"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de maio de 2017

AGORA MORO PODE MANDAR PRENDER LULA E NÃO VAI TER CHORORÔ QUE RESISTA



Ao que parece, os petistas se empolgaram cedo demais com a desgraça política que se abateu sobre Aécio Neves.

A euforia inicial está se transmutando, aos poucos, em preocupação incômoda. Daqui a pouco vai virar obsessão.

Ocorre que o investimento petista na narrativa de que “Moro não tem moral para prender Lula” os fez definir a Lava Jato como um inimigo ao ponto de se tornar muito difícil voltar atrás. No imaginário daqueles que seguem o petismo, a Lava Jato já é a inimiga número 1.

A racionalização encontrada para esta narrativa estava no fato de que, segundo eles, Aécio “estava blindado das investigações”. Com isso em mente, ficava fácil convencer a patuleia de que Lula era perseguido.

Eis que o símbolo da narrativa petista – o “Aécio blindado” – hoje é tratado como um investigado como todos os outros na Lava Jato. Não recebe nenhum privilégio após ser pego numa delação devastadora.

A partir deste ponto, qualquer narrativa dizendo que “se Aécio é blindado, logo Lula é perseguido” perde todo o nexo. Ao mesmo tempo, fica muito mais difícil para os petistas criarem constrangimentos sobre Sérgio Moro.

Tudo pode piorar ainda mais para eles se cair a ficha da direita, que pode começar a exigir “Lula na cadeia”, dado que agora o ex-presidente bolivariano é visto como um privilegiado.

Uma questão a ser feita por nós: por que as investigações sobre Lula precisam ser mais lentas do que aquelas envolvendo Eduardo Cunha e Aécio Neves? Não faz sentido.

Deste ponto em diante, Lula pode ser condenado sem nenhum pretexto decente em seu desfavor. Claro que os petistas vão chiar, mas a narrativa do “Lula perseguido” só pode ser tratada agora na base da piada e da humilhação.


23 de maio de 2017
ceticismo político

Nenhum comentário:

Postar um comentário