"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de março de 2016

LÁ DAS BANDAS DO SANATÓRIO...

TOMA LÁ
PMDB não vai romper com o PT e nem com o governo Dilma. O prazo para o cheque-mate é de 30 dias. Quer dizer, a chantagem continua.

DILMA, FALA POR TI!
Dilma Alma Furibunda: "Ninguém tem o direito de pedir minha renúncia". Ah, vai te catar! Cadê o teu acordo de delação premiada, cadê?!? Se não tem, então tua palavra não vale nada. É mesma palavra da campanha que te reelegeu. Fala por ti mesma, Dilma nauseabunda, a tua palavra te afunda. Não te mete a falar por mim. Eu só não peço tua renúncia, por que seria chover no molhado. O Lula já te renunciou há muito tempo.

OBSTRUÇÃO DA JUSTIÇA

Dilma tentou e tenta oficializar a terceirização do seu governo. Chamou e continua chamando Lula para governar por ela em qualquer gabinete ou gaveta da Esplanada dos Ministérios. Isso é o que o próprio PT vem chamando de terceiro turno das eleições presidenciais. Pronto, Dilma terceirizou logo o seu segundo mandato. Não demora nada, Dilma Alma Furibunda vai ter que pagar pedágio para transitar livremente na frente de Lula lá pela Esplanada dos Ministérios. O que tem feitio e ranço de solidariedade é mais do que sabido que se trata de cumplicidade e, para quem é do ramo da lei, da ordem e do progresso, tudo não passa de uma clara e debochada tentativa de obstrução da justiça. Foi isso que liquidou com a trajetória brilhante do senador Delcídio Amaral, como líder do governo no Senado e dirigente nacional do PT.

RESSOCIALIZAÇÃO, JÁ!
Basta apertar que o PT lulático geme como se estivesse com disenteria. E berra que é intolerância terem rasgado lá na favela da Rocinha, no Rio, uma bandeira a favor de Lula. Que bafo! Mas é mesmo, uma enorme intolerância. Nada, porém, que chegue aos pés de queimarem a bandeira do Brasil no centro de São Paulo. Acho que deveriam prender os dois intolerante imediatamente, na mesma cela de qualquer complexo do nosso ressocializador sistema penitenciário.

DILMA GOLPEOU-SE
E os petistas ficaram com o pau dos cartazes "Não vai ter golpe!" na mão. Dilma, em nome de Lula, deu o golpe em si mesma. Para salvar-se, Dilma tenta de todas as maneiras terceirizar o seu mandato. Lula é que não é bobo nem nada para aceitar ser ministro de um desastre como esse governo Dilma totalmente fora de controle. Mais vale correr o risco de usar tornozeleiras eletrônicas - isso nem é risco mais; é premonição - do que condenar-se ao fracasso assim, por livre e espontânea vontade. De qualquer maneira, você sabe: quando Lula diz uma coisa é outra.

POBREZINHO DO LULA
Coitado do pobrezinho do Lula quanta perseguição política ele vem sofrendo só porque não consegue explicar direito aquele tal de triplex no Guarujá e o sítio de barquinhos, pedalinhos e adega climatizada em Atibaia. A perseguição é tanta que estrelas jurídicas e legisladores já pensam em tirar a lavagem de dinheiro das lides criminais para a Vara de Família.

ESTARIA DEMITIDA
Dilma diz que não renuncia e defende Lula. Ai dela que não o defendesse! Nem precisaria renunciar, Lula já a teria demitido ontem mesmo.

SEGREDO TOTAL
Ação do Ministério Público: o pedido de prisão de Lula ficará sob segredo de justiça. E assim é que com o pedido de prisão ficam em segredo também os delitos e os malfeitos de Lula.

OS POBREMAS

Com Lula de ministro, qualquer ministério teria sempre pelo menos dois grandes pobremas: um seria de português.

O ALICERCE
Se honestidade fosse o alicerce das obras desse governo, os empreiteiros e seus operadores oficiais estariam todos livres, leves, soltos, morrendo de fome e na fila de espera de uma unidade do Minha Casa Minha Vida.

DESCONFIANÇA
Já estou ficando assustado - eu não sou destemido e audaz como Lula - mas nesse Brasil da Silva quem não leva 10% já é olhado com desconfiança até pelos corruptos mais honestos da República do Petrolão.

SEGURANÇA

Com Dilma e Lula nessa democracia de gabinete é assim: para enfrentar a desobediência civil o governo impõe ao povo a obediência militar. Ou será que você já se esqueceu do esquema de segurança da Copa das Copas, das eleições do ano passado, das breves tomadas dos morros e favelas pelas Forças Nacionais em dias de jogos e do aparato impecável de garantir a paz com o padrão Fifa?!? Pois, na falta de quem mande os exércitos pelegos de Lula pra casa, eu já vou avisando no meu mais insubmisso grito de guerra: - Neste dia 13 não vai ter baderna!

BEM ASSIM
Estamos no meio do terceiro mês do segundo governo de Dilma em nome de mais um mandato de Lula e Dilma não governou néris de pitibiribas. Com Dilma é assim: ela nunca deixa para amanhã o que pode deixar para quando lhe der na telha.

INDA QUE MAL PERGUNTE...
Se não fossem os governantes canalhas que a gente tem tido nesse país, como é que se poderia reconhecer um bom político para colocar no lugar deles?

DE CONVERSA EM CONVERSA

O Brasil foi ficando assim: quando se fala em corrupção é escusado querer mudar de conversa; no máximo a gente consegue mudar de suspeitos.

O MINISTÉRIO DE LULA
Li por aí, caiu na rede: O ministério ideal para Lula seria o da Pesca. Ele tem um barco, dois pedalinhos e mente como um pescador sempre que tem uma boa ideia.

INVEJA
Já notei uma coisinha: sempre que a oposição chama o Lula de corrupto, ela o ataca se remoendo de inveja.

A QUE PONTO CHEGAMOS...
As pessoas morrem de vergonha de serem heterosexuais.

DILMA DIZ QUE NÃO RENUNCIA

Aí, vem Dilma Vana sabe-se de onde quer que venha e diz: "Testemunhem que eu não tenho cara de quem vai renunciar". Ora, quem vê cara não vê coração. E tanto não precisa ter cara,quanto não precisa renunciar. Já não manda mais nada mesmo. No entanto, como Dilma ainda não fechou nenhum acordo de delação premiada e como a gente sabe que ela de vez em quando, mente um pouquinho, pode ser até que acabe renunciando, na cara e na coragem. Aí, azar do Lula que estaria perdendo uma servidora prestativa e agora sua mais fiel escudeira.

ACEITA, LULA, ACEITA!

Ah, quanta nobreza de alma e de caráter. Um desses chamados interlocutores do Planalto teria dito que Lula não aceitaria ser ministro de Dilma, pois não "poderia fugir da polícia". Esse não "poderia" foi usado no sentido de não "deveria".

O zeloso porta-voz palaciano disse que "isso seria jogara biografia dele no lixo". E arrematou pregando moral de cueca: "Lula não pode fugir da polícia nesse momento". Ah tá... E em que momento então Lula pode fugir da polícia?!?

De qualquer forma, o tal interlocutor não encerrou o assunto, porque Lula não deixou. Lula pediu tempo até segunda-feira para pensar na proposta indecente da Dilma.

De minha parte estou torcendo para que Lula aceite ser o tal de "superministro". Não porque isso o rebaixaria do posto de verdadeiro dono do Palácio do governo para uma reles pasta na Esplanada dos Ministérios, mas fundamentalmente por que Dilma seria incriminada por obstrução à Justiça, o mesmo crime que aniquilou a carreira de Delcídio Amaral.

Aceita, Lula, aceita. Além de acabar de vez com as alegrias da Dilma, você vai ser um péssimo ministro.

LULA NÃO VAI PRESO E FICARÁ A IMPRESSÃO DE QUE ELE GANHOU

Tá, outro dia levaram Lula em condução coercitiva para depor na sede da Polícia Federal no aeroporto de Congonhas. Eu até gostei. Mas foi um troço tipo assim meio Cazuza: exagerado.

Agora, o Ministério Público pediu à 4ª Vara Criminal de São Paulo a prisão preventiva de Lula. Eu até gostei da ideia. Mas houve precipitação.


É que a preventiva deve ser pedida por quatro razõe: 1) garantia da ordem econômica; 2) conveniência da instrução criminal; 3) assegurar a aplicação da lei penal (possibilidade de fuga); 4) garantia da ordem pública. Este último item é que estaria embasando a petição dos promotores, dadas as recentes bazófias de Lula com relação aos seus exércitos de baderneiros.

Mas, isso já passou. Lula se amedrontou e parou com as bravatas. A juíza não vai acatar o pedido. E vai ficar parecendo que, com Lula, o buraco é mais embaixo. Vai parecer que ele saiu ganhando nesse início de quebra-de-braço.

Em todo caso, eu continuo torcendo para que, uma dia, na hora certa, Lula seja preso. Não por mera antipatia ou birra; espero que ele seja preso pelo que vem causando a esse país e de maneira tão insistente e dissimulada que, a gente tem que conviver com essa espera injusta e já demorada demais.

Consola-me saber que o vírus da Lava Jato está, picadura a picadura, contaminando de morte a República do Petrolão. A luta continua, meus camaradinhas!

PEDIDO REVELADOR
Por precipitado e açodado que tenha sido o pedido de prisão preventiva de Lula, o fato me reforçou a convicção de que é nessas horas que Lula é 5% de Getúlio Vargas, o Simpático Ditador e 95% de Fernandinho Beira-Collor. Não, não tem nada de JK; só um pouquinho do caudilhismo de Brizola.

NEM NAS ENTRELINHAS
Sabe o que foi que me deixou com um pé atrás naquela "coletiva" de ontem dos promotores paulistas? Eles não terem falado, em momento algum, no pedido de prisão preventiva de Lula. Bolas, era a notícia principal e eles não a deixaram sequer nas entrelinhas. Gosto mais do jeito Lava Jato de dar entrevistas.

AH, O SÍTIO
Tá bem, já tem gente que até acredita que o sítio de Atibaia é dos amigos dele, mas Lula vivia visitando a adega que, há bom tempo, ele descobriu que tem por lá.

MEDROSO
Coragem é uma das virtudes que Lula mais gosta de alardear em seus discursos e suas palestras bem-remuneradas. É justamente a virtude que ele perde nos momentos de perigo,por pequenos que sejam os riscos.




ENFIM, SINCERIDADE
Ontem, na saída daquele café da amanhã com Renan Calheiros et caterva, pela primeira vez eu percebi um sinal de sinceridade na cara de Lula: medo.

DISQUE SOLIDARIEDADE

Zé Dirceu mal pode esperar pelo momento da prisão de Lula. Precisa lhe devolver um telefonema solidário: "Tamo junto nessa, companheiro!".

REVISTA E CIGARRO

Os promotores garantem que juntaram ao pedido de prisão preventiva de Lula uma maçaroca de provas testemunhais e documentais. Rui Falcão, genial como sempre, profetizou: "confio que a juíza da 4ª Vara Criminal de São Paulo não vai acatar o pedido de prisão preventiva de Lula". Bem, a juíza pode negar a prisão por qualquer outra razão, mas se fosse por falta de provas e documentos, pode deixar que amanhã mesmo o Rui Falcão já estará levando revistas e cigarro para o Lula passar o tempo na sua doce vida de cárcere.

EFEITO DOMINÓ NO MINISTÉRIO



E então não vai ter golpe. É que o golpe está saindo do Palácio pra fora. A equipe da Dilma analisa botar Lula na Casa Civil e mandar Jaques Wagner para a pastacoada da Justiça.

Claro que não é por meritocracia; é por pura e criminosa cumplicidade.

E então, vai se dar o seguinte: se Lula tiver a hombridade de aceitar, na próxima semana Dilma Vana nomeia dona Maria Letícia para o Ministério Minha Casa Minha Vida; o Lulinha vai ser nomeado para a rentável pasta das Comunicações e o Luiz Cláudio também Lula da Silva, vai para o Ministério do Esporte. A Lurian, aquela do dedo em riste, vai enfiar a mão no Ministério A Bolsa ou a Vida. E assim, sob efeito dominó, caminha a humanidade.

CARGO DE CONFIANÇA

Nem tudo está perdido, meus camaradinhas! Foi na Casa Civil que Zé Dirceu acabou promovido a ilustre e permanente inquilino do Complexo Penitenciário da Papuda.

RESUMO DA ÓPERA BUFA
Uma vez concretizada a manobra que começa pela Casa Civil da Presidência da República:

1) Lula só virou ministro para escapar da prisão;
2) Lula será mais um péssimo ministro;
3) Lula salva a própria pele e abandona a família aos caprichos da sorte;
4) Dilma consagra-se como cúmplice;
5) Dilma revela-se não apenas cúmplice, mas articuladora de uma descarada burla à lei;
6) Dilma usa o cargo republicando para obstruir a Justiça, crime idêntico ao de Delcídio Amaral;
7) Lula e Dilma já não conseguem mais esconder seu profundo desprezo pela ética e pela moral;
8) A crise brasileira é só para trabalhadores honestos, vaga para ministro nesse governo tem de sobra; tem pra dar e vender.

Caso Lula sabe-se lá por que razões estapafúrdias e enigmáticas não aceite a acolhida na Casa Civil da Dilma, eu descubro que a esperança é mesmo a última que morre: a qualquer momento posso ver Lula vestindo algemas e calçando reluzentes tornozeleiras eletrônicas - o GPS oficial da Justiça que "tarda, mas não falha".


MINISTÉRIO PÚBLICO DE SÃO PAULO PEDE PRISÃO PREVENTIVA DE LULA

O 5° Poder espalha o protótipo Lava Jato por quase todo o país.


Bom, todo mundo que frequenta esses meus espaços de notícia viu e ouviu, na tarde desta rica quinta-feira, os promotores paulistas, Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique de Araujo, explicando com todas as letras, tudo que se pode encontrar nos grampos dos autos das denúncias de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica contra Lula e sua companheirada. Para ser bem explícito: eles pediram por causa disso mesmo, a prisão preventiva de Lula

Trata-se do golpe da Bancoop que deixou na mão centenas de vítimas de um estelionato descarado. A Bancoop se valeu de empresas fantasmas para desviar dinheiro para campanhas políticas e também para o bolso dos seus operadores e receptadores.

Isso até pode acelerar o processo de transformar Lula num oportuno e oportunista ministro de Dilma, apesar dos prejuízos políticos irreparáveis tanto para Lula quanto para Dilma. A única vantagem é só para o próprio Lula que terá direito a foro privilegiado e escapará da Vara de Sérgio Moro para cair no colo da Corte de Lewandowski - uma vexatória estação intermediária, digamos assim, da inevitável temporada de Lula e seus acólitos numa hotelaria prisional.

De olho nessa hipótese de Lula se fazer ministro, tão estapafúrdia quanto humilhante e mal intencionada, hoje mesmo ele, o grande Lula - vejam só que absurdo - "chamou reunião de emergência com as lideranças".

Pô, que país é esse?!? Quem é Lula para chamar reunião de emergência de lideranças nessa República?!? A troco de quê? Com que buzanfan, com que olho do imba, ele tem respaldo para fazer isso?

Quem é ou pensa que é um ex-presidente acusado pelo Ministério Público de falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, para convocar os maiorais da República, para convocar os que mandam no governo? Quem é que manda nessa joça? E no imba, não vai nada?!?

Mas, deixa pra lá. Nem tudo é bandalheira e esculacho nessa vida. Para os brasileiros de boa índole, não importa no que vai dar e nem onde vai parar essa denúncia do Ministério Público de São Paulo contra Lula por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Pode ser até que chegue à prisão preventiva de Lula. Mas isso seria apenas a consequência inevitável da trajetória do até aqui inimputável filho do Brasil da Silva.

Mas, o que importa mesmo é que no âmbito da total independência constitucional do 5° Poder, o exemplo da força-tarefa da Operação Lava Jato está frutificando; crescendo e se multiplicando. Os corruptos, ativos e passivos, já não têm vida boa.

Eles - os canalhocratas - já estão começando a se encontrar com a justiça, com a lei, a ordem e o progresso em quase todos os tribunais dos estados brasileiros. E, se ainda não estão presos sabem que isso agora é só uma questão de tempo.

O que importa é que a equipe Lava Jato, coordenada pelo juiz Sérgio Moro, já não está sozinha no combate ao crime organizado que tomou de assalto o Estado brasileiro.

Com a Polícia Federal, a Magistratura, Ministério Público - o 5°Poder e a população indignada e atenta, já está ficando bem mais difícil e perigoso roubar e deixar roubar.

RODAPÉ - Na denúncia enviada hoje à Justiça, o Ministério Público de São Paulo pediu a prisão preventiva de Lula e também de Léo Pinheiro e executivos da OAS, além do tesoureiro do PT João Vaccari Neto.


12 de março de 2016
in sanatório da notícia

FOLHA DIZ QUE LULA ADIOU SUA DECISÃO SOBRE MINISTÉRIO




Charge do Diego Novaes (diefonovaes.blogspot.com)





















O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu à presidente Dilma Rousseff prazo até segunda-feira (14) para responder se aceita ou não o convite para ser ministro. Lula contou a aliados que Dilma o convidou para ocupar a pasta de sua preferência. Segundo relatou, a presidente disse que não se sentirá diminuída caso ele venha a ter status de “superministro”.
Numa reunião com líderes do PT, Lula se disse comovido com a atitude de Dilma. Ele disse que a presidente mostrou-se leal e afirmou a aliados que se encontrará com Dilma na semana que vem.
Dizendo-se dividido, Lula não descartou a hipótese de comandar um ministério. Mas disse que precisa consultar mais gente, inclusive a mulher, Marisa Letícia, e filhos.
À ESPERA DA JUÍZA
Na reunião, os petistas disseram que trabalham com a perspectiva de a juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, refutar o pedido de prisão já nesta sexta-feira (11). Outra hipótese é que ela só se manifeste na segunda-feira (14).
Por isso, Lula avalia que tem tempo para pensar antes de tomar uma decisão a respeito do convite. Ele disse ainda que se sentirá mais confortável para dar sua resposta depois que a juíza rejeitar o pedido de prisão.
Nas conversas, o ex-presidente repete que não quer passar a imagem de que, com a nomeação, pretende escapar da prisão. O prazo de segunda-feira também leva em conta a convenção do PMDB no sábado (12).
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula demonstra que é ele quem manda no governo. Dilma faz apenas um papel decorativo. Se Lula assumir um ministério, a imagem do Brasil no exterior será de uma republiqueta das bananas. É muita desfaçatez. (C.N.)

12 de março de 2016
Cátia Seabra e Thais Arbex
Folha

A CERTEZA DE QUE DILMA SERÁ DERRUBADA É CONSENSO NO PLANALTO



Charge do Jota A., reprodução do Portal O Dia





















A presidente Dilma Rousseff já reage com resignação quando confrontada com o diagnóstico, feito até por ministros da equipe dela, de que o governo pode não chegar ao final. “Eu tenho que combater o bom combate. Ganhar ou perder é o resultado”, afirma. Mas outros dirigentes do PT e auxiliares próximos da presidente analisam que ela ainda não teria a exata noção da gravidade da crise, protegendo-se no que chamam de “autismo” político. E há ministros do núcleo mais próximo da presidente garantindo que ela, na verdade, está serena.
A ideia de que o governo não chega a 2018 é praticamente consensual entre eles. A certeza de que a crise política deve se tornar incontornável tomou conta de boa parte dos petistas depois de receberem informações de que as empreiteiras podem detalhar, nas delações premiadas, contribuições por meio de caixa dois para a campanha de Dilma de 2014.
A Odebrecht chegou a mandar recados a Dilma, antes mesmo de Marcelo Odebrecht ser preso, dizendo que informações bancárias da Suíça poderiam mostrar que o marqueteiro dela, João Santana, recebeu recursos no exterior. A ideia era que Dilma, por meio do Ministério da Justiça, tentasse barrar a chegada de documentos do exterior ao Brasil.
SANTANA MENTIU…
O marqueteiro João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, asseguraram à presidente Dilma que nada seria encontrado no exterior em relação às contas de campanha dela. Garantiram que todos os pagamentos referentes à eleição dela tinham sido regulares – afirmativa que insistem em manter mesmo depois de presos. Dilma ficou tranqüila… e os documentos acabaram chegando ao Brasil.
Antes de ser preso, o empreiteiro Marcelo Odebrecht mostrava seu inconformismo com Dilma. Repetia que a presidente não se mexia em relação à Lava Jato porque imaginava que a operação se restringiria às empresas, acusadas de formação de cartel.
O senador Renan Calheiros já chegou a sugerir recentemente a Dilma que ela saia do PT e que, para tentar se manter no cargo, convoque um governo de “união nacional”. Ele nega. E ela não quis.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – É sabido que Mônica Bergamo é uma das jornalistas que têm maior acesso ao PT e está sempre publicando importantes informações com exclusividade. Este quadro que ela traça da situação do governo é rigorosamente verdadeiro. O clima no Planalto é de velório permanente. Quanto à presidente Dilma, o diagnóstico de “autismo” político é corretíssimo, porém incompleto. Ela sofre também de “autismo” econômico, “autismo” administrativo e por aí em diante. Seu desgoverno não conseguirá destruir o país, mas está causando um estrago incomensurável. Quanto mais cedo ela sair, melhor. (C.N.)

12 de março de 2016
Mônica Bergamo
Folha

JUÍZA DO PROCESSO DO TRIPLEX É CONHECIDA PELO RIGOR TÉCNICO



Charge do Jader, reprodução de O Correio





















Conhecida pela discrição e pelo rigor técnico, a juíza titular da 4ª Vara Criminal da capital, Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, já relatou a colegas do Fórum da Barra Funda sua preocupação com a superexposição do pedido de prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva que julgará nos próximos dias. Juízes e promotores dizem que a magistrada tem perfil de quem não cede a pressões e apostam que ela levará alguns dias para terminar o exame dos 36 volumes da denúncia contra Lula, já que é muito cuidadosa na análise das causas.
Segundo uma colega de fórum, na quinta-feira, após receber os autos, a juíza Maria Priscilla Oliveira fechou as janelas da sala onde trabalha para preservar sua privacidade profissional.
Formada em 1995 pela Faculdade de Direito da USP (Largo São Francisco), ela completará no fim de março 17 anos na magistratura. Antes de chegar à etapa final da carreira de primeira instância, como juíza titular de uma vara da capital, a magistrada atuou nas cidades de Mogi das Cruzes e Embu.
PROMOTOR
O promotor Cassio Roberto Conserino, 41, principal responsável pela denúncia contra Lula, tem “grandes brigas” no currículo, que incluem Palocci, pedófilos e criminosos do PCC.
Filho de promotor aposentado, o paulistano Conserino ingressou na carreira em 2000. Segundo colegas, não tem nenhuma ligação política partidária. É tido com “competente e corajoso”.
Em 2003, em Porto Ferreira, denunciou uma rede de pedofilia formada por políticos e empresários. No mesmo ano, participou em Ribeirão Preto de um grupo que investigou esquema de corrupção na prefeitura, na gestão do petista Antonio Palocci Filho. Um dos esquemas envolvia o suposto pagamento de propina de R$ 50 mil mensais a Palocci, que seria repassada ao PT.

12 de março de 2016
Flávio Ferreira e Rogério Pagnan
Folha

RITO DE IMPEACHMENT DE DILMA N A CÂMARA SERÁ DECIDIDO QUARTA-FEIRA



http://assine.portalodia.com/media/editor/charge1441707128.jpg
Charge do Jota A., reprodução do portal O Dia


















O STF (Supremo Tribunal Federal) marcou para o próximo dia 16 o julgamento de recursos que discutem as regras fixadas pelo tribunal sobre o rito do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff no Congresso. A data foi acertada entre o presidente do STF (Supremo Tribunal Federal), Ricardo Lewandowski, e o ministro Luís Roberto Barroso, relator do chamado acórdão, documento que traz o resumo das decisões tomadas pelo plenário do Supremo, os votos de cada um dos 11 ministros, além dos debates das duas sessões.
Esse documento foi publicado nesta terça (8), abrindo espaço para que as partes envolvidas possam apresentar recursos questionando “omissões, contradições e obscuridades” no julgamento.
Derrotada pela tramitação do processo fixada pelo STF, a Câmara não esperou nem mesmo a publicação do acórdão para tentar reverter o julgamento. Sob o comando do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), a Casa apresentou recurso no dia 1º de fevereiro, mas há dúvidas se a ação poderia ser analisada sem a publicação do texto.
NOVO QUESTIONAMENTO
Com a divulgação do documento, a Câmara reapresentou seus questionamentos nesta terça (8), pedindo para que o Supremo revise o rito que dá mais poder ao Senado na análise do processo, o que agrada ao governo.
Barroso afirmou que uma definição do tribunal sobre o rito do processo de impeachment não é uma questão de governo ou de oposição e defendeu celeridade.
“O rito do processo do impeachment não é questão de governo ou de oposição. O país tem pressa em definir isso”, disse Barroso. “Não sou eu, não é o governo, não é a oposição que tem pressa. É o país que tem pressa. Tem que ter regras claras”, completou.
No tribunal, a expectativa de alguns ministros é de que Barroso possa propor algum ajuste em seu voto.
Em um encontro com líderes da oposição, Lewandowski teria classificado a crise política que envolve o governo Dilma Rousseff de “grave” e disse que a saída é política.
AÇÃO DO PCdoB
No final do ano passado, o presidente da Câmara acolheu processo de afastamento da presidente Dilma. O PCdoB recorreu ao STF questionado as regras fixadas por Cunha para o processo.
No julgamento, em dezembro de 2015, o STF anulou a comissão pró-afastamento que havia sido formada na Câmara e deu mais poder ao Senado no processo.
A maioria dos ministros também entendeu que não cabe votação secreta, como havia definido Cunha, para a eleição da Comissão Especial que ficará encarregada de elaborar parecer pela continuidade ou não do pedido de destituição de Dilma.
O STF também fixou que o Senado não fica obrigado a instaurar o impeachment caso a Câmara autorize a abertura do processo. Com isso, a partir da instauração do processo por maioria simples (metade mais um, presentes 41 dos 81 dos senadores) no plenário do Senado, a presidente da República seria afastada do cargo, por até 180 dias, até o julgamento final. A perda do mandato dependeria de aprovação de 54 dos senadores. A palavra final para o afastamento de Dilma ao Senado agrada ao Planalto.
A Câmara pediu que o STF revise os pontos centrais, alegando que houve interpretações equivocadas de normas internas.
OPOSIÇÃO
A expectativa da oposição é que os ministros da Corte mudem parte da decisão e permitam que a comissão do impeachment seja eleita em votação secreta, com a participação de chapas avulsas.
Líderes oposicionistas vão, inclusive, procurar o presidente do STF, Ricardo Lewandowski, pedindo celeridade ao caso. Os governistas, no entanto, tratam o rito do impeachment como um entendimento consolidado do STF.
Em outra frente, a oposição promete aumentar a pressão travando as votações da Câmara e do Senado até que a comissão do impeachment seja instalada para dar andamento ao processo.
Os partidos contrários a Dilma dizem ainda que vão fazer um aditamento ao pedido de impeachment após a possível homologação da delação premiada discutida entre a PGR e o senador Delcídio do Amaral (PT-MS), que teria feito implicações a Dilma e ao ex-presidente Lula.

12 de março de 2016
Márcio Falcão
Folha

NOMEAÇÃO DE FILHA DE FUX EXIBE NEPOTISMO NO JUDICIÁRIO




Luiz Fux nomeou a filha para desembargadora no Rio



















Reportagem do jornalista Fernando Molica, no jornal “O Dia” nesta quinta-feira (10), trata da nomeação da advogada Marianna Fux, filha do ministro do Supremo Tribunal Federal Luiz Fux, escolhida para ser a mais nova desembargadora do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, em texto sob o título “Fux impede tramitação de processo contra lei que beneficia magistrados”.
“Segunda colocada na lista sêxtupla encaminhada pela OAB-RJ ao Tribunal de Justiça, Marianna ficou em primeiro lugar na votação feita pelos desembargadores beneficiários diretos do pedido de vista feito há quase quatro anos pelo pai da futura colega”, afirma Molica.
Sob o título “Suspenso julgamento sobre normas do TJ-RJ“, este Blog publicou em 18/5/2012 que um pedido de vista do ministro Luiz Fux suspendeu o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade ajuizada no Supremo pela Procuradoria Geral da República questionando a constitucionalidade da Lei nº 5.535/2009 do Estado do Rio de Janeiro, que dispõe sobre a organização da magistratura fluminense.
BENEFÍCIOS SEM FIM
Em 13/9/2015, este Blog citou reportagem de Marco Antônio Martins, publicada na Folha, revelando que o Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro “é a Corte que concede mais auxílios aos seus integrantes entre os Tribunais de Justiça do Sudeste”.
Na ocasião, o TJ-RJ começara a pagar o auxílio-educação. Os magistrados estaduais contavam com auxílio-moradia, auxílio-alimentação, auxílio-creche, auxílio-funeral e auxílio-adoção.
No mesmo ano em que Fux pediu vista na ação movida pela PGR questionando o pagamento de penduricalhos, a então corregedora nacional de Justiça, ministra aposentada Eliana Calmon, fez o seguinte diagnóstico:
“No Rio, houve um complô de tal forma que hoje nós temos Tribunais de Justiça, Poder Legislativo e o Executivo todos coniventes com aqueles salários altíssimos pagos aos desembargadores. Isso não pode ser a troco de nada, porque o Rio padece de uma série de deficiências. E nós vamos encontrar o quê? Uma absoluta inação do Poder Judiciário para alguns segmentos, algumas demandas”.
FILHA DE MARCO AURÉLIO
Em julho de 2013, reportagem de Leandro Colon e Diógenes Campanha, publicada na Folha, tratou da indicação das advogadas Letícia Mello, filha do ministro Marco Aurélio Mello, do STF, e Marianna Fux, filha do ministro Luiz Fux, para vagas de desembargadoras pelo Quinto Constitucional nas Justiças federal e estadual, respectivamente. A reportagem informou que Marianna trabalhava no escritório do advogado Sérgio Bermudes, amigo de Fux.
Fux não respondeu aos pedidos de entrevista da Folha, na ocasião, e as duas candidatas não se manifestaram.
“É pecado [a indicação]?”, perguntou o ministro Marco Aurélio. “É justo que nossos filhos tenham que optar por uma vida de monge?”, questionou.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 O fato é que esse nepotismo explícito é uma vergonha nacional de fazer Getúlio Vargas e Lindolfo Collor se revirarem nos túmulos. O Executivo e o Judiciário simplesmente costumam jogar a chamada meritocracia na lata do lixo. Isso tem de acabar. A declaração do ministro Marco Aurélio é um tapa no rosto dos brasileiros que estudam para fazer concursos públicos. A culpa também é do Congresso, que deveria aprovar uma lei acabando com o chamado quinto constitucional, que coloca advogados sem notório saber em tribunais e perpetua as dinastias podres desses falsos juristas tipo Marco Aurélio Mello e Luiz Fux. Será que Sobral Pinto, Eliezer Rosa e Milton Campos procederiam assim? Dá vontade de vomitar… (C.N.)

12 de março de 2016
Frederico Vasconcelos
Blog Interesse Público

O INFERNO DE LULA

ARTIGOS - GOVERNO DO PT


"Perdei toda esperança, ó vós que entrais."
Dante Alighieri



No seu poema clássico “A Divina Comédia”, Dante Alighieri, o gigante da literatura universal, sai à procura de Beatriz, sua musa, símbolo da perfeição, da pureza e da verdade revelada. Tendo o poeta Virgílio como guia, o pai da língua italiana atravessa o Inferno, o Purgatório e chega ao Paraíso, vivenciando, na dramática trajetória, o que os estudiosos consideram a “árdua transição da servidão das paixões para a liberdade e a perfeição moral”. Na ambiciosa obra, de tessitura poética complexa, são múltiplos os planos de leitura, entre eles, o histórico, o moral, o alegórico e o místico.

Nas três partes que formam o poema, a do Inferno, pelo rigor e minúcia da descrição, é tido como o canto melhor acabado. Nele, o poeta empreendeu esforço colossal e deu asas ao seu enorme poder de imaginação. Em resumo, a travessia do Inferno, além de dolorosa, intimida e assombra. De fato, toda a mitologia que hoje circunscreve o universo demoníaco está contida neste canto de leitura obrigatória, difícil e cada vez mais atual.

O Inferno de Dante, um tenebroso abismo em forma de cone, compreende nove círculos e o Anteinferno (ou Vestíbulo). Os cinco primeiros círculos formam o Alto Inferno. Os quatro restantes compõem o Baixo Inferno, em cujas profundezas impera Lúcifer, glutão insaciável, barbudo, narinas frementes, rosto vermelho de ira e fonte inesgotável do Mal. Em todos os círculos agonizam legiões de almas penadas, na reverberação de gritos, lamentos e imprecações, padecendo sob as labaredas do fogo eterno e de tempestades de gelo, mergulhados em tachos de lavas fumegantes, atormentados todos pelo odor do enxofre e pelo acicate de tridentes pontiagudos manejados sem descanso por mil demônios.

No oitavo círculo – o que mais desperta atenção – dez fossos isolam em padecimentos os sedutores, os aduladores, os simoníacos, os fraudulentos, os hipócritas, os ladrões, os maus conselheiros, os fundadores de seitas e os falsários – em suma, a caterva que todos nós por essas bandas conhecemos bem.

Com efeito, há uma enorme semelhança entre o Inferno de Dante e o inferno atiçado no Brasil pelo Dr. Lula, o Anjo Decaído trombeteado pelos comunistas de todos os matizes. Não seria exagero afirmar que o país triturado pelo PT é um fac-símile do Inferno percorrido pelo poeta florentino e, em certos aspectos, ainda mais doloroso.

Duvida? Bem, basta olhar em derredor: em todo o espaço brasileiro (círculos) prevalecem a violência, o medo, o sofrimento e a aflição. Nas cidades poluídas, em cada esquina, calçada, ponto de ônibus, saída de banco, etc., o sujeito pode ser assaltado, vilipendiado, esfaqueado e levar pelos cornos um tiro definitivo. Correntes de lama contaminada levam de roldão vidas, municípios, rios e mares. Enchentes tempestuosas e secas inclementes massacram populações inteiras em meio ao desamparo da Providência. 
No ar, nuvens negras de mosquitos viróticos provocam o desespero de mães deserdadas e crianças indefesas, com muito choro e sem vela. Nas praças públicas, açoitados pelo desemprego, pela miséria e pelo vicio da droga, multidões de mendigos errantes (“população de rua”) agonizam entre impropérios e mútuas agressões. E no vestíbulo do inferno tupiniquim, as almas penadas que padecem no limbo e procuram escapar e produzir, são castigadas pelos impostos sufocantes para usufruto do vosso Lúcifer caboclo e sua estupenda legião de demônios.

Há, no entanto, que se fazer uma ressalva na simétrica relação entre o Inferno de Dante e o Inferno de Lula. Por aqui, ao contrário dos que padecem no oitavo círculo dantesco, a caterva de ladrões, hipócritas, fraudulentos, corruptos em geral, ministros conselheiros e ideólogos fundadores de seitas etc. etc., não só não é penitenciada, mas elevada à condição de uma legião de querubins no eterno gozo de manjares regados a amantes clandestinas e taças de “Romanée Conti”.

PS – Muita boa gente acredita que logo chegará o dia do Juízo Final e Lúcifer e seus demônios serão punidos e nos deixarão em paz. Pode ser. Mas, no nosso caso, conhecendo as figuras diabólicas instaladas nas profundezas do Planalto, acredito mais na legenda que Satã mandou colocar no portal do seu Inferno, epígrafe do presente artigo.


12 de março de 2016
Ipojuca Pontes, ex-secretário nacional da Cultura, é cineasta, destacado documentarista do cinema nacional, jornalista, escritor, cronista e um dos grandes pensadores brasileiros de todos os tempos.

NA CALADA DO DIA O STF SOLTA A BANDIDAGEM PETISTA


Ontem em meio a balbúrdia e algazarra, quando toda a nação estava ouriçada e vidrada no pedido de prisão do Al Capone cafona capo do PT, Lula, seu tribunal, o STF - escalado a dedo para selecionar as melhores cabeças de bagre da jurisprudência Brazuca - soltou na calada do dia seus parceiros no crime do mensalão...

Entre eles figura o François Villon da Vila Vintém, João Paulo Cunha, que de Villon só tem a bandidagem e escreve poesia tão pessimamente quanto aquele maranhense concreto-comunista que faço questão de não lembrar o nome.

Outro confrade de Lula, o patife goiano aberrantemente calhorda, Delúbio Soares, também foi posto em Liberdade para curtir os bilhões que roubou. O STF dá mais uma bofetada na cara de palhaço dos brasileiros e mostra que se depender dele o petrolão e todo o esforço para prender os corruptos do PT vai acabar em pizza e a impunidade continuará seu império monumental no Brasil.



12 de março de 2016
in selva brasilis

O DESESPERO DA JARARACA

REPORTAGEM DE 'VEJA' REVELA O DESESPERO DA JARARACA QUE ESTÁ MORRENDO COM O SEU PRÓPRIO VENENO




O que a Nação assiste estarrecida não tem paralelo nem na história do Brasil e em de nenhum país do mundo. E também não imaginava que ao passar com armas e bagagens para o jornalismo digital que iria ao final de cerca de quase uma década não só testemunhar todo o desenrolar desse filme de horror protagonizado por Lula e seus sequazes.

E mais do que isso, que não iria sozinho dar conta do recado face a multiplicidade de eventos simultâneos. Nem mesmo para fazer apenas o clipping daquilo que é mais importante durante um dia, quiçá comentar e analisar o turbilhão de nefastos eventos que se sucedem em borbotões.

Ao longo de mais de 40 anos de carreira jornalística numa vi nada igual, sequer parecido com o que me deparo agora. Todos os fatos pregressos envolvendo corrupção e roubalheiras variadas aqui no Brasil e no exterior ficam diminutos frente ao que ocorre agora no Brasil.

Também não poderia supor que face a tudo isso se veja uma classe política tão miseravelmente vagabunda, descarada e sem-vergonha em conluio rasteiro com corruptores e corruptos esperando uma oportunidade de avançar à farta nos cofres públicos.

As exceções a essa ética da malandragem modus operandi que leva a marca do PT/Foro de São Paulo, são tão rarefeitas que se desmancham no ar. O esquema é justamente esse, aliás fomentado pela mídia, que é relativizar tudo.

O pior de tudo é que a ética dos gatunos transformou-se numa pedagogia oficial do crime. Se a maioria se locupleta impunemente por quê alguém teria o dever de proceder afinado com a moral escorreita e os ditames lei?

Este é o resultado mais trágico de 13 anos do PT no poder. E mais trágico ainda é ver que a maioria dos jornalistas brasileiros, cujos órgãos de classe se tornaram em aparelhos comunistas do Foro de São Paulo, se entregam agora mesmo à incessante tarefa de espancar a verdade no sentido de proteger o diabólico plano de poder perpétuo do movimento comunista do século XXI.

Não fosse um acaso - a Lava Jato começou a caçar arraias miúdas num posto de gasolina - um Juiz, alguns Procuradores Federais e Policiais Federais de caráter rígido e apego à lei, à moral e os bons costumes, tudo que está vindo à tona neste momento continuaria submerso no porão do PT e do Foro de São Paulo.

E, se tudo isso não viesse à tona eu não estaria aqui escrevendo este post. Provavelmente estivesse numa fila de um supermercado em busca de alimento como ocorre agora mesmo na Venezuela que já viu um dia a glória e a fartura antes de ser atacada pelos esbirros de Fidel Castro e sua gangue.

Feito este prólogo, transcrevo um aperitivo da reportagem de capa da revista Veja. No entanto não posso concordar - e por certo os leitores também não concordarão - quando em determinada altura do texto o jornalista de Veja tenta desvirtuar o pedido de prisão de Lula apresentado pelo Ministério Público de São Paulo em análise pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo.

Veja assinala - em tom de censura - que a referida Juíza tem fama de 'linha dura'. Se esse é o caráter da Juíza paulistana podem ter certeza que a esmagadora maioria dos brasileiros aprova e espera justamente isso.

Leiam:

JARARACA ESTÁ MORRENDO COM O SEU PRÓPRIO VENENO

Embora a jararaca seja uma serpente endêmica na América do Sul, nenhum outro país do continente além do Brasil tem uma jararaca como Luiz Inácio Lula da Silva. "A jararaca está viva", disse o ex-presidente há duas semanas, logo depois de depor nas investigações da Lava-Jato, na barulhenta condução coercitiva de que foi alvo. Na semana passada, a jararaca provou-se realmente muito viva, mas em luta desesperada pela sobrevivência. Jantou por três horas no Palácio da Alvorada com a presidente Dilma Rousseff, recorreu ao Supremo Tribunal Federal (STF) para barrar as investigações sobre seu patrimônio, reuniu-se com líderes do PMDB em busca de uma saída política, recebeu um convite para ser "ministro do foro ­privilegiado" e terminou a semana ainda pior do que começou: denunciada por lavagem de dinheiro e falsidade ideológica, e com um inédito pedido de prisão preventiva apresentado à Justiça pelo Ministério Público de São Paulo. Sim, a jararaca está viva, mas nunca esteve tão acuada.

A movimentação de Lula revela quanto sua situação se deteriorou nos últimos dias, desde o depoimento que prestou à Polícia Federal, no Aeroporto de Congonhas. Sua imagem, logo depois de falar por três horas e meia aos agentes federais, apareceu num vídeo divulgado pela deputada Jandira Feghalli, do PCdoB do Rio de Janeiro, no qual Lula vocifera palavrões ao telefone, irritadíssimo com a pressão das investigações.

Mas separe-se o joio do trigo: o pedido de prisão apresentado pelos procuradores do Ministério Público de São Paulo na semana passada é uma peça amadora, que em nada se compara ao trabalho cuidadoso que vem sendo feito pelos investigadores da Lava-Jato. O pedido de prisão produziu o milagre de reunir críticas uníssonas de petistas, tucanos, juristas e palpiteiros em geral. Ele será analisado pela juíza Maria Priscilla Ernandes Veiga Oliveira, da 4ª Vara Criminal de São Paulo, que tem fama de linha-dura.

São muitos os pecados atribuídos ao ex-presidente. Em diferentes frentes, ele é acusado ou suspeito de corrupção, tráfico de influência, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica. Ou, substituindo o Código Penal pelo bom português, é investigado sob a suspeita de se beneficiar do dinheiro sujo do petrolão, o maior esquema de corrupção já investigado na história do país.

Diante de tantos e tão variados indícios de crimes, Lula desembarcou em Brasília para pedir apoio a próceres da República. Seu plano é criar uma rede de proteção capaz de contestar, constranger e intimidar os investigadores.

Numa reunião com Dilma Rousseff, exigiu empenho em sua defesa e alegou que protegê-lo significa proteger o governo e o mandato da presidente, que treme à sombra do impeachment em tramitação no Congresso.

O recado foi claro: o destino de um está atrelado ao destino do outro. Ou os dois se salvam, ou ninguém.

O raciocínio traz embutido um acerto de contas. Há tempos o criador reclama da deslealdade da criatura, que insiste em transferir para Lula a responsabilidade pelos escândalos. O petista tem alegado que Dilma arruinou a economia, desarranjou a política e quer salvar-se da guilhotina com o discurso do combate à corrupção.

Em mais de um cenário, Lula insinuou a Dilma que o melhor caminho para ambos seria ele, Lula, assumir de vez as rédeas do governo. O ex-presidente reclama para assessores que sua sucessora ouve seus conselhos, finge que concorda, mas não executa o combinado. Daí a necessidade de uma intervenção. Assim Lula tem resumido o balanço da relação com a presidente: "A Dilma é ótima para ser mandada (por mim), mas uma tragédia para mandar (nos outros)".

Numa tentativa de mostrar poder, Lula quer agora os ministérios da Justiça e da Fazenda sob a sua tutela. Ele defende há tempos a nomeação para a Justiça de um político ou jurista experiente, como o ex-ministro Nelson Jobim, que seja capaz de controlar a Polícia Federal com pulso firme e manter um diálogo com os ministros dos tribunais superiores, a quem cabe a palavra final sobre os escândalos de corrupção.

Da Fazenda, Lula espera uma guinada na política econômica, com a adoção de medidas de incentivo ao crédito e ao investimento, a fim de atenuar o mau humor da população. O PT considera a rua um ativo partidário e conta com ela para defender o ex-­presidente e sua pupila do risco de impedimento.

A pessoas próximas, Lula e seu ofidiário espalharam que o ex-presidente foi convidado por Dilma para assumir um ministério. Lula se sentiu comovido com o gesto, mas não aceitou nem recusou a oferta.

No ano passado, petistas já haviam defendido sua nomeação para a Casa Civil como forma de lhe assegurar o direito a foro privilegiado. Na época, Lula classificou a ideia de coisa de aloprado, uma vez que aceitá-la equivaleria a assinar uma confissão de culpa.

A situação, agora, é outra. O cerco dos investigadores está cada vez mais próximo, e Lula, cujo instinto de sobrevivência é historicamente aguçado, anda preocupado com sua família, que obviamente não seria beneficiada pelo foro privilegiado.




12 de março de 2016
blog do aluizio amorim
in resistência democrática