"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 9 de março de 2016

MP-SP DENUNCIA LULA POR LAVAGEM DE DINHEIRO E OCULTAÇÃO DE PATRIMÔNIO

DENÚNCIA FOI FEITA POR LAVAGEM DE DINHEIRO E FALSIDADE IDEOLÓGICA

DENÚNCIA SE ESTENDE À ESPOSA, MARISA LETÍCIA, E O FILHO LULINHA. FOTO: MICHEL FILHO/ESTADÃO CONTEÚDO


O Ministério Público de São Paulo apresentou denúncia contra o ex-presidente Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. A denúncia foi feita pelo promotor Cassio Conserino e se estende à esposa, Marisa Letícia, e ao filho Fábio Luis, o Lulinha. A denúncia explica o desespero da defesa do petista para tentar tirar Conserino do caso e a atitude de Lula de se recusar a prestar depoimento ao promotor


09 de março de 2016
diário do poder

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...

CONTA DE MENTIROSO: 7 RAZÕES PARA LULA NÃO SER MINISTRO

Então, vamos de novo: Renan Calheiros saiu dizendo hoje à tarde que Lula lhe disse que não precisa do cargo de ministro. Bolas, Lula nunca foi bobo.Pelo contrário, não alma viva mais viva que a alma honesta de Lula nesse país. Lula não é bobo nem nada parad aceitar um ministério de Dilma. Por razões muito simples:

1) ele seria um péssimo ministro; 

2) aceitar um ministério para ganhar foro privilegiado seria, mais humilhante do que pegar uma temporada na Papuda; 

3) ele estaria ligando oficialmente sua imagem ao destrambelhado governo Dilma; 

4) Dilma pode dançar a qualquer momento e a qualquer momento seu golpe de julgamento privilegiado iria pras cucuias; 

5) em caso de impeachment ou cassação de Dilma e Temer, em 60 dias pode estar se realizando nova eleição; 

6) Lula com toda carga pesada que tem de suspeitas e desconfianças, não seria preso nos próximos 60 dias; como candidato ele estaria imune a qualquer voz de prisão; 

7) politicamente, Lula já morreu e não sabe.

LULA NÃO PRECISA SER MINISTRO

Lula afirma que não precisa de cargo de ministro. É que, aceitando o golpe, pior do que passar pela humilhação de ser reconhecido como malfeitor e medroso, ele passaria a integrar oficialmente o governo Dilma. Isso é como dizimar qualquer candidatura a qualquer coisa.

Nem precisa ser candidato a presidente da República; com esse carimbo de associação ao desgoverno geral, ninguém se elegeria nem mesmo a segundo secretário do vice-diretor de futebol do Arranca-Toco Futebol Clube.

É NA VIDEOCONFERÊNCIA DE LULA COM MORO QUE O BICHO VAI PEGAR

Volto a dizer e vou dizer em outras tantas voltas quantas me deem na telha: o que Lula diz dos dentes pra fora, o que Lula discursa para suas claques, o que ele faz de bravatas para impressionar a mídia desprevenida e a mídia amestrada, o que ele espalha de bazófias no meio da massa ignara, não vale bulhufas. Ele ainda não é delator premiado; sua palavra tem tanta credibilidade quanto a palavra de Dilma, do Falcão, quanto a boca-de-siri do Renato Duque ou os silêncios retumbantes de João Vaccari Neto. O que vai valer de verdade é o que Lula vai dizer na próxima segunda-feira por videoconferência ao juiz Sérgio Moro. É aí que o bicho vai pegar.


MINISTRO LULA


Lula está fazendo doce. Diz que não quer ministério nenhum e coisa e tal. Esse "coisa e tal" quer dizer foro privilegiado, uma tramoia desnecessária para ele que já disse e repete: "não devo e não temo". Então tá.

Sucede que conhecendo a peça como a gente conhece sabe-se que quando ele bota pra fora uma coisa é outra bem diferente que ele carrega dentro da alma viva e honesta, resta apenas saber a data da sua posse no Ministério da Justiça.

Currículo para tanto Lula tem. E experiência então nem se fala. Afinal foi ele quem puxou o tapete de Zé Eduardo Cardozo e será ele quem, nesse caso, vai puxar a descarga do Wellington Cesar, o WC, que constitucionalissimamente está de calças na mão.

Ali, ao destituir o delegado Daiello da direção-geral da Polícia Federal e escantear a Vara de Sérgio Moro, Lula estaria fazendo justiça com as próprias mãos - bem como os caudilhos fajutos aqui desse Cone Sul do mundo gostam.

RODAPÉ
- Não conheço um só balconista de armazém, butique, loja de departamento, farmácia e similares que tenha conquistado a vaga que hoje ocupa, sem passar por teste de aptidão e comprovar que seu passado não o condena; que não tem pendências com a Polícia nem com a Justiça. Já para ser ministro da República do Petrolão... Quanto pior, melhor.


SAÚDE PARA O GOVERNO

Para esse governo, a saúde pública está - como Lula teve a audácia de dizer - à beira da perfeição. Seja lá o que signifique perfeição para essa pandilha... Para o governo DIlma a saúde pública é um estado físico em andamento que o brasileiro vai levando, levando, levando até que naturalmente termina, como manda a lei da vida. Para esse governo, a saúde é um estágio da vida que vai mal até que não acaba bem.

SEM PANOS QUENTES

Com essa pandilha propineira da República do Petrolão, não adianta a gente ir com panos quentes. Eles gostam é de quem lhes molha a mão.

PALESTRA REMUNERADA

No Instituto Lula de palestras milionárias, sempre que o verbo se faz carne e baixa a alma mais honesta do mundo é porque a verba se fez cara.

O SENTIMENTO OFICIAL

Tudo quanto esse governo diz que faz por solidariedade aos anseios da população é feito com o mais puro sentimento de egoísmo.

O PULO DO GATO

O cerco vai se estreitando de tal forma em torno de Lula que ele já não consegue manter aquele ar bonachão de insopitável inocência. Já se vê no seu semblante alguns sinais evidentes de desculpa esfarrapada. Como delação premiada é delatar a si mesmo, Lula já prepara o salvador pulo do gato que lhe resta: - Dei o tapa sim e escondi a mão...Mas foi sempre em legítima defesa.

GOSSIPS

É incrível como dona Marisa Letícia sai de um salão de beleza deixando a nítida impressão de que é a Marta Suplicy que, cansada de esperar, deixou para ser atendida amanhã.

TEATRO DO HORROR

É fantástico como esses militantes do PT militam muito pior o papel de canastrões do que Lula protagoniza mal o papel de bonzinho.

A VELHA DILMA DE GUERRA

Dilma Coração Valente, diante do inevitável fracasso da convocação dos militantes pelegos para o dia 13: "O governo precisa de paz!". Ela, como diria o gaúcho bem pampeiro, "pediu penico!". Quem não a conhece que a compre. Assim que passar o dia 13 da verdadeira mobilização da sociedade, ela volta a ser a velha Dilma de guerra e solta seu brado retumbante: - A luta continua, companheiros!

PENA DE MORTE

É o seguinte: o criminoso morre; o carrasco segue matando.

HAI-KAI

Meu bem, não torça / Não me falta vontade.../ Perdi a força.

HISTÓRIA DO BRASIL

De 1985, desde os tempos de Sarney até esta Era Lulodilmática, a História do Brasil é um trailer de bangue-bangue caboclo. Todos os personagens - bandidos e mocinhos - são fictícios. Cabem todos numa gaveta dessa democracia de gabinete. E nada é mera coincidência.

QUE BOA IDEIA?

O maior fracasso no mundo da bebericagem é a caninha 51. Se fosse mesmo uma boa ideia já teria despejado certos gênios que são um porre. E lacrado a rolha da garrafa.

CADÊ, EU QUERO AS PROVAS

Cadê o discurso de que "nunca antes na história desse país se investigou tantos corruptos e se lutou tanto contra a corrupção" que Lula, Dilma e o PT nos enfiavam goela abaixo? Cadê, eu quero as provas, cadê?!?

FALSA

Descobriram a pólvora: o processo de Cunha teve assinatura falsa de deputado. Tá, então qual é a notícia? Bolas, a única novidade é que a assinatura é que é falsa.

DIANTE DO FRACASSO

Dilma agora apela a sindicatos e movimentos sociais para que evitem manifestação... Ah, nunca antes nesse país a Dilma foi tão, digamos assim, tão Marta Suplicy: diante do inevitável, relaxa e goza.

PALAVRA POR PALAVRA

Na sua delação premiada, ainda não homologada por Zavascki, mas consagrada pelo acordo com a Lava Jato, Delcídio Amaral dedurou Renan Calheiros e Aécio Neves. E o bom disso tudo é que nem Renan e nem Aécio são delatores premiados. A palavra deles diante da palavra de Delcídio não decide nada. Palavra por palavra, sou mais Delcídio Amaral, o Tal.

PORTAS FECHADAS

O PT e o PMDB podem ser atingidos pela delação de Marcelo Odebrecht. Tá, mas nada foi mais atingido até agora do que o pai de Marcelo, o Velho Emílio que ameaçou a República com a obra de construção de três celas confortáveis no sistema prisional brasileiro: uma para ele mesmo, outra para Lula e mais outra para a Dilma.

O resto, essa coisa de que o PT e o PMDB serão "atingidos", não quer dizer nada; fica por conta do velho bordão "o que vem de baixo não nos atinge". E, afinal, partidos políticos são como a Petrobras e outras entidades fantásticas, não podem ser encarcerados. Só diria alguma coisa se, por justiça, suas portas fossem fechadas para sempre. E com a companheirada toda lá dentro.

FANFARRÃO MEDROSO

Lula, desesperado, tenta fugir da Vara de Sérgio Moro. Pediu que o plenário do STF tire investigação da mão do juiz, lá em Curitiba. Esse Lula é o mesmo que cantou de galo lá na sede do PT,em São Paulo, logo depois de prestar depoimento à Polícia Federal, lá no aeroporto de Congonhas: "Eu não devo e não temo". Bravata, pura fanfarronice.

LULA NÃO CHEGARIA HOJE AO 2° TURNO

Para quem acredita em pesquisas nesse Brasil da Silva, o Instituto Paraná fez um levantamento popular antes da delação de Delcídio Amaral e do depoimento sob vara de Lula. A amostragem revela que Lula não chegaria sequer ao segundo turno, se as eleições fossem hoje. Aécio Neves disputaria beleza com Marina Silva. Em matéria de votos, Lula teria menos de 17% das más intenções.

Ainda bem que as eleições não são hoje. Não por causa da derrota fragorosa de Lula, mas pelo perigo do Brasil ser presidido por Aécio ou por Marina. Se as eleições fossem hoje e sempre, eu votaria em alguém indicado pela equipe do Sérgio Moro. E olhe lá.

E, antes que me recriminem, já vou dizendo: não votaria em Sérgio Moro, por duas razões: 1) o Brasil decente precisa que Sergio Moro fique aí mesmo, onde está; 2) Sérgio Moro candidato estragaria o juiz Sérgio Moro.


UM MINISTÉRIO PARA LULA EM BUSCA DO DESAFORO



São tantas emoções... Enquanto seus defensores recorrem "graciosamente" da decisão do STF que não paralisou as investigações contra Lula, o próprio Lula quer saber agora a relação de processos que Sérgio Moro tem para atormentar sua alma mais honesta que a de qualquer brasileiro vivo.

Mas a notícia nem é esta, a melhor de todas é aquela que seria, mais que uma confissão de culpa, um deboche escancarado típico do que a lei chama de "associação criminosa" e que o vulgo apelida de formação de quadrilha: Dilma teria oferecido, ontem lá no Palácio Alvorada, na frente de uns que outros ocupantes de pastelões ministeriais, um ministério para Lula.

Qualquer ministério. É só para livrar Lula da Vara de Sérgio Moro. Lula ministro teria direito a foro privilegiado. Seus processos teriam o sabor de desaforo: sairiam das mãos de Moro e cairiam no colo do Supremo Aparelhamento Federal, a Corte de Lewandowski - uma casa de amigos e companheiros.

Pronto, está aí o desaforamento golpista. A esse tipo de mudança de tribunais o populacho empresta a chula denominação de desaforo. Mas é muito mais que isso. É o reconhecimento escancarado de associação aberta e escrachada à pandilha de celerados que se apropriou desse país; um bando que arromba e deixa arrombar.

Quando você espera que o pior possa sair das gavetas dessa arbitrária e viciada democracia de gabinete, é justamente dali que saem as barbaridades que não deixam você se se enganar redondamente.

Essa confissão de cumplicidade com o crime organizado que se instalou no Estado brasileiro eu já esperava desde janeiro de 2011, quando Lula fez aquela viagem de Brasília para São Bernardo do Campo, com uma frota de 11 caminhões de mudança cheio de badulaques e com a recomendação de dona Marisa Letícia para que tomassem cuidados especiais para com a adega do marido e algumas outras relíquias não contabilizadas.

O que você acha de uma pasta para o Cara, eu não sei... Mas tenho pra mim que a oferta de um ministério, esse qualquer ministério para Lula, livra a cara de Lula e queima o filme da Dilma. Mas, eu até entendo: perdida como está, Dilma não tem mais nada a perder. Nem mesmo a vergonha de colocar o seu governo pública e definitivamente na quadrilha.



AS ALMAS VIVAS

Desses espíritos mais em voga, Zé Dirceu está preso e à beira da repetência; Renato Duque já soma mais de 41 anos de cadeia; Alexandrino Alencar, executivo da Odebrecht companheiro das viagens luláticas tomou 15 anos e caqueradas pelas costas; Marcelo Odebrecht pegou 19 anos e quatro meses de prisão; Bumlai, tá doentinho e Delcídio também, ambos na boca do túnel que o trem já vai pegar... É, ao redor de Lula não há uma alma viva mais honesta do que ele. Nem menos. Só assombração.



09 de março de 2016
in sanatório da notícia

GENERAIS DETERMINARAM PRONTIDÃO SIM. QUAL É O PROBLEMA NISSO??



Recebemos uma tonelada de emails e comentários de gente que se diz “democrática” reclamando de que alguns quartéis do Rio e São Paulo mantiveram nessa sexta-feira um estado de prontidão e que isso podia ser alguma tentativa de intimidação.

Sim, é verdade, isso não é segredo, militares permaneceram de sobreaviso, alguns em casa e outros em organizações militares. E acrescentamos ainda que GENERAIS avisaram alguns governadores e outras autoridades de que estariam prontos para entrar em ação se ocorresse grandes tumultos e as forças de segurança locais não conseguissem restaurar a ordem.

A própria Revista Sociedade Militar deixou bem claro que as Forças Armadas entrariam em ação se fosse necessário. Outros veículos, como o Globo e Antagonista também mencionaram o estado de sobreaviso.

O Estatuto dos MILITARES diz: “Art. 2º As Forças Armadas, essenciais à execução da política de segurança nacional, são constituídas pela Marinha, pelo Exército e pela Aeronáutica, e destinam-se a defender a Pátria e a garantir os poderes constituídos, a lei e a ordem.”

Há algo de errado nisso? Ha algo de errado em estar pronto para agir?

RE-PE-TI-MOS: A finalidade constitucional dos militares das Forças Armadas é a garantia dos poderes constituídos e da lei e ordem. Portanto, é muito provável que no próximo dia 13 também exista uma tropa de sobreaviso, e isso não significa que alguma autoridade acha que vai ocorrer tumultos, significa apenas que as Forças Armadas se antecipam à situação.

Deveriam reclamar do fato dos líderes de esquerda cobrar uma “reação nas ruas”. Deveriam reclamar da militância paga agredir profissionais de imprensa e quebrar seus equipamentos. Deveriam reclamar de seus líderes que se apropriam do bem público e o usam em proveito próprio e da sua eternização no poder.

Alguém perguntou: _ e se houver tumultos incontroláveis e Dilma proibir os comandantes de agir? Respondemos: Isso dificilmente ocorreria. Mas, se assim for, a Presidente provavelmente será ignorada, pois a finalidade constitucional está acima de qualquer político.


Revista Sociedade Militar
09 de março de 2016
Original/Completo em http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2016/03/generais-determinaram-prontidao-sim-qual-o-problema-nisso.html

FIDEL OFERECE SEU APOIO A LULA.

ERA DE SE ESPERAR, DEPOIS DE TODO O "FINANCIAMENTO" RECEBIDO

Fidel oferece seu apoio a LULA. Era de se esperar, depois de TODO “financiamento” recebido.

O Granma, jornal CUBANO considerado a “voz” de Fidel castro, manifestou seu apoio a LULA e DILMA nesse domingo, 6 de março






“O Ministério das Relações Exteriores rechaça o ataque contra a Constituição e a democracia no Brasil, que tem convertido o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líder histórico do Partido dos Trabalhadores, bem como o governo que lidera a presidente Dilma Rousseff, em alvos das ações judiciais e parlamentares, injustificáveis e desproporcionadas.“

Sociedade Militar

09 de março de 2016
Original/Completo em http://www.sociedademilitar.com.br/wp/2016/03/fidel-oferece-seu-apoio-a-lula-era-de-se-esperar-depois-de-todo-financiamento-recebido.html

VALÉRIO QUER CONTAR TUDO O QUE SABE SOBRE LULA. MAUS TRATOS NA PRISÃO LEVAM OPERADOR DO MENSALÃO A ABRIR O BICO

MAUS TRATOS NA PRISÃO LEVAM OPERADOR DO MENSALÃO A ABRIR O BICO. FOTO: CELSO JÚNIOR/ESTADÃO CONTEÚDO


Ex-tesoureiro da corrupção petista e office-boy de luxo do mensalão, Marcos Valério se ofereceu ao Ministério Público e à Justiça Federal para contar tudo o que sabe, em troca de redução de pena. Ele sabe todos os segredos do mensalão do primeiro governo Lula, mas não os revelou. Segundo o senador Delcídio Amaral (PT-MS), o ex-presidente cedeu a chantagem de Marcos Valério para mantê-lo “blindado”.

Segundo Delcídio, ex-líder do Governo Dilma, Lula teria ordenado o pagamento de R$ 220 milhões para comprar o silêncio de Valério.

Marcos Valério estaria sofrendo maus tratos na prisão e também tentativas de achaque, segundo políticos de oposição.

Circulam rumores de que o tesoureiro do mensalão teria sido “currado” no cárcere por oito presos.

O sofrimento no cárcere fez Marcos Valério sucumbir. Ele chora muito, segundo as fontes, e quer contar tudo para tentar se livrar do tormento.



09 de março de 2016
diário do poder

RELATOR PETISTA CHAMA DELCÍDIO AMARAL DE "RÉU- CONFESSO E FROUXO"



Charge do Nani (nanihumor.com)












O relator do processo contra Delcídio Amaral (PT-MS) no Conselho de Ética do Senado, Telmário Mota (PDT-RR), afirmou que a suposta delação do senador não será incluída na investigação até que seja homologada pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Em contrapartida, ele acredita que o documento deve dificultar a situação de Delcídio. “O delator pra mim tem dois defeitos, primeiro ele é réu confesso, depois ele é frouxo”, disse.
A declaração de Telmário relembra fala da presidente Dilma Rousseff que, em junho do ano passado, rebateu delação do empreiteiro Ricardo Pessoa sobre doações da UTC à campanha da presidente. “Eu não respeito delator. Até porque eu estive presa na ditadura e sei o que é que é. Tentaram me transformar em uma delatora”, afirmou Dilma à época. A presidente também foi citada na delação de Delcídio.
Já existem requerimentos no Conselho de Ética que pedem a inclusão da delação de Delcídio ao processo, mas só poderão ser avaliados após o colegiado votar o parecer apresentado pelo relator. “O nosso relatório foi em cima do que foi apresentado, ainda não sabemos se a delação existe. Se ela não for homologada, não tem nenhuma validade. Mas se tiver uma delação, naturalmente ela vai incriminá-lo”, argumentou Telmário Mota.
GRANDE EXPECTATIVA
No Senado, há grande expectativa quanto à homologação da suposta delação de Delcídio, que teria citado pelo menos cinco senadores, incluindo os já investigados Renan Calheiros (PMDB-AL), Valdir Raupp (PMDB-RO) e Romero Jucá (PMDB-RR), além do presidente do PSDB, Aécio Neves (MG).
A divulgação da delação mudou os rumos do processo contra o senador, que contava com a conivência de alguns membros do colegiado para atrasar o processo. Agora, o humor é outro no Senado e a maior parte dos parlamentares tende pela cassação de Delcídio.
09 de março de 2016
Isabela BonfimEstadão

DEM PROTOCOLA QUEIXA-CRIME CONTRA LULA NO MP DE SÃO PAULO



O DEM protocolou uma queixa-crime no Ministério Público de São Paulo contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por incitação ao crime. O líder do partido na Câmara, deputado Pauderney Avelino (AM), argumenta que, ao convocar os militantes “para a guerra”, Lula cometeu um delito contra a paz pública.

“O ex-presidente está dividindo o país em nós e eles, mas, na verdade, a maioria da sociedade brasileira desaprova Lula e o governo petista”, disse Avelino. Na representação recebida na última sexta-feira, foram elencados artigos de leis brasileiras, como o Artigo 286 do Código Penal Brasileiro, que proíbe a incitação pública da prática de crime.

Impeachment


Avelino irá participar, junto com outros representantes dos partidos de oposição, da reunião às 16h de hoje (8) com o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski. O grupo agendou o encontro para pedir celeridade no julgamento de recursos sobre o rito do pedido de impeachment da presidenta Dilma Rousseff.

A Corte divulgou ontem (7) acórdão com a decisão dos ministros sobre a tramitação do processo, reiterando que considera equivocada a indicação de nomes por chapa avulsa – não indicadas pelos líderes de cada partido – e por voto secreto.

Enquanto a oposição espera uma mudança na decisão da Corte, o ministro do STF, Marco Aurélio Mello, disse não acreditar em uma mudança de posicionamento. “Não é possível que depois de tanta discussão, de tanto debate no STF, não é possível que tenha ficado ainda, algum ponto obscuro e omisso para que a Câmara peça esclarecimentos”, afirmou o ministro, que recebeu o diploma Bertha Lutz em uma sessão solene do Senado em homenagem ao Dia Internacional da Mulher.

A Agência Brasil procurou o Instituto Lula para comentar a ação, mas o instituto não se manifestou até a publicação do texto. O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), rebateu a decisão do DEM, ao lembrar a condução coercitiva do ex-presidente na 24ª fase da Operação Lava Jato. "Teve violência maior do que a que fizeram com Lula? Algumas emissoras de televisão e partidos de oposição podem chamar para manifestação e Lula não pode?", disse o líder.




09 de março de 2016
Notícias Terra
movcc

PRESIDENTE DO PETROS ADMITE DEFICIT DE R$ 16 BILHÕES

PETROS É O FUNDO QUE GARANTE APOSENTADORIAS DE FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS

PETROS É O FUNDO QUE GARANTE APOSENTADORIAS DE FUNCIONÁRIOS DA PETROBRAS. FOTO: LUCIO BERNARDO JR/CÂMARA


Em depoimento à CPI dos Fundos de Pensão, o presidente da Fundação Petrobras de Seguridade Social (Petros), Henrique Jäger, admitiu nesta quarta-feira (9) que o fundo que garante as aposentadorias e pensões dos funcionários da Petrobras terminou 2015 com um déficit de R$ 16,12 bilhões, o dobro do registrado em março do ano passado, quando assumiu o cargo.

Em dezembro de 2014, o déficit era de R$ 6,19 bilhões. Segundo ele, o déficit de R$ 16 bilhões é decorrente da queda no valor das ações da carteira de investimentos do fundo e de outros fatores, como a correção do passivo do fundo pela inflação e a perspectiva de aumento real dos salários.

Ele negou, porém, que a situação financeira da Petros esteja comprometida. “Isso significa que a Petros está quebrada? Não. Eu vou vender os títulos quando eles valorizarem. E eu tenho dinheiro para pagar as aposentadorias”, garantiu.

Prejuízos

Durante três horas de depoimento, os deputados da CPI interrogaram o executivo a respeito dos investimentos que causaram prejuízos ao fundo e as medidas que adotou para evitar novas perdas.

Uma das fontes de prejuízo foi o investimento de mais de R$ 1 bilhão feito na empresa Sete Brasil, contratada pela Petrobras para construir 28 sondas de perfuração, um valor total de US$ 22 bilhões – US$ 18 bilhões dos quais deveriam sair do BNDES, financiamento negado pelo banco depois de deflagrada a Operação Lava Jato. A Petros detém 17% de participação no Fundo Sondas, criado para controlar a Sete Brasil.

Segundo delação premiada do ex-diretor de Serviços da Petrobras Pedro Barusco, houve pagamento de propina a diretores da estatal e partidos políticos por estaleiros contratados pela Sete Brasil.

Jäger admitiu que é “delicada” a situação financeira atual da Sete Brasil. “Não tenho como esconder, mas há uma tentativa de reestruturação, com a participação da Petrobras, e seis sondas já estão quase prontas”, disse, ao responder pergunta do deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP). “Mas eu ainda acredito da viabilidade do projeto”, disse.

Jäger negou ter sofrido qualquer pressão política no sentido de direcionar investimentos. “Sou filiado ao PT, mas nunca fui procurado por ninguém”, disse, ao responder pergunta do deputado Marcus Pestana (PSDB-MG).

“Claro, quando ele chegou lá, o Vaccari já estava preso”, comentou o presidente da CPI, Efraim Filho (DEM-PB), se referindo a João Vaccari Neto, o ex-tesoureiro do PT preso pela Operação Lava Jato, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

No depoimento à CPI, o presidente da Petros listou as mudanças na gestão do plano adotadas desde que assumiu o cargo. A Petros passou a investir apenas em empresas classificadas como duplo A pelas agências de classificação de risco. E trocou alguns investimentos em ações por investimentos em títulos públicos, o que, segundo ele, evitou prejuízos com a queda nas bolsas de valores.

Outra medida adotada quando assumiu a presidência da Petros foi vetar novos investimentos em Fundos de Investimentos em Participações (FIPs). Segundo ele, esse tipo de investimento pode demorar até cinco anos para gerar lucro.

Quebra de sigilos

O segundo depoente do dia foi o empresário Adir Assad, que se recusou a responder as perguntas dos deputados da CPI. Diante do silêncio, Efraim Filho anunciou que vai colocar em votação na próxima reunião ordinária da comissão requerimento de quebra dos sigilos bancário, fiscal e telefônico do empresário.

Assad, assistido por seu advogado, Miguel Pereira Neto, se limitou a dizer que não tem qualquer envolvimento com fundos de pensão. Ele foi convocado a pedido do relator da CPI, deputado Sérgio Souza (PMDB-PR), a partir da suspeita de que suas empresas foram usadas para lavar dinheiro aplicado por fundos de pensão no Fundo de Investimento em Direitos Creditórios (FIDC) denominado FIDC Trendbank Banco de Fomento Multissetorial.

O fundo recebeu dinheiro do Petros e do Postalis (dos Correios). Segundo o relator da CPI, houve perda quase que total do investimento. As duas entidades, somadas, investiram no FIDC cerca de R$ 73 milhões em 2010, e em 2014 a desvalorização de suas cotas já ultrapassava os 95%, causada por uma inadimplência quase total da carteira de recebíveis do fundo.

“Mais de R$ 140 milhões foram sacados do fundo do Trendbank e foram dados como garantia papéis de empresas de Assad, como a Rock Sstar e outras empresas. Essas empresas foram usadas para lavagem de dinheiro”, disse Sérgio Souza.

Assad foi condenado, em setembro do ano passado, por lavagem de dinheiro e associação criminosa por envolvimento nos crimes apurados pela Operação Lava Jato.

“Temos informação de que a Rockstar, do senhor, emitia notas frias”, disse o presidente da CPI, Efraim Filho.

“Não é minha. Eu saí em 2008”, respondeu Assad.

“E quem assumiu no seu lugar?”, questionou Efraim.

“Não vou responder”, retrucou o depoente.

Assad cumpre pena em prisão domiciliar. (Câmara)



09 de março de 2016
diário do poder

RELATOR GILMAR VOTA CONTRA NOMEAÇÃO DE NOVO MINISTRO

MINISTRO DISSE QUE CONSTITUIÇÃO IMPEDE MEMBRO DO MP DE EXERCER OUTRA FUNÇÃO

MINISTRO DISSE QUE CONSTITUIÇÃO IMPEDE MEMBRO DO MP DE EXERCER OUTRA FUNÇÃO. FOTO: GERVASIO BAPTISTA/STF


O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), votou hoje (9) pela anulação do decreto de nomeação do ministro da Justiça, Wellington César Lima e Silva, ocorrida no dia 3 de março. Mendes é relator do recurso no qual o PPS alega que Silva, que é procurador do Ministério Público da Bahia (MP-BA), não poderia ser nomeado. Faltam os votos de dez ministros.

Mendes iniciou a leitura do voto afirmando o caso da nomeação do ministro da Justiça é constrangedor. "Este era um caso que não gostaria de julgar. Até fiz esforço neste sentido, porque é um caso que constrange , mas não temos alternativa.”

O ministro disse que o MP não respeitou decisões anteriores da Corte que impediam o ingresso de seus membros em cargos do Executivo. Para Mendes, a Constituição é clara ao impedir que um membro do MP exerça outra função, exceto a de magistério. “Enquanto não rompido o vínculo com a instituição, a vedação persiste.”, justificou o ministro.

Em sua primeira sustentação oral no Supremo como advogado-geral da União, José Eduardo Cardozo, defendeu a legalidade na nomeação do ministro e alertou a Corte sobre os impactos de uma decisão que impeça Wellington Lima e Silva de continuar no cargo.

"Há muitos membros do Ministério Público que exercem funções de ponta, especialmente na área de segurança pública nos estados. Todos terão que retornar às suas funções, desarmando equipes, atingindo estruturas administrativas e prejudicando algo que é tão importante nos dias de hoje que é segurança pública", argumentou Cardozo.

Para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, a nomeação de membros do MP para cargos em outros poderes não conflita com a independência do órgão. “No caso específico, na visão do MP, não há possibilidade de violação da independência institucional pelo fato do membro exercer função de forma temporária e mediante prévio afastamento por órgão interno competente”, disse Janot.

A polêmica está em torno de uma regra do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) que autoriza a nomeação de membros do Ministério Público em cargos na administração pública. Apesar do órgão interno do MP autorizar a medida, precedentes do Supremo impedem a prática.

Atualmente, de acordo com a AGU, 22 membros do MP estão afastados das funções para exercer atividades em secretarias de governo.



09 de março de 2016
diário do poder

LÁ DAS BANDAS DO SELVA BRASILIS..

Sergio Moro Dá uma Lição Universal a Todos os AdEvogados de Porta de Cadeia


Marcelinho Odebrecht, moleque levado da breca, gastou milhões com seus adEvogados de porta de cadeia. Como a maioria esmagadora dos adEvogados do Brasil, eles ao invés de defenderem o cliente das acusações se limitaram a usar o garantismo [doutrina jurídica oficial da picaretagem togada] e o show midiático para jogar lama no processo. Se foderam de green and gold. Ainda por cima Moro dá uma aula de direito nesses bacharéis da bandidagem: Na sentença de hoje, Sergio Moro critica a chicana dos advogados da Odebrecht: "Ao invés de esclarecerem as contas, preocuparam­-se em apresentar diversos requerimentos probatórios sobre questões laterais e sem a mínima importância, destinados a postergar o julgamento ou propiciar futuras alegações de cerceamento de defesa, ou a atacar as investigações e a persecução, como se fossem vítimas de uma perseguição universal e não de uma ação penal fundada, desde o início, na prova material do pagamento de propinas pelo Grupo Odebrecht aos agentes da Petrobras. O que ocorre neste caso e, infelizmente em alguns outros no âmbito da assim denominada Operação Lavajato, é, com todo o respeito, certo abuso do direito de defesa. No processo ou fora dele, em manifestos ou entrevistas a jornais, reclamam da condução do processo, imaginando uma fantasiosa perseguição aos seus clientes, sem, porém, refutar as provas apresentadas pela Acusação, e não só as declarações do colaboradores, mas a prova documental categórica do pagamento da propina no exterior. Trata­-se de um efeito colateral negativo do modelo processual adversarial, no qual a parte não raramente exacerba a defesa de seus interesses em detrimento da Justiça, formulando requerimentos ou promovendo discussões que, ao invés de buscarem elucidar o caso, têm por objetivo obscurecê-­lo ou atrasar a sua resolução."

09 de março de 2016
in selva brasilis

Vagabundo Petista Lacaio de zédirceu se Fode Mais do que Merecidamente

Renato Duque, o operador do PT na Petrobras, foi sentenciado a 20 anos, 3 meses e 10 dias de cadeia pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no processo da Odebrecht.

09 de março de 2016
in selva brasilis

Moro Aplica Vara Kid Bengaliana no Baianinho Mimado

O rotten kid malemolente do recôncavo, Marcelinho Odebrecht, estava fazendo manha e batendo o pezinho pedindo banana nanica e polenguinho na prisão. Não deu outra, para tomar tenência o juiz Sergio Moro aplicou no baianinho mimado, com carinho, amor, e compreensão um corretivo moral 3D com asinha de morcego e dimensões Kid Bengalianas: O empreiteiro Marcelo Odebrecht, ligado a Odebrecht, maior empreiteira do País, nesta terça-feira, 8, foi condenado pelo juiz federal Sérgio Moro, a 19 anos e 4 meses de prisão por corrupção, lavagem de dinheiro e associação criminosa na Operação Lava Jato.

09 de março de 2016
in selva brasilis

PSB DEFENDE A REALIZAÇÃO DE NOVAS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS

PROPOSTA É DE ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS SIMULTÂNEAS ÀS MUNICIPAIS

DECISÃO FOI TOMADA APÓS REUNIÃO ENTRE CÚPULA E BANCADA DO PARTIDO. FOTO: CHICO FERREIRA/PSB NA CÂMARA


A cúpula do PSB reuniu-se com a bancada do partido na Câmara nesta quarta-feira, 9, para discutir a atual crise política. A partir do encontro, ficou decidido que a sigla defenderá a realização de novas eleições para presidente da República e vice-presidente simultaneamente às eleições municipais deste ano.

Em relação ao impeachment da presidente Dilma Rousseff, o partido tomará decisão mais adiante, apesar de deputados afirmarem que a maioria da bancada é favorável ao impedimento da petista.

Os quatro indicados para integrar a comissão que julgará a admissibilidade do processo se comprometeram a seguir a posição a ser definida pela legenda. "Preferimos, ao invés de impeachment, a realização de novas eleições", disse o presidente do PSB, Carlos Siqueira. A posição majoritária não foi consensual. Alguns representantes do partido defenderam a realização de eleições gerais, mesma tese defendida ontem pelo líder do governista PSD, Rogério Rosso (DF).

Os parlamentares avaliaram que a convocação de eleições gerais sanaria duas consequências das opções hoje colocadas. Eles temem que a cassação da chapa pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) permita que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), assuma a presidência da República. Já quanto ao impeachment, a ressalva é que, com a saída de Dilma, assumiria o vice-presidente Michel Temer.

O partido também decidiu manter a obstrução das votações na Câmara, assim como os demais partidos da oposição. Mas a prioridade do PSB não será a realização do processo de impeachment, mas a saída de Cunha, réu na Lava Jato. "A prioridade é Eduardo Cunha para que ele não prejudique qualquer outro processo aqui", afirmou Beto Albuquerque, vice-presidente de Relações Governamentais do PSB.



09 de março de 2016
diário do poder

DELAÇÃO DA ODEBRECHT COMEÇA A SER FEITA APENAS PELOS EXECUTIVOS



Marcelo só fará delação na segunda etapa



















A Odebrecht avançou na decisão de que executivos do grupo vão negociar um acordo de delação premiada e acertou com o advogado Theo Dias, filho do ex-ministro da Justiça José Carlos Dias, para cuidar das tratativas iniciais com a força-tarefa da Operação Lava Jato, em Curitiba. Não está certo, no entanto, se Dias será o advogado dos executivos se as negociações avançarem. O advogado já cuidou de um acordo na Operação Lava Jato: o do lobista Milton Pascowitch, acusado de repassar propina da Engevix para políticos como o ex-ministro José Dirceu. Em nota à Folha, a Odebrecht “nega a contratação do escritório para os fins descritos na matéria”. Procurado, Dias não foi localizado pela reportagem.
O ex-presidente da Odebrecht, Marcelo Odebrecht, não faz parte do grupo por enquanto, segundo a Folha apurou com profissionais que atuam no caso. Entre os executivos que tentarão fechar um acordo com os procuradores e a Polícia Federal estão Márcio Faria e Rogério Araújo, ambos condenados nesta terça-feira (8) a dez anos de prisão pelo juiz federal Sergio Moro por corrupção ativa, lavagem de dinheiro e por integrar uma organização criminosa.
DEPENDE DA FORÇA-TAREFA
A palavra final sobre o acordo é da força-tarefa da Lava Jato e depende do tipo de informação que os executivos vão fornecer sobre as irregularidades que a empresa praticou. Para os executivos, o acordo pode livrá-los da prisão, o que poderia ocorrer ainda este ano caso a sentença desta terça seja confirmada pelo Tribunal Regional Federal de Porto Alegre.
A Folha revelou nesta terça que a secretária Maria Lúcia Tavares, da Odebrecht, passou a negociar um acordo de delação. Ela é apontada pela força-tarefa da Lava Jato como responsável por guardar a contabilidade dos “acarajés”, codinome que a polícia atribui à propina.
A avaliação de executivos e advogados da Odebrecht é que o grupo corre o risco de encolher, e até quebrar, se não fizer acordos de delação para os seus executivos e de leniência para o grupo.
O acordo de leniência, uma espécie de delação premiada para empresas, visa evitar que a Odebrecht seja declarada inidônea pela Controladoria-Geral da União e, com isso, proibido de celebrar contratos com o governo.
RISCO DE FALÊNCIA
O risco de o grupo quebrar decorre de um efeito no crédito para empresas que têm executivos condenados por corrupção. Os bancos interrompem os empréstimos por causa do risco de a empresa perder contratos.
Há ainda o temor de que a Odebrecht seja processada nos EUA e tenha de pagar milhões de dólares em multas. Um dos pagamentos ao marqueteiro João Santana, com recursos desviados da Petrobras, segundo os procuradores, foi feito no Citibank de Nova York.

09 de março de 2016
Mario Cesar Carvalho
Folha

DE NAPOLEÃO E LOUCO, TODOS NÓS TEMOS UM POUCO. ALIÁS, ELES TÊM MUITO MAIS...

SE ME PRENDEREM E SOLTAREM, VIRO PRESIDENTE DE NOVO, DIZ LULA


Charge do Sponholz (sponholz.arq.br)

















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem feito um diagnóstico positivo sobre o impacto da ação da Operação Lava Jato que o levou para prestar depoimento de forma coercitiva. A pessoas de sua confiança, ele tem dito que o PT e o governo mais ganharam do que perderam com o episódio.
“A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo”, disse Lula a mais de um interlocutor. Conforme o jornal O Estado de S. Paulo apurou, o ex-presidente mostrou-se confiante em resgatar a imagem do partido.
Lula chegou na terça-feira (8) a Brasília para reunir-se com a presidente Dilma Rousseff pela segunda vez em quatro dias. Nesta quarta pela manhã, o ex-presidente se encontrou com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), que tem sido pressionado por alguns colegas a aderir ao impeachment. Tomou café da manhã com Renan, que estava acompanhado de senadores da base aliada.
PT UNIFICADO
No Congresso, a avaliação é de que a ação da Lava Jato causou um efeito positivo para Lula em vários aspectos. “O episódio unificou o PT e tirou o partido da paralisia. Atualmente, não há clima mais para falar em disputa entre correntes internas”, disse o deputado Paulo Teixeira (PT-SP). Para ele, a forma como ocorreu a condução coercitiva de Lula também sensibilizou os movimentos sociais. “Até para quem não vota no Lula de jeito nenhum foi transmitida uma sensação de que houve abuso por parte da Lava Jato.”
Os advogados do ex-presidente recorreram da decisão da ministra do Supremo Tribunal Federal Rosa Weber, que negou pedido de liminar para que a Corte suspendesse a 24.ª fase da Operação Lava Jato e decidisse qual órgão deve ser responsável pelas investigações contra o petista. (do Estadão Conteúdo)
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A reportagem é meia nebulosa, feita por “ouvir dizer”, tem a nítida intenção de favorecer Lula, Dilma e o PT, mas pode até ter um fundo de verdade, porque ninguém derrota Lula em matéria de bravatas. É um fanfarrão, sem o menor simancol, mas na segunda-feira terá de depor ao juiz Sérgio Moro, por videoconferência. Aí iremos ver se as bravatas continuam. (C.N.)

09 de março de 2016
Deu no iG

PESADELOS DE CONFLAGRAÇÃO SÃO APENAS ILUSÓRIOS



Charge do Duke, reprodução de O Tempo


















O casal responsável pelo marketing eleitoral de Lula e Dilma está preso em Curitiba, sem data para deixar o cárcere, exposto a uma implacável pressão para abrir a boca e contar o que sabe. Chefes de grandes empreiteiras estão no estágio posterior e delatam relações criminosas com comandantes da política federal nos últimos 13 anos.
A peça dissidente, Marcelo Odebrecht e seus executivos, nunca correu tanto risco de acabar o jogo com a bomba das piores condenações a explodir em seu colo. O publicitário João Santana e sua mulher empurraram para a empreiteira baiana mais uma tonelada de dinamite. Eleva-se a probabilidade de a Odebrecht aderir à “colaboração premiada”.
Transações entre empresas investigadas na Lava Jato, propriedades de lazer, o instituto e a família Lula da Silva formam um poderoso conjunto indiciário de, no mínimo, confusão graciosa entre o público e o privado. Na primeira ponta estão contratos bilionários com o governo.
Diante dessa avalanche a sufocar a presidente da República, seu antecessor e o PT, é ocioso discutir se foi apropriada a condução coercitiva de Lula nesta sexta (4). Esse detalhe não muda o curso dos acontecimentos.
O GOVERNO ACABOU
A Presidência Dilma Rousseff está irremediavelmente destruída. O PT definha em praça pública. Lula vai dedicar os próximos meses, assim como tem feito nos anteriores, exclusivamente a salvar a própria pele e a de seus familiares.
As expectativas de ressurgimento do velho Lula e do PT – com sua base movida a fundos públicos a atemorizar incautos com pesadelos de conflagração – são ilusões aprisionadas no simulacro das redes sociais.
No país real não há nenhum estímulo para defender o status quo encarnado por Dilma, Lula e o PT. O desemprego se espalha, a inflação corrói o salário e a política federal só produz horrores. Se uma nova maioria ainda não surgiu, da velha não se espere nada além de apodrecimento.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – A manifestação pelo impeachment neste domingo promete ser apoteótica, em mais de 300 cidades, e a notícia de que os militares estão prontos para reprimir reduziu muito o risco de confrontos. Em São Paulo, o PT decidiu não mais fazer manifestação na Avenida Paulista, e sim na Praça Roosevelt. E em Brasília, o PT ficará na área da Torre de TV, distante da Praça dos Três Poderes. Como se dizia antigamente, cautela e caldo de galinha não fazem mal a ninguém. (C.N.)

09 de março de 2016
Vinicius Mota
Folha