"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 11 de maio de 2017

JUIZ SUSPENDE AS ATIVIDADES DO INSTITUTO LULA E CONVOCA A RECEITA PARA APURAR FRAUDE




Imagem relacionada
Juiz Ricardo Leite manda devassar o Instituto Lula
O juiz federal substituto Ricardo Augusto Soares Leite, da 10ª Vara Federal de Brasília, ordenou a suspensão das atividades do Instituto Lula, localizado no bairro do Ipiranga, em São Paulo. A decisão, somente divulgada nesta terça-feira (9), foi tomada no último dia 5.  O juiz Ricardo Leite acolheu manifestação do Ministério Público Federal, que pediu a coleta de documentos para uma ação judicial que transcorre em Brasília a fim de apurar possível envolvimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na compra do silêncio do ex-diretor da área internacional da Petrobras Nestor Cerveró. A decisão do juiz, contudo, não é clara a respeito do período da suspensão, e a Folha pediu mais informações à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal.
“Como o próprio acusado [Lula] mencionou que no local [Instituto Lula] se discutia vários assuntos, e há vários depoimentos que imputam pelo menos a instigação de desvios de comportamentos que violam a lei penal, a prudência e a cautela recomendam a paralisação de suas atividades. Há indícios abundantes de que se tratava de local com grande influência no cenário político do país, e que possíveis tratativas ali entabuladas fizeram eclodir várias linhas investigativas”, escreveu o magistrado.
Leite pediu apoio da Receita Federal para cumprimento da decisão.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – O repórter não teve acesso do inteiro teor da decisão, por isso a matéria está incompleta. Mas tudo indica que a suspensão de atividades tenha sido acompanhada de busca e apreensão, com apoio da Receita Federal, porque a questão inclui também fraude contábil, caso contrário o juiz não teria pedido a adesão dos auditores do Fisco(C.N.)

11 de maio de 2017
Rubens Valente
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário