"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 27 de maio de 2017

ACREDITE SE QUISER! RODRIGO MAIA É UM DOS FAVORITOS PARA SUCEDER TEMER


Resultado de imagem para rodrigo maia
Maia já tem o apoio do DEM e do baixo clero
Como diria o grande cantor, músico, radialista e pesquisador Henrique Froes, mais conhecido como Almirante, “é incrível, fantástico e extraordinário”, mas o bisonho deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ), não somente vai ocupar a presidência da República por 30 dias após a saída de Temer, como também é um dos mais fortes candidatos na eleição indireta. O fato concreto é que o atual Congresso confirma o diagnóstico de Oswaldo Aranha e mostra ser um deserto de homens e ideias. Não existe um grande líder, capaz de garantir apoio da maioria dos 594 parlamentares. É justamente esta circunstância que explica o favoritismo de Maia.
Há muitos outros que sonham com a Presidência, como Henrique Meirelles, Nelson Jobim, Geraldo Alckmin, Joaquim Barbosa, Cármen Lúcia, Ciro Gomes, Fernando Henrique Cardoso, Tasso Jereissati, Jair Bolsonaro, Álvaro Dias, Ronaldo Caiado e Cristovam Buarque, entre outros. No entanto, como diz a Bíblia, muitos são chamados, mas poucos, escolhidos (Matheus, 22:14).
UMA ELEIÇÃO ÚNICA – Não se pode raciocinar como se fosse uma eleição direta, com propostas de governo e campanha pela TV. Trata-se de uma escolha a ser feita pelos 594 parlamentares federais, espalhados por 26 partidos. Não tem nada a ver com uma eleição comum.
Nunca antes, na História deste país, houve uma sucessão presidencial desse tipo, e Lula estará de fora, porque o PT vai ficar nessa conversa fiada de pedir eleições diretas, nem ousa lançar candidato e no final apoiará qualquer um que se disponha a continuar combatendo a Lava Jato e lhe abra alguma participação no novo governo.
O PSDB, que pode lançar Fernando Henrique Cardoso ou Tasso Jereissati, sonha com o apoio do PT. O PMDB, que conta com a maior bancada e não tem candidato, terá de recorrer a Nelson Jobim, não há outro nome. Outros partidos de porte médio, como PR, PSD, PSB, PRB e PP não têm candidatos com chances. E o DEM, com toda certeza, está fechado com Rodrigo Maia, que já conta com apoio do chamado “baixo clero” da Câmara e tem boas possibilidades de ser eleito.
DEBAIXO DOS PANOS – Tudo depende das circunstâncias, do número de candidatos e dos acordos que serão feitos por baixo dos panos, como se dizia antigamente.
Os dois candidatos com maior chance são Nelson Jobim (PMDB) e Rodrigo Maia (DEM), não necessariamente nesta ordem, uma disputa reveladora de que a política brasileira conseguiu descer ao abismo mais profundo da História Republicana.
Se houver poucos candidatos, as chances de Jobim aumentam. Mas na hipótese de aparecerem muitos candidatos, o deputado Rodrigo Maia vai se tornar praticamente invencível, até porque estará à frente do governo nos 30 dias que antecedem a eleição e terá campo aberto para fechar todo tipo de acordo fisiológico.
###
PS
 – É claro que se trata de um quadro mutante, que pode ser alterado de uma hora para outra, até porque a política brasileira não tem similar no resto do mundo, como já declararam os roteiristas da série “Game of Thrones”, convencidos de que aqui na Tropicália a realidade política supera qualquer tentativa de ficção. E como o assunto é importante, instigante e até revoltante, voltaremos a abordá-lo amanhã.  (C.N.)

27 de maio de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário