"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 5 de maio de 2017

LEGADO DA COPA: COVERNADOR E VICE DO AMAZONAS SÃO CASSADOS PELO STE

Resultado de imagem para josé melo amazonas
Melo diz que vai recorrer, mas será logo afastado
Por 5 votos a 2, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) ratificou nesta quinta-feira (4) a cassação do governador do Amazonas, José Melo (Pros), acusado de compra de votos na eleição de 2014, e determinou a realização de um novo pleito em até 40 dias. Ainda cabe recurso.
Com a decisão, Melo e o vice-governador Henrique Oliveira (Solidariedade) serão afastados assim que o TSE notificar oficialmente o TRE (Tribunal Regional Eleitoral), que cassara a chapa em primeira instância.
O presidente da Assembleia, David Almeida (PSD), assumirá o cargo temporariamente.
NOTA OFICIAL – Em nota, Melo disse: “Recebo com grande surpresa a decisão do TSE, que considerei injusta, pois não pratiquei nenhum ato reprovável. Respeito a decisão e vou aguardar a publicação do acórdão”.
Ainda de acordo com a nota, Melo está analisando com seus advogados “quais medidas serão adotadas”.
Melo foi condenado por ter se beneficiado de um esquema de compra de votos com dinheiro público por meio de um contrato com uma empresa de segurança para a Copa do Mundo de 2014, em que Manaus foi uma das 12 sedes.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Os votos pela cassação no TSE foram dos ministros Luís Roberto Barroso, Edson Fachin, Herman Benjamin, Admar Gonzaga e Rosa Weber. Votaram a favor da manutenção do governador no cargo os ministros Napoleão Nunes, relator do processo, e a ministra Luciana Lóssio. Os portais de O Globo e da Agência Brasil publicam a mesma notícia, mas anunciando que haverá eleição direta. É estranho, porque cassação na segunda metade do mandato é seguida de eleição indireta, na Assembleia Legislativa. Por ter sido um equívoco da Assessoria do TSE(C.N.)

05 de maio de 2017
Fabiano Maisonnave
Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário