"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 24 de abril de 2017

MINISTRO DO STF CONCEDE HABEAS CORPUS A RENATO DUQUE, QUE CONTINUARÁ PRESO


Resultado de imagem para renato duque preso
Duque agora não sabe se está solto ou está preso
O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu estender habeas corpus ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque para revogar a prisão decretada pela Justiça Federal do Rio de Janeiro. Mas Duque seguirá preso, porque tem prisão preventiva decretada pela Justiça Federal do Paraná, na Operação Lava-Jato. O ex-diretor da estatal está preso desde 16 de março de 2015. Na Justiça Federal do Paraná, em duas ações penais, Duque tem execução penal provisória em uma primeira condenação a 20 anos e 8 meses de prisão, e uma outra condenação a 6 anos e 8 meses.
A prisão decretada na Justiça do Rio de Janeiro é posterior à da Lava-Jato e foi dada na Operação Sangue Negro, que investiga o desvio de dinheiro de contratos da Petrobras para o pagamento de propina a partir de 1997.
Na Lava-Jato, o juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal do Paraná, aponta que Duque, mesmo após a deflagração da operação em março de 2014, seguiu cometendo crime de lavagem de dinheiro e ocultando os valores oriundos de propinas em contas secretas no exterior, com empresas offshore.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Nenhum advogado estrangeiro tem condições de entender a Justiça brasileira, onde a Suprema Corte, que parece não ter mais o que fazer, perde tempo julgando habeas corpus de réu condenado em primeira instância. O mais incrível é que o benefício foi conseguido. É como se a perna direita do réu tenha sido libertada, mas a esquerda continua na cadeia. Quando foi preso, Duque perguntou: “Que país é esse?”. Agora, está perguntando: “Que Justiça é essa?”. Realmente, não dá para entender essas maluquices. (C.N.)

24 de abril de 2017
Deu no Correio Braziliense
(Agência Estado)

Nenhum comentário:

Postar um comentário