"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 10 de maio de 2016

DEPOIS DO PAPA, VÃO SE QUEIXAR ATÉ À SOCIEDADE PROTETORA DOS ANIMAIS


E o Papa tem de suportar essas coisa














Deu no Yahoo que a atriz Letícia Sabatella, acompanhada da juíza Kenarik Boujikian Felippe, foi ao encontro do papa Francisco, em Roma (Itália), na última segunda-feira (9), para denunciar o processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. Segundo ela e grupos de juristas, o Brasil sofre um golpe de estado.
Na Folha, a repórter Marina Dias informa que, após se reunir com a presidente Dilma Rousseff, o secretário-geral da OEA (Organização dos Estados Americanos), Luis Almagro, afirmou nesta terça-feira (10) que o processo de impeachment tem “incertezas jurídicas” e que fará uma “consulta jurídica à Corte Interamericana de Direitos Humanos” para garantir a proteção dos direitos civis e políticos no país.
Segundo Almagro, que já ecoou a tese do governo de que o impeachment da petista é “um golpe”, “há pelo menos três pontos de incertezas jurídicas” no processo contra Dilma.
O primeiro, diz ele, é um “problema estrutural”: “a porcentagem alta de deputados e senadores que poderiam estar inelegíveis ou foram imputados em denúncias de corrupção”. O segundo, “a legalidade das causas invocadas para o impeachment” e o terceiro, diz Almagro, é que “não há tipificação de delito” contra Dilma.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O Papa não tinha o que dizer, pensou em mandar rezar cinco orações Ave Maria e dez Pai Nosso para se livrarem dos pecados. Agora, só falta se queixarem no ONU, na Corte Internacional dos Direitos Humanos e na Sociedade Internacional Protetora dos Animais. Seria cômico, se não fosse deplorável, patético e humilhante(C.N.) 

10 de maio de 2016
Deu no Yahoo e na Folha

EDUARDO CUNHA USA CARTEIRA FALSA DE ESTUDANTE PARA PAGAR MEIA ENTRADA NO CINEMA


O deputado Eduardo Cunha deu uma espiadinha na sala de cinema para checar se a sessão estava cheia



BOLLYWOOD – Um paparazzo do jornal Extra flagrou ontem à noite o deputado Eduardo Cunha exibindo uma carteirinha falsa de estudante para pagar meia entrada num cinema de Brasília. Ele disse à bilheteira que pretendia ver Os Dez Mandamentos.

Enquanto examinava a carteirinha, a funcionária, desconfiada, perguntou o que o parlamentar estuda. “Estudo o regimento da Câmara”, respondeu Cunha prontamente. “Ou a senhora acha que é fácil descobrir brechas para me safar no Conselho de Ética?”

Apesar de adquirir o bilhete, o deputado não entrou na sessão – que, embora lotada, estava vazia. Os Dez Mandamentosnarra a saga da Record para fugir da vice-liderança e expulsar a Globo da Terra Prometida.

Outras fotos do paparazzo mostram Cunha estacionando o carro na vaga de deficientes à porta do cinema.


10 de maio de 2016
The Piaui Herald

EM CASO DE ACIDENTE NUCLEAR, SOBREVIVERÃO AS BARATAS E EDUARDO CUNHA, ANUNCIA NASA

INTERNACIONAL

Cunha também é imune a guerras biológicas, gases tóxicos e ataques da esquerda



CABO CANAVERAL – Impressionada com a carcaça resiliente de Eduardo Cunha, a NASA iniciou estudo detalhado para compreender como funciona o organismo do presidente da Câmara. 

“O deputado vem se mostrando capaz de aguentar pressões de diferentes espectros. Seus anticorpos são poderosíssimos e repelem a epidemia de denúncias com uma rapidez impressionante”, declarou Woodrow Gregory Samsa, chefe do departamento de pesquisas.

Uma etapa mais avançada do estudo já demonstrou que apenas Cunha e as baratas sobreviverão em caso de hecatombe nuclear, choque de meteoros com a Terra ou investigação da Interpol. 

“Talvez Keith Richards também sobreviva. Estamos checando”, afirmou Samsa. 
“O segredo para a cura definitiva da gripe, da enxaqueca, do Zika e de todas as culpas escarafunchadas por Freud podem estar em Eduardo Cunha”, completou.

No final da tarde, com a ajuda do telescópio Hubble, a agência espacial encontrou contas do parlamentar em Andrômeda.


10 de maio de 2016
The Piaui Herald

TEORI AFASTA EDUARDO CUNHA DO CORPO DAS PESSOAS

Parlamentares fizeram uma sessão de descarrego em assessor de Cunha


SALVADOR – Após jogar sal grosso na mesa diretora da Câmara dos Deputados, Pai Teori Zavascki, babalorixá do Supremo Terreiro Federal, abriu caminhos para afastar Eduardo Cunha do corpo das pessoas. 

“Também ofereço trabalhos para exorcizar deputados como Paulinho da Força, Waldir Maranhão e Beto Mansur, que ainda estão possuídos por Cunha”, explicou, enquanto balançava galhos de arruda.

Pai Teori pensa em promover uma sessão de descarrego em Furnas. 
“A estatal está muito carregada”, diagnosticou, benzendo-se. 

Uma junta de ministros do STF iniciou uma corrente energética para receber as entidades escamoteadas por Cunha na Suíça e no Panamá.

Alheio aos trabalhos, o deputado anunciou seus projetos para o futuro. “Vou virar revendedor Jequiti”.


10 de maio de 2016
The Piaui Herald

DOCUMENTOS MOSTRAM O ESQUEMA DE CORRUPÇÃO DA PETROBRAS E ENGEVIX


Charge do Clayton, reprodução da Charge OnlineA Petrobras desconsiderou pareceres técnicos e jurídicos para dar à Engevix seu primeiro grande contrato com a estatal, para a construção de uma unidade de tratamento de gás no Espírito Santo. A Folha teve acesso a documentos que mostram como o esquema de corrupção investigado pela Operação Lava Jato burlou os controles internos da estatal, que se opuseram à contratação da construtora.





























A licitação para a obra foi realizada no dia 25 de abril de 2005, com a Engevix apresentando o menor preço entre os seis participantes: R$ 438,5 milhões, valor que representava quatro vezes o faturamento da empresa na época.
No dia 17 de maio, porém, a comissão de licitação decidiu desclassificar a companhia, alegando “inconsistências” com relação à estimativa de preços.
SUPERFATURAMENTO
Um dos problemas listados foi a apresentação de “valores superfaturados para materiais e valores demasiadamente reduzidos para serviços”, o que configura uma prática conhecida como “jogo de planilha”.
A prática consiste em elevar a projeção de gastos com a compra de materiais, já que a estatal adianta parte desses valores. Os serviços, por sua vez, são pagos de acordo com o desenvolvimento da obra.
A acusação foi questionada pela Engevix, que enviou duas cartas com informações complementares justificando a proposta. Em 1º de junho daquele ano, porém, o departamento jurídico da estatal deu parecer confirmando a tese da desclassificação.
MÁ-FÉ E FRAUDE
“Tal manobra demonstra má-fé e fraude por parte do proponente, que dolosamente se vale de artifícios não previstos no edital para obter vantagens sobre os demais licitantes, conseguindo oferecer preço mais baixo”, diz o parecer.
Em 28 de junho, o recurso apresentado pela empresa foi negado pelo jurídico, mas, em 26 de agosto, novo parecer transfere a responsabilidade da contratação para a área técnica da companhia.
O texto diz que, “realizada a competente análise jurídica no corpo deste parecer e apontados os riscos correspondentes, entendemos que a decisão acerca de eventual classificação ou desclassificação da Engevix deverá passar por uma análise criteriosa” das inconsistências da proposta.
PRESSÕES DE DUQUE
Um executivo que participou do processo de contratação disse à Folha que a mudança de atitude foi resultado de pressões da diretoria de Engenharia da Petrobras, na época ocupada por Renato Duque, que está preso.
O contrato foi citado pelo operador Milton Pascowitch, responsável pela aproximação entre a Engevix e o PT, como uma das fontes de propina em obras da Petrobras.
No fim de abril, a Justiça Federal condenou o ex-ministro José Dirceu, o ex-tesoureiro do PT João Vaccari e mais 13 pessoas, entre elas executivos da empreiteira Engevix, citando a obra entre os contratos com corrupção.
OUTRO LADO
A diretoria da Petrobras informou, por meio da assessoria, que, “após parecer inicial contrário, foram solicitados esclarecimentos técnicos adicionais à Engevix”.
“Realizados os esclarecimentos e reavaliação jurídica, que elencou ressalvas, a comissão validou a proposta como vencedora”, afirmou a estatal.
09 de maio de 2016
Nicola Pamplona
Folha

PP EXPULSA GOLPISTA



PP DEVE APROVAR SUSPENSÃO CAUTELAR E DEPOIS EXPULSAR MARANHÃO
MARANHÃO USOU O CARGO PARA ATENTAR CONTRA DECISÃO DO PLENÁRIO



PRIMEIRO, MARANHÃO SERÁ SUSPENSO PARA EM SEGUIDA SOFRER PROCESSO DE EXPULSÃO DO PP. (FOTO: DANIEL TEIXEIRA/AE)


A Executiva Nacional do Partido Progressista deve aprovar já nesta terça-feira, 10, a suspensão cautelar da legenda do presidente interino da Câmara dos Deputados, Waldir Maranhão (PP-MA), para depois apreciar o pedido do deputado Júlio Lopes (PP-RJ) para sua expulsão definitiva, após o parlamentar maranhense acatar recurso da Advocacia-Geral da União (AGU) e anular a sessão da Câmara que aprovou a abertura do processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

No pedido, Júlio Lopes pede a expulsão definitiva Maranhão, que no partido tem sido chamado de "golpista", por ele ter votado contra o impeachment da presidente Dilma, contrariando decisão interna do partido. O PP tinha fechado questão a favor do impedimento da petista, o que permite punição para os parlamentares dissidentes.

Na representação, o parlamentar pede também suspensão cautelar (temporária) de Maranhão enquanto o processo expulsão definitiva não é analisado. O pedido cautelar foi uma saída mais rápida encontrada pelos deputados do PP para afastar o presidente interino da Câmara da sigla mais rapidamente, uma vez que a expulsão definitiva levará um tempo maior.

Segundo o líder do partido na Casa, deputado Aguinaldo Ribeiro (PP), a bancada de deputados se reunirá na manhã desta terça-feira para fechar questão a favor da expulsão de Maranhão. O resultado será levado para reunião da Executiva prevista para a tarde, quando apenas o afastamento cautelar deve ser aprovado.

Logo após a suspensão cautelar de Maranhão, a cúpula do PP pretende pedir a perda imediata do cargo dele de 1º vice-presidente da Câmara. Para deputados do partido, embora Maranhão tenha sido eleito para o cargo, o posto pertence ao partido. A decisão, contudo, poderá ser contestada.

Segundo o 1º secretário da Câmara, Beto Mansur (PRB-SP), o pedido de perda do cargo só caberia se o presidente interino tivesse deixado o partido por vontade própria. Além disso, na Casa já há precedentes: o deputado Felipe Bornier (RJ) continuou como 2º secretário mesmo após migrar do PSD para o PROS.



10 de maio de 2016
diário do poder

CARDOZO TRAMOU O GOLPE COM WALDIR MARANHÃO E NO FINAL DEU TUDO ERRADO


A reação surpreendeu Cardozo, que nem sabe se vai recorrer














O ministro da AGU (Advocacia-Geral da União), José Eduardo Cardozo, disse em entrevista coletiva nesta segunda (9) que se encontrou duas vezes com o presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PP-MA), antes da decisão dele de anular a sessão de votação da Câmara que aprovou o impeachment da presidente Dilma Rousseff.
Segundo ele, o primeiro encontrou se deu na sexta-feira (6), quando ele cobrou de Maranhão que decidisse sobre o pedido feito de anulação da votação por causa de erros cometidos pelo presidente afastado da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), que não deu direito à defesa de se manifestar e permitiu que os partidos orientassem suas bancadas a votar de determinada maneira.
DOMINGO À NOITE
O segundo encontro ocorreu no domingo (8) à noite quando, segundo ele, Maranhão – após pedir orientação ao governador do Maranhão, Flávio Dino – pediu mais informações a ele sobre o pedido, mas não falou que decisão tomaria. Cardozo disse que só soube da decisão de Maranhão nesta manhã e defendeu que essa é uma ação comum de um advogado.
“Fiz o que qualquer um faria”, afirmou Cardozo.
Ao saber que o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL) continuaria o processo de impeachment ignorando a decisão de Maranhão, Cardozo afirmou que não decidiu se vai entrar na Justiça contra o ato do presidente do Senado. Mas criticou o ato.
“É impraticável a tese que o Senado possa deixar [o processo seguir] sem a revisão”, afirmou Cardozo.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Vamos aos fatos. Em pleno domingo, Dia das Mães, o ministro Cardozo se reuniu na calada da noite com um político do quilate de Waldir Maranhão, para tramar uma jogada política sórdida e repugnante, e depois dá entrevista coletiva e diz: “Fiz o que qualquer um faria”. Será mesmo que qualquer ministro da AGU se sujeitaria a um papel sujo como esse? Espanta saber que Cardozo julga que qualquer outro se comportaria como ele. É preciso que alguém informe a ele, com urgência, que ainda existem pessoas decentes e dignas neste país. (C.N.)

10 de maio de 2016
Dimmi Amora
Folha

POLÍCIA FEDERAL JÁ TEM PROVAS DO ENRIQUECIMENTO ILÍCITO DE GUIDO MANTEGA


Ex-ministro da Fazenda Guidoem São Paulo após prestar depoimento, durante a 7º fase da Operação Zelotes
Mantega deixa à sede da PF , depois tentar explicar o inexplicável




















Além de conduzi-lo para prestar depoimento, a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão na casa do ex-ministro Guido Mantega, em São Paulo, durante a 7ª fase da Operação Zelotes, deflagrada na manhã desta segunda-feira. A Folha apurou que as investigações apontaram indícios de movimentações financeiras incompatíveis com a renda de Mantega. Em novembro, a Justiça determinou a quebra dos sigilos bancário e fiscal do ex-ministro da Fazenda dos governos Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff.
Além disso, os pedidos de condução e buscas envolvendo Mantega se embasaram em suspeitas de que ele teria negociado com lobistas a nomeação de ao menos um conselheiro do Carf (Conselho Administrativo de Recursos Fiscais).
PROPINAS NA FAZENDA
A Zelotes mira em um esquema de pagamento de propina a integrantes do Conselho, vinculado ao Ministério da Fazenda e responsável por julgar recursos de multas aplicadas pela Receita Federal.
A ação desta manhã teve como alvo principal a Cimentos Penha, cujo dono é Vitor Sandri, que foi apresentado a Mantega antes de ele ocupar uma cadeira na Esplanada. Eles se conheceram na década de 90, quando fizeram um negócio, envolvendo dois terrenos do ex-ministro em São Paulo.
A Cimentos Penha é uma das empresas suspeitas de subornarem conselheiros do Carf. A companhia recorreu ao colegiado contra uma atuação aplicada pela Receita de R$ 57,7 milhões, em valores de 1998.
DEPOIMENTO
Nesta segunda, Mantega prestou depoimento por cerca de duas na Superintendência da PF na capital paulista e negou qualquer participação em ilegalidades no Carf. Argumentou que cabe ao ministro da Fazenda nomear conselheiros do órgão e, por isso, cumpriu seu função institucional.
Ele confirmou a relação comercial com Sandri, mas disse que jamais atuou para beneficiá-lo em qualquer esfera pública. O ex-ministro lembrou ainda que, quando comandava a Fazenda, criou a Corregedoria do Carf, responsável por receber queixas e denúncias relativas ao colegiado.
OUTRO LADO
Advogado que acompanhou Mantega no depoimento, Guilherme Batochio afirmou ser absurda e desnecessária a condução coercitiva de seu cliente.
“Ele prestou depoimento nesse mesmo inquérito há três meses, jamais se apôs a prestar esclarecimentos. A condução é ilegal”, criticou Batochio.
O defensor argumentou que bastava uma solicitação da PF para Mantega comparecer à Superintendência. “Esse tipo de prática não é digna de um Estado democrático de direito”, concluiu Batochio.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG –
 Vamos logo abrir o jogo: Mantega é um tremendo pilantra. Antes de ser ministro da Fazenda, substituiu Carlos Lessa na presidência do BNDES. Um de seus atos foi restabelecer, na surdina, uma imoralidade que Lessa coibira. Acabou com as operações diretas feitas pelo BNDES, para possibilitar que sempre houvesse um banco intermediando e levando 4% de cada financiamento, sem fazer rigorosamente nada. Por serviços prestados aos banqueiros, foi para a Fazenda e depois articulou para que Lula nomeasse Luciano Coutinho, um vigarista igualzinho a ele. Se fizerem uma auditoria no BNDES, a Esplanada dos Ministérios vai ser abalada por um terremoto ético. (C.N.)


10 de maio de 2016
Gabriel Mascarenhas e Aguirre Talento
Folha

DEVAGAR, DEVAGARINHO, RENAN ABANDONA DILMA PARA SE APROXIMAR DE TEMER


O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), durante a leitura do relatório sobre processo de impeachment da presidente Dilma (PT)
Em seu discurso, Renan bateu pesado em Waldir Maranhão


















O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), escolheu a forma mais contundente para condenar a decisão tomada nesta segunda-feira (9) por Waldir Maranhão de anular as sessões que aprovaram o impeachment de Dilma Rousseff na Câmara. Informada da decisão de Renan, a área técnica do Senado preparou algumas opções de textos para serem lidos pelo peemedebista, todos no sentido de desautorizar Maranhão, mas com diferentes gradações críticas. Renan optou pela versão dura para desautorizar o ato do presidente interino da Câmara.
A decisão lida pelo presidente do Senado em plenário classifica como uma “brincadeira com a democracia” a decisão de Maranhão. Renan ainda disse que o ato era “absolutamente intempestivo”.
“Aceitar essa brincadeira com a democracia seria ficar comprometido com o atraso do processo”, afirmou Renan na decisão.
GRAU DE IRRITAÇÃO
Aliados do senador viram em sua decisão uma demonstração de seu grau de irritação com a tentativa de Maranhão de anular o processo de impeachment, além de um gesto na direção da maioria dos colegas de plenário, que já se posicionaram pelo afastamento de Dilma.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Na levada de Martinho da Vila, bem devagar, devagarinho, Renan vai abandonando a nau sem rumo de Dilma e Lula para se aproximar do porto seguro de Michel Temer. Assim como Eduardo Cunha, o presidente do Senado não tem caráter, mas sabe manejar com maestria os bastidores da política. A diferença entre os dois é que Cunha sai de cena prestando um serviço à nação, tipo Roberto Jefferson, enquanto Renan continua navegando em águas turvas. Quando sua canoa enfim virar, ele ainda não terá prestado serviço algum ao país(C.N.)


10 de maio de 2016
Daniela Lima
Folha

MESA DIRETORA CONVOCA REUNIÃO PARA TIRAR MARANHÃO DA PRESIDÊNCIA DA CÂMARA


Não é possível que Maranhão presida a Câmara, diz Izar Jr.


















Os deputados Beto Mansur (PRB-SP, primeiro secretário da Mesa Diretora da Câmara, e o deputado Ricardo Izar Júnior (PP-SP), que ocupa a quarta suplência, convocaram uma reunião de emergência dos parlamentares que integram a direção da Casa, para esta terça-feira. Izar afirmou que eles irão discutir a revogação da decisão de Waldir Maranhão (PP-MA) de anular a sessão que aprovou impeachment da presidente Dilma Rousseff. O deputado disse ao Globo que os parlamentares vão votar também a destituição de Maranhão do cargo de presidente interino da Câmara.
O parlamentar fez duras críticas ao presidente interino: — Vamos revogar a decisão do Waldir Maranhão. E vamos apresentar um projeto de resolução para destituí-lo do cargo. Ele está fora de controle, desequilibrado — disse Izar Júnior.
O parlamentar marcou a reunião da Mesa via WhatsApp, um aplicativo de mensagens instantâneas, comunicando-se com os  outros integrantes da direção da Câmara.
EXPULSÃO DO PP
Waldir Maranhão também está ameaçado de expulsão do PP. Um grupo de deputados do partido já acionou a Executiva da legenda para pedir sua imediata exclusão. Com isto, o partido deve também pedir o afastamento de Maranhão da presidência da Câmara, já que a vaga de vice é de indicação do PP.
O argumento é que ele já havia contrariado a decisão do partido de fechar a questão a favor do impeachment e, agora, voltou a confrontar o partido:
— Ele é um incapaz e vamos ainda hoje pedir a expulsão dele do partido. Tem que saber como foi essa articulação, que é criminosa. Ele não tem nenhuma capacidade mental de um golpe dessa envergadura. Precisamos apurar quem mais está envolvido nesse golpe — afirmou ao Globo o deputado Júlio Lopes (PP-RJ).

10 de maio de 2016
Evandro Éboli
O Globo