"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

domingo, 2 de abril de 2017

ODEBRECHT AVALIA LISTAR AÇÕES NA BOLSA, DIZ EXECUTIVO

"Neste ano estamos mais concentrados em reexaminar e reforçar valores que não estavam fortes o suficiente", disse Sergio Foguel, membro do conselho de administração da Odebrecht há cerca de 15 anos e desde o ano passado presidente do comitê de conformidade da empresa

SÃO PAULO (Reuters) - A holding Odebrecht S.A., um dos principais alvos da operação Lava Jato, pode abrir o capital e listar-se na bolsa de valores após concluir um processo de adequação a padrões mais rígidos de boa conduta corporativa, disse um executivo da companhia.

"Neste ano estamos mais concentrados em reexaminar e reforçar valores que não estavam fortes o suficiente", disse Sergio Foguel, membro do conselho de administração da Odebrecht há cerca de 15 anos e desde o ano passado presidente do comitê de conformidade da empresa. "A listagem da holding (em bolsa) pode acontecer depois."

O comitê de conformidade foi criado pela holding para liderar o processo de adesão da companhia a práticas internacionais de boa conduta corporativa, na esteira da operação Lava Jato, que resultou na prisão do então presidente da empresa Marcelo Odebrecht e culminou num acordo de leniência e em acordos de delação premiada de 77 executivos do grupo.

O comitê, que hoje tem 40 pessoas, deve aumentar para cerca de 60 profissionais envolvendo todas as unidades de negócios do grupo até o fim do ano.

Desde então, a companhia tem assumido compromissos com base em referências da Transparência Internacional, do Pacto Global da ONU e do Pró-Ética, parceria do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União com instituições privadas.

A iniciativa da Odebrecht faz parte dos esforços do grupo para recuperar sua reputação atingida por denúncias de pagamento de propina no Brasil e em outros 11 países, com os quais busca acordos para evitar ou desfazer proibições para que ela participe de novas concorrências públicas.

Segundo Foguel, por ter assumido o compromisso de ter "tolerância zero" com corrupção, a Odebrecht está pronta para o cenário em que pode perder contratos em concorrências públicas e comprometer o ritmo de crescimento da empresa no futuro.

"Isso (menor crescimento) pode acontecer", disse o executivo.

Enfrentando um cenário combinado de recessão econômica no Brasil, seu principal mercado, crise global no setor de petróleo e os efeitos da Lava Jato, a Odebrecht tem reduzido drasticamente sua estrutura. O conglomerado, que em 2013 chegou a ter 180 mil empregados, atualmente tem cerca de 80 mil.

No último balanço divulgado, o conglomerado afirmou ter fechado 2015 com prejuízo líquido de 298 milhões de reais, ante lucro de 494 milhões de reais um ano antes, e receita de 132,3 bilhões de reais. O balanço de 2016 deve ser divulgado em 30 de abril.

O grupo tem se desfeito de várias operações dentro e fora do Brasil, incluindo negócios de irrigação, concessões rodoviárias, saneamento, entre outros.

Para Foguel, a Odebrecht está preocupada com a possibilidade de esferas do poder público não acompanharem a mudança de conduta adotada pela companhia.

Como exemplo, citou denúncias veiculadas na mídia de que funcionários da Transpetro, subsidiária de transportes da Petrobras, pediram propina para a Odebrecht, que rejeitou e denunciou tentativa de extorsão. O caso teria ocorrido em dezembro passado e foi divulgado pela imprensa no início deste ano.

"Temo que tenhamos a continuar convivendo com este tipo de relação com entes públicos", afirmou Foguel.

Além disso, avaliou, operações desencadeadas por órgãos como o Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf) e a Polícia Federal envolvendo montadoras de veículos e do setor de carnes mostram que vários outros setores da economia no país podem ter que mudar suas práticas.

"Se houvesse investigação em nível similar à que aconteceu na Odebrecht, outras grandes empresas poderiam enfrentar situação semelhante", disse Foguel.


02 de abril de 2017
Sérgio Foguel
in arthur jorge c. pinto

PORTO ALEGRE - ESQUINA" DEMOCRÁTICA" - VAMOS DEBATER POLÍTICA?

ALEXANDRE GARCIA - O PP É PROCESSADO POR AÇÃO PÚBLICA E FOI MULTADO

LULA DEVE ESTAR MORRENDO DE MEDO COM CONDENAÇÃO DE CUNHA

5 MOMENTOS EM QUE JEAN WYLLYS ENVERGONHOU A POPULAÇÃO LGBT

MAIS-VALIA

O GRAMPO DA PF QUE PODE CONDENAR GILMAR MENDES

JEAN WYLLYS AGRIDE ARTHUR DO MAMÃE FALEI E TOMA NA CARA FEIO

ARTHUR (MAMÃE FALEI) vs JEAN WYLLYS - PARTE 2

MAMÃE FALEI... ESTUPRO DE ESQUERDISTAS!

PAÍS DOENTE

MARCO ANTONIO VILLA FAZ DISCURSO NA PAULISTA - O LULA NA CADEIA

URGENTE! POVO PARAGUAIO ATEIA FOGO NO CONGRESSO

AÉCIO ESPÉRNEIA, MAS NÃO COLA! CALHEIROS ROMPE COM TEMER E ARTICULA ALIANÇA COM LULA PARA 2018