comprar votos para o PT, tem o potencial de emagrecer ainda mais o que resta da militância que segura a cúpula do partido fora da prisão e engordar as fileiras dos que exigem o "justiçamento" da gangue.
abfuncef

O Brasil nas ruas exigindo justiça é a única força capaz de redimir o país. E pra esse tipo de ação ninguém é mais animado e incisivo que o aliado traído.
Acompanhe, espalhe, compartilhe, repercuta, exija a repercussão, denuncie! Não perca e não deixe perder!
DEFENDA-SE!
A série começa aqui (1) e segue aqui (2).
abpostalis

23 de fevereiro de 2016
in vespeiro

OPOSIÇÃO PRESSIONA SUPREMO A VOTAR A AÇÃO SOBRE IMPEACHMENT



Rubens Bueno explica a nova estratégia da oposição
Lideranças dos principais partidos de oposição da Câmara decidiram, em reunião realizada nesta terça-feira, 23, pedir uma audiência com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski, para cobrar celeridade na análise dos recursos apresentados no processo que trata sobre o rito do impeachment.
“Decidimos fazermos uma visita da oposição ao presidente do Supremo para pedir agilidade na votação dos embargos para que a gente possa voltar a funcionar. Não podemos mais aceitar que o Brasil fique complemente paralisado, a atividade industrial completamente parada, o Congresso e o governo paralisados”, afirmou após o encontro o presidente do Solidariedade, deputado Paulo Ferreira da Silva, o Paulinho da Força. “Estamos decidindo ir ao Supremo Tribunal Federal para que o Supremo delibere sobre os embargos apresentados pela Câmara no sentido de tomar uma posição. Até porque continuamos a dizer que foi uma decisão equivocada do STF”, acrescentou o líder do PPS, Rubens Bueno (PR).
No início deste mês, a Mesa Diretora da Câmara apresentou recursos ao STF que questionam trechos da decisão da Corte, proferida em dezembro do ano passado, sobre o rito a ser obedecido no processo de impeachment.
MANIFESTAÇÕES DO DIA 13
No encontro desta terça, que também contou com a participação de lideranças do DEM, PSB, deputados do PMDB e representantes do Movimento Brasil Livre (MBL), ficou decidido ainda que os opositores vão apoiar as manifestações pró-impeachment, previstas para o próximo dia 13 de março.
Lideranças dos partidos de oposição consideram que mobilização do próximo mês ganhará mais força após o pedido de prisão do publicitário João Santana, responsável pelas últimas três campanhas presidenciais do PT, decretado ontem na 23ª fase da Operação Lava Jato. Santana e a mulher, Mônica Moura, que também teve pedido de prisão decretado, desembarcaram na manhã de hoje no Brasil e se entregaram à Polícia Federal.
COMOÇÃO NACIONAL
“Os últimos acontecimentos (prisão de João Santana) geraram novamente uma comoção no País. Até porque o Santana, mais do que um marqueteiro, é o principal conselheiro da presidente Dilma. Ela ouve mais o João Santana do que o próprio ex-presidente Lula. É uma pessoa que frequenta não apenas o Palácio do Planalto, mas a intimidade do Palácio da Alvorada e que tomou conta. Primeiro foi o tesoureiro nacional que foi preso e condenado, agora é o marqueteiro”, ressaltou o líder do PSDB na Câmara, Antonio Imbassahy.
Na reunião também ficou decidido a criação de um comitê pró-impeachment, ainda sem previsão de iniciar as atividades, mas que deverá atuar na organização de ações em todo o País a favor do afastamento da presidente Dilma.
23 de fevereiro de 2016
Erich Decat e Julia LindnerEstadão

CONSELHO DECIDE MANTER PROMOTOR NA INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA



Promotor Conserino vai intimar Lula para explicar caso do triplex











Por unanimidade, o CNMP (Conselho Nacional do Ministério Público) decidiu manter nesta terça-feira (23) a condução da investigação sobre possível ocultação de patrimônio por parte do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no caso de um tríplex no Guarujá (SP) com o promotor Cássio Conserino. O conselho discutiu uma liminar (decisão provisória) do conselheiro Valter Shuenquener, que, na semana passada, suspendeu os depoimentos do ex-presidente e de sua mulher, Marisa Letícia, e paralisou as investigações até uma definição do plenário.
Os dois foram intimados a depor sobre a situação do tríplex no condomínio Solaris, em Guarujá (SP), e suspeitas de irregularidades na transferência para a empreiteira OAS de obras inacabadas da Bancoop.
O tríplex está em nome da OAS e Lula justifica que tinha uma cota da cooperativa Bancoop, que pertencia ao Sindicato dos Bancários, mas que desistiu de comprar imóvel. Esse seria o primeiro depoimento de Lula na condição de investigado.
DECISÃO ADMINISTRATIVA
Na sessão, o procurador-geral de Justiça do Estado de São Paulo, Márcio Elias Rosa, defendeu os atos da Promotoria e questionou a atribuição do CNMP para fiscalizar atividade fim. “Interditar a possibilidade de membro do Ministério Público de editar atos frustra prerrogativas funcionais da independência. [Para tratar de ] Imparcialidade e correção ética, a instância não é essa. Não é este o procedimento e não há razão para tanto”, disse.
O caso chegou ao CNMP depois de uma reclamação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP) sobre irregularidades na condução do processo, argumentando que Conserino não teria legitimidade para conduzir o inquérito porque não houve livre distribuição e que o caso deveria na 1a. Promotoria de Justiça, sendo que Conserino atua na 2a. Promotoria.
Apesar da decisão do Conselho, agora, o impedimento de Conserino pode ser discutido na Justiça. Os conselheiros destacaram que se tratava uma decisão administrativa e que os advogados de Lula poderiam levar o caso na esfera judicial.
RELATOU VOLTOU ATRÁS
Num longo voto, Shuenquener reformulou sua decisão liminar, mas defendeu que a distribuição do processo sobre Lula foi irregular porque deveria ter observado o princípio do promotor natural, portanto, deveria ter ocorrido livre distribuição, o que não ocorreu.
Relator da reclamação, o conselheiro, no entanto, propôs que o comando da investigação deveria permanecer com Conserino porque o Ministério Público de São Paulo tem seguido esse tipo de procedimento, uma vez que o conselho não deveria anular atos de inúmeras investigações que tenham ocorrido nesse sistema.
Shuenquener sugeriu que o conselho oriente o Ministério Público de São Paulo a adotar a livre distribuição para não fomentar os promotores de encomenda, o que desrespeita regras do Ministério Público.
“O princípio do promotor natural impõe que todo o cidadão tem o direito de ser investigado e acusado por um órgão independente do MP escolhido segundo prévios critérios abstratos [] e não casuisticamente”, disse Shuenquener.
INFRAÇÃO FUNCIONAL
O relator também recomendou que a Corregedoria Nacional do órgão supervisione os procedimentos abertos para apurar se Conserino cometeu infração funcional ao conceder entrevistas afirmando que já há elementos para apresentar denúncia contra Lula e sua mulher.
O deputado Paulo Teixeira disse que não tentou barrar nenhuma investigação, mas apenas garantir que as regras do MP estivessem sendo observadas na condução do caso.
Do lado de fora da sede do Conselho, dez manifestantes com faixas contra a corrupção gritavam pedindo que o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, prendesse Lula.
23 de fevereiro de 2016
Márcio FalcãoFolha

A QUEDA DO MARQUETEIRO


A decretação da prisão de João Santana, o poderoso marqueteiro das campanhas presidenciais de Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff, é um dos desdobramentos mais graves de toda a Operação Lava Jato. Embora a força-tarefa tenha enfatizado que seu trabalho, ao menos por ora, não é investigar campanhas eleitorais, o nexo entre Santana e o desvio de dinheiro da Petrobras para financiar a eleição de petistas salta aos olhos.
Seja lá que versão os magos da impostura a serviço do PT inventarão agora para explicar o que fizeram Santana e seus encalacrados clientes, o fato é que está por um fio a linha de defesa de Dilma a respeito da lisura de sua campanha – ela insiste em que o financiamento da campanha eleitoral foi considerado legal pelo Tribunal Superior Eleitoral e, por essa razão, tudo o mais seria irrelevante. Tal alegação, como hoje está mais claro do que nunca, faz troça da inteligência alheia e não pode ser aceita sem ressalvas pela Justiça.
Batizada de “Operação Acarajé”, em alusão ao termo que alguns investigados usavam para se referir à propina, a nova redada da Polícia Federal teve como alvos João Santana e a Odebrecht. A empreiteira teria usado empresas offshore para movimentar contas ocultas no exterior e depositar US$ 7,5 milhões na conta de outra offshore, que seria do marqueteiro.
O dinheiro, pago em diversas parcelas entre 2012 e 2014, seria proveniente da Petrobras e serviria para quitar despesas de campanhas do PT de 2008 a 2012. O intermediário da transação seria Zwi Skornicki, representante do estaleiro Keppel Fels, de Cingapura, que entre 2003 e 2009 fez negócios com a Petrobras no valor total de US$ 6 bilhões. Skornicki, apontado pelo ex-gerente da Petrobras Pedro Barusco como o operador do repasse de US$ 40 milhões para diretores da estatal e para o PT, foi um dos presos na operação.
O cerco a João Santana leva a Lava Jato a uma nova dimensão. Atinge o estrategista das agressivas campanhas petistas das eleições presidenciais de 2006 a 2014, que ajudaram a criar o clima de antagonismo que hoje cinde o país. A cada novo sucesso de Santana, consolidava-se sua aura de gênio eleitoral e, com ele, a lamentável certeza de que não se ganha eleição no Brasil sem apelar ao marketing agressivo.
Foi assim que Santana amealhou notoriedade. É inesquecível sua estratégia na eleição de 2014, que Dilma venceu depois de agredir todos os seus adversários. A arrogância dos petistas ficou especialmente clara nas palavras do marqueteiro, que declarou, um ano antes do pleito, que “a Dilma vai ganhar no primeiro turno, em 2014, porque ocorrerá uma antropofagia de anões” – uma referência aos outros candidatos. “Eles vão se comer, lá embaixo, e ela, sobranceira, vai planar no Olimpo”, arrematou Santana, talvez movido pela confiança de quem sabia que a campanha petista tinha enorme vantagem sobre as demais porque podia contar com a incalculável pecúnia proveniente da roubalheira na Petrobras.
Como se sabe, no entanto, o prognóstico do confiante Santana não se confirmou – Dilma teve de apelar às táticas de atemorização do marqueteiro para vencer um duro segundo turno. O custo desse sucesso imoral está sendo pago em dolorosas prestações até hoje, na forma de grande impopularidade.
Enquanto isso, Santana continuou a posar de guru dos candidatos “progressistas” latino-americanos. No momento em que se expediu o mandado de prisão contra o marqueteiro, ele estava na República Dominicana, onde coordenava a campanha à reeleição do companheiro Danilo Medina, que desde sempre contou com o apoio de Lula e cujo governo, logo após uma visita do chefão petista em 2013, entregou uma obra de R$ 2 bilhões à Odebrecht, com crédito do BNDES.
Medina provavelmente terá de encontrar outro marqueteiro, porque o poderoso Santana, principal conselheiro tanto de Dilma como de Lula em momentos de crise, tem contas a acertar com a Justiça. Desde já, porém, pode-se dizer que a importância do avanço da Lava Jato contra Santana não está nos apuros desse personagem, e sim na evidência inapelável de que, nas campanhas eleitorais petistas, “fazer o diabo” não era mera força de expressão.
23 de fevereiro de 2016
Editorial do Estadão

TRIPLEX NO GUARUJÁ

CONSELHO DO MP AUTORIZA PROMOTOR A RETOMAR INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA
POR UNANIMIDADE, CNPM REJEITA RECURSO DE AFASTAMENTO DE CONSERINO


CONSELHO AUTORIZA PROMOTOR A RETOMAR INVESTIGAÇÃO SOBRE LULA E TRÍPLEX (FOTO: REPRODUÇÃO/TV JUSTIÇA)
O Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) decidiu nesta terça-feira, 23, por unanimidade, manter o promotor de Justiça do Ministério Público de São Paulo (MP/SP), Cássio Roberto Conserino, na investigação que apura supostas irregularidades na compra de uma cota de um apartamento tríplex, no Guarujá (SP), pelo ex-presidente Lula.

Conserino suspeita de ocultação de patrimônio envolvendo o imóvel do condomínio Solaris. Alguns apartamentos do Solaris eram da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) e, em 2009, foram assumidos pela OAS. A Polícia Federal suspeita que a empreiteira usava os imóveis para pagar propinas de contratos fechados com estatais.

O colegiado seguiu o entendimento do relator Valter Shuenquener, que decidiu hoje por suspender a decisão que tomou semana passada que acabou por cancelar o depoimento que o ex-presidente e sua mulher Marisa Letícia dariam ao promotor. A suspensão dos depoimentos atendeu a uma representação do deputado Paulo Teixeira (PT-SP), que acusava o promotor Conserino de ter feito um prejulgamento de sua decisão ao dar entrevista a uma revista de circulação nacional antes mesmo de ouvir os depoimentos. O deputado alega também que o promotor extrapolou as suas prerrogativas funcionais e que o caso não foi distribuído corretamente.

Ainda no voto, o conselheiro pediu que a corregedoria do MP/SP apure se houve ou não excesso nas declarações do promotor perante a imprensa. O relator disse também que é necessário que, a partir de agora, a distribuição dos processos no Ministério Público seja feita livremente com base no princípio do promotor natural.

“O princípio do promotor natural impõe que todo o cidadão tem o direito de ser investigado e acusado por um órgão independente do MP escolhido segundo prévios critérios abstratos (…) e não casuisticamente”, afirmou o conselheiro.



23 e fevereiro de 2016
diário do poder

INDECÊNCIA

INDECÊNCIA
CGU DE ENVIAR DADOS SOBRE ACORDOS DE LENIÊNCIA AO TCU
LIMINAR DESOBRIGA CGU DE ENVIAR DADOS AO TCU ANTES DA ASSINATURA


LIMINAR DO MINISTRO GILMAR MENDES DESOBRIGA CGU DE ENVIAR DADOS AO TCU ANTES DA ASSINATURA. FOTO: ELZA FIÚZA/ABR

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu uma decisão liminar (provisória) que desobriga a Controladoria Geral da União (CGU) de encaminhar imediatamente ao Tribunal de Contas da União (TCU) as informações referentes aos acordos de leniência em curso no órgão, que envolvem as empresas implicadas na Operação Lava Jato.

De acordo com o ministro do STF, o prazo exíguo para o cumprimento da decisão e a "situação peculiar delineada" no processo sobre o limite e as atribuições entre órgãos de controle e do interesse público garantem a concessão da liminar. O ministro deverá ainda pedir a manifestação do Ministério Público e também das partes sobre o caso para levar o tema para análise do colegiado da 2ª Turma do Supremo.

A decisão foi dada na segunda-feira, 22, no mesmo dia em que se encerrava o prazo, determinado pelo ministro Bruno Dantas, do TCU, para que a CGU enviasse à Corte de Contas as tratativas dos acordos em negociação. A Controladoria acionou o Supremo com um mandado de segurança alegando que a Lei Anticorrupção prevê que o acordo de leniência só deve ser enviado ao TCU depois de assinado.

O ministro Dantas, da Corte de Contas, alegou "perplexidade e estranheza" ao saber que os acordos de leniência tratados pela CGU venham ocorrendo "de maneira informal e verbal, sem o devido registro em processos autuados para esse fim". Na petição enviada ao STF, a CGU destacou que as comissões que cuidam dos processos de responsabilização e de acordos de leniência são exclusivamente compostas por auditores do órgão descritos como "servidores efetivos concursados e estáveis".

Em nota, a CGU afirma que a medida foi necessária para resguardar a competência institucional do órgão e que colabora com o TCU nos acordos de leniência. A CGU ressalta que a relação com o Tribunal de Contas da União é, e sempre será, de estreita colaboração, não somente por obrigação legal, mas também pela confiança mútua e pelos objetivos comuns, na defesa do patrimônio público e no combate à corrupção.

O despacho do ministro Dantas, alvo de liminar do STF, foi incluído na pauta para análise do plenário do TCU nesta quarta-feira, 24. No julgamento os ministros decidirão se vão referendar ou não o que disse o ministro Dantas sobre o caso, e deverão levar em consideração a liminar da Suprema Corte.



23 de fevereiro de 2016
diário do poder

SANTANA E SUA MULHER RECEBEM VOZ DE PRISÃO AO RETORNAREM AO BRASIL

AVIÃO DA POLÍCIA FEDERAL FOI MOBILIZADO PARA LEVÁ-LOS A CURITIBA


O CASAL JÁ ESCOLTADO POR AGENTES DA PF, APÓS O DESEMBARQUE EM GUARULHOS. (FOTO: FELIPE RAU/AE)


Marqueteiro do PT, João Santana chegou agora há pouco no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, um dia após ter a prisão decretada pela Justiça por receber dinheiro em conta secreta no exterior. No desembarque, eles receberam voz de prisao de agentes da Polícia Federal.

Santana e a mulher, Mônica Moura - que também teve a prisão decretada nesta segunda-feira, 22 , estavam na República Dominicana, onde participavam da campanha de reeleição do presidente do país.

Eles chegaram no Aeroporto de Cumbica em um voo da Gol vindo de Punta Cana, na República Dominicana, previsto para chegar às 10h, mas com aterrissagem antecipada para as 9h20. O advogado de Santana, Fábio Toufic, também estava no voo. O casal vai ser levado em um avião da Polícia Federal para Curitiba, onde as investigações da Lava Jato se concentram.

O assessor de Santana que o aguarda no Aeroporto afirmou que ele ficou bastante surpreso com a decisão da Justiça, mas está tranquilo porque o dinheiro que tem fora do país ele teria recebeido em campanhas que fez no exterior.

Curitiba


O marqueteiro do PT João Santana e sua mulher e sócia, Mônica Moura, chegaram a Curitiba, sede da Operação Lava Jato, por volta das 11h40 desta terça-feira, 23, escoltado pela Polícia Federal.

O casal será levado para a Superintendência da Polícia Federal, centro nervoso das investigações. Os dois receberam voz de prisão ao desembarcarem em São Paulo, duas horas antes, quando chegaram da República Dominicana.

Os dois devem ser levados às 15h para o Instituto Médico Legal, em Curitiba, onde farão exame de corpo de delito. Depois, retornam para a sede da PF.



23 de fevereiro de 2016
diário do poder

ALIADO DE CUNHA ASSUME VAGA DE TITULAR NO CONSELHO DE ÉTICA

O CONSELHO DE ÉTICA ANALISA PROCESSO CONTRA O PRESIDENTE DA CÂMARA. FOTO: MARCELO CAMARGO/ABR

Um aliado de Eduardo Cunha (PMDB-RJ) assume nesta terça-feira, 23, vaga de titular no Conselho de Ética da Câmara, o que contabiliza um voto a mais a favor do presidente da Casa no processo que pode culminar com a cassação do peemedebista.

O suplente João Carlos Bacelar (PR-BA) assume a vaga de titular do deputado Sérgio Brito (PSD-BA), que deixa o colegiado por motivos de saúde.

Pessoas ligadas a Brito disseram que o deputado já vinha sendo substituído pelo suplente nas últimas reuniões e que, por isso, a substituição oficial não terá efeitos práticos. O Conselho de Ética reúne-se às 14h30 desta terça-feira.



23 de fevereiro de 2016
diário do poder

SOLIDARIEDADE AO EX-PRESO: PRISÃO DE DELCÍDIO FOI FULMINANTE E CHEGOU O MOMENTO DE OUVI-LO, DIZ RENAN

RENAN DIZ QUE DELCÍDIO VAI EXERCER MANDATO 'EM SUA PLENITUDE'

PRESIDENTE DO SENADO, RENAN CALHEIROS, E O SENADOR EX-PRESO, DELCÍDIO AMARAL. FOTO: DIDA SAMPAIO/AE

O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), afirmou nesta terça-feira, 23, que o episódio que levou à prisão e soltura do senador Delcídio Amaral (PT-MS) foi tão "fulminante" que chegou o momento de ouvi-lo. Delcídio, solto por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) na sexta-feira, ainda não retomou as atividades parlamentares. Ele responde a um processo por quebra de decoro parlamentar sob a acusação de tentar atrapalhar as investigações da Operação Lava Jato.

"O senador Delcídio vai exercer o mandato de senador na sua plenitude, na forma da Constituição. O que ele vai falar ou não vai falar é foro íntimo. Quando o Supremo decidiu a primeira vez nós chancelamos. Agora novamente nós vamos chancelar a decisão do Supremo e ele exercerá o mandato. Acho que essa coisa foi tão rápida e tão fulminante, que ele não falou. Talvez é um caso raro de alguém que não falou. Então é hora de o Senado ouvi-lo e saber o que ele tem a dizer", disse o peemedebista, em entrevista.

Renan sinalizou que, até um eventual pronunciamento de Delcídio, não tomará qualquer decisão para impedir que retome suas funções. Ele, por exemplo, não fez a leitura em plenário do pedido feito pelo PT na semana passada para substituí-lo como integrante da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), da qual é presidente. "Se Delcídio vai falar, continuar na CAE ou não, vai depender dele", disse.


23 de fevereiro de 2016
diário do poder


NOTA AO PÉ DO TEXTO

MAS QUE VONTADE DE VOMITAR!!! 
m.americo

AÉCIO, DILMA E O ACARAJÉ

Aécio quer que Operação Acarajé seja incluída no processo de cassação de Dilma no TSE


O PSDB vai representar, ainda hoje, junto ao TSE, para que todos os documentos da Operação Acarajé, sejam juntados ao processo de cassação de mandato eletivo contra Dilma Rousseff e Michel Temer.
O partido também vai solicitar para que Zwi Skornicki, operador da Petrobras, seja ouvido na ação a fim de explicar o contrato com a empresa com João Santana e as transferências de recursos para ele no exterior.
A decisão foi comunicada, ontem, pelo próprio Aécio Neves em suas redes sociais. Leia, na íntegra, a nota publicado no Facebook do senador:

"Os episódios apontados hoje são os mais graves já apresentados pela operação Lava Jato, porque vinculam o dinheiro da propina da Petrobras através do operador Zwi Skornicki a pagamento feito à campanha eleitoral da presidente Dilma, em 2014, no caso, via o seu marqueteiro.

O PSDB está solicitando a juntada desses documentos ao processo que caminha no TSE.
Agora, vemos que o péssimo exemplo de desrespeito à verdade e aos brasileiros, que a campanha da presidente Dilma havia dado, não foi o único. - Aécio Neves"
23 de fevereiro de 2016
in coroneLeaks

A HORA E A VEZ DE ... LULA

A vez de Lula: PF afirma que ele deve ser investigado 'por possível envolvimento' em crimes



Agora as suspeitas recaem sobre a construção de uma nova sede do Instituto Lula, em São Paulo, e outras propriedades pertencentes ao ex-presidente.

Um relatório da Polícia Federal na Operação Acarajé, 23ª fase da Lava Jato, diz que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deve ser investigado pelo "possível envolvimento em práticas criminosas", mas "com parcimônia, o que não significa que as autoridades policiais devem deixar de exercer seu mister [dever] constitucional".

A principal suspeita, diz a PF, se relaciona a planejamento de gastos com a construção de uma nova sede do Instituto Lula, em São Paulo, "e/ou de outras propriedades pertencentes a Luiz Inácio Lula da Silva" foram bancados por recursos da empreiteira Odebrecht relativos a desvios do esquema da corrupção na Petrobras.

O relatório é assinado pelo delegado da PF Filipe Hille Pace, que observou no ponto sobre Lula: "É importante que seja mencionado que a investigação policial não se presta a buscar a condenação e a prisão de 'A' ou 'B'. O ponto inicial do trabalho investigativo é o de buscar a reprodução dos fatos. [...] Se os fatos indicarem a inexistência de ilegalidades, é normal que a investigação venha a ser arquivada".

As suspeitas sobre Lula tiveram origem, segundo o delegado, nos registros encontrados pela PF em uma planilha de computador apreendida em poder de Maria Lucia Guimarães Tavares, administradora de empresas que, segundo a PF, mantém "vínculo empregatício" com a Odebrecht, sediada em Salvador, desde janeiro de 2006.

A planilha intitulada "Posição Programa Especial Italiano", datada de 31 de julho de 2012, traz um campo com nomes de pessoas ligadas à Odebrecht, como Luiz Antonio Mameri, diretor superintendente da Odebrecht Angola, e Benedito Barbosa da Silva Júnior, vice-presidente de infraestrutura da Odebrecht Engenharia e Construção no Brasil, e outro campo denominado "Usos".
Entre os "usos" estão a anotação "Prédio (IL)" e o número 12.422.000, provável referência a R$ 12,4 milhões, segundo a PF. Os policiais apontaram que "não foram encontradas menções a tal sigla" no aparelho celular periciado de Marcelo Odebrecht, mas "pode ser uma alusão ao Instituto Lula".

Segundo a PF, o valor está dividido, na planilha, em três vezes de R$ 1 milhão mais os valores R$ 8,2 milhões e R$ 1 milhão.

Verificando o resultado da perícia encontrada em telefone celular do empreiteiro Marcelo Odebrecht, a PF localizou uma menção a "prédio novo" datada de 22 de outubro de 2010. Segundo a mensagem, uma pessoa identificada como André estava "administrando" o assunto.
Outra das descrições de "usos" são uma citação de "Menino da Floresta" e o valor de R$ 2 milhões. A PF ainda não sabe quem é o "menino". A anotação diz ainda que o assunto será tratado diretamente com ele.

Mais uma menção codificada na planilha é um certo "Projeto OH", relacionado ao valor de R$ 4,8 milhões. A partir da análise de outros elementos da investigação, a PF apontou como "hipótese investigativa" se tratar de uma referência ao presidente do Peru Ollanta Humala.
"A se confirmar esta hipótese investigativa, o então dirigente máximo do Peru teria sido beneficiado pelo Grupo Odebrecht e isto, de alguma forma, estaria atrelado aos investimentos feitos pelo governo federal naquele país", diz o relatório policial.

Outra informação relacionada a Humala, segundo a PF, foi localizada no celular de Marcelo Odebrecht, "quando este relaciona aquele [Humala] de forma oposta ao termo 'humildade', consta ainda nesta anotação a questão de dinheiro para Angola e Peru". (Folha de S. Paulo).
23 de fevereiro de 2016
in coroneLeaks

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...


FIM DO GORDO
A Globo decidiu acabar com o programa do Jô Soares. Vai aguentá-lo no ar pelas madrugadas a dentro só até o fim deste ano. E o Gordo se conforma: "Farei a última temporada com carinho". Babaca. Deveria ficar chocado, levantar os fundilhos daquela cadeira e sair logo do ar.

O BRASIL DA SILVA É UMA ÓPERA BUFA

DE MAIS UMA NOTÁVEL SEGUNDA-FEIRA
Então, vamos ao resumo da ópera bufa:

01) Deflagrada a Fase Acarajé da Operação Lava Jato, com 51 mandatos a serem cumpridos.

01) Por isso dou a esta fase o título honoris causa de "51-Uma Boa Ideia". Liguem esse nome a quem lhes der na telha;

02) Vice-presidente da Odebrecht tem prisão preventiva decretada;

02) Que coisa, né não? Estão prendendo todo mundo e o véio Emílio Odebrecht não derruba nada nem ninguém, nem que a Dilma tussa! Lembram que em 20 de junho do ano passado ele disse que se prendessem o seu filho Marcelo - que está em cana há oito meses - ele derrubaria a República: "Terão que construir mais três celas: pra mim, Lula e Dilma". Velhinho bem gabola, esse.

03) Offshore não declarada de João Santana, marqueteiro do PT e de Dilma Vana, recebeu US$ 4 milhões e 500 mil de propina;

03) Dito assim parece um besteirinha igual àquela do barquinho de Dona Marisa Letícia. Diabo é que o dólar está a R$ 4. Isso dá uma bagatela de R$ 18 milhões.

04) João Santana não embarcou em voo que chegaria ontem ao Brasil;

04) Isso foi ontem; ele é ansiosamente esperado hoje nos aeroportos brasileiros.

05) PF aponta "possível envolvimento" de Lula em "práticas criminosas";

05) É a tal "suposta" mania de "suspeita" que a oposição inconformada chama de "práticas criminosas" o que Lula faz para bem do povo e felicidade geral da nação.

06) Planilha mostra repasses a marqueteiro de Lula e Dilma e "acarajés";

06) Ah, esses acarajés como são indigestos! Se Lula e Dilma soubessem, nunca teriam ido à Bahia para ver o que é que tem no tabuleiro da baiana. Assim, vão acabar pagando o pato, sem ter nada a ver com a coisa.

07) Suíça confirma ter bloqueado dinheiro de João Santana;

07) Que Suíça? Que bloqueio? Que dinheiro? Que João Santana?

08) Odebrecht diz que vai colaborar com autoridades;

08) Como assim "colaborar com as autoridades"? Pô,é só o que a Odebrecht vem fazendo há 13 anos de convivência com o governo do PT que obedece ao PMDB.

09) Justiça também decretou prisão da mulher do marqueteiro João Santana;

09) É só para que não acusem a Lava Jato pela separação do casal.

10) "Se me cassarem levo metade do Senado junto comigo", diz Delcídio do Amaral.

10) Ah, por favor, cassem logo esse cara!


LAVA JATO DEFLAGRA A FASE

"51, UMA BOA IDEIA"





E lá vem a Lava Jato outra vez. Foi deflagrada nesta segunda-feira, para não fugir à regra dos bons inícios das melhores semanas para o Brasil decente, a 23ª Fase da Operação que não deixa dormir em paz os petistas, os governistas, os lulistas e todos dessas listas que nos ferem os bolsos e as vistas.

Desta feita, a fase vem com o modesto nome de Acarajé. É que o título da última - "Triplo-X" - deu nos dedos da mais alta cúpula desse crime organizado que bateu pé e reclamou da pronúncia do nome da rosa: triplex, um referência explícita ao apartamento que não é de Lula, lá no Guarujá.

Besteira. Essa pandilha é muito sensível, pois se o tal triplex com piscina no terraço e de frente para a praia dazelites, não tinha nada a ver com o Brahma, por que a turma bate o pé e reclama?!?

Em todo caso, em razão desses pruridos emitidos pelos tais das ditas listas, esta 23ª fase da Lava Jato, veio com esse nome sem pompa e circunstância. Acarajé. Simplesmente, Acarajé.


A etapa está sendo desfechada simultaneamente em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia e a Polícia Federal tem, vejam só a ironia do destino!, que cumprir nada mais e nada menos do que 51 mandatos.

Epa! Taí a dica: 51. Uma boa ideia!

Pronto taí o nome ideal da fase que sai à cata do marqueteiro do PT e da Dilma, o João Santana, sua mulher e suas contas no exterior; atrás da Odebrecht e dos mesmos de sempre e mais alguns que não são poucos.

Então, aos meus olhos e ouvidos, aí está a fase "51 - Uma Boa Ideia". Para mim, esse vai ser o nome da Rosa - em singela homenagem a Humberto Eco que neste domingo bateu as botas. E viva a Fase 51-Uma Boa Ideia! E salve, salve a Operação Lava Jato!

FOLLOW THE MARKETEER
A Polícia Federal vai incluir o nome do marqueteiro João Santana e o de sua mulher na lista de procurados pela Interpol. Basta que eles não se apresentem ainda hoje diante do Departamento de Investigações da Lava Jato. Santana e a mulher estavam sábado na República Dominicana. E você aí, assistindo o Faustão na frente da TV.

O TERROR DA CPMF
O governo faz das tripas coração para aprovar a volta da CPMF. É o único jeito de arranjar dinheiro
para cobrir o rombo de mais de R$ 106 bilhões que o TCU descobriu e Dilma não conseguiu fazer
as "contas de chegar" do ano passado. Por sinal um ano eleitoral.

O Palácio, em nome da Dilma, mandou os ministros aliados dessa verdadeira Casa d'Irene fazer
terrorismo à base de aumento de impostos até fazer Irene dar sua risada. Dilma quer pagar a conta dos
desmandos e roubalheiras sufocando o comércio, a indústria, a população com impostos escorchantes fora de qualquer propósito.

O arrocho vai dos combustíveis, ao sorvete da meninada; do lazer ao custo dos remédios. Se Irene der
mesmo sua risada, vai ser de pura insanidade. Dilma Sapiens está com mandioca na cabeça. Anda à
beira da loucura. Qualquer dia vai aparecer querendo escrever o assobio.

BEM GALADA
Afora os ministros mandaletes do governo, ninguém mais acredita na aprovação da CPMF e nem na
reforma da Previdência. E se mexerem mais com os velhinhos aposentados,eles vão tirar o pé da cova e enfiar a bengala na Dilma. Na cabeça da dela, bem entendido.

Eles vão se amontoar em cima da Dilma. Dilma vai levar muita bengala. Sairá dessa bem galada. Só
não pensem, pelo amor de Deus que o fracasso da volta da CPMF e da reforma da Previdência, será
obra da bondade e da consciência de prestar serviços essenciais à população. 

Eles vão recusar a CPMF e a mexida na Previdência só por que é ano eleitoral outra vez nesse país que não faz outra coisa do que senão votar.

IGNORÂNCIA PROPOSITAL
O Brasil, Pátria Educadora é vice-campeão absoluto no ranking internacional da ruindade em educação. Não é por acaso. É proposital. O povo não pode saber mais que o governo.

PAPA PEDIU O FIM DA

PENA DE MORTE NO MUNDO
O papa Francisco pediu o fim da pena de morte no mundo. Pois é... Quem é o homem para matar outro homem? Quem tem dentro de si tamanha justiça humana que possa dispor da vida, ou ter o poder da morte dos outros. Para quem merece morrer, a vida deve ser a sua pior pena de morte. Não o mate, faça-o penar a vida de forma lenta, gradual e irrestrita.

PODER FRACO
Nunca vi um poder público tão fraco e vulnerável quanto o dessa democracia de gaveta. Não tem sequer o poder de corromper o governo; o governo é que o corrompe. Isso não é poder público, é despudor público.

QUEM DISSE...
Quem disse que quem foi presidente da República é vitalício, intocável e infalível? Quem disse que ex-presidente é um instituto, uma entidade imune e impune que pode trocar o delegado, o promotor, o juiz, os ministros do Supremo?!?

SOMOS TODOS IGUAIS
Dez detentos escaparam neste domingo do presídio da Papuda, em Brasília. Foram todos ao Maná Garrincha, assistir ao Fla-Flu pelo campeonato carioca. Eles se misturaram ao 35 mil servidores do governo que tiveram dinheiro para pagar o ingresso. Os bandidos não foram reconhecidos. Parecia que estavam em casa. Eram todos iguais diante do clássico.

O 4° PODER
Essa democracia de gaveta é constituída por quatro poderes: Executivo,Legislativo, Judiciário e o Lula - que manda nos outros três.

COMO ASSIM?
As Forças Armadas brasileiras compreendem a Aeronáutica, a Marinha e o Exército que não compreende sequer porque está em "guerra contra o mosquito".

A ESTRATÉGIA
Lula está livre até hoje porque, de um jeito ou de outro, com a sua "estratégia de coalizão pela governabilidade", ele sempre consegue justamente o contrário.

SILÊNCIO PESADO
Lula quando não diz nada é quase tão agressivo e desagradável como quando ele fala.

A VONTADE
Sempre que me encontro diante de um desses fanáticos por Lula, fico me mordendo de vontade de lhe dizer umas verdades. Basta que ele me olhe atravessado. Ou não.

SÓ QUE NÃO
Não se iluda. Não pense que esse silêncio do Lula é sinal de que ele está "entregue". Sempre que não tem mais para onde fugir ele reage de um jeito que até parece valente.

GERAÇÃO PT
A grande virtude do PT é apontar os defeitos dos outros. Daí essa geração interminável de delatores premiados.

POR QUE DILMA AINDA HABITA

O PALÁCIO DO GOVERNO
Dilma só habita o Palácio do Planalto, por que nenhum dos que estão na fila para ocupar o governo em seu lugar merece a confiança dos brasileiros e nem sequer representa a esperança de acabar com essa perniciosa e nefanda democracia de gabinete. 

Dilma só continua presidente por que nós mesmos, os brasileiros da planície, não temos quem colocar no Planalto no lugar dessa destrambelhada criatura que não é ruim nem incapaz sozinha.

Dilma é incompetente e conivente, muito mal acompanhada por uma caravana de ministros tão ruins ou piores do que ela. E seus previsíveis sucessores não têm, como Dilma, nem a lista e nem o ânimo para constituir um novo ministério qualificado para o Brasil que o Brasil pode e tem que ser.

Não há "uma só alma viva" nesse Brasil de partidos politicamente incorretos que não se encaixe no perfil dos desprovidos de qualificação e de boas intenções para administrar com eficácia esse Brasil - um país sem educação, sem saúde, sem honestidade, sem ética, sem moral, sem igualdades sociais, sem justiça de fato e de direito.

Não há, dentre os que nos des/governam, quem tenha um programa de governo como nós queremos e precisamos ter. Eles têm apenas o velho, guloso, massacrante e pertinaz plano de poder. Cadê o programa de governo, cadê?!? Quem garante tem o ônus da prova.

PESSOAS E POLÍTICOS
Dilma continua na Presidência dessa República de Calamares por que nem eu e nem você - como nação brasileira - temos esse regime novo, temos o fim dessa falsa democracia, temos esse novo governo no coração e muito menos na razão.

É por isso que Dilma ainda lá se encontra: por que não temos gente, não temos pessoas para colocar no lugar dos políticos. O Brasil da Silva é povoado por duas espécies de habitantes: as pessoas e os políticos.

Não temos uma nação que substitua a politicalha; não temos um programa de governo que acabe de vez com a canalhocracia que nos domina, nos engana e nos traz de volta ao terceiro mundo. 

É por isso, por absoluta falta de idoneidade - deles e nossa também - que Dilma continua morando no Palácio do Planalto. Não lhe peço perdão por incluir-nos, a mim e a você, nessa caminhada sobre a lama que nos empurra para o precipício: nós temos uma enorme culpa nesse cartório.

TROQUE SE FOR CAPAZ
Se não é assim, pense aí com seus botões qual é o substituto capaz de Dilma, caso se faça com ela o que ela merece: Michel Temer, Eduardo Cunha, Renan Calheiros, Ricardo Lewandowski, Tiririca?

Ou seria um Aécio Neves, um Zé Serra, um Geraldo Alckmin que nem mesmo os tucanos se animam a definir? Quem sabe Marina Morena, ou um Ciro Gomes, um Cristovam Buarque, o do discurso de uma nota só; o Bolsonaro ou a vida?

Quem sabe desalojamos Lula do duplex de São Bernardo, ou do sítio dos amigos de Atibaia e o trazemos de volta pro nosso aconchego ?!? Vai ser bom estar com ele de novo, trazendo nas malas bem mais que bastante saudade.

Vai ver você sabe mais que os militares qual deles seria o melhor e mais capaz comandante-emchefe de quaisquer das Armas para redescobrir e refazer o Brasil que há 31 anos esses "redemocratizadores de gaveta" vêm arrombando e deixando arrombar?

SERENATA POR RETREITA
Veja que se trata até aqui apenas de uma simples troca de presidente. E isso a gente já viu que seria trocar serenata por retreita; seis por meia dúzia; alhos por bugalhos.

Tente imaginar-se compondo um novo ministério: comece tirando um comunista do Ministério da Defesa de um país que se diz democrático; pense em uma besta qualquer para o lugar de Mercadante a fim de melhorar o MEC; veja aí na sua relação de reconstrutores do país quem é que você tem para nos tirar do fundo do poço educacional; alguém que nos livre do vice-campeonato mundial da ruindade em educação.

Pense em outros ministros para a Saúde, para o Trabalho, a Fazenda, a Economia, as Relações Exteriores, o Comércio, a Agricultura, a Indústria, a Previdência Social, para os outros ministérios todos e suas circunstâncias... 

Diga agora mesmo, sem pestanejar, quantos são, afinal, os ministros da Dilma nessa atualidade retrógrada e nem precisa pensar nos seus milhares de servidores incapazes e desqualificados...

Se você não tem a sua própria relação de ministros no bolso, nem um programa de governo na mão, então não se queixe. E não vale dizer que isso é lá com os políticos, pois numa democracia de verdade todo o poder deve emanar do povo, em nome do povo ele será exercido e ao povo ele tem que ser devolvido.

O DIABO É...

O diabo é que eu e você somos parte desse povo e estamos com preguiça; pior que isso, temos coração mas não temos a razão e nem a cultura de uma gestão séria, eficiente, honesta e justa, por que o hábito faz o monge. Nós furamos a fila do banco; colamos nas provas de matemática ou de história; nos enganamos no troco... Somos monges, sim; mas monges muito melhores que os outros nessa terra em que ninguém é santo.

Nós colocamos essa pandilha de muito mais do que "300 picaretas" no coração do Estado para que eles finjam que nos representam enquanto quebram e arrebentam o país, como se fossem respeitáveis Black Blocs de gravata.

Nós entregamos o poder nas mãos de políticos sem moral, sem ética, sem qualquer vocação para ser povo e realmente em nome do povo e para o povo redescobrir e reconstruir a nação que hoje esse país desconhece.

Nós colocamos ingenuamente o crime organizado no lugar do Estado. E, porque não somos cúmplices, nos conformamos em ser apenas essas vítimas que nos deixamos abater, loucas de pena de nós mesmos. É por isso que Dilma ainda é o que é. E o Brasil também.

SAUDADE ANTIGA DO

VELHO PAÍS DO FUTEBOL
"Brasil está vazio nas tardes de domingo, né! / Hoje, é domingo e aqui é o país do futebol!"... Eis que baixou em mim o sambão do velho e já passado Wilson Simonal, pois acabei de ver na TV um pênalti perdido. Bolas, um pênalti desperdiçado é um gol que jamais será marcado.




Daí viajei pela mesma tela até o campeonato espanhol. Mesmo quando o Barcelona não joga e Neymar tenha sido a atração do sábado, ainda assim eu assisto a todo e qualquer jogo da Terra das Touradas. Aquilo sim é que é hoje o legítimo lugar do futebol.

Eu não perco uma rodada do campeonato da Espanha. Mais por inveja, do que pela paixão ao esporte das multidões.

Ah que dor de cotovelo me dá, ao ver aqueles estádios lotados, sem botar gente pelo ladrão, mas cheios até aos últimos lugares marcados, as confortáveis cadeiras numeradas. Ah que despeito me invade, ver aquelas arenas sem telas, sem vandalismo; ver aqueles torcidas limpas, de aplausos e vaias de profunda e respeitosa rivalidade.

Cada jogo é um espetáculo de gala. Os jogadores são os artistas; os torcedores, a plateia e o futebol, ainda que muito bom, é o de menos.






Ah que saudade me dá de assistir a um Bra-Pel numa cadeira cativa do Pavilhão Gastaud, dos tempos em que a Avenida Bento Gonçalves nem era ainda a Boca do Lobo, lá na "minha pátria pequena que deixei no Sul".

Ou então a saudade é até de ir a um clássico Farroupilha x Bancário, no aconchegante estádio da Estação Ferroviária.

E que saudade me bate de, comendo pipoca e tomando Crush - o precursor da Mirinda, assistir a um clássico Gre-Nal no Estádio dos Eucaliptos, na velha Porto Alegre dos Casais.

Sem essa saudade antiga do velho e verdadeiro País do Futebol, não teria hoje o menor sentido e nem graça nenhuma ter inveja do campeonato espanhol.

TOMA QUE O FILHO É TEU
É como O Lula disse outro dia, cansado e depauperado com a tal história do triplex, do barquinho, do sítio: "Não aguento mais falar disso". Ele agora quer que parem de falar nessa bobagem do filho de um romance de FHC. Vá que o exame de DNA mostre que o guri nasceu, nu, analfabeto, gordo, baixinho e trampolineiro...

INDA QUE MAL PERGUNTE...
... E inda que mal comparando a Miriam, do FHC com a Rosemary, do Lula, o que é mesmo que isso tem a ver com as perguntas que o Sérgio Moro quer fazer para o Lula no dia 14 de março?!?

REFORMULANDO



A propósito, reformulando conceito anterior de beleza da Gabriela Zapata, amante do cocaleiro Evo Morales, da Bolívia, eu tenho a impressão de que houve engano na certidão de nascimento: ao invés de Zapata é Sapata.



Dê uma olhada com bons olhos nesse jeitinho meio-Clodovil Hernandes e me diga que o índio véio boliviano não entrou numa fria.

FACHIN FOI APENAS FACHIN



A colher de chá que Fachin deu para Renan Calheiros surpreendeu os colegas da Corte de Lewandowski. Pode ter surpreendido a turma dele, por que aqui fora ninguém se abalou. Bolas, Fachin foi apenas o Fachin que o governo conhece. Se não fizesse o que fez, surpreenderia o governo Dilma, seu patrão.

DEVOLVERAM-ME A HORA
Hoje, um segundo depois da meia-noite o governo me devolveu sem juros, sem correção monetária, sem mais nada a hora de vida que me surrupiara a troco de economizar energia que jamais custou tão cara. E assim acabou no verão, o horário de verão.

PARLAPATÃO DESACREDITADO
Delcídio do Amaral deixou a prisão que merece para viver numa gaiola dourada em Brasília. Sua palavra é tão desacreditada que ninguém sequer cogitou propor-lhe um acordo de delação premiada. Desmoralizaria o instituto da verdade garantida pelo medo da cadeia.

CHINELÕES



E então sabe-se agora que a OAS bancou mesmo as reformas para Lula. A Operação Lava Jato capturou os diálogos do empreiteiro com os seus funcionários tratando das exigências de Lula, tratado pelo criativo codinome de "Chefe" e da sua mulher, Marisa Letícia, a quem chamavam de "Madame".

Aos poucos vai se revelando o mais desbragado segredo de Polichinelo dessa República de chinelões e larápios descuidados.

A gente só não sabe agora se Lula, o orador das multidões está calado por causa do triplex, do barquinho, do sítio ou porque o gato arranhou a Rose que roeu o rato que roeu a roupa do rei da Rússia que, de raiva, roeu o resto.

VOCÊ SABIA?...
O governo acaba de voltar 13 anos na sua própria história da produção de automóveis que "botou a classe C a andar de carro, igualzinha azelites": a produção de automóveis deste janeiro de 2016 empatou com a produção de janeiro de 2003. A operosa classe C já está devolvendo aos bancos os carros que comprou a prestações que já não pode pagar, ou andando de ônibus porque não aguenta o preços dos combustíveis.

PRATO FRIO



Dilma isolou e isola totalmente Michel Temer das conversas palacianas e dos papos de governo. Não o convida e nem sequer manda avisar para reuniões e coisas e loisas de coordenação política. Ignora-o não só como aliado, mas principalmente como vice-presidente da sua própria República. Dilma só agora dá o troco àquela carta desaforada que Temer enviou-lhe e que ela não leu e não gostou. Vingança é um prato que se come frio...

OUTRA CASA
Delcídio do Amaral, portador de tornozeleira eletrônica e prisioneiro domiciliado em Brasília, tem todas as credenciais para voltar a ocupar o cargo de dirigente do PT nacional e a função de líder do governo Dilma. Ele é que não se mostra muito entusiasmado com esse amargo regresso. Sentiu-se abandonado pelos companheiros do partido e do governo durante todo o tempo de cadeia que acaba de curtir. Vai dar um tempo e esperar a hora de encontrar alguma sigla que se encaixe ao seu perfil.

A RIDÍCULA SEGURANÇA

DO RIDÍCULO
Neste fim de semana, o impoluto ministro da Justiça da Dilma, Zé Eduardo Cardozo, visitava com toda pompa e circunstância o Colégio Estadual André Maurois, no Leblon, zona sul do Rio.

Decerto para dar uma aula sobre picadura de mosquito, nessa guerra alarmista e "sem quartel" ao Aedes Aegypti.






Cardozo teve seu discurso interrompido por Giovanna Passos, uma aluna da 1ª série do Ensino Médio.

A estudante quis saber do ilustre visitante, cercado de guarda-costas: "O senhor não acha ridícula essa quantidade de policiais para uma só pessoa enquanto as UPPs estão acabando e não há policiais nos morros?".

A aula e a visita tiveram curta duração. A resposta do ministro até agora não repercutiu nas salas de aula do colégio. Nem na mídia. E o pior, não vai repercutir no comportamento do governo que não se importa em esbanjar despesas para garantir a segurança de quem não corre nenhum perigo a mais do que qualquer cidadão nesse país.


23 de fevereiro de 2016
sanatório da notícia