"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 8 de maio de 2017

PROCURADORES RESPONDEM A LULA, QUE AMEAÇOU "MANDAR PRENDÊ-LOS"

Resultado de imagem para josé robalinho cavalcanti
Robalinho rebate a bravata de Lula
O presidente da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), José Robalinho Cavalcanti, rebateu as declarações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando, em nota, que chefes do executivo não possuem poder para decretar a prisão de qualquer pessoa.
“Apenas lamentar a frase, que soa como ameaça, de que – supõe-se legitimamente que depois de mais uma vez eleito presidente – mandará prender os que investigam”, disse Cavalcanti, referindo-se às declarações dadas por Lula na última sexta-feira, quando afirmou que, se eleito, “mandaria prender” quem espalhava mentiras sobre ele.
QUEM PRENDE – “Isso não deterá qualquer agente de Estado ou a marcha serena e impessoal da Justiça, mas não é uma declaração digna de quem por oito anos foi o supremo mandatário do País”, afirmou o presidente da ANPR na nota, divulgada pelo portal G1. “O ex-presidente sabe muito bem que chefes do executivo não ‘mandam prender’ ninguém em um Estado de direito. A justiça é que o faz ”
O posicionamento de Lula foi emitido durante discurso na abertura da etapa paulista do 6º Congresso Nacional do PT, na noite da última sexta-feira. Na ocasião, o petista voltou a reclamar da cobertura da imprensa no caso da Lava Jato, além de reafirmar que a operação já possui uma “tese pronta” que o coloca como líder de uma organização criminosa.
INVESTIGAÇÕES SÉRIAS – Quanto a essa última acusação, Cavalcanti afirma que as investigações e processo da Lava Jato são “sérias, técnicas e impessoais”, argumentando que o discurso de Lula é semelhante ao de dirigentes de outros partidos políticos que também são investigados pela Operação.
O presidente da ANPR também afirma que a tese de que há uma “grande conspiração universal” contra Lula não se sustenta em fatos. “A ampla defesa permite todos os argumentos, é direito de qualquer réu alegar o que quiser. A Justiça – independente e técnica – decidirá”, diz Cavalcanti, depois de enfatizar que, para a defesa do ex-presidente, “todos mentem” e apenas Lula “falaria a verdade”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG – Lula usa a estratégia da melhor defesa ser o ataque. E os procuradores ainda perdem tempo respondendo. Não podem cair nas armadilhas dele, que juridicamente não tem possibilidade de defesa na 13ª Vara de Curitiba nem no TRF4 de Porto Alegre. No STJ e no Supremo, para que tudo é possível. Se já soltaram Adriana Ancelmo, Eike Batista e José Dirceu, está arriscado a libertarem até o Fernandinho Beira-Mar. (C.N.).

08 de maio de 2017
Deu no G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário