"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quarta-feira, 7 de junho de 2017

MUITO ALÉM DO TSE: DELAÇÃO DE PALOCCI VEM AÍ




Prognóstico de bastidores: A chapa Dilma/Temer só se salva por placar apertadinho no Tribunal Superior Eleitoral. O ministro-presidente Gilmar Mendes, Napoleão Nunes Maia e Admar Gonzaga tendem a votar “a favor”, considerando inválida a queixa do PSDB. Já Luiz Fux deve acompanhar o relator Herman Benjamin, tendência idêntica a Rosa Weber. Como o placar fica empatado, o voto decisivo será o Tarcísio Carvalho Neto – que até agora não deu pista clara de como votará.

A grande polêmica é se podem ser derrubados do processo os “fatos novos” da Lava Jato – que não poderiam estar incluídos na denúncia feita pelo PSDB dois anos atrás. A guerra entre os julgadores é sobre o limite de inclusão de delitos aplicáveis ao processo. A polêmica é a senha para gerar a conveniente “tese” de que houve extrapolação da causa no pedido original dos tucanos que tentaram derrubar Dilma logo depois da reeleição. O azar deles é que a bola de cristal não indicava que, após a derrota de Aécio Neves (hoje enrolado na Lava Jato), um dia o partido seria, um ano depois, fator essencial de sustentação de Temer.

O TSE tem pressa em resolver a parada, no máximo até sexta-feira, e, na pior hipótese, no sábado. Gilmar Mendes convocou sessões extraordinárias para quinta-feira, às 9h, com intervalo, retomada às 14h e fim às 18h. Na sexta-feira, das 9h às 12h, das 14h às 18h e a partir das 19h. Se não terminar, fica agendado o sabadão, no mesmo horário.

Apressados mesmo estão os tucanos – que decidem até sexta se ficam ou abandonam Michel Temer... É bom correr porque, semana que vem, o noticiário será tomado pela “delação do Antônio Palocci” – que pode ser tão ou mais grave que as revelações da turma da JBS...

Notícia boa é que Henrique Meirelles resolveu criar um perfil no twitter “para debater os rumos do País”. Será este um sinal de que ele pode estar deixando o Ministério da Fazenda para fazer um aquecimento na campanha presidencial antecipada ou de 2018? Na hora certa todo mundo vai saber...

É bom a turma se preparar, porque não vai ser fácil enfrentar a candidatura de Jair Bolsonaro. O “mito” cresce muito na intenção de voto na faixa abaixo dos 30 anos de idade. Além de ter o selo “conservador” e “anticorrupção”, Bolsonaro é impulsionado pelo excelente trabalho nas redes sociais... Quem quiser disputar com ele terá de fazer melhor...


Vida que segue... Ave atque Vale! Fiquem com Deus. Nekan Adonai!

07 de junho de 2917
Jorge Serrão é Jornalista, Radialista, Publicitário e Professor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário