"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

segunda-feira, 26 de junho de 2017

PREPARADO! APÓS CONDENAR PALOCCI, SERGIO MORO PODE SENTENCIAR LULA A QUALQUER MOMENTO

JANOT ENTREGA TEMER DE BANDEJA PARA O STF E PEDE R$ 10 MILHÕES POR CRIME DE CORRUPÇÃO

BNDES PODE PEDIR AFASTAMENTO DA FAMÍLIA BATISTA DO COMANDO DA JBS

ACIONISTA MINORITÁRIO
BANCO TEM 21% DE PARTICIPAÇÃO EM FRIGORÍFICO

PRESIDENTE DO BNDES DIZ QUE ACIONISTAS TOMARÃO 'TODAS AS MEDIDAS NECESSÁRIAS' PARA RESOLVER SITUAÇÃO DA COMPANHIA (FOTO: AE)


O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello de Castro, afirmou que o conselho de administração da JBS pode passar por mudanças. Atualmente, o presidente executivo da companhia, Wesley Batista, faz parte do colegiado junto com seu pai, José batista Sobrinho. Joesley Batista, que gravou uma conversa com o presidente Michel Temer sobre pagamento de propina ao ex-deputado Eduardo Cunha, foi afastado do conselho da JBS após delação ao Ministério Público.

O BNDES é acionista minoritário da JBS e detém fatia de 21% no frigorífico por meio do BNDESPar, seu braço de participações em empresas. Rabello de Castro afirmou que a Assembleia Geral Extraordinária (AGE) convocada pelos minoritários da JBS pode resultar em mudança na composição do conselho da companhia e que acontecem discussões entre conselheiros do banco sobre mudanças também no comando executivo da empresa.

"Vamos avaliar as consequências dos últimos eventos políticos envolvendo a companhia e tentar manter ou até aumentar o valor desta companhia por meio de providências de boa governança, termos de requalificação da diretoria executiva e do conselho de administração", disse. Segundo ele, uma decisão sobre tais mudanças é urgente e deve acontecer nas próximas semanas.

Rabello lembrou que o grupo de minoritários, composto também pela Caixa e outros minoritários relevantes no exterior, como fundos com os quais o BNDESPar está em contato permanente, somam uma minoria perto de 40%. "Quando comparado aos 42% detidos na empresa pela J&F, verificamos que não há diferença substancial de tamanho ou responsabilidade em relação à empresa", destacou.

"O BNDES se vê com imensa e total responsabilidade sobre o valor da companhia e aos mais de 120 mil empregos no País e 120 mil colaboradores no exterior", frisou ainda. "Mas ter o valor dessa companhia é a nossa única e total obsessão. Tomaremos todas as medidas que facilitarem um rápido desenlace da questão econômica-financeira”.

Nesse sentido, de preservar valor, Rabello afirmou que o primeiro passo é a convocação da AGE, já que "somente com todos os sócios e estabelecendo o sol da transparência sobre a sombra e completa profissionalização da governança poderemos dar o destino de grandeza dessa companhia, o qual já percorreu", afirmou em conversa com jornalistas em São Paulo.

Segundo ele, o banco não está sendo motivado por sentimento de perseguição a ninguém, mas pela profissionalização, lembrando que Wesley foi responsável pela condução do crescimento que fez da JBS uma das maiores companhias de proteínas do mundo.

"Se a companhia está passando por período delicado, que é associado a figura desses administradores, mais uma razão para que essa posição seja revista, sem nenhum intuito personalístico. Isso inclui também o comando executivo, a presidência da empresa. Esta pauta não demanda AGE e está acontecendo entre nossos conselheiros", destacou ainda. (AE)


26 de junho de 2017
diário do poder

DATAFOLHIZANDO...



Já datafolhizaram os números de Lula e do PT antes da sentença de Moro

Com precisão cirúrgica, o Datafolha força números para colocar Lula como favorito, por mera coincidência antes de Moro dar a sua sentença.

O Datafolha, aquele instituto de pesquisa que garantia que João Doria não chegaria ao segundo turno, novamente soltou uma pesquisa dizendo que Lula é o “preferido” do eleitorado, naquele puro número, ciência exata, completamente irrefutável e auto-probante.

Nos próximos meses, a internet estará abarrotada de comentários sobre como Lula e o PT são os grandes políticos amados pelo povo, sobre como Lula é o preferido nas pesquisas para 2018… Todos se esquecendo de como o Datafolha apenas datafolhizou em todas as pesquisas recentes.

Como caudatário da Teoria da Mera Coincidência, a pesquisa é publicada exatamente na mesma semana em que o juiz Sérgio Moro pode decretar a sentença sobre Lula a respeito do triplex no Guarujá, da propina da Odebrecht em Angola, da compra dos caças suecos beneficiando a MMC Automóveis, do terreno do Instituto Lula (também da Odebrecht) e de um apartamento vizinho ao seu em São Bernardo do Campo, de obstrução da Justiça ao tentar comprar o silêncio de Nestor Cerveró e também no caso do sítio de Atibaia, além de desvios na Petrobras e no BNDES.

Sem ter como responder objetivamente a tais acusações e fazendo tergiversões jurídicas para desviar a atenção do público como prestidigitadores, a narrativa do PT é a de que os fatos objetivos não importam (como nunca importaram), e tudo o que a lei descobriu de desabonador sobre o ex-presidente seria “perseguição política” e “medo” do poder onipotente de Lula vencer eleições em 2018. Pela Teoria da Mera Coincidência, a pesquisa vem confirmar a narrativa petista-lulista, claro, por mera coincidência.



Para PT, eventual condenação quer afastar Lula das eleições de 2018 ]
https://glo.bo/2ua9dcA
16: 07 - 26 Jun 2017

Há algumas coisas a notar na datafolhização. A mais chocante: Lula é o candidato com maior rejeiçãono eleitorado: 46% do povo não votaria em Lula em nenhuma hipótese. Como os petistas votam positivamente no partido, enquanto todo o resto do povo vota negativamente no menos pior, a rejeição conta indescritivelmente mais do que algum desejo de uma militância lobotomizada (Sérgio Moro, que nem pode ser candidato, tem rejeição de 22%, para se notar como 22% de petistas não quer de forma alguma que um juiz julgue alguém, caso este alguém seja um petista, mormente Lula).

Como sai a manchete datafolhizadora da Folha? PT atinge maior popularidade desde a segunda posse de Dilma. Qual a imensa popularidade soltando fogos que a Folha alardeia? O invejabilíssimo patamar de… 18%. Enquanto 59% da população não tem preferência por partido nenhum. Basta ler a notícia além da manchete para entender como funciona a datafolhização: a aposta certa de que ninguém lerá algo além do título.

Ana Paula Vôlei
Você acredita mais:

5%No DataFolha
4%"Fonte anônima"do NYTimes
40%Fada do dente
51%Unicórnios
9.565 votos•Resultado final

O Datafolha também datafolhiza em relação a Michel Temer: sua aprovação cai a 7%, a menor em 28 anos. 
Ao invés de lembrar que Michel Temer não é ninguém menos do que o vice de Dilma Rousseff, cujo número para ser eleito era o 13. 
Pelo contrário: com o fim do casamento PT-PMDB, a narrativa agora é tratar Temer como inimigo público número 1 do PT. Quase como se fosse um Jair Bolsonaro ou Olavo de Carvalho.

26 de junho de 2017
senso incomum

DIREITO DE DEFESA - III MARCHA CONTRA O DESARMAMENTO


O grupo Direita São Paulo organiza nessa terça-feira, dia 26 de Junho, às 18h, a III Marcha Contra o Desarmamento, em favor do legítimo direito de defesa. A manifestação, que conta com o apoio do grupo Juntos Pelo Brasil, terá como pauta a exigência da revogação do Estatuto do Desarmamento e o apoio ao projeto de lei PL3722, de autoria do deputado federal Rogério Peninha Mendonça, que flexibiliza a comercialização e o porte de armas por parte das pessoas de bem para sua proteção, a proteção de sua família e de sua propriedade.

A Manifestação terá início às 18h e ocorrerá na Avenida Paulista, em frente ao prédio da Gazeta. O Crítica Nacional estará presente fazendo cobertura e dando o apoio a esta que é uma das mais importantes pautas da direita conservadora do país.




26 de junho de 2017
critica nacional

SÉRGIO MORO MANDA RESPOSTA DEVASTADORA A FACHIN POR TIRAR LULA DE SUA ALÇADA

ANTONIO PALOCCI É CONDENADO A 12 ANOS DE PRISÃO POR MORO NA LAVA JATO

URGENTE! ANTONIO PALOCCI É CONDENADO A 12 ANOS DE PRISÃO POR MORO NA LAVA JATO

CÂMARA LEGISLATIVA DERRUBA REGULAMENTAÇÃO DA LEI ANTI-HOMOFOBIA

"PROTEÇÃO DA FAMÍLIA" FOI JUSTIFICATIVA USADA PARA ANULAR DECRETO

CÂMARA LEGISLATIVA DERRUBA REGULAMENTAÇÃO DE LEI ANTI-HOMOFOBIA; PLACAR FOI DE NOVE A SEIS PELA DERRUBADA (FOTO: CARLOS GADRA)

A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) derrubou o decreto que regulamenta a lei anti-homofobia, sancionada pelo governador Rodrigo Rollemberg na última sexta (23). 
O placar foi de nove a seis pela derrubada. Houve ainda duas abstenções.

Um projeto de decreto legislativo – de autoria dos deputados Rodrigo Delmasso (líder do governo), Julio Cesar (ex-líder do governo) e Bispo Renato, todos da bancada evangélica – foi apresentado para anular o decreto do governador. A justificativa dada é “proteção da família.”

Para reverter o resultado, o GDF precisará entrar na Justiça. O caso seria então analisado pelo Conselho Especial do Tribunal de Justiça.

Placar de votos

Confira o voto de cada deputado:

- Agaciel Maia: não (pela derrubada)
- Celina Leão: sim
- Bispo Renato: sim
- Cristiano Araújo: sim
- Rodrigo Delmasso: sim
- Julio Cesar: sim
- Deputado Lira: abstenção
- Luzia de Paula: não
- Ricardo Vale: não
- Sandra Faraj: sim
- Robério Negreiros: abstenção
- Professor Israel Batista: não
- Wellington Luiz: sim
- Joe Valle: não

Lei anti-homofobia

A lei prevê punições como sanções administrativas – impossibilidade de contrato com o GDF, por exemplo – e multa de até R$ 10 mil.

Entre os pontos citados como homofóbicos estão constrangimento ou exposição ao ridículo; proibição de ingresso ou permanência; atos de coação, ameaça ou violência; atendimento diferenciado ou selecionado; entre outros.



26 de junho de 2017
diário do poder

BRASIL: OS ARDIS DO ESTABLISHMENT PARA EXTINÇÃO DA DEMOCRACIA

As várias armadilhas em preparação para que a máfia que domina Brasília acabe de vez com o poder do voto e não tenha mais satisfações a prestar à nação, bem como os últimos acontecimentos políticos no Oriente Médio, são os temas analisados por Heitor De Paola na mais recente edição de seu programa, ‘O Outro Lado da Notícia’, na Rádio Vox.


26 de junho de 2017

A INTERVENÇÃO VAI ACONTECER. ESCUTE O GENERAL

BOMBA! DILMA É EMPAREDADA POR JUIZ FEDERAL EM DEPOIMENTO SOBRE IRREGULARIDADES EM COMPRA DE CAÇAS

FHC ENDOIDECE DE VEZ E ALEXANDRE GARCIA NÃO PERDOA!

PALOCCI CONDENADO. E A SUA EQUIPE?

Palhocci foi o comissário comuno-petista que aparelhou o ministério da fazenda como um bunker da corrupção de Lula e Dilma. Sua condenação é bizarra pois assume que ele organizou e protagonizou toda a oceânica corrupção sozinho. E’ profundamente estranho que sua festejada equipe econômica, seus braços esquerdos que efetivamente o ajudaram a transformar a instituição em uma boca de fumo da criminalidade petista, estejam livres, leves e soltos e ainda participam e tem voz ativa na vida política e econômica da selva. 
Uma vergonha.

26 de junho de 2017
in selva brasilis

PALOCCI É LULA AMANHÃ

Unidos por bandalheiras cometidas em parceria no passado recente, o ex-presidente e o ex-ministro terão um destino comum

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente, com Antonio Palocci (Reprodução/Reprodução)

Condenado pelo juiz Sérgio Moro a 12 anos de prisão, Antonio Palocci é Lula amanhã. O conteúdo da sentença avisou nesta segunda feira que o prontuário do Italiano, codinome do ex-ministro da Fazenda e ex-chefe da Casa Civil no departamento de propinas da Odebrecht, frequentemente se funde com as anotações na folha corrida do Amigo, como foi rebatizado o ex-presidente no mesmo listão da empreiteira. Os crimes que os uniram no passado recente prenunciam um destino comum.

A primeira condenação vai apressar a delação premiada de Palocci, que tem muito a revelar sobre o deus da seita petista. Mas a divindade apeada do altar, prestes a ser julgada por Moro, não poderá escapar da cadeia pela rota que seu ex-ministro está pronto para percorrer. Foi ele o chefe supremo do bando. Não há nenhum superior hierárquico a delatar.

26 de junho de 2017
Augusto Nunes
Veja

JANOT DENUNCIA TEMER POR CORRUPÇÃO PASSIVA

Pela primeira vez na história, um presidente é denunciado em pleno exercício do mandato. A conferir no que vai dar:


O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, encaminhou na noite desta segunda-feira ao Supremo Tribunal Federal (STF) denúncia por corrupção passiva contra o presidente da República, Michel Temer (PMDB), com base nas investigações desencadeadas a partir das delações da JBS. Esta é a primeira vez na história do país que um presidente é denunciado no exercício do mandato.

“Entre os meses de março a abril de 2017, com vontade livre e consciente, o presidente da República, Michel Miguel Temer Lulia, valendo-se de sua condição de chefe do Poder Executivo e liderança política nacional, recebeu para si, em unidade de desígnios e por intermédio de Rodrigo Santos da Rocha Loures, vantagem indevida de 500.000 reais ofertada por Joesley Mendonça Batista, presidente da sociedade empresária J&F Investimentos S.A., cujo pagamento foi realizado pelo executivo da J&F Ricardo Saud”, afirma trecho da denúncia. Em outra parte, Janot diz que Temer e Loures, “em comunhão de esforços e unidade de desígnios, com vontade livre e consciente, ainda aceitaram a promessa de vantagem indevida no montante de 38 milhões de reais.”

A denúncia oferecida pelo PGR não pode ser instaurada diretamente no STF. O ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato na corte, deve enviar a acusação para a Câmara, que decidirá se autoriza ou não a abertura do processo contra o presidente. Para isso, é preciso a aprovação de dois terços dos 513 deputados.

Referindo-se a investigações no STF por corrupção passiva, organização criminosa e lavagem de dinheiro sobre integrantes do chamado “PMDB da Câmara”, do qual Temer é o maior expoente, Janot afirma que “os fatos devem ser analisados no contexto da organização criminosa aqui mencionada, com especial atenção para o núcleo do PMDB da Câmara. As práticas espúrias voltadas a atender interesses privados, a partir de vultosos recursos públicos, não se restringem àqueles reportados na denúncia ora ofertada. Percebe-se que a organização criminosa não apenas esteve em operação, em passado recente, como também hoje se mantém em plena atividade”. (Veja.com).



26 de junho de 2017
in blog do orlando tambosi

INQUÉRITO CONCLUÍDO

PF CONSIDERA QUE TEMER COMETEU CRIME DE OBSTRUÇÃO À JUSTIÇA
TAMBÉM SÃO ACUSADOS O EX-MINISTRO GEDDEL (ESQ.) E ROCHA LOURES

GEDDEL VIEIRA LIMA, UM DOS ACUSADOS PELA PF, FOI MINISTRO DE MICHEL TEMER. (FOTO: AGÊNCIA BRASIL)


A Polícia Federal concluiu que o presidente Michel Temer (PMDB) cometeu o crime de obstrução à investigação de organização criminosa. 
A avaliação consta do relatório encaminhado ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira, 26, que também vê a mesma conduta criminosa do ex-ministro do governo Temer Geddel Vieira Lima e do empresário e delator Joesley Batista. 
O crime está previsto na Lei das Organizações Criminosas, de 2013. A pena para este crime é reclusão, de três a oito anos, e multa, sem prejuízo das penas correspondentes às demais infrações penais praticadas.

A atribuição de conduta criminosa a Temer se dá, na visão da PF, "por embaraçar investigação de infração penal praticada por organização criminosa, na medida em que incentivou a manutenção de pagamentos ilegítimos a Eduardo Cunha, pelo empresário Joesley Batista, ao tempo em que deixou de comunicar autoridades competentes de suposta corrupção de membros da Magistratura Federal e do Ministério Público Federal que lhe fora narrada pela mesmo empresário".

Esta é a conclusão encaminhada ao Supremo no relatório final do inquérito que investiga Temer e Rodrigo Rocha Loures, ex-assessor especial do presidente. 
O Supremo, por meio do ministro Fachin, já encaminhou à PGR o relatório para que a Procuradoria possa decidir se denuncia ou arquiva o caso.

A conclusão da PF é baseada no diálogo entre Temer e Joesley, em que, diante da afirmação de Joesley que estava cuidando de Cunha Temer teria concordado com isso, de acordo com os investigadores.

Geddel Vieira Lima também foi apontado como tendo praticado o crime de obstrução à investigação, porque "manifestou interesse na manutenção de pagamentos a Funaro", segundo a PF.

Quanto a Joesley Batista, a PF afirmou que ele agiu de forma a "embaraçar investigação de infração penal que envolva organização criminosa ao manter pagamentos ilegítimos a Eduardo Cunha e a Lúcio Funaro, enquanto presos, a pretexto de mantê-los em silêncio ou de não se ver envolvido em eventuais revelações de fatos comprometedores a si próprio e ao grupo empresarial que comandava".

Inclusão
Em relação ao crime de participação em organização criminosa, a PF recomendou que os fatos sejam incluídos nos autos de um inquérito que já existe no Supremo Tribunal Federal para apurar a suposta organização criminosa composta por membros do PMDB na Câmara.

Temer e Rodrigo Rocha Loures já haviam sido apontados como tendo praticado o crime de corrupção passiva, em um relatório parcial encaminhado pela PF. 
A expectativa é que os fatos descritos no novo relatório possam ser utilizados em uma nova denúncia - além da primeira, que é esperada para chegar no STF até esta terça-feira.

26 de junho de 2017
diário do poder

CASSAÇÃO DE MANDATO

VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE ÉTICA QUER REVER DECISÃO QUE BENEFICIOU AÉCIO
PARA CHAVES O PRESIDENTE DO COLEGIADO COMETEU UM ATO MONOCRÁTICO

É NECESSÁRIO ASSINATURAS DE UM TERÇO DOS 15 MEMBROS DO CONSELHO PARA REABERTURA DO PROCESSO FOTO: PEDRO FRANÇA


O vice-presidente do Conselho de Ética, senador Pedro Chaves (PSC-MS), quer rever a decisão do presidente do colegiado, o senador João Alberto Souza (PMDB-MA), que arquivou na última sexta-feia (23) o pedido de cassação do mandato do senador Aécio Neves (PMDB-MG).

Para Chaves, Alberto cometeu um ato monocrático e autoritário, " O presidente cometeu um ato de cima para baixo, porque ele sequer consultou os demais membros do Conselho de Ética sobre a sua decisão de arquivar o pedido do Supremo Tribunal Federal (STF)".

O senador revelou que é necessário assinatura de um terço dos 15 membros do colegiado no pedido de reabertura do processo. Ele será um a subscrever o requerimento que será´feito pelo senador Randolfe Rodrigues (REDE-AP). "Vamos trabalhar no sentido de para reunir as cinco assinaturas dos demais membros do conselho para reabir a investigação".

Pedro Chaves disse que as suspeitas que pairam sobre o Tucano, " Que inclusive, embasaram a decisão do STF no sentido de afastá-lo do mandato, são extremamente graves". E para ele a reabertura do processo é a oportunidade para que o Conselho de Ética examina as denúncias contra o ex-presidente do PSDB, " Não se trata de condenar previamente o senador Aécio, que terá todo o direito de defesa. O que proponho, e a sociedade brasileira exige, é uma investigação criteriosa da denúncia";



26 de junho de 2017
diário do poder

POLÍCIA FEDERAL ENCAMINHA AO STF RELATÓRIO FINAL DA INVESTIGAÇÃO CONTRA TEMER

O PRAZO PARA O PGR APRESENTAR DENÚNCIA CONTRA TEMER TERMINA AMANHÃ
NA ÚLTIMA SEXTA-FEIRA (23), A PF CONCLUIU QUE O ÁUDIO DA CONVERSA NÃO FOI EDITADO OU ADULTERADO FOTO: SCO/STF


Na tarde desta segunda-feira (26) a Polícia Federal (PF) encaminhou ao Supremo Tribunal Federal (STF) o relatório final do inquérito que investiga o presidente Michel Temer e seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures. O ministro Edson Fachin, relator do caso na Corte, enviou a documentação à Procuradoria-Geral da República (PGR).

O relatório traz os resultados finais da perícia realizada nos áudios feitos pelo empresário Joesley Batista, um dos donos da JBS, de uma conversa que teve com o presidente Temer, no Palácio do Jaburu, em 7 de março.

Na última sexta-feira (23), a PF concluiu que o áudio da conversa não foi editado ou adulterado. A perícia realizada no Instituto Nacional de Criminalística relaciona as interrupções ao gravador usado pelo empresário.

O prazo para o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, apresentar a denúncia contra o presidente termina nesta terça-feira (27).


26 de junho de 2017
diário do poder

PGR DENUNCIA TEMER AO SUPREMO POR CRIME DE CORRUPÇÃO PASSIVA

DENÚNCIA DE JANOT A FACHIN É BASEADA NA DELAÇÃO DE JOESLEY

CABERÁ AO MINISTRO EDSON FACHIN DECIDIR SOBRE O ENCAMINHAMENTO DA DENÚNCIA DA PGR. (FOTO: LULA MARQUES)


A Procuradoria Geral da República (PGR) apresentou ao Supremo Tribunal Federal (STF) nesta segunda-feira (26) a primeira denúncia contra o presidente Michel Temer e ex-deputado Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) por crime de corrupção passiva.

Com a denúncia, Rodrigo Janot formalizou a acusação contra Temer, que somente será julgada pelo STF se Câmara dos Deputados autorizar.

Com base na delação de Joesley Batiusta, dono da J&F/JBS, a PGR alega que em abril último o ex-deputado e ex-assessor do presidente Rodrigo Rocha Loures (PMDB-PR) foi filmado, saindo de um restaurante em São Paulo, com uma mala contendo R$ 500 mil.

Segundo entendimento da PGR, o dinheiro destinava-se a Michel Temer e era parte de propina paga pela JBS para ser favorecida, por influência do governo, no Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), num processo para reduzir preço do gás fornecido pela Petrobras a uma termelétrica da empresa.

Para Janot, a ligação de Rocha Loures com Michel Temer foi atestada numa conversa gravada, em março, na qual o presidente indica o ex-deputado como pessoa de sua "mais estrita confiança" para um dos donos da JBS, Joesley Batista, tratar problemas enfrentados pela empresa no governo.

Em sua defesa, Temer diz que "simplesmente ouviu" reclamações do empresário, sem conceder benesses do governo para ajudá-lo. O presidente tem negado todas as acusações dos delatores e afirmado que não renunciará ao mandato.

Como o alvo é o presidente da República, a Câmara tem que autorizar, por votos de dois terços dos deputados (342), a análise da denúncia pelos ministros do Supremo. Se a Câmara não autorizar, o STF fica impedido de agir e o caso fica parado. A Justiça só poderá voltar a analisar as acusações depois que Temer deixar a Presidência.



26 de junho de 2017
diário do poder

CANAL CIÊNCIA DE VERDADE. ESPETACULAR!

JUIZ AUTORIZA LEILÃO DE BENS DE SÉRGIO CABRAL E ADRIANA

CASA DE R$ 8 MILHÕES
CASA DE VERANEIO AVALIADA EM R$ 8 MILHÕES FAZ PARTE DE LISTA

AO TODO, OS BENS SOMAM VALOR DE AVALIAÇÃO DE R$ 12,5 MILHÕES, SEM CONTAR COM AS JOIAS (FOTO: RODRIGO MENEZES/AG. O DIA)


O juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio, autorizou o leilão antecipado de bens do ex-governador do Rio Sérgio Cabral e da sua mulher Adriana Ancelmo, ambos alvo da Operação Calicute, desdobramento da Lava Jato no Rio. A casa de veraneio em Mangaratiba, no litoral sul do Rio, e a lancha Manhattan Rio estão entre os itens que vão à venda.

O imóvel, um dos maiores símbolos dos tempos de ostentação de Cabral, foi avaliado em R$ 8 milhões, enquanto a embarcação em R$ 4 milhões. Ao todo, os bens somam valor de avaliação de R$ 12,5 milhões – ainda falta a avaliação de joias.

Também serão leiloados um jipe Freelander (avaliado em R$ 120 mil), um jipe Discovery (R$ 240 mil), um Hyundai Azera (R$ 76 mil), uma moto aquática (R$ 45 mil) e um jet boat (R$ 50 mil). O Ministério Público Federal (MPF) também pediu a alienação de joias do casal, mas ainda falta a avaliação desses itens. Após isso, o leilão será autorizado se Bretas concordar com o valor de avaliação.

O leilão antes da divulgação da sentença foi autorizado com base na lei de lavagem de dinheiro. Nela, é previsto que a alienação antecipada pode ocorrer em casos nos quais os bens estejam sujeitos a grau de deterioração ou depreciação, ou quando houver dificuldade para manutenção.

“Entendo que tanto automóveis quanto embarcações são bens facilmente depreciáveis com o simples passar do tempo, perdendo valor de mercado, ainda que bem cuidados e com manutenção em dia”, disse Bretas.

Em relação à casa, o magistrado declarou que ainda que se diga que o valor de mercado não se reduz com tanta facilidade, a medida também é autorizada pela lei pela dificuldade de manutenção, uma vez que o casal proprietário está preso. Adriana cumpre prisão domiciliar em apartamento no Leblon, zona sul do Rio. Cabral está na Cadeia Pública José Frederico Marques (antigo BEP), em Benfica, zona norte do Rio.

“O objetivo da alienação antecipada é o de salvaguardar a restituição aos cofres públicos de eventual produto/proveito de crime, de forma que, obviamente, fica resguardado o direito à devolução da quantia em caso de sentença absolutória”, afirmou Bretas.

O magistrado alega ainda que a alienação dos bens visa proteger os bens dos réus, “na medida em que pretende evitar a depreciação dos bens e a redução exponencial do seu valor, enquanto os acusados não podem deles desfrutar propriamente”. Para Bretas, a medida pretende também proteger o patrimônio total dos acusados, caso ele venha a ser absolvido pelos órgãos jurisdicionais.

A casa de Cabral fica no Resort Portobello, em Mangaratiba. Nela, o peemedebista costumava dar festa com políticos, empresários e reunir amigos em datas comemorativas. Já a lancha Manhattan tem 75 pés e era utilizada com frequência pelo ex-governador e sua família em passeios por Mangaratiba, apesar de estar em nome de Paulo Fernando Magalhães, ex-assessor do ex-governador, também preso na Calicute. Ela ficava guardada na marina também no Portobello. (AE)


26 de junho de 2017
postado por m.americo

PRESTE ATENÇÃO: ELES TENTAM ENGANAR VOCÊ!