"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 28 de maio de 2017

EM BUSCA DE UMA SAÍDA, TEMER FAZ UMA REUNIÃO ATRÁS DA OUTRA NO PALÁCIO JABURU

Temer e Marcela recebem os ministros tucanos
O presidente Michel Temer teve um dia cheio, neste sábado, no Palácio do Jaburu. Pela manhã o presidente conversou com o deputado Júlio César, do PSD do Piauí. O parlamentar disse que Michel Temer estava “tranquilo” e a conversa foi apenas sobre o projeto que trata da legalização dos incentivos fiscais dados pelos estados dentro da chamada guerra fiscal. A Câmara dos Deputados pretende votar o projeto já na terça-feira, e o assunto é de especial interesse da bancada do Nordeste, coordenada pelo deputado piauiense.
Em seguida, o presidente almoçou, com os ministros tucanos Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores; Antônio Imbassahy, da Secretaria de Governo; Bruno Araújo, das Cidades; e com o ministro- chefe do Gabinete de Segurança Institucional,Sérgio Etchegoyen.
APOIO TUCANO – Temer sabe que o apoio do PSDB é fundamental, em seu hercúleo esforço para vencer a crise política e tentar se manter no poder. Experientes analistas estão convencidos que o partido dos tucanos é o ‘fiel da balança’ para manter unida base aliada do governo diante de uma das maiores crises políticas vivida pelo país, desde a proclamação da República.
Depois do almoço, foi a vez do ex-presidente José Sarney chegar ao Palácio do Jaburu. José Sarney, com sua experiência e vasto conhecimento dos bastidores da política nacional, procura ajudar o presidente, articulando diretamente o desfecho da crise, mantendo conversações com parlamentares do PMDB e de outros partidos. Mais tarde, Temer encontrou-se com o titular da Secretaria-Geral da Presidência, Moreira Franco.
Nesta segunda-feira, não obstante a crescente turbulência gerada pela crise política, Michel Temer pretende comparecer, à noite, a um evento empresarial. Será?
LULA COMO AVALISTA – Mas o diálogo mais significativo foi o ocorrido entre o presidente e um veterano jornalista, observador atento e conhecedor profundo da política brasileira, desde a década de 1960. Ele disse a Temer que o maior avalista de sua permanência no poder é Luiz Inácio Lula da Silva.
Espantado, Temer perguntou ao interlocutor: “Por quê?”
E a resposta:”Enquanto,Lula estiver solto, ninguém tem moral para pedir que o senhor deixe a Presidência da República!”
Estranho país o Brasil…

28 de maio de 2017
José Carlos Werneck

Nenhum comentário:

Postar um comentário