"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 19 de junho de 2017

LOUCOS OFICIAIS

Dia desses, cumprindo minha rotina diária de leitura de alguns jornais do planeta, subitamente atentei para a imensa quantidade de notícias retratando episódios de insensibilidade que somente a loucura mais refinada poderia explicar. 
O pior: praticamente todos eles envolvendo autoridades de alto nível. Decidi, então, ensejando uma compreensão mais ampla, listá-las, resumidamente. Transcrevo, a seguir, o que encontrei.


Na Malaysia, um dado deputado, comentando uma nova lei que penaliza abusos sexuais de menores, declarou que violadores e vítimas deveriam casar-se e "virar a página". Acrescentou, em seguida, que muitas "raparigas" já estão preparadas física e espiritualmente para o casamento a partir dos 9 anos de idade.

Enquanto isso, na Europa, o presidente da Repúlica Checa foi gravado ao dizer, em recente conferência internacional, que "há demasiados jornalistas, deveríamos liquidá-los". Por falar em "liquidar" pessoas, na África um outro presidente, o da Guiné Equatorial, assim expressou-se: "quando alguém agarra um delinquente, mesmo que o mate, nós não vamos permitir que a justiça detenha essa pessoa, porque o delinquente tem que saber que, quando vai roubar, pode ser morto".

Mas retornemos à Europa, em cujo parlamento um Eurodeputado sustentou, "ao vivo e a cores", que "as mulheres devem ganhar menos do que os homens porque são mais frágeis, mais pequenas e menos inteligentes"
Deve ser por isso que, na Itália, absolveu-se um estuprador sob o argumento de que sua vítima "não gritara"!

Na Índia o cenário para as mulheres é outro: um ministro, comandando uma campanha de distribuição de objetos de madeira parecidos com porretes, assim aconselhou-as: "se o seu marido estiver embriagado e ameaçar abusá-la, bata nele".

Nos EUA um congressista, debatendo em plenário a gravíssima questão da saúde, saiu-se com esta "pérola": "ninguém morre por não ter acesso a cuidados de saúde".

Encerro com a Austrália, país no qual parlamentares federais defenderam que traficantes de pessoas fossem pagos para devolverem suas vítimas à Ásia.

Diante destes episódios, todos, repito, protagonizados por autoridades do mais elevado nível - seja lá o que for isso - fiquei a recordar as palavras de William Shakespeare: 
"é uma infelicidade da época que os doidos guiem os cegos".

19 de junho de 2017
Pedro Valls Feu Rosa é desembargador do Tribunal de Justiça do Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário