"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 6 de maio de 2017

CNBB VÊ DEMOCRACIA EM RISCO E DIZ TEMER QUE SURJA UM "SALVADOR" DA PÁTRIA

EResultado de imagem para secretário-geral da CNBB, L
Dom Leonardo Steiner leu a mensagem da CNBB
A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) divulgou nota em que afirma que o estado democrático de direito “corre riscos”. “O Estado democrático de direito, reconquistado com intensa participação popular após o regime de exceção, corre riscos na medida em que crescem o descrédito e o desencanto com a política e com os Poderes da República cuja prática tem demonstrado enorme distanciamento das aspirações de grande parte da população”, diz texto lido nesta quinta-feira, 4, pelo secretário-geral da CNBB, Leonardo Ulrich Steiner, durante encerramento da 55.ª Assembleia Geral da CNBB, em Aparecida (SP).
O documento faz um alerta contra o possível surgimento de um ‘salvador da pátria’ no contexto atual de crise política e econômica. “Desconsiderar os partidos e desinteressar-se da política favorece a ascensão de “salvadores da pátria” e o surgimento de regimes autocráticos”, diz o texto. A conferência afirma que é preciso abandonar a prática do “toma lá dá cá como moeda de troca para atender a interesses privados em prejuízo dos interesses públicos”.
CAPITALISMO DESUMANO – A CNBB faz críticas à política econômica que prioriza o capital no lugar do ser humano. “Intimamente unida à política, a economia globalizada tem sido um verdadeiro suplício para a maioria da população brasileira, uma vez que dá primazia ao mercado, em detrimento da pessoa humana e ao capital em detrimento do trabalho, quando deveria ser o contrário. Essa economia mata e revela que a raiz da crise é antropológica, por negar a primazia do ser humano sobre o capital”. Mais adiante, acrescenta que “quando é o mercado que governa, o Estado torna-se fraco e acaba submetido a uma perversa lógica financista”.
O texto destaca ainda a necessidade de o Brasil “reconstruir seu tecido social”. “O desprezo da ética leva a uma relação promíscua entre interesses públicos e privados, razão primeira dos escândalos da corrupção. Urge, portanto, retomar o caminho da ética como condição indispensável para que o Brasil reconstrua seu tecido social.”
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Quando fala em “salvador da Pátria”, a CNBB estará se referindo a Jair Bolsonaro, João Dória, Lula da Silva ou Augusto Heleno? Fiquei na dúvida(C.N)

06 de maio de 2017
Deu no Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário