"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 25 de maio de 2017

POLÍCIA FEDERAL DEFLAGRA OPERAÇÃO PARA PRENDER OS CORRUPTOS DA FERROVIA NORTE-SUL


Resultado de imagem para jose francisco das neves
Juquinha Neves é o chefe da quadrilha ferroviária
A Polícia Federal (PF) deflagrou a operação “De volta aos trilhos” na manhã desta quinta-feira, que investiga crimes de lavagem de dinheiro decorrente do recebimento de propina em obras da ferrovia Norte-Sul. Trata-se de um desdobramento da Lava-Jato e de uma nova etapa das operações “O Recebedor” e “Tabela Periódica”. São cumpridos dois mandados de prisão preventiva, sete de busca e apreensão e quatro de condução coercitiva em Goiás (GO) e no Mato Grosso (MT). Estima-se que tenham sido lavados pelo menos R$ 4,4 milhões, em valores de 2012.
Os principais alvos são o ex-presidente da Valec, José Francisco das Neves, seu filho Jader Ferreira das Neves e o advogado Leandro de Melo Ribeiro. Jader (o filho) e Leandro (advogado) tiveram prisões preventivas decretadas. Já as conduções coercitivas são para Juquinha, o advogado Mauro Césio Ribeiro (sócio e pai de Leandro), Jeovano Barbosa Caetano e Fábio Junio dos Santos Pereira, suspeitos de prestarem auxílio para a execução da lavagem.
PAI E FILHO – Juquinha e Jader — pai e filho — são acusados de continuarem a lavar dinheiro de propina. Já o advogado é incriminado por ser laranja dos dois primeiros e auxiliá-los para ocultar o patrimônio.
As buscas e apreensões miram a casa dos investigados e a sede das empresas Pólis Construções e Noroeste Imóveis. Os endereços funcionariam no escritório de advocacia de Mauro Césio e Leandro Ribeiro.
A operação se baseia em acordos de delação premiada de executivos das empreiteiras Camargo Corrêa e Andrade Gutierrez assinados junto ao Ministério Público Federal em Goiás (MPF-GO). Eles afirmaram ter pago propina ao então presidente da Valec, José Francisco das Neves, que é chamado de Juquinha. Investigações da PF em Goiás também levaram à identificação e à localização de parte do patrimônio ilícito que era mantido oculto sob nome de terceiros.
CONDENAÇÃO ANTERIOR – José Francisco das Neves, o Juquinha, e seu filho Jader Ferreira das Neves já foram condenados anteriormente, na operação Trem Pagador. A pena foi de 10 e sete anos de prisão, respectivamente, sob acusação de formação de quadrilha e lavagem de aproximadamente R$ 20 milhões pelos crimes de cartel, fraudes de licitações, peculato e corrupção também em obras da ferrovia Norte-Sul, quando Juquinha presidiu a Valec. Eles recorreram da decisão da Justiça e aguardavam em liberdade.
Os investigadores afirmam que, mesmo depois das condenações, os investigados continuam a lavar dinheiro, produzir provas falsas no processo que são acusados e ainda pagam despesas da defesa (advogados) com dinheiro oriundo de propina. O juízo, porém, considerou que não havia provas suficientes de que Juquinha seguisse com atuando criminosamente e, por isso, indeferiram o pedido de prisão preventiva contra ele.
A operação “De volta aos trilhos” foi batizada desta forma, pois significa “trazer as coisas de volta ao seu lugar”. É uma alusão à tentava de recuperar parte dos recursos desviados da ferrovia Norte-Sul.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Apesar do corte de verbas pelo governo Temer, a Polícia Federal segue implacável no combate à corrupção, passando este país a limpo. (C.N.)

25 de maio de 2017
Deu em O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário