"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 17 de junho de 2017

PREOCUPADO, TEMER CHAMOU VELLOSO PARA AVALIAR SUA SITUAÇÃO NO SUPREMO


Velloso, ex-STF, foi ao Jaburu dar conselhos a Temer
O presidente Michel Temer se reuniu com o jurista Carlos Velloso, ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). O encontrou ocorreu nesta quinta-feira, no Palácio do Jaburu, e teve a participação ainda do ministro da Justiça, Torquato Jardim. O ministro Velloso disse ao Globo que é amigo de Temer há décadas e que às vezes atua como conselheiro jurídico informal. O presidente ligou para o ex-ministro do STF na última quarta-feira, combinando o encontro desta quinta, que durou até o início da noite.
Velloso chegou ao Jaburu acompanhado por Torquato, que o pegou em casa. Ele caminhava com dificuldade, usando uma bengala devido à uma fratura no joelho. Velloso disse que não poderia comentar os detalhes da conversa, mas afirmou que Temer está muito tranquilo.
VELHOS AMIGOS — “Sou amigo do Temer desde quando ele era apenas um professor de Direito Constitucional na PUC de São Paulo. Eu era reitor da PUC de Minas Gerais e ia a São Paulo cerca de uma vez por mês. Isso faz uns 40 anos, e, de vez em quando, ele me chama para dialogar sobre problemas jurídicos. Quer consultar a experiência de um velho advogado. Ele está muito tranquilo” — disse Velloso.
O ex-presidente do STF, nas conversas com outros juristas, costuma reclamar do individualismo hoje no Supremo, com os ministros muitas vezes divergindo publicamente.
“O Supremo é uma instituição bicentenária, não se pode tirar essa grandeza” — disse Velloso.
BATALHA NO STF – O Palácio do Planalto se prepara juridicamente para a denúncia a ser apresentada pelo procurador-geral da República contra Temer, com base na delação do empresário Joesley Batista. A avaliação entre o corpo de advogados é que o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato na Corte, deveria levar suas decisões ao plenário.
Pela Constituição, a denúncia é apresentada pelo procurador ao STF, cujo presidente a encaminha à Câmara. Cabe à Câmara aceitar ou não a denúncia. Temer precisa de apenas 172 votos para barrar a denúncia, já que são necessários 342 votos de 513 para autorizar um processo contra o presidente da República.
Temer viaja para a Rússia na segunda-feira, e o deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS) vai na comitiva. Perondi é aliado de Temer e cotado para ser o relator da eventual denúncia na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em tradução simultânea, a notícia tem de ser lida às avessas. Temer não está nada tranquilo, muito pelo contrário. Se estivesse tranquilo, não chamaria Velloso para se aconselhar em pleno feriado. Temer só pensa em se defender, apenas isso. E o país cresce à noite, quando os governantes estão dormindo e não atrapalham, conforme a velha piada que nós ressuscitamos aqui na Tribuna da Internet e voltou à moda. (C.N.)

17 de junho de 2017
Cristiane Jungblut
O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário