"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 2 de maio de 2017

MPF FAZ 3ª. DENÚNCIA CONTRA DIRCEU NO DIA EM QUE STF JULGA HABEAS CORPUS

SÃO 33 CRIMES DE LAVAGEM DE MAIS DE R$24 MILHÕES, ALEGA O MPF
ALÉM DE DIRCEU, FORAM DENUNCIADOS SEU IRMÃO LUIZ EDUARDO DE OLIVEIRA E SILVA, O EX-TESOUREIRO DO PT JOÃO VACCARI NETO, GERSON DE MELO ALMADA (ENGEVIX) E WALMIR PINHEIRO SANTANA (UTC). (FOTO: ED FERREIRA/AE)


Ex-ministro da Casa Civil do governo Lula, José Dirceu foi alvo de nova denúncia do Ministério Público Federal (MPF), na Operação Lava Jato, pelo recebimento de propina antes, durante e depois do julgamento do Mensalão. Preso em Curitiba desde agosto de 2015, Dirceu foi condenado a 32 anos de prisão em dois casos. Esta terceira denúncia, explicada em instantes durante coletiva em Curitiba, trata de 33 crimes de lavagem de mais de R$ 24 milhões, praticados entre abril de 2011 e outubro de 2014. A terceira denúncia contra o ex-ministro será explicada em coletiva, esta manhã.

A denúcia ocorre horas antes de a Segunda Turma do STF deliberar sobre haberas corpus solicitado pela defesa de José Dirceu, alegando o seu direito de recorrer em liberdade. Os ministros costumam reagir a esse tipo de pressão. Há dias, o presidente da Segunda Turma do STF, ministro Gilmar Mendes, chegou a afirmar que "Curitiba passou dos limites", referindo-se à manutenção de prisões preventivas como parte do cumprimento da pena.

O MPF também denunciou outras quatro pessoas: o irmão do ex-ministro, Luiz Eduardo de Oliveira e Silva; o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto; o ex-executivo da Engevix Gerson de Melo Almada, e o ex-executivo da UTC Walmir Pinheiro Santana.

Segundo o MPF, isso permitia que Dirceu recebesse vantagens indevidas decorrentes de crimes de cartel, fraude a licitação e corrupção, praticados no interesse da Engevix e da UTC em detrimento da Petrobras.



02 de maio de 2017
diário do poder

Nenhum comentário:

Postar um comentário