"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sexta-feira, 26 de maio de 2017

TASSO AVISA QUE O APOIO DO PSDB AO GOVERNO TEMER SÓ DURA ATÉ DECISÃO DO TSE



Tasso cumpre o doloroso dever de comunicar…
Cotado para disputar uma eleição indireta no caso de saída do presidente Michel Temer, o presidente interino do PSDB, Tasso Jereissati, afirmou nesta quinta-feira que o apoio do PSDB ao governo Temer está assegurado somente até o julgamento da chapa Dilma/Temer pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), previsto para o próximo dia 6. Até lá, o partido não deve tomar nenhuma decisão sobre um possível desembarque do governo.
Após reunião com caciques da sigla em São Paulo, no apartamento do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, o senador afirmou que esta posição poderá ser reavaliada a partir do que for decidido pelo TSE.
NO DIA D — “Estamos dando como data importante o julgamento do TSE (para tomar uma decisão dos rumos do partido). Vamos ver o que acontece no dia 6” — disse Tasso.
Também participaram do encontro, que durou quase três horas, o governador Geraldo Alckmin e o prefeito João Doria. “Todos aqui defendem muita cautela e acham que qualquer decisão precipitada vai ter consequências graves para o país” — disse o senador.
Tasso também mandou um recado ao PT ao dizer que é preciso um “desarmamento de espíritos” neste momento para se encontrar a melhor solução.
VIDA NORMAL — “Esperamos que eles estejam revendo essa posição. O desarmamento dos espíritos no Brasil é fundamental para que a gente possa retomar a vida normal” — afirmou o senador Jereissati.
Há interlocutores do PSDB, entre eles FHC, tentando abrir diálogo com o PT para uma saída negociada para a crise.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG 
– Em tradução simultânea, o PSDB está dando adeus a Michel Temer, porque em Brasília já se sabe que o presidente será cassado pelo TSE no julgamento que se inicia dia 6 de junho, porque não será aceita a tese de divisão da chapa. A ex-presidente Dilma Rousseff será atingida frontalmente, porque vai perder os direitos políticos que o amigo Ricardo Lewandowski gentilmente lhe ofertou na aprovação do imepachment pelo Senado. E Dilma terá de arquivar a intenção de ser candidata a deputado federal em 2018. Só poderá votar e disputar eleições em 2026, e até lá morreu o Neves, como se dizia nos bons tempos. (C.N.)

26 de maio de 2017
Silvia Amorim
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário