"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 21 de agosto de 2017

O "DIPROMA" DO DR. LULA...

DIPLOMA DADO A LULA TEM ERROS DE PORTUGUÊS, UNIVERSIDADE NEGA TER PRODUZIDO DOCUMENTO.

Documento tem vírgula em lugar errado e é assinado por “dicentes”; UFRB diz que não está autorizada a entregar título de honoris causa


CLIQUE PARA AMPLIAR

Uma homenagem recebida pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia) virou motivo de piada nas redes sociais por um motivo irônico: os erros de português.ASSINE A GAZETA DO POVO E TENHA ACESSO ILIMITADO AOS NOSSOS CONTEÚDOS EXCLUSIVOS.

A imagem compartilhada pelo sociólogo Emir Sader, amigo de Lula, mostra o ex-presidente exibindo um diploma de doutor honoris causa com a identificação da UFRB.

Em poucas linhas, o certificado traz dois erros gramaticais.
CLIQUE PARA AMPLIAR

O primeiro erro é a vírgula separando sujeito e predicado: “A Universidade Federal do Recôncavo da Bahia, concede ao maior presidente da República Federativa do Brasil, senhor Luiz Inácio Lula da Silva, o torneiro mecânico, o título de doutor honoris causa”.

O segundo erro aparece já no final. Assinam o documento os “dicentes da UFRB”. Neste caso, há duas explicações possíveis: a primeira é que a palavra se refira aos estudantes (discentes). A segunda, menos provável, é que a menção seja aos professores (docentes).

De uma forma ou de outra, a UFRB nega que esta tenha sido uma homenagem oficial: “A UFRB não entregou nenhum diploma ao ex-presidente”, diz nota enviada à Gazeta do Povo. 
De fato, a assinatura do reitor Silvio Soglia não aparece no documento. Por isso, o mais provável é que o diploma compartilhado por Emir Sader seja uma homenagem informal ao ex-presidente.

Lula deveria ter recebido o diploma de honoris causa na última sexta-feira, mas uma decisão da Justiça suspendeu o ato. O petista manteve a visita à instituição de ensino. Em vez da homenagem prevista, recebeu do reitor Silvio Soglia uma escultura do machado de Xangô, produzida pelo artista Doidão Bahia.

A UFRB foi inaugurada pelo governo Lula em julho de 2006.


21 de agosto de 2017
Gabriel de Arruda Castro
Gazeta do Povo

Um comentário: