"Quero imaginar sob que novos traços o despotismo poderia produzir-se no mundo... Depois de ter colhido em suas mãos poderosas cada indivíduo e de moldá-los a seu gosto, o governo estende seus braços sobre toda a sociedade... Não quebra as vontades, mas as amolece, submete e dirige... Raramente força a agir, mas opõe-se sem cessar a que se aja; não destrói, impede que se nasça; não tiraniza, incomoda, oprime, extingue, abestalha e reduz enfim cada nação a não ser mais que um rebanho de animais tímidos, do qual o governo é o pastor. (...)
A imprensa é, por excelência, o instrumento democrático da liberdade." Alexis de Tocqueville
(1805-1859)

"A democracia é a pior forma de governo imaginável, à exceção de todas as outras que foram experimentadas." Winston Churchill.

quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

AFASTAMENTO É DEFINITIVO E OUTROS DIRIGENTES DA CEF SERÃO AVALIADOS, DIZ MEIRELLES

Resultado de imagem para Henrique meirelles da entrevista
Meirelles diz que a lei das estatais deve prevalecer
O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, afirmou nesta quarta-feira (17) que os vice-presidentes da Caixa Econômica Federal que não foram afastados por determinação do presidente Michel Temer passarão por uma avaliação técnica para permanecer no cargo. Na terça-feira (16), Temer determinou o afastamento de quatro dos 12 vice-presidentes da Caixa. Eles são alvos de investigação por suspeita de corrupção.
Em dezembro, o Ministério Público Federal já havia recomendado ao presidente o afastamento dos quatro diretores, o que não foi acatado. Nesta terça, o MPF enviou ofício informando que Temer poderia ser responsabilizado por atos ilícitos que viessem a ser cometido por eles. No mesmo dia, o Banco Central encaminhou recomendação de afastamento dos quatro executivos à secretária do Tesouro e presidente do Conselho de Administração da Caixa, Ana Paula Vescovi.
TEMER RECUOU – Foi só após a divulgação do ofício do MPF e da recomendação do Banco Central que o Palácio do Planalto informou que Temer havia determinado o afastamento dos 4 executivos.
“A partir de agora, todos os vice-presidentes serão avaliados tecnicamente nos termos definidos pelo estatuto”, declarou Meirelles a jornalistas no prédio sede do Ministério da Fazenda, em Brasília.
Embora nas notas que divulgou inicialmente o Planalto tenha informado que os vice-presidentes estavam afastados por 15 dias, o texto do decreto do presidente Michel Temer, divulgado à noite pela Secretaria de Comunicação, não estipula um período para o afastamento.
SEGUNDO MOMENTO – Segundo o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, a discussão sobre a manutenção, ou não, dos demais vice-presidentes da Caixa Econômica Federal ficará para um “segundo momento”.
“A questão número um do Conselho de Administração da Caixa é em relação aos quatro vice-presidentes que estão sujeitos a esse julgamento. Em um segundo lugar, a avaliação dos demais vice-presidentes. A estrutura [da Caixa] é sempre objeto de discussão para tornar a empresa cada diz mais eficiente”, declarou.
Meirelles foi questionado se a aplicação na Caixa da Lei das Estatais, que impede indicações políticas para cargos de direção em empresas controladas pela União, não pode dificultar a aprovação de projetos do governo no Congresso Nacional, por retirar indicações políticas dos seus quadros. O ministro respondeu que o governo está apenas “seguindo a lei”.

18 de janeiro de 2018
Alexandro Martello
G1, Brasília

Nenhum comentário:

Postar um comentário