"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

JOSÉ DIRCEU (AO VIVO)

JOSÉ DIRCEU É INOCENTE

JOSÉ DIRCEU PROVANDO SUA INOCÊNCIA (EXCLUSIVO)

PODER E POLÍTICA: JOSÉ DIRCEU

A PRISÃO PERPÉTUA IMPOSTA AO EX-CAPITÃO DO TIME EXIGE A REPRISE DOS VÍDEOS ESTRELADOS POR JOSÉ DIRCEU E LULA


'Feliz o país que tem um político da magnitude do Zé Dirceu', disse o presidente em 2005. 'Não há provas contra mim', jurou em 2010 o ex-ministro que hoje se qualifica de 'cadeieiro'

A condenação de José Dirceu a 23 anos de prisão, agora por lavagem de dinheiro, corrupção ativa e organização criminosa, exige a reprise de dois vídeos que reaparecem com frequência nas redes sociais. Ambos reproduzem trechos do programa Roda Viva. No primeiro, o colunista contracena com o então presidente Lula no Palácio do Planalto. No segundo, contesta invencionices do ex-chefe da Casa Civil acusado de chefe de quadrilha no processo do Mensalão, ainda à espera de julgamento no Supremo Tribunal Federal.

Lula - Roda Viva - José Dirceu - YouTube

https://www.youtube.com/watch?v=mqScZsftvbE




“Feliz o país que tem um político da magnitude do Zé Dirceu”, diz Lula na entrevista gravada em 7 de novembro de 2005. Pergunto se toparia ser testemunha de defesa do companheiro que fora atropelado pela devassa do escândalo do Mensalão, perdera o cargo de ministro em julho e, em 1° de dezembro, teria cassado o mandato de deputado federal. “Eu sou”, respondeu Lula. “Qual é a prova contra o Zé Dirceu?”

Nos minutos seguintes, sempre à beira do grau de combustão, o presidente capricha em acrobacias retóricas para deixar muito claro que não sabe de nada, não tem nada com isso, nunca ouvira sequer rumores sobre as bandalheiras que ocorriam a poucos palmos do próprio nariz.. O desfile de falácias chega ao clímax com o assassinato da verdade consumado pela frase famosa: “O Mensalão não existiu”.

Se não existiu, Dirceu nada fez de errado. Um inocente foi engaiolado pelo STF que acreditou em crimes inexistentes. De novo, a oposição tapeou a Justiça. A bordo de tais imposturas, o guerrilheiro de festim ergueu o braço esquerdo e cerrou o punho como convém a um “guerreiro do povo brasileiro” ─ como berravam na porta da Papuda os soldados sem comandante. Lula não visitou no presídio o ex-capitão do time do Planalto.

E nunca mais aceitou dar as caras no Roda Viva.

José Dirceu 01/11/2010 Roda Vida "Completo" - YouTube


https://www.youtube.com/watch?v=onh6MRXr9J0
14 de nov de 2013 - Vídeo enviado por Leonardo Medeiros
José Dirceu 01/11/2010 Roda Vida "Completo" ... BARRACOS Quércia, Brizola, Montoro, Newton Cruz ...

“Não há nenhuma acusação contra mim”, reincide José Dirceu no trecho do Roda Viva exibido em 1° de novembro de 2010. Digo que há, sim, e menciono algumas. Mas não há provas, teima o entrevistado, repreendendo os integrantes da bancada por não terem lido o processo. Por motivos insondáveis, o confronto entre fato e fantasia foi transformado por milicianos do PT num dos grandes momentos do combatente que nunca soube a diferença entre gatilho e culatra.

O Dirceu acabou com o jornalista tucanalha, berraram meses a fio os patrulheiros em ação na internet. A maluquice foi implodida pela hospedagem indesejada na Papuda e reduzido a pó em agosto de 2015: quando cumpria o restante da pena em liberdade, o delinquente sem remédio foi capturado pela Operação Lava Jato e transferido para República de Curitiba. Desta vez Lula nem abriu o bico. Desta vez não apareceram os órfãos do guerreiro do povo brasileiro.

“Vou ficar aqui uns sete ou oito meses”, previu Dirceu. “Se for condenado, passo mais uns cinco anos preso e depois vou pra casa. Tá tudo bem: eu sou cadeieiro mesmo”. Um monumental erro de cálculo, constatou-se nesta quarta-feira. Para um homem de 70 anos, a pena de 23 anos de reclusão é o outro nome da prisão perpétua.

18 de maio de 2016
Augusto Nunes.Veja

LÁ DAS BANDAS DOS SANATÓRIO DA NOTÍCIA...

INSANIDADE:
“SAÚDE À BEIRA DA PERFEIÇÃO”


O Mal de Lula hoje poderia ser a volta do câncer na laringe, ou a depressão – dele, ou do país do qual se apropriou indevidamente, mas o Mal de Lula é e sempre foi a hipocrisia; é o vício de dizer uma coisa que é outra absoluta e profundamente inversa.

Lula, um certo calorento dia, inaugurando uma UPA lá pelo Nordeste, debochou dos brasileiros e ironizou: 
“vendo essa beleza dá até vontade da gente ficar doente”. 
Era premonição e ele não sabia.

Mas ele não se deu por satisfeito e, quando chegou no seu bunker presidencial no coração de São Paulo, comandado pela então segunda-dama Rosemary Noronha, falou com a imprensa antes de ir para Brasília fingir que governava. E se esbaldou: 
“A saúde pública no Brasil está à beira da perfeição”.

Lulalá naqueles tempos idos foi o Lula de sempre, inoculado pelo Vírus do Avesso que anima e espalha a Síndrome do Vice-Versa: mentia compulsoriamente como se verdade fosse. Agora se sabe que Lula já padecia do Mal de Lula. Mentia para ele mesmo.

Vejam só como anda a saúde pública nesse país, desde que Lula descobriu o Brasil da Silva:

ATRÁS DOS MAIS POBRES AFRICANOS


Em 2000, a Organização Mundial da Saúde fez um dos mais completos estudos sobre os sistemas de saúde ao redor do mundo e estabeleceu um ranking entre eles. 
Dos 191 participantes, o Brasil ficou na notável 125ª posição, atrás de diversos países pobres da África e da Ásia.

PENÚLTIMO LUGAR

Estudo realizado no ano passado pela Bloomberg com 51 países revelou o Brasil na penúltima posição, atrás da Argélia. No ranking, liderado por Singapura e Hong Kong ganhamos somente da Rússia, honrada última colocada. 
Ah, então estamos bem; se a Rússia está nessa penúria, por que nós não podemos estar?!? 
 Já, nos estudos realizados na América do Sul, quem melhor pontuou foi o Chile - que apareceu na 17ª posição na fila, à frente da Suécia, Finlândia e do Canadá.

NA GASTANÇA MELHORA

Malgrado o péssimo desempenho do nosso sistema de saúde, estamos na 51ª posição entre 188 países quando se trata de falar da gastança per capita com saúde. 
Nesse quesito ficamos ao lado da Croácia, da Estônia e da Polônia, todos países europeus com IDH altíssimo – e com uma saúde de ferro, muito, mas muito melhor que a nossa. Em proporção ao PIB, o Brasil desponta na 26ª posição, nos calcanhares de Portugal, Grécia, Suécia e Nova Zelândia.

SEM META, DOBRA A META

Apenas um estado e o Distrito Federal cumprem a meta de médicos per capita estabelecida pelo governo. Junto com o Rio de Janeiro (3,44) a capital federal é a única unidade federativa que cumpre a meta de 2,5 médicos para cada mil habitantes, proposta pelo próprio Ministério da Saúde. 
O resto é o resto e nem sequer encosta nessa média.

ACADEMIAS SUCATEADAS

Nossas faculdades de medicina estão sucateadas. Nem é bom perder tempo dizendo o que falta. Falem com os respectivos responsáveis e vocês saberão o que arregala as pupilas dos senhores reitores.

ATENDIMENTO PORCÁRIO


Nada menos do que 20% das mortes por infarto no país poderiam ter sido evitadas. Por falta de atendimento 60% dos quase pacientes que sofrem ataque cardíaco não são atendidos. Mais de 20% deles morrem antes de alcançarem a condição sobre-humana de paciente e de chegarem aos hospitais. 
Se estou escrevendo este texto agora é por que fui um dos que escapei são e salvo. Até por que, nunca tive infarto. Fiz uma mamária "preventiva" há 30 anos. E foi na Santa Casa de Misericórdia de Pelotas - a minha pátria pequena que deixei no Sul. À benção,meu prezado doutor Odilson.

PREÇO BOM, BONITO E BARATO

O brasileiro paga mais impostos em remédios para consumo humano do que o quanto chega a pagar em tributos para a medicina veterinária. 
Não faz muito, Dilma baixou Medida Provisória permitindo um aumento no imposto sobre produtos importados. O reajuste elevou também as alíquotas para medicamentos lá de fora, que estavam isentos desde 2008. Como o Brasil da Silva importa 86% da matéria-prima para a fabricação de medicamentos, a saúde ficou e está pela hora da morte.

EQUIPAMENTO

No Brasil, você provavelmente nunca terá a sorte de submeter-se a um exame num equipamento de tomografia de última geração. 
Isso porque a Anvisa não aceita a importação de equipamentos que ela mesma não tenha passado o jamegão no certificado. 
Não interessa quantas certificações o aparelho tenha no exterior: para entrar no Brasil da Silva, ele sempre precisará do aval da Anvisa.
Mas a agência, como qualquer outra do governo é ineficiente e preguiçosa no que se mete a fazer. 
Em média, um equipamento médico precisa esperar até 7 anos para receber o passe-livre dos geniozinhos da Anvisa. Até lá, morreu o Neves.

DESEMPENHO PÍFIO

Há quatro anos, mais precisamente em 2012, atrevido como ele só, o Ministério da Saúde lançou o Índice de Desempenho do Sistema Único de Saúde, o IDSUS, que atribuía uma nota de zero a 10 para o desempenho do SUS nos municípios brasileiros. 
O resultado – surpresa! - ficou muito abaixo do ideal. Na média, o Brasil fez 5,4 pontos. O governo tinha como meta preliminar atingir um resultado em torno dos 7 pontos, mas o Ministério entregou os pontos e acabou desistindo da meta.

Se você quer saber, apenas 1,9% da população brasileira vive em alguma cidade com nota superior a 7 pontos, número menor que os conglomerados de brasileiros que vivem em cidades com desempenho péssimo, menos de 3,8 pontos.

RESUMO DA ÓPERA BUFA

O nosso sistema de saúde é tão ruim que ele se colocou à prova – realizada pelo próprio sistema – e o mesmo SUS se reprovou. E agora, mal começamos a nos livrar da submissão à saúde pública “quase perfeita” de Lula e Dilma, e já nos aparece o novo ministro da Saúde do Michel Miguel dizendo que o nosso mal é o mosquito.


MINISTÉRIO PÚBLICO "ALIVIOU" A ODEBRECHT


O Ministério Público Federal pisou na bola e perdeu o prazo para recorrer das condenações de Marcelo Odebrecht e outros ex-executivos da empreiteira num dos processos da Lava-Jato.

Os procuradores tentaram justificar a perda do prazo alegando não terem sido intimados pessoalmente. Sergio Moro, entretanto, não engoliu a pílula dourada e carimbou como “inapropriada” a reclamação, já que os autos da Lava-Jato são processos eletrônicos.



“O MPF teve ciência da decisão de 14/04/2016, juntamente com a abertura do prazo, em 18/04/2016, em relação à intimação da decisão de 04/04/2016. Logo, o Ministério Público realmente perdeu o prazo para apelação” - sentenciou Sérgio Moro.
Diante desse tropeção elementar, a expectativa é de que cabeças vão rolar no MPF. Essa coisa de cabeças rolando pode ter tudo a ver com as suspeitas de que alguém lá dentro anda confundindo "quando" com "quanto".

DIRCEU A UM PASSO DE MORAR PARA SEMPRE NA PAPUDA



O juiz Sergio Moro condenou em primeira instância nesta quarta-feira o ex-ministro, ex-advogado, ex-deputado, ex-guerrilheiro de festim, ex-dirigente do PT, ex-companheiro bom e batuta e mensaleiro contumaz Zé Dirceu a 23 anos de prisão.

Esta é a primeira sentença contra Dirceu, no âmbito da Lava Jato.

O petista é culpado dos crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. 
Com a nova lei de condenação em segunda instância, sem necessidade dos processos acabarem na barra do Supremo, não demora nada, Zé Dirceu vai mofar na Papuda. 
Há quem diga que ele prefere o complexo do Tremembé.

E não fique louvando a firmeza do caráter companheiro de Dirceu, só porque ele não entrou na onda da delação premiada. Dirceu não foi delator porque o seu segundo maior delatado seria ele mesmo.

RODAPÉ
- Zé Dirceu ficou sabendo da repentina depressão de Lula. Acredita que é por isso que ele não tem lhe telefonado.


DIANTE DA HERANÇA MALDITA É SÓ CALAR E TRABALHAR


Muitos amigos seguidores das coisas que digo por aqui, têm estranhado as críticas que tenho feito ao recém instalado governo-tampão Michel Miguel. Muitos me pedem para maneirar e dar um tempo de confiança ao novo presidente de plantão.




Entendo o sentimento de esperança e o desejo de êxito que mora no fundo do peito de cada um de vocês. Eu também quero que o Brasil saia dessa crise econômica, política e moral em que está mergulhado. Mas, deixem ver se me explico bem...

Eu fui e sou a favor da transição. isso, no entanto, não quer dizer que eu confio no que aí está e nos que aí estão, só porque expurgaram a Dilma, ou apenas porque tem cara de governo novo. EU quero mais é que esse governo provisório que deve se estender até 2018, faça o que o PT não fez nos seus 13 anos e meio de poder bandoleiro.

Só para não dizer que não falei deflores: eu sou livre-atirador, ou livre-falador; posso falar de tudo que venha de cima e me atinja. Até de flores, ainda que algumas, como as rosas, tenham espinhos. Quem não pode e não tem que falar de tudo e mais um pouco são os ministros que estão chegando.

Nenhum é delator premiado, sua palavra, pois, é palavra nada mais do que palavra. E eles andam deslumbrados demais para o meu gosto e para a expectativa dessa esperançada nação brasileira.




O tempo é de caos. Esse é o legado de Lula e Dilma. A hora é de fazer, ao invés de dizer. Falar, falar, então que falem com o Temer. E assim conversados, mãos à obra.

O ministro da Justiça, aquele que tem uma cara que parece a do Marcos Valério redivivo, já disse bobagem e teve que engolir as palavras e desdizer o que disse sobre a escolha do procurador-geral. Pegou mal. Ministro da Justiça tem muita coisa para fazer que o Zé Cardozo não fez porque virou advogado do PT e da Dilma.

O Zé Serra até que falou bem quando falou mal da canalhocracia bolivariana. Já o ministro da Saúde, sem mostrar programa algum para o setor, mostrou sérios sintomas de estar contaminado pelo vírus da picadura que tomou conta de Dilma a ponto de ela criar um slogan peripatético: "O Brasil é mais forte que um mosquito".

O sujeito lá da Cultura, recebido com vaias ficou com cara de Juca de Oliveira. Credo, me pareceu até que ele vai aplicar à vontade a Lei Rouanet sin perder la ternura. Deu ares assim de quem tem medo de ouvir Chico Buarque, ou levar uma cusparada do Zé do Breu.

Tem o Marcelo Cetano na Previdência, mas o Meirelles foi quem falou por ele: "A reforma da Previdência sai em 30 dias". Isso foi ontem. Hoje só faltam 29.

Por falar em Meirelles, até aqui ele só fez beicinho e promessas, além de ameaçar atirar de volta a CPMF nas costas da gente. Escalou a sua turma da economia de tal maneira que falar com um e com outro ou com todos ao mesmo tempo, vai parecer que se está falando com o Meirelles.




Assim é que eu gostaria de dizer aqui, malgrado contrarie os seguidores que me pedem contenção e paciência, que esse governo fale menos e faça mais, já! 
O tempo é curto. Sobra-lhe menos de 180 dias de vida. Só depende desse governo garantir sua sobrevida até 2018.

Juntem-se todos esses novos ministros, esses novos governantes de todos os escalões em torno de Michel Miguel e deixem que ele diga de um fôlego só, com todas as letras o que é mesmo a herança maldita que o PT nos deixou. Depois é arregaçar as mangas e fazer nesses dois anos e meio até 2018 o que têm para fazer de tudo quanto o que, em 13 anos e meio, o Partido dos Trabalhadores não fez: trabalhar.

Simples assim. Pode parar com essa onda de lançamentos de pedra fundamental de grandes promessas. De PAC o Brasil está farto e insatisfeito. Não venham distribuindo palitos e fio dental para quem tem fome.


ESGOTOSFERA POSSESSA COM ZÉ SERRA




A esgotosfera - aquela que há 13 anos e meio vem sendo patrocinada pelo governo petista - já começou a sentir os cotupicos. Suas vontades já não repercutem como antes no quartel de Abrantes.

As redações amestradas estão por conta e mais vermelhas do que nunca porque a afastada Dilma Vana ontem meteu os cachorros em Zé Serra, ministro de Michel Miguel no Itamaraty.

A vociferação foi porque ele respondeu aos ladridos dos fiéis vizinhos latino-americanos e a voz da relegada Mulher Sapiens não ecoou. Suas vituperações não foram publicadas pela grande mídia.

E tais quais viúvas de Chico Buarque, as redações domadas choraram os tempos em que o cantor afilhado da Lei Rouanet dizia "sentir orgulho da política externa do chanceler Celso Amorim". Ora, façam-me o favor, quem é Chico para servir de parâmetro de "orgulho" da diplomacia nacional? Bolas, o Chico é só mais um cantoroso - um cantor idoso - que não soube envelhecer.




As carpideiras reclamam também que Serra "desde que tomou posse já criticou países como El Salvador, Bolívia, Equador, Venezuela, Nicarágua e a própria Unasul".

E denunciam ainda que o Serra "se prepara para fechar as representações diplomáticas na África e na América Central".

Ora, o que será do Brasil sem as relações com essa banda bandalha e intrometida?


Só se tivermos receio de que essa turma cobre a conta do que as nossas sedes diplomáticas estão devendo porque o governo Dilma estava fora dos trilhos e deixou o Itamaraty inadimplente, devendo uma vela para cada santo. Ah, sim... Quanto aos ditadores africanos.

Sim, sim, os ditadores africanos vão fazer tamanha falta aqui ao Brasil que ninguém mais vai dormir sossegado por causa disso. Acho até que os meus cotovelos vão cair no chão.




E quanto aos vizinhos aqui da América Latrina, ah! - que horror meter os cachorros nesse canil.

Foram eles que ladraram contra o Brasil; eles que meteram o focinho onde não foram chamados...

Bem feito que Serra tocou as patas nessa matilha. Bem feito. E ainda teve o cuidado de não chutar nenhum deles. É que não se chuta cachorro morto.

Está me dando na telha até que o Zé Serra andou aprendendo alguma coisa com a Kátia Abreu. Quero ver se agora ela se anima a desperdiçar uma taça de vinho com ele.



18 de maio de 2016
in sanatório da notícia

JORGE BEJA ESCLARECE AO PAPA FRANCISCO QUE NÃO ESTÁ OCORRENDO GOLPE NO BRASIL


O Papa apenas leu a denúncia e não fez comentários































Indignado com a campanha difamatória que envergonha o Brasil no exterior, sob o falso argumento de que estaria ocorrendo um golpe no país, e revoltado com a tentativa de envolver até o Papa Francisco, o jurista Jorge Béja decidiu lhe enviar um e-mail pessoal, para esclarecer o que realmente está acontecendo.
Na mensagem, Béja explica que a presidente Dilma Rousseff está sendo afastada por decisão soberana do Congresso brasileiro, com base na Constituição Federal, em processo realmente democrático, com o mais amplo direito de defesa, que lhe tem sido garantido pelos ministros do Supremo Tribunal Federal.
Ou seja, o jurista brasileiro esclarece ao Papa que não houve o propagado “golpe parlamentar”, porque todo o processo do impeachment vem sendo realizado rigorosamente na forma da lei.
Béja conhece o Papa desde 2000, quando participou de um evento organizado pela Igreja Católica em Buenos Aires. Na ocasião o Cardeal Jorge Mario Bergoglio deu a Béja seu endereço, telefones e e-mail particular. Desde que o prelado argentino assumiu o Pontificado, os dois têm se comunicado pela internet, conforme foi revelado em 2013 pelo jornalista Ancelmo Gois.
###
A ÍNTEGRA DA MENSAGEM AO PAPA
Francisco, Amigo Amado.
Que esta mensagem encontre o senhor na plena saúde, na santa paz e sempre e sempre iluminado pelo Divino Espírito Santo. Cristo é a cabeça da Igreja. E da Igreja, Francisco é o chefe dela aqui na Terra. A cada dia a humanidade roga a Deus Pai: “Oremus, pro Pontifice nostro Francisco. Dominus conservet eum. Et vivificet eum et beatum faciat, eum in terra et non tradat eum in manibus inimicorum eius. Tu es Petrus, et super hanc Petram aedificabo Ecclesiam meam”.
No último 23 de abril este seu amigo cumpriu 70 anos de vida. Setenta anos dizendo e repetindo a cada dia: ó Senhor! a seara é imensa, enviai operários, Senhor. Que na terra ao sol vivo de crença façam sempre florir vosso amor! Isto porque, Amado Francisco, sabemos todos que muitas almas se perdem e sofrem no mundo, almas de vida imortal, porque neste caos tão profundo, não tiveram a luz de um fanal.
Todos nós brasileiros e todos os nossos irmãos por todo o mundo sentem e devotam a Francisco um verdadeiro e puro amor filial, sejam jovens, sejam anciãos. Sejam crédulos, sejam incrédulos. Sejam fortes e com saúde, sejam combalidos e enfermos. Quando se comenta e fala sobre o Papa Francisco, surge a unanimidade. Ao senhor Pontífice todos recorrerem, sobre todos os assuntos. É por causa de sua doçura enérgica. É porque, verdadeiramente, veio chefiar a nossa Igreja como Cristo desejou que Ela fosse chefiada: Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja e nenhuma outra força prevalecerá contra Ela.
No início deste ano de 2016 fui tocar piano em um presídio aqui no Rio de Janeiro. Na plateia, cerca de 300 detentos. Faço isso com muito prazer e alegria. Mas alegria mesmo foi quando vi quadros com a fotografia do Papa Francisco dentro do refeitório e de muitas celas (cubículos).
Se o sistema carcerário do nosso Brasil não regenera nem recupera aquele que contribuiu para o desequilíbrio social, se os nossos governantes não dispensam aos detentos os cuidados e atenções para que voltem ao seio da comunidade inteiramente recuperados, eles não perderam a fé. Eis o significado do retrato de Francisco afixado nas paredes
Por falar no Brasil, nosso país vive o auge da democracia. O Brasil é um estado democrático de direito. O momento por que passa o país é a maior prova do respeito às instituições públicas. E cada um dos três Poderes cumpre sua missão constitucional. Apesar dos infortúnios que decorrem da corrupção que agentes públicos cometem, só ou em conluio (conivência) com pessoas que estão fora do poder, as autoridades judiciárias e judiciais se fazem presentes para a aplicação das leis.
Não me parece justo, próprio e devido, que brasileiros falem mal do Brasil. Sabemos que o Papa Francisco a todos ouve, pacientemente. A todos recebe, candidamente. O Brasil é uma democracia jovem. Gerações presentes e futuras muito têm que aprender. O lema da bandeira brasileira é “Ordem e Progresso”.
Esta transição que o Brasil atravessa é ordeira. É absolutamente legal e segue a Constituição Federal. Tudo vem sendo acompanhado, rigorosamente examinado e decidido pelos 11 ministros que integram a Suprema Corte da Justiça brasileira, que é o Supremo Tribunal Federal.
Se a nossa presidente da República, democraticamente reeleita pelo povo, ao final do processo de Impeachment voltar ao exercício do poder ou deste for definitivamente afastada, é porque os representantes do povo, também eleitos pelo povo, assim decidiram. Eis a democracia sem golpe, sem trapaça, sem fraude, sem confronto, sem enfrentamento, sem guerra intestina… sem um tiro sequer.
Amado Pontífice, segue em anexo a carta que Alexis Peña-Alfaro, sacerdote católico ortodoxo, da Igreja Ortodoxa Sérvia no Brasil pediu que enviasse ao senhor. O padre Peña-Alfaro é leitor do jornal Tribuna da Internet e endereçou a carta ao nosso editor, jornalista Carlos Newton, rogando que fizesse chegar, por meu intermédio, à atenção do Pontífice Francisco. É o que faço. Em sinal de respeito, confesso que não li a carta.
Com votos de muita saúde e paz, despeço-me por hoje. Oremus pro Pontifice nostr Francisco. Dominus conservet eum et vivificet eum. Et beatum faciat. Eum in terra. Et non tradat eum in manibus inimicorum eius. Amem. Amem.
Jorge (Jorge Béja), seu amigo desde Buenos Aires.
###
UMA AMIZADE INICIADA NO ANO 2000
Carlos Newton
O jurista Jorge Béja me contou ter conhecido o então Cardeal Jorge Mario Bergoglio  no ano 2000, num congresso de ex-alunos beneditinos e jesuítas em Buenos Aires. Béja foi um dos representantes do Brasil, na condição de ex-aluno do Colégio São Bento.
No último dia do encontro, no Teatro Colón, com a plateia superlotada, houve um espetáculo a cargo dos músicos que participaram do evento. Béja, que é pianista clássico, foi o último a se apresentar. Após executar dois números, quando se curvava para agradecer aos aplausos, um dos espectadores lhe estendeu um pedaço de papel. Nele estava escrito apenas “Clair de Lune”. Béja conhecia bem a peça de Claude Débussy, voltou ao piano e a interpretou, encerrando a apresentação, aclamado pelo público.
Logo depois, Béja estava na sala de recepção do teatro, quando dele se aproximou um religioso, e o jurista brasileiro viu logo se tratar de um bispo, pois vestia terno escuro, com colarinho romano e solidéu vermelho.
O bispo então revelou ter sido ele quem pedira a música e agradeceu a execução. Disse que também se chamava Jorge e era o Arcebispo de Buenos Aires. Antes de sair, deu a Béja endereço, telefones e e-mail.
Quando o cardeal argentino foi eleito Papa, Béja lhe mandou um e-mail para cumprimentá-lo, e ele respondeu lá do Vaticano, agradecendo a mensagem e lembrando a apresentação no Teatro Colón. De lá pra cá, têm sido muitas trocas de e-mails.
“Tenho todas as mensagens arquivadas. A todas ele responde. No começo, respondia um ou dois dias depois. Com o passar do tempo, passou a demorar, às vezes até 20 ou 30 dias. Mas sempre responde”, disse Béja, assinalando que não se pode admitir que o Brasil continue a ser difamado no exterior e o Papa precisa estar ciente do que realmente está acontecendo.
###

PS –Ao fazer este relato, Jorge Béja me informou que o Papa Francisco passou a ler a Tribuna da Internet, para saber notícias do Brasil, vejam só que grande honra para todos nós que participamos da TI, como comentaristas e leitores. O Papa Francisco, sem a menor dúvida, é a mais importante personalidade do mundo contemporâneo, e todos precisam apoiar seu incessante esforço para modernizar a Igreja Católica e congregar as demais religiões, porque todos os caminhos ainda podem nos levar a Roma(C.N.)

18 de maio de 2016
Carlos Newton