"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

terça-feira, 23 de maio de 2017

PIADA DO ANO: PERITO CONTRATADO POR TEMER DIZ QUE GRAVAÇÃO DEVIA IR PARA O LIXO


Perito merece ganhar Oscar de Coadjuvante
Contratado pela defesa de Michel Temer para analisar o áudio da conversa entre o presidente e o empresário Joesley Batista, o perito Ricardo Molina afirmou nesta segunda-feira que a gravação seria imediatamente descartada em qualquer processo jurídico, e que deveria ser jogada no lixo, em função de diversos problemas. Em entrevista coletiva em Brasília, o perito afirmou que há problemas que seriam detectados até por leigos na gravação. Ele afirma que o áudio está “inteiramente contaminado por inúmeras descontinuidades, mascaramentos por ruídos, longos trechos ininteligíveis ou de inteligibilidade duvidosa e várias outras incertezas” e que “não poderia ser considerado como uma prova material válida”, conforme escrito numa apresentação de Power Point exibida aos jornalistas.
Ele apontou a baixa qualidade do aparelho usado por Joesley. “É uma gravação tão importante que estranha que tenha sido feita com um gravador tão vagabundo. Joesley poderia ter comprado um gravador mais caro” – ironizou Molina.
CARNE ESTRAGADA – Segundo ele, todo o áudio deve ser descartado. O perito comparou com o consumidor que compra uma carne estragada: deve ser eliminada só a parte podre, ou deve ser jogada fora toda a peça? Segundo ele, a segunda opção é a melhor.
“Quando trata de prova material, não existe prova mais ou menos boa. A prova é boa ou não é boa. Ela deveria ter sido considerada imprestável desde o primeiro momento”.
Molina ainda criticou a Procuradoria-Geral da República (PGR) por ter incluído ao processo uma gravação “nitidamente corrompida” sem ter realizado uma perícia mais rigorososa antes. O perito citou manifestação da Associação Nacional dos Peritos Criminais: “Ao se ouvir o áudio divulgado pela imprensa, percebe-se a presença de eventos acústicos que precisam passar por análise técnica, especializada e aprofundada, sem a qual não é possível emitir qualquer conclusão acerca da autenticidade da gravação”.
PONTOS DE EDIÇÃO – No trecho em que Temer falou “tem que manter isso, viu”, após Joesley informá-lo que fez pagamentos ao ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e estava agora de bem com ele, Molina disse que há seis possíveis pontos de edição.
“Nesse intervalo de 17 segundos, foram detectados cinco pontos de alto risco. E meu assistente me ligou e disse que tem mais um. Agora são seis” – afirmou Molina.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – O desespero da defesa de Temer é constrangedor. Enquanto a Polícia Federal, que tem peritos de notória especialização, adverte que é preciso tempo para analisar a fita, o profissional contratado por Temer, na maior velocidade, decreta que a fita é imprestável e deve ser jogada no lixo. É tudo com base em “possíveis” pontos de edição. É muita irresponsabilidade, muita desfaçatez, muita cara-de-pau. Realmente, há pessoas que não têm medo do ridículo, especialmente quando têm chance de exibir esse tipo de oportunismo profissional, em troca dos velhos 30 dinheiros, porque perito contratado é igual a advogado e sempre defende o cliente. (C.N.)


23 de maio de 2017
André de Souza
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário