"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 31 de dezembro de 2017

AS PEGADAS DE JOSÉ LOUZEIRO NO SAL DA TERRA ESTÃO ETERNIZADAS EM SUA OBRA

Resultado de imagem para jose louzeiro
Louzeiro foi um guerreiro na luta pelos excluídos
José Louzeiro (São Luís do Maranhão, 19 de setembro de 1932 – Rio de Janeiro, 29 de dezembro de 2017), criador do gênero romance-reportagem no Brasil, partiu antes do combinado. O velório será realizado hoje (30), a partir das 12:30 horas, na capela (G) do Cemitério São Francisco Xavier, conhecido como Cemitério do Caju, localizado no bairro do Caju, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O enterro será às 16 horas.
O repórter JL como preferia ser chamado, é autor de reportagens que mexeram com os interesses escusos de certos figurões que maltratavam os mais pobres, que o perseguiram e quiseram matá-lo.
NA CAPITAL – Chegou ao Rio em 1954 e trabalhou em “O Jornal” e “Diários Associados”, onde brilhavam Danton Jobim e Pompeu de Souza. Ingressou no Jornal “Última Hora”, pelas mãos do jornalista Pinheiro Júnior que após ler o livro de contos, “Depois da Luta”, 1958, defendeu junto a Samuel Wainer a sua contratação, tendo se tornado um dos seus melhores amigos.
JL morou na Casa do Estudante do Brasil, onde escreveu a novela: “Acusados de homicídio”, obra que originou três pequenos contos, todos premiados em um concurso realizado na “Tribuna da Imprensa”.
Escreveu artigos e fez reportagens em defesa dos índios, negros e operários, alguns publicados em parceria com outros jornalistas no livro “Assim Marcha a Família” que lhe valeu um inquérito junto a Polícia Militar, o famigerado IPM. José Louzeiro foi preso com Carlos Heitor Cony, na ditadura empresarial militar iniciada em 1º de abril de 1964.
NO CINEMA E NA TV – JL levou a experiência do romance-reportagem, ao cinema e à TV. Escreveu o livro “Araceli Meu Amor”, revelando quem estava por trás da sua morte. Assinou a autoria de filmes e novelas sobre o trágico mundo em que vivemos como, por exemplo: “Os Amores da Pantera”; “Pixote – a Lei dos mais Fracos”; “Lúcio Flávio, Passageiro da Agonia”; “Fruto do Amor”; “Parceiros da Aventura”; “Amor Bandido”; “O Caso Cláudia”; “O Seqüestro” e; “O Homem da Capa Preta”. Na TV escreveu os roteiros de “Corpo Santo” (premio de melhor novela e melhor autor, concedido pela Associação dos Críticos de Arte de São Paulo”) e “Olho por Olho”, dentre outras novelas e mini-séries.
JL assumiu a presidência do Sindicato dos Escritores do Estado do Rio de Janeiro depois da gestão de Antônio Houaiss, com a idéia de lançar o “Jornal do Escritor”, com o qual deu corpo à proposta de mobilizar e tornar expressiva a classe dos escritores, inclusive autores da marginalizada literatura de cordel.
JL desencadeou em 2016 a marcha dos jornalistas contra o golpe, visando restaurar a democracia no Brasil, após o golpe de estado que derrubou a “(…) valente Presidenta Dilma Rousseff (…)”, ao lado dos companheiros Solange Rodrigues, Lygia Jobim, Mário Augusto Jakobskind e deste que assina o artigo, campanha em curso no IDEA, programa de TV transmitido pela Unitevê – Canal Universitário de Niterói, no qual Louzeiro figura como Coordenador de Roteiros.
LUTA NA ABI – José Louzeiro encabeçou com Mário Augusto Jakobskind a Chapa Villa-Lobos que apesar de ter sido inscrita pelo confrade Carlos Newton, então Presidente da Comissão Eleitoral da ABI – Associação Brasileira de Imprensa 2016/2019, foi impedida arbitrariamente pelo atual ocupante da presidência, de concorrer à diretoria.
Para o Historiador e General do Exército Brasileiro, Nelson Werneck Sodré, autor da bíblia dos jornalistas “História da Imprensa no Brasil”, os trabalhos de José Louzeiro, “(…) alcançaram grande repercussão e encontraram grande público. O faro jornalístico e a sua maneira fácil de escrever encontraram um campo extenso e nele se exercitaram. A atividade jornalística deu ao autor tudo o que de melhor ela poderia proporcionar”.
José Louzeiro faleceu ao lado de sua filha Luciane Louzeiro, com quem passou a residir nos últimos anos, decepcionado com o covarde retrocesso social ao qual os golpistas estão submetendo o povo brasileiro.
- José Louzeiro! 
- Presente!

31 de dezembro de 2017
André Moreau

Nenhum comentário:

Postar um comentário