"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 1 de maio de 2017

NA FESTA DO VESAK, BUDISTAS E CRISTÃOS UNIDOS NO CAMINHO DA NÃO VIOLÊNCIA

Imagem relacionada
Festejo do Vesak na Indonésia, em maio de 2016
No domingo, dia 14 de maio de 2017, Lua Cheia do mês de maio, comemora-se no Brasil a data magna do Budismo. Conhecida em todo o mundo como a Festa do Vesak (Lua Cheia de Maio), celebram-se o nascimento, a iluminação e a passagem (morte) de Buda. A então presidenta Dilma sancionou o segundo domingo de maio (coincidindo com o Dia das Mães) como Dia de Buda, já é assim em vários países, pois a Lua Cheia é uma data móvel. Na Índia, por exemplo, o Vesak será comemorado na quarta-feira da outra semana, dia 10.
Hoje, o Budismo e o Cristianismo caminham de mãos dadas, como fica demonstrado neste texto da Rádio Vaticano, que publicamos abaixo, com o link correspondente.
Feliz Vesak (Feliz Dia de Buda) para todos nós, que partilhamos a Tribuna da Internet, este espaço livre e que acolhe todas as tendências ideológicas, sociológicas e também religiosas.
###
MENSAGEM DO VATICANO AOS BUDISTAS
Rádio Vaticano 
A cultura da paz e da não-violência é o tema da carta com a qual o Pontifício Conselho para o Diálogo Inter-religioso felicita os fiéis budistas pela festa do Vesakh. A data lembra o nascimento, a iluminação e a morte de Buda e é normalmente festejada no mês de maio.
De um lado, lê-se na mensagem, fiéis de várias religiões lutam para promover a paz; de outro, alguns exploram a religião para justificar seus atos de violência e de ódio. Não obstante os nobres ensinamentos de Jesus Cristo e de Buda, que promoveram a não-violência e foram construtores de paz, muitas das sociedades atuais devem fazer as contas com o impacto das feridas passadas e presentes causadas pela violência e pelos conflitos.
“Este fenômeno inclui a violência doméstica, além da violência econômica, social, cultural e psicológica, e a violência contra o meio ambiente”,  prossegue a carta, assinada pelo Presidente do Pontifício Conselho, Card. Jean-Louis Tauran.
COMPROMISSO COMUM – Ambas as religiões concordam com o fato de que a violência nasce no coração do homem e de que os males da pessoa desencadeiam males estruturais. “Por isso, somos chamados a um desafio comum: estudar as causas da violência; ensinar nossos respectivos fiéis como combater o mal em seus corações; libertar do mal seja as vítimas, seja aqueles que cometem a violência; ensinar que não há paz sem justiça, nem verdadeira justiça sem perdão.”
A mensagem, intitulada “Cristãos e budistas: percorramos juntos o caminho da não-violência”, se conclui com um encorajamento: “Queridos amigos, podemos nos dedicar ativamente a promover em nossas famílias e nas instituições sociais, políticas, civis e religiosas um novo estilo de vida em que a violência seja refutada e seja respeitada a pessoa humana. É neste espírito que lhes desejamos uma pacífica e alegre festa do Vesakh!”.

http://br.radiovaticana.va/news/2017/04/22/festa_do_vesakh_crist%C3%A3os,_budistas_e_a_n%C3%A3o-viol%C3%AAncia/1307342
01 de maio de 2017
Antonio Rocha

Nenhum comentário:

Postar um comentário