"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

sábado, 12 de agosto de 2017

EMPRESAS DEVEM MEIO TRILHÃO EM PIS / COFINS E O POVO É QUE PAGA A CONTA

Resultado de imagem para refis charges
Charge do Pelicano (pelicano,cartum.net)
Reportagem da ONG Repórter Brasil traz lista de empresas cuja dívida total em PIS/Cofins supera a marca do meio trilhão de reais. Os dois impostos foram reajustados recentemente pelo governo Temer para, supostamente, aplacar um rombo nas contas do governo. O aumento elevou o preço da gasolina, do álcool e do diesel e foi o maior reajuste dos últimos 13 anos.
Os devedores são empresas que, juntas, acumulam uma dívida de R$ 545,4 bilhões referentes ao PIS/Cofins, segundo dados da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional. Elas recebem estes tributos embutidos no preço do produto e não o repassam ao governo federal.
APROPRIAÇÃO INDÉBITA – Ou seja, o tributo pago pelo consumidor final, que não tem a opção de não pagá-lo, já que a taxa está embutida no preço do produto, é embolsado pelas empresas e nunca chega aos cofres do governo. Estão na lista de caloteiros grandes grupos empresariais como a Walmart, Eletropaulo, Itaucard, Ambev e JP Morgan, entre outros.
Os valores arrecadados via PIS/Cofins vão para o orçamento da Seguridade Social – que abrange a Previdência, a saúde e a assistência social – e ajudam a financiar programas como Sistema Único de Saúde (SUS), seguro desemprego e abono salarial.
Este calote amplia o alegado déficit previdenciário e serve de argumento para justificar a famigerada reforma da Previdência que o governo quer fazer ainda nesse semestre.
É PRECISO COBRAR – Anelise Manganelli, economista do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), lembra que esses tributos estão embutidos no preço pago pelos consumidores – caso da gasolina, que teve o maior aumento desde 2004.
“Quem se beneficia disso são as empresas, porque cobram esses tributos do consumidor e não os repassam para o poder público”, lamenta. “Deveríamos pensar em uma reforma tributária que desse conta de não perpetuar essas dívidas, e precisamos trazer a sociedade para esse debate”.
###
NOTA DA REDAÇÃO DO BLOG
 – Em tradução simultânea, o problema reside no sistema do Refis (Refinanciamento Fiscal). Como a Justiça é curvada às grandes empresas, o governo fica concedendo Refis e possibilita que dívidas tributárias sejam pagas sem juros e multas, é um verdadeiro festival que beneficia até estatais, como Petrobras e Banco do Brasil, vejam bem que esculhambação virou este país(C.N.)


12 de agosto de 2017
Deu no UOL

Nenhum comentário:

Postar um comentário