"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 20 de maio de 2017

SAÍDA DE TEMER JÁ ESTÁ ACERTADA E SERÁ FEITA ATRAVÉS DA CASSAÇÃO PELO TSE


Entupindo o esgoto da história, charge publicada por Mario Rasec, no site Cartapot!guar, em 13 de maio de 2016
Charge do Mário Rasec (Carta Pot!guar)
Entre os vários motivos que levaram o presidente Michel Temer a desistir da renúncia e enfrentar o massacre que está sofrendo, um dos principais foi a volta do presidente do Tribunal Superior Eleitoral, Gilmar Mendes, que estava na Europa e desembarcou em Brasília na quinta-feira. O ministro sugeriu uma alternativa menos desonrosa para o amigo Temer, que não tem a menor condição de ficar à frente do governo, até porque a cada dia surgem mais comprovações de seus múltiplos atos de corrupção.
ADMISSÃO DE CULPA – Ao invés de renunciar, que significaria admissão de culpa, ou esperar a longa tramitação do processo de impeachment na Câmara e no Senado, com desgaste crescente e insuportável sofrimento, a saída menos traumática será a cassação da chapa Dilma/Temer pela Justiça Eleitoral, comandada por um velho amigo de fé, irmão, camarada.
Com isso, passará a constar na biografia (ou folha corrida) de Michel Temer o registro de que perdeu o mandato por crime eleitoral cometido pela companheira de chapa, em função de atos de abuso do poder econômico cometidos na campanha da candidata à Presidência em 2014, e ele foi também atingido sem maior participação, mas apenas na condição de candidato à Vice-Presidência.
UMA IDEIA GENIAL – Embora a solução proposta por Gilmar Mendes não evite a incriminação de Temer nem os processos a que fatalmente responderá, a alternativa foi aceita. Afinal, o presidente vai completar 77 anos, seu experiente advogado Mariz de Oliveira já entrou em ação e a Justiça brasileira caminha devagar quase parando. Portanto, o mais provável é que os processos contra Temer jamais transitem em julgado ou ele acabe condenado a uma simples prisão domiciliar acompanhada de bengala ou cadeira de rodas, simplesmente porque o tempo não para, conforme os geniais compositores Cazuza e Arnaldo Brandão nos ensinaram.
Mariz de Oliveira atua no mesmo estilo trator de José Roberto Batochio, advogado que defende Lula e Guido Mantega e cria situações surpreendentes, de grande efeito virtual e pirotécnico, digamos assim. O defensor de Temer entrou em cena nesta sexta-feira já inventando factóides jurídicos, ao denunciar que “a fita de gravação teria sido editada e isso é gravíssimo”. Vai ser um show igual à defesa de Lula, podem ser preparar.
CONDENAÇÃO INEVITÁVEL – Foi uma reviravolta impressionante. No início da semana, estava tudo dominado no TSE, o presidente Gilmar Mendes tinha a situação sob controle. Apesar do relator Herman Benjamin e do procurador eleitoral Nicolao Dino terem pedido a cassação de Temer, em Brasília já se sabia que a maioria dos sete ministros iria aprovar a separação das contas de campanha e somente Dilma seria condenada.
Não mais que de repente, como dizia Vinicius de Moraes, o ventou mudou e Temer já não tem a menor chance de escapar da cassação da chapa. Da mesma forma que aconteceu com sua antecessora Dilma Rousseff, o atual presidente será condenado pelo “conjunto da obra”, conforme defendeu no julgamento do impeachment o jurista Medina Osório, que seria nomeado ministro da Advocacia-Geral da União por Temer, mas sairia poucos meses depois, ao denunciar o esquema armado para inviabilizar a Lava Jato, e agora tudo se confirma.
TUDO PODE MUDAR – Bem, este quadro não é definitivo e pode mudar de uma hora para outra, até porque nesta sexta-feira começaram a circular os mais criativos boatos na web, inclusive envolvendo uma “intervenção branda” dos chefes militares, para forçar a renúncia do presidente.
A pressão é tão forte que Temer pode desistir a qualquer momento, sem forças para aguentar até o final do julgamento do TSE, que começa no próximo dia 6, conforme Gilmar Mendes fez questão de confirmar na quinta-feira. Portanto, faltam longos 17 dias para o início e calcula-se que a decisão final do TSE se prolongue por uma ou duas semanas, no mínimo.
A situação piorou para Temer na tarde desta sexta-feira, quando a Organização Globo publicou editorial exigindo a renúncia do presidente, e isso significa que vai ser intensificada a campanha da TV Globo e de todos os veículos da corporação dos irmãos Marinho. Em resposta, O Estadão fez um editorial favorável a Temer, mas não se pode comparar o alcance e a forma das duas organizações jornalísticas. E a Folha ficou em cima do muro.
###
PS – Será muito difícil que Temer consiga resistir. Enquanto isso, la nave va, sempre fellinianamente desgovernada, sem saber quem será seu próximo comandante. (C.N.)

20 de maio de 2017
Carlos Newton

Nenhum comentário:

Postar um comentário